Para você ter a melhor experiência possível durante as partidas, não basta contar apenas com um computador potente e que ofereça uma excelente performance para o jogador. Também é importante utilizar acessórios gamer, que otimizem os recursos que sua máquina entrega.

Porém, com a infinidade de peças e periféricos existentes no mercado, o usuário pode ficar meio confuso na hora de escolher. Por isso, vamos apresentar algumas opções para que você possa montar um kit completo e melhorar ainda mais suas horas de entretenimento. Quer saber mais? Então, vem com a gente!

Mulher utilizando acessórios gamer enquanto mexe no computador. Mulher utilizando acessórios gamer enquanto mexe no computador.

O que são acessórios gamer?

São itens que compõem o setup que o jogador utiliza em suas partidas. Eles potencializam os recursos do computador, pois contam com configurações e peças compatíveis com a maioria dos jogos. Além disso, muitos desses acessórios acabam gerando mais conforto e oferecendo um design mais temático para o ambiente gamer.

Assim, o jogador consegue extrair, ao máximo, as habilidades dos personagens e se manter competitivo durante as partidas — ou até mesmo superior, quando comparado aos players que não utilizam acessórios gamer. Por incrível que pareça, um milissegundo de diferença entre um mouse e outro, por exemplo, pode ser determinante para garantir a vitória.

Quais são os melhores acessórios gamer?

Para que você consiga otimizar seu desempenho nas partidas, não basta apenas comprar quaisquer acessórios gamer. O ideal é que eles sejam compatíveis com o estilo de jogo que você mais joga. Por exemplo: caso você seja um player assíduo de games FPS, os mouses com um bom tempo de resposta e mousepads, que potencializam esse recurso, farão toda a diferença.

Se seu estilo é mais voltado aos RPG’s, é interessante contar com um teclado mecânico, com teclas programáveis e luminosas, para facilitar a identificação dos comandos e assim por diante. Conheça, a seguir, vários itens que não podem faltar no seu setup:

Mouse gamer

Imagem de um mouse gamer Imagem de um mouse gamer

Um dos fatores que deve ser considerado na hora de escolher um mouse gamer é sua resolução de DPI (Dots per Inch ou Pontos por Polegada, em português). Quanto maior for esse valor, mais pontos o mouse conseguirá identificar por polegada percorrida, fazendo com que a resposta do acessório seja mais rápida, se comparado aos modelos tradicionais.

Além disso, existem outros recursos que fazem esse acessório ser bastante útil nos jogos, como: botões laterais customizáveis, botões macro, design ergonômico etc. Conheça alguns bons modelos, abaixo:

  • TGT M4 Rainbow: tem um design simples, mas ergonômico. Conta com seis modos de DPI (de 500 a 4000), que permite maior controle da função. Além disso, ele tem sete botões e iluminação RGB. A vida útil de seus botões é de 10 milhões de cliques;
  • Oex MS-312 Killer: com resolução de DPI selecionável (de 1600 a 4000), sete botões com função macro, além de LED nas laterais e parte superior do mouse. Seu cabo trançado oferece mais resistência e durabilidade, e seu acabamento com efeito escovado entrega um design bacana, sem perder a ergonomia;
  • Redragon Phoenix 2 Lunar: com resolução de 10000 DPIs e tempo de resposta de 1000 Hz (que permite ajuste de 1/2/4/8 ms). Ele tem nove botões programáveis e um design ergonômico, projetado para ambidestros.

Mousepad gamer

Imagem de um mousepad gamer Imagem de um mousepad gamer

Esse acessório é muito importante para quem pretende usar um mouse gamer. É ele que garante que os recursos oferecidos pelo periférico sejam utilizados ao máximo. 

