A EAQ é a entidade oficial para aferição dos indicadores de qualidade para banda larga no Brasil. Para fazer um teste usando o medidor da EAQ, clique aqui.

Teste de velocidade de internet

Faça o teste de velocidade de internet e o velocímetro vai dar a resposta sobre a qualidade da sua banda larga ou da conexão do seu celular. 

O que é o teste de velocidade?

Você contratou um plano de banda larga para a sua casa ou um plano de dados para o celular, mas não tem certeza se a velocidade de conexão está boa?

Ou precisa saber se a transmissão pelo wi-fi é suficiente para assistir a séries e filmes online, fazer download e upload de arquivos ou jogar pela internet?

teste de velocidade é a saída para você checar, com precisão, a qualidade e a velocidade da sua conexão com a internet.

Ilustração de uma mulher correndo enquanto permanece conectada.

Como medir a velocidade da internet?

Se você desconfia que a sua banda larga não está tão rápida quanto deveria ou a sua conexão móvel está deixando a desejar, use um computador ou um smartphone para fazer o teste de velocidade

notebook com um fundo amarelo e uma seta rosa, de papel de parede

Passo 1

Interrompa as atualizações  e os serviços que usem a internet, ou seja, feche todas as abas do navegador.

Ilustração de um smartphone controlando o sinal de Wi-Fi.

Passo 2

2. Se estiver no celular, fique perto do roteador (para testar a banda larga).

Ilustração de 1 velocímetro sobre a tela de 1 notebook.

Passo 3

3. No computador, conecte o cabo de rede a ele. Isso porque a transmissão por wi-fi pode sofrer interferência.

ENTENDA O RESULTADO

Quatro resultados vão aparecer no seu teste de velocidade:

  • A velocidade de download é o quão rapidamente você pode "puxar" dados do servidor para você. A maioria das conexões é projetada para download muito mais rápido do que o upload, uma vez que a maioria das atividades online, como carregar páginas da web ou streaming de videos, consiste em downloads. A velocidade de download é medida em bits por segundo ou megabits por segundo (Mbps).

  • É a velocidade com que você consegue enviar um arquivo para a internet, isto é, anexar um arquivo em um email, enviar fotos para o Facebook ou WhatsApp etc. Geralmente, essa velocidade é inferior à de download.

  • Esta medida informa quanto tempo um “pacote” de dados leva para ser transmitido a partir do seu computador para um servidor de internet, e seu retorno. Um “ping” maior que o desejado pode ser a razão de respostas atrasadas na internet. Quanto menor o resultado, melhor será a qualidade. Um resultado abaixo de 100 ms (100 milissegundos) deve ser esperado de conexões de banda larga em condições normais.

  • O jitter é apenas a variação de sucessivas medições de testes "ping". Um jitter "0"
    significa que os resultados são exatamente os mesmos a cada instante, e qualquer
    coisa acima de "0" é a quantidade de variação entre eles. Da mesma forma que os
    testes anteriores, quanto menor o valor do "jitter", melhor será a avaliação. Apesar de algum "jitter" ser esperado na internet, ter como resultado uma pequena fração da medição "ping" é o ideal.

Veja os serviços de internet da Vivo

Conheça o repetidor Vivo Smart Wi-Fi

Com Repetidor Vivo Smart Wi-Fi,  você consegue ampliar o sinal do seu roteador .  O repetidor é recomendado para casas e apartamentos com mais de um andar ou que possuam planta em "L", ou mesmo locais com paredes grossas e objetos que causem interferência (como microondas, espelhos, geladeiras e TV

Imagem ilustrativa de 1 repetidor Vivo.