Faça o teste de velocidade

Antes de aprender como melhorar a internet, você precisa fazer o teste de velocidade da sua banda larga. Com ele, você descobre como está a sua conexão realmente e qual é o seu ping (ou latência). Esse número mostra quanto tempo leva para que os dados cheguem até o servidor de internet e voltem para o seu dispositivo. Quanto menor o resultado, melhor será a sua experiência jogando.

Já o jitter é a variação de medições sucessivas de testes ping. Um jitter "0" mostra que todas as medições foram iguais. Como o ping, quanto menor for o resultado, melhor para o seu game. 

Agora, siga essas dicas para melhorar a internet e aproveitar melhor os jogos online:

Como melhorar a conexão wi-fi?

Se a sua rede sem fio está deixando a desejar, siga esse passo a passo:

  1. Desconecte outros dispositivos da rede enquanto estiver jogando.
  2. Feche programas que usam muito a banda, como aplicativos de compartilhamento de vídeos e de videoconferência.
  3. Veja se o roteador está bem configurado.
  4. Reinicie o roteador e o modem, deixando-os desligados por cerca de 30 segundos antes de ligar novamente. 
  5. Conecte o console ou o computador ao cabo ethernet que está ligado ao roteador. Assim, você não terá que lidar com interferências.

Confira nosso guia para melhorar o wi-fi

Use um aplicativo de gerenciamento de rede

Alguns aplicativos podem melhorar a experiência com o wi-fi. O aplicativo Vivo Smart Wi-Fi, por exemplo, tem várias funcionalidades, como teste de desempenho, otimização do wi-fi e gerenciamento de conexões que possam estar consumindo muita banda no momento do jogo. 

Use internet via cabo

Se a sua rede wi-fi mesmo assim estiver atrapalhando os jogos online, considere plugar o dispositivo no cabo ethernet para aumentar o desempenho da internet. Assim, você dribla possíveis interferências e usa a conexão em sua máxima potência. 

Cheque as configurações do seu computador

Algumas funções do computador podem usar a banda larga para serem processadas. Por isso, é importante garantir que o seu dispositivo esteja usando a conexão apenas para o que é necessário. Alguns programas fazem esse ajuste ou você pode pedir a ajuda de um especialista. 

Faça um melhor uso do antivírus

Enquanto você joga, o firewall do Windows e os programas antivírus podem atrapalhar as respostas aos comandos. O ideal é desativá-los durante os jogos. Ao mesmo tempo, os vírus são grandes causadores de lentidões. Por isso, use o antivírus para fazer um escaneamento completo frequentemente.

Qual a melhor internet para jogar?

O ponto mais importante para jogar pela internet sem lag (atraso) é a estabilidade da conexão. E a tecnologia mais estável que existe é a fibra ótica, como Vivo Fibra, pois ela permite a transmissão de dados a uma velocidade próxima à da luz, além de não sofrer interferências na rede como as outras tecnologias.

Confira as ofertas de Vivo Fibra:

200 Mega
  • WI-FI Grátis
R$ {{ total }} 99,99 /mês
Serviços Digitais
Download até 200 Mbps
Upload até 100 Mbps
Assistência
Vivo Home Assist
Oferta especial
300 Mega
  • WI-FI Grátis
R$ {{ total }} 129,99 /mês
Serviços Digitais
Download até 300 Mbps
Upload até 150 Mbps
Assistência
Vivo Home Assist

Leia também: