Como melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi

Há muitas maneiras de melhorar o sinal de Wi-Fi, mas, sem dúvida, posicionar o roteador corretamente é uma das mais eficientes de otimizar a conexão.

Por isso, é muito importante saber o que ajuda e o que prejudica o sinal transmitido pelo roteador.

Interferência de aparelhos

Alguns aparelhos eletrônicos podem interferir na sua experiência Wi-Fi, como por exemplo Micro-ondas, babas eletrônicas, espelhos, metais, etc. Caso isso esteja acontecendo, afaste esses equipamentos do seu roteador.

Gerencie sua rede com o Vivo Smart Wi-Fi

Altere dados de configurações do seu roteador ou modem e troque sua senha, veja como.

Solucione problemas simples

Você sabe em qual frequência você navega na internet, 5GHz ou 2.4GHz?

Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas se você não se conectar à frequência adequada, é possível que mesmo com uma internet rápida contratada, você não consiga alcançar a maior velocidade.

Explicando melhor:

Imagine que você vai começar um treino de corrida e você tem duas opções:

Ilustração de uma mulher correndo pelo jardim

Correr o mais rápido possível

Pra correr mais rápido, você usa mais força e gasta mais energia, e a sua distância vai ser menor. Essa é a frequência 5 GHz.

Ilustração de uma mulher andando pelo jardim

Correr a maior distância possível

Para ir mais longe, você precisa economizar energia, em um ritmo mais lento. Essa é a frequencia 2.4 GHz.

É por isso que para você ter um sinal de internet mais forte e mais rápido, você precisa navegar na frequência 5GHz.

Redes 5GHz

Nem todo dispositivo é capaz de navegar na frequência 5GHz, fundamental para você navegar em uma velocidade acima de 50 Mega.

Conexão lenta

Quanto maior o número de dispositivos conectados no Wi-Fi, maior será a divisão de banda (velocidade contratada) entre eles, o que pode prejudicar a experiência de uso e deixar a conexão mais lenta. Por isso, cuide da sua senha, ela garante que só pessoas autorizadas usem sua rede. Além disso, aparelhos mais novos oferecem uma velocidade maior de conexão.

Para evitar influências externas e garantir uma conexão mais estável, é recomendável utilizar um cabo de rede (modelo RJ 45).

Aparelhos prejudiciais à sua navegação

Você sabia que existem aparelhos, como outros roteadores e repetidores, que prejudicam a sua navegação e o alcance de altas velocidades do seu Wi-Fi? 

Muitos repetidores de Wi-Fi só navegam na rede 2.4GHz e apesar de serem mais baratos, dificilmente sua internet alcançará a velocidade que você contratou. Sem contar que podem causar interferências que prejudicam o sinal e a cobertura do Wi-Fi. Pensando nisso, a Vivo possui o repetidor Vivo Smart Wi-Fi com alta tecnologia capaz de trazer a melhor cobertura da sua internet Wi-Fi dentro de casa. Para saber mais acesse aqui.

App Vivo Smart Wi-Fi

Controle total da sua rede Wi-Fi Vivo

Otimize sua rede de internet Vivo Fibra, controle quem está conectado, crie redes de convidados e muito mais.

Ilustração Vivo Smart Wi-Fi

Mais dúvidas sobre Wi-Fi

  • A frequência 2.4 GHz permite que um equipamento ou dispositivo navegue a até aproximadamente 50 mega. Para atingir uma velocidade acima de 50 mega, é necessário navegar na frequência 5 GHz. Mas atente-se, pois, nem todos equipamentos possuem capacidade tecnológica para isso. Para verificar se seu dispositivo é capaz de navegar nessa frequência verifique nas configurações e opções de rede Wi-Fi de seu aparelho se aparece a opção de rede com final 5G ou visite o site do fornecedor para consultar as especificações técnicas da rede Wi-Fi.

  • Utilize a frequência Wi-Fi 2,4GHz. Esta frequência pode carregar menos dados de uma única vez, mas pode chegar a distâncias maiores e atravessar objetos sólidos como paredes, por exemplo.

  • Você consegue trocar a senha facilmente pelo App Vivo Smart Wi-Fi. Caso você não tenha baixado no seu celular, faça o download aqui.

  • Você consegue aferir a velocidade do sinal facilmente pelo App Vivo Smart WiFi. Caso você não tenha baixado no seu celular, faça o download aqui.

     Uma outra forma é acessando o teste de velocidade.

  • A capacidade máxima varia de acordo com o modelo do roteador e geralmente é maior do que 50 dispositivos conectado. Porém, quanto maior o volume de dispositivos conectados no Wi-Fi, maior vai ser a divisão da banda (velocidade contratada) entre eles, o que pode prejudicar a experiência de uso. 

  • Sim. Atrás do seu roteador, você encontra uma etiqueta com as informações do seu Wi-Fi. Acesse “Configurações Wi-Fi”, na aba avançada e clique na opção “Ocultar seu SSID (nome da rede Wi-Fi)". 

  • Sim. Um smartphone moderno terá mais velocidade do que um celular antigo, por exemplo. O ideal é que seus aparelhos como celulares, notebooks e tablets tenham tecnologia mais avançada, compatível com o seu roteador.

    Por exemplo, para navegar em uma velocidade acima de 50Mb é necessário que seu aparelho navegue no Wi-Fi 5GHz.

  • Podem existir duas causas para isso: 

    • Distância que o seu dispositivo se encontra do roteador: quanto maior ela for, menor será o sinal. Se você estiver neste cenário, indicamos adquirir nosso repetidor Vivo Smart Wi-Fi  clicando aqui.
    • Presença de elementos como: televisores, micro-ondas, geladeiras, espelhos, metais, aquários, paredes e azulejos. Eles podem causar interferências no sinal do Wi-Fi e lentidão.
  • Porque a sua banda larga é compartilhada com outros usuários que também estão conectados ao seu Wi-Fi. Quanto mais pessoas conectadas utilizando o mesmo Wi-Fi, mais lento será o sinal. 

    Ex.: se você possui 50Mb contratados e tem um notebook realizando download de um arquivo, consumindo 30Mb, os outros aparelhos conectados terão disponíveis, 20Mb.

  • Você consegue encontrar essa informação facilmente pelo App Vivo Smart Wi-Fi. Caso você não tenha baixado no seu celular, faça o download aqui.

    Atrás do seu modem, também há uma etiqueta com as informações de seu Wi-Fi. Digite-as no navegador e acesse as configurações de LAN (rede local) para verificar os hosts conectados na sua rede Wi-Fi.