Se eles não forem de qualidade e compatíveis, você corre o risco de sofrer com travamentos durante as partidas. Alguns dos modelos que proporcionam esse alto desempenho, são:

  • Pichau PG-MP-BKG: tem superfície produzida em tecido cordura e base emborrachada, para que o jogador tenha mais estabilidade. Além disso, ele tem um bom tamanho, para que você não corra o risco de sair dele durante os movimentos com o mouse;
  • Pichau PG-MPLS-ESB01: esse modelo estendido oferece uma área bem maior, em relação aos mais tradicionais. Assim, você pode utilizar de base, tanto para o mouse quanto para o teclado. Sua superfície é feita de cordura e a parte inferior é emborrachada;
  • Predator Ice Tunnel: produzido com um tecido de alto desempenho em sua parte superior e borracha natural em sua base, esse modelo permite movimentos bastante suaves e precisos, otimizando a velocidade de resposta do mouse.

Teclado gamer

Imagem de um teclado gamer Imagem de um teclado gamer

O teclado gamer é outro item essencial para quem joga frequentemente. Os mecânicos estão entre as melhores opções para os players, pois oferecem mais durabilidade, além de teclas mais firmes, proporcionando maior controle de intensidade do toque. Veja algumas opções abaixo:

  • Goldentec Legend: um teclado de alta resistência e ótimo desempenho para jogos. Ele tem iluminação em LED com intensidade ajustável e 19 teclas com função "Anti-Ghosting''. Ele também conta com sensibilidade mecânica e a função “Windows Lock”;
  • Sate K3: modelo mecânico, com pressão média de ativação e sistema “Anti-Ghosting”. Conta também com teclas programáveis e multimídia, além de iluminação em LED com intensidade ajustável. A vida útil das teclas é de 50 milhões de cliques;
  • Pichau P631K: teclado mecânico de alto desempenho, que proporciona velocidade e precisão. Ele tem um design ergonômico, teclas 100% "Anti-Ghosting'' e iluminação em LED.

Headset Gamer

Imagem de um headset gamer Imagem de um headset gamer

O headset gamer é fundamental para uma boa comunicação. E os modelos desenvolvidos para jogos garantem uma melhor performance, entregando recursos, como: redução de ruídos, isolamento externo, boa sensibilidade do microfone, alças ajustáveis e confortáveis etc. Existem ótimas opções no mercado, tais como:

  • Sate AE-263: esse modelo possui cancelamento de ruído e uma boa qualidade sonora. Além disso, ele tem um controle de volume linear, que facilita o nivelamento de som. A sensibilidade dos fones é de 105 dB e do microfone é de -65 dB;
  • Trust GTX 322W: headset que proporciona bastante conforto, com fones almofadados de 50 mm e alça ajustável. Conta com cancelamento de ruídos e funciona com diversos dispositivos, além do PC. Ele tem uma sensibilidade de 112 dB;
  • Logitech G332: garante uma experiência imersiva, devido aos seus drives de áudio de 50 mm e microfone de 6 mm, entregando um som mais claro e limpo. Ele tem ajustes tanto no microfone quanto na alça e sua sensibilidade é de 107 dB.

Controle Gamer

Imagem de um controle de videogame gamer Imagem de um controle de videogame gamer

Para quem não gosta ou não está muito habituado a usar o mouse e teclado para jogar, uma boa solução é o controle gamer

Com ele, você tem todos os comandos na palma das mãos e não precisa se preocupar tanto em errar os botões. 

Além disso, ele oferece melhor jogabilidade em alguns estilos de jogos, como corrida, luta e futebol. Existem várias opções no mercado, tais como:

  • Multilaser JS091: esse controle serve tanto para PC quanto para PlayStation 3. Com design ergonômico e os botões padrões necessários para garantir uma boa experiência na hora dos jogos;
  • Pichau GCX100: esse modelo é compatível com PC, PS3 e Android. Além disso, tem formato ergonômico e sistema “Plug and Play”, que facilita a instalação no computador e em outros dispositivos;
  • Microsoft IV8: com design moderno e ergonômico, esse controle proporciona maior controle durante os jogos, pois conta com teclas aderentes e resistentes. O modelo é compatível com PC e Xbox, além de poder ser utilizado com ou sem fio.

Webcam gamer

Imagem de uma webcam gamer Imagem de uma webcam gamer

Ainda falando sobre comunicação, a webcam é um acessório gamer fundamental para quem gosta de interagir com os amigos por vídeo ou, até mesmo, se você curte gravar suas maratonas de jogos para postar em alguma plataforma de streaming — seja com fins pessoais ou profissionais. 

No mercado, é possível encontrar diversos modelos, com várias características, como: resolução de tela, taxa de frames por segundo, com ou sem fone integrado etc. Confira alguns modelos, a seguir:

  • Warrior Meave AC340: webcam com resolução Full HD (1080 p) e que grava a 30 quadros por segundo, garantindo uma captura de imagem de qualidade. Ela tem microfone integrado, uma lente de 5 P e controle de foco;
  • Redragon Hitman GW800: com resolução Full HD (1080 p) e gravação a 30 fps, esse modelo conta com uma rotação de 360°. Ela também tem controle automático de saturação, contraste, exposição e outros recursos visuais;
  • Redragon Streaming GW900: também filma a 30 quadros por segundo, com resolução Full HD (1080 p). Outra característica interessante, é sua lente óptica de filme anti-reflexo de dupla face.

PC gamer

Imagem de um PC gamer Imagem de um PC gamer

De nada adianta ter os melhores acessórios gamer se você não tem uma máquina que rode de maneira satisfatória seus jogos preferidos. 

Na hora de comprar um computador gamer, é preciso analisar bem suas características para saber se as configurações serão compatíveis com a sua necessidade. Conheça alguns modelos:

  • Mancer Intel G4930: esse computador é uma boa opção para rodar jogos mais leves em boa resolução e alguns mais pesados, dependendo das configurações aplicadas. Ele conta com um processador da Intel, placa de vídeo de 4 GB, memória de 8 GB e armazenamento de 1 TB;
  • Mancer Intel i5-10400F: as configurações dessa máquina permitem rodar jogos mais pesados, devido ao seu processador da Intel de 10ª geração e placa de vídeo de 4 GB. Outras características do PC são sua memória de 8 GB DDR4 e armazenamento de 1 TB;
  • Mancer Intel i3-10100: seu processador i3 de 10ª geração aliado a uma placa de vídeo GTX 1650 de 4 GB são capazes de rodar, com ótima resolução jogos, como: GTA 5, Fortnite, Rainbow Six Siege, entre outros.

Cadeira gamer

Imagem de uma cadeira gamer Imagem de uma cadeira gamer

O conforto também é importante para que você consiga suportar a maratona de jogos, sem correr o risco de sentir dores ou sofrer alguma lesão mais séria, devido a problemas de postura. 

Nessas horas, a melhor solução é apostar em uma cadeira gamer de qualidade. Veja algumas opções interessantes:

  • Star Game Reclinável: com encosto reclinável, esse modelo tem um design único, que proporciona bastante conforto. Seus principais destaques ficam por conta do apoio para cabeça e lombar, garantindo mais ergonomia durante a maratona de jogos;
  • Pro Gamer X-Rivatti: modelo com diversas regulagens e encosto alto para melhor suporte da coluna. Ela suporta até 120 kg e também conta com apoio para lombar, pescoço e pernas;
  • Racer giratória Gallant: uma cadeira que oferece conforto e estabilidade. Ela possui regulagem nos braços e de altura do assento, inclinação de até 180°, além de apoio para pescoço e lombar.

Qual a melhor internet para jogar?

Para melhorar sua performance no jogo, além de ter os acessórios gamer certos em mãos, é importante garantir que sua internet seja estável e veloz, para que você consiga jogar online, sem sofrer com quedas na conexão e travamentos.

A Vivo Fibra permite a transmissão de dados com estabilidade, alta velocidade e baixas interferências. 

Isso é possível devido à tecnologia de fibra óptica, que não sofre com interferências externas, como alta frequência da rede elétrica e ações do tempo. 

Essa estrutura também permite que a internet chegue com mais velocidade ao seu modem, pois os dados viajam na velocidade da luz.

Agora que você sabe a importância dos acessórios gamer para criar um ambiente o mais imersivo possível, basta escolher os que mais atendem suas necessidades para detonar nas partidas. 

E a Loja Vivo tem tudo que você precisa para montar seu kit gamer e garantir horas de diversão, conquistando várias vitórias no seu jogo preferido. Vale a pena conferir. 

Até a próxima! 

Leia mais: