Quem gosta de jogos online, sabe que qualquer problema na conexão pode acabar prejudicando a experiência. Por isso, é importante saber escolher a melhor internet para jogar, evitando que seu lazer acabe se transformando em um momento de estresse.

Descubra, a seguir, como escolher uma boa conexão e quais características devem ser consideradas na hora de decidir pela contratação de um plano de internet. Continue sua leitura e saiba mais!

Imagem de um homem jogando videogame em um computador. Imagem de um homem jogando videogame em um computador.

Qual a melhor internet para jogos?

A melhor internet para jogar deve contar com um dos principais atributos para que não ocorra o famoso “lag” (atraso): a estabilidade na conexão. 

E, atualmente, a tecnologia de fibra óptica é a que entrega mais qualidade para seus usuários, tanto para quem joga quanto para quem realiza outras atividades.

Quanto mais estável, menos você sofrerá com travamentos e lentidão. Assim, você pode passar horas sentado em sua cadeira jogando, sem se preocupar com esses problemas de conexão.

E essa estabilidade ocorre pelo fato dessa tecnologia não sofrer com interferências externas — como as provocadas pela rede elétrica ou exposição ao tempo. 

Além disso, a fibra óptica permite que você alcance maiores taxas de velocidade, tanto de download quanto de upload, pois as informações são transmitidas na velocidade da luz.

Quais as características da melhor internet para jogos?

Além da estabilidade, na hora de escolher a melhor internet para jogos, é necessário estar atento a outros atributos que fazem parte da conexão, como: 

  • Taxa de download e upload;

  • Valores de ping e jitter;

  • Velocidade ideal para jogar.

Download e upload

Imagem de uma mulher jogando videogame Imagem de uma mulher jogando videogame

As taxas de download e upload devem ser levadas em consideração na hora de escolher a melhor internet para jogar. Elas são importantes, tanto para quem joga no computador ou consoles quanto para quem prefere jogar pelo celular. Quanto mais altas, melhor e mais rápida será a troca de informações entre seu dispositivo e o servidor.

A velocidade de download é responsável pelas imagens que você recebe na sua tela, como o cenário dos jogos e a resposta aos comandos de movimentos enviados ao seu personagem. 

Quanto maior for essa velocidade, maiores as chances de você receber rapidamente todas essas informações.

Já a taxa de upload vai definir o quão rápido seus comandos e informações enviados serão reproduzidos em sua tela e na dos demais participantes. 

Se essa velocidade for muito baixa, o risco de você executar uma função e ela demorar para ser concluída são grandes. Isso certamente vai te deixar em desvantagem em relação aos demais jogadores.

Ping e Jitter

Apesar de não serem tão conhecidas, essas taxas são até mais importantes do que as de download e upload para que você consiga jogar online. Elas são referentes à velocidade em que as informações são transmitidas da sua rede para o servidor e de como essa medição é feita.

A velocidade de ping vai determinar o tempo que essa troca de informações foi feita. Quanto menor o valor apresentado, melhor será a conexão, evitando que você sofra com lag e travamentos.

O jitter é responsável por informar as variações de medições sucessivas de teste da taxa de ping. Um jitter de valor 0 mostra que o resultado de todas as medições foram iguais. Da mesma forma que o ping: quanto menor for o resultado, melhor será a conexão.

Teste de Velocidade

Imagem de um homem jogando videogame em um computador. Imagem de um homem jogando videogame em um computador.

Para saber os valores reais de ping, jitter, além das taxas de download e upload de sua rede e conferir se elas estão de acordo com as características de uma boa conexão, é necessário fazer um teste de velocidade de sua internet. 

Com esse teste, você vai poder descobrir se o plano contratado está de acordo com a velocidade que chega até sua casa. Caso isso não aconteça, é preciso entrar em contato com sua operadora para que eles solucionem o problema e você volte a ter uma boa conexão.

Quantos megas de internet é bom para jogar online?

Para ser considerada a melhor internet para jogar, ela deve contar com um dos principais fatores: a velocidade de conexão. De maneira geral, utilizar a tecnologia de fibra óptica já garante uma boa experiência. 

Porém, se ela for compartilhada com outras pessoas para assistir filmes, conteúdos via streaming ou fazer downloads pesados, seria interessante optar por um pacote com mais megas. Assim, a qualidade será garantida para todos os usuários e ninguém sofrerá com um congestionamento da rede.

Como deixar a internet mais rápida para jogar online?

Além da velocidade da internet, existem algumas medidas que o usuário pode tomar para garantir uma melhor conexão durante as partidas. Fatores como: 

  • Posicionamento do modem;

  • Tipo de conexão utilizada;

  • Distância e barreiras entre o dispositivo e o roteador devem ser analisadas.

Imagem de uma pessoa jogando videogame no smartphone Imagem de uma pessoa jogando videogame no smartphone

Observe as interferências

Se você utiliza o sinal Wi-Fi para jogar, é importante estar atento às interferências que podem atrapalhar o sinal que vai do modem para o ambiente em que você está. 

Alguns aparelhos transmitem frequências que podem prejudicar sua rede, tais como: 

  • Telefones sem fio;

  • Micro-ondas;

  • Babás eletrônicas;

  • Entre outros.

Ajuste o posicionamento

A tendência das ondas irradiadas pelos roteadores é se direcionarem para frente e para baixo. Portanto, o ideal é que seu equipamento seja instalado o mais alto e mais centralizado possível em sua casa. Assim, a distribuição do sinal será melhor e a conexão sofrerá menos perda.

Utilize uma rede cabeada

Por não sofrer com as interferências que prejudicam uma rede Wi-Fi, a rede cabeada pode ser uma excelente solução para proporcionar mais estabilidade à sua conexão. 

Porém, também é preciso ter cuidado na hora de optar por esse modelo. O ideal é que se utilize um cabo de qualidade e que a tubulação esteja livre de umidade ou condições inapropriadas para a passagem.

Contrate uma velocidade maior

Se a casa conta com muitos integrantes e a demanda por conexão é muito grande — com downloads pesados, jogos online, plataformas de streaming etc. — o mais interessante é contratar um plano com velocidades maiores, para que ninguém acabe sofrendo com gargalos na rede, ocasionando lentidão e travamentos.

Atualize seus dispositivos

Mesmo com todos esses atributos, às vezes o seu equipamento pode estar passando por problemas relacionados a bugs e versões não compatíveis. 

Portanto, mantenha seus dispositivos, acessórios gamers e programas sempre atualizados, pois assim, você terá a certeza que estão funcionando perfeitamente, conforme as especificações do fabricante.

Imagem de um homem jogando videogame. Imagem de um homem jogando videogame.

Qual a melhor internet para jogar online?

A melhor internet para jogar online, é aquela que proporciona o máximo de estabilidade e velocidade para que você não sofra com episódios de lentidão ou travamentos irritantes. 

E a Vivo Fibra conta com a melhor tecnologia de internet disponível no mercado, que oferece todos esses benefícios.

Assim, é possível que você jogue por horas, sem se preocupar com lags em sua rede ou de sofrer com desvantagens em suas partidas, por problemas na conexão. 

São diversos planos para que você possa escolher o que mais atenda às suas necessidades e de sua família. 

Como você pode ver, a melhor internet para jogar online é aquela que oferece a melhor experiência durante as partidas, contribuindo para que seus momentos de lazer sejam muito mais prazerosos e livres de estresse. 

Então, não perca tempo e escolha um dos planos Vivo Fibra, para que você possa usufruir de todas essas vantagens. Acesse o site e aproveite!

Bons jogos e até breve!

Leia mais: