Antes de instalar o roteador

Imagem ilustrativa de instalação de roteador

Escolha a localização

Qual o ambiente onde você passa mais tempo navegando? Esse é o lugar ideal, já que quanto menor a distância do roteador, mais forte é o sinal.

Posicione o roteador adequadamente

Deixe o roteador em um lugar alto, distante de paredes ou azulejos, livre de obstáculos e nunca em cima de outro equipamento eletrônico.

Deixe as antenas apontadas para cima

Isso garante uma boa conexão e, caso o roteador tenha mais que uma antena, a melhor posição é em forma de V.

Configure suas credenciais

Altere dados de configuração do seu roteador ou modem e troque sua senha de rede.


Solucione problemas simples

Imagem ilustrativa para soluções de problemas Vivo simples

Interferência de aparelhos

Aparelhos sem fio podem interferir no sinal e, para resolver isso, basta trocar a frequência do seu roteador. Se ainda assim, o sinal continuar fraco, verifique se o roteador está longe de TVs, micro-ondas, geladeiras, espelhos, metais e aquários.

Imagem ilustrativa para dispositivo com conexão lenta

Conexão lenta

Pode ter dispositivos demais conectados, diminuindo a qualidade do sinal. Por isso, cuide da sua senha, ela garante que só pessoas autorizadas usem sua rede. Além disso, aparelhos mais novos oferecem uma velocidade maior de conexão.

Para evitar influências externas e garantir uma conexão mais estável, é recomendável utilizar um cabo de rede (modelo RJ 45).

Imagem ilustrativa para Wi-Fi de 2,4 e 5GHZ

Redes 5GHz

Além do Wi-Fi 2,4GHz, alguns roteadores possuem o Wi-Fi 5GHz. Ele permite maior velocidade e menos interferência, mas o alcance é menor. Para se conectar à rede 5GHz de seu aparelho, procure entre as redes Wi-Fi disponíveis a que possua marcação 5G.

APP SMART VIVO WI-FI

Controle total da sua rede Wi-Fi Vivo

Turbine a velocidade da sua internet fixa, controle quem está conectado e muito mais.

Imagem ilustrativa para Vivo Smart Wi-Fi

Mais dúvidas sobre Wi-Fi

  • No Vivo Guru você encontra tutoriais para configurar diversos aparelhos, encontre o seu.

  • Para atingir velocidade igual ou superior a 50 Mega, deve-se utilizar a frequência Wi-Fi 5GHz.

  • Utilize a frequência Wi-FI 2,4GHz. Esta frequência pode carregar menos dados de uma única vez, mas pode chegar a distâncias maiores e atravessar objetos sólidos como paredes, por exemplo.

  • Para efetuar a troca de canais, basta acessar o seu navegar de internet e inserir o endereço descrito na etiqueta embaixo do seu roteador, assim como login e senha de autenticação. Na interface gráfica do seu roteador vá até “configurações de Wi-Fi”, lá poderá realizar a alteração de canais.

    Acesse o Vivo Guru e selecione o seu aparelho para aprender como mudar suas configurações.

  • Para a rede Wi-Fi 2,4GHz temos 11 canais disponíveis. Na rede Wi-Fi 5GHz temos 100 canais disponíveis para trocas e o próprio roteador direciona para o melhor canal.

  • Acesse o seu navegador e insira o endereço descrito na etiqueta embaixo do seu roteador, bem como seu login e senha de autenticação. Depois vá até a opção “Configurações de Wi-Fi” e altere o nome (SSID) e senha da sua rede Wi-Fi.

  • Para medir a velocidade da sua internet, conecte seu computador, via cabo, ao seu roteador. Dessa forma não terá risco de interferências e o valor aferido será mais confiável. Acesse Brasil Banda Larga para fazer o teste.

  • Não existe uma quantidade específica recomendada. O que deve ser levado em conta é a finalidade de utilização do Wi-Fi de forma compartilhada. Por exemplo: se uma pessoa está realizando muitos downloads, vídeos e torrents, poderá consumir muita banda, deixando a conexão dos demais usuários muito lenta.

  • Sim. Atrás do seu roteador, você encontra uma etiqueta com as informações do seu Wi-Fi. Acesse “Configurações Wi-Fi”, na aba avançada e clique na opção “Ocultar seu SSID (nome da rede Wi-Fi)". 

  • Sim. Um smartphone moderno terá mais velocidade do que um celular antigo, por exemplo. O ideal é que seus aparelhos como celulares, notebooks e tablets tenham tecnologia mais avançada, compatível com o seu roteador.

  • Podem existir duas causas para isso: 

    • Distância que o seu dispositivo se encontra do roteador: quanto maior ela for, menor será o sinal.
    • Presença de elementos como: televisores, micro-ondas, geladeiras, espelhos, metais, aquários, paredes e azulejos. Eles podem causar interferências no sinal do Wi-Fi e lentidão.
  • Porque a sua banda larga é compartilhada com outros usuários que também estão conectados ao seu Wi-Fi. Quanto mais pessoas conectadas utilizando o mesmo Wi-Fi, mais lento será o sinal. 

  • Atrás do seu roteador, você encontra uma etiqueta com as informações do seu Wi-Fi. Digite-as no navegador e acesse as configurações de LAN (rede local) para verificar os hosts conectados na sua rede Wi-Fi. No app Smart Wi-Fi da Vivo, você também encontra essa informação.