É impossível viver longe das telas, não é mesmo? E cada uma delas tem um papel diferente na rotina das pessoas, seja para falar com os amigos, jogar online, assistir a uma série ou navegar na web.

É por isso que se você está querendo uma tela para jogar, você tem duas opções muito válidas: TV ou monitor. No entanto, esses equipamentos também podem ser úteis para ver filmes, trabalhar e muito mais.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre as diferenças entre monitor e TV e qual é a melhor opção para seu uso. Confira a seguir!

Imagem de monitores

Qual a diferença entre uma TV e um monitor?

Existem diversas diferenças, que também podem virar similaridades ao escolher uma TV e um monitor. Isso porque as faixas de preço variam muito. 

Por exemplo, há modelos de monitor com telas widescreen 4K, com latência mínima e visual incrível, que às vezes uma TV, que é conhecida por ter a melhor experiência audiovisual, não traz.

É por isso que tudo depende do que você pretende fazer com cada uma das telas. Então, pensando de uma maneira ampla, a televisão, claro, é o produto ideal para ver programas a cabo, séries, filmes e documentários em uma telona e até mesmo jogar no console sozinho ou com a família.

O monitor, por sua vez, é mais indicado para trabalhar e jogar no PC. Como ele costuma ficar em uma escrivaninha, você pode conectar o notebook e aproveitar uma tela maior do que as costumeiras 13 polegadas para dividir os diversos programas na tela, ou até ter uma experiência mais agradável de home office.

Outra diferença entre eles é que o monitor não costuma ter uma interface dedicada. Por exemplo, uma Smart TV da Samsung roda o sistema Tizen que permite que você baixe vários aplicativos. O monitor, por sua vez, apesar de ter várias configurações, não é uma tela independente.

60Hz ou 120Hz: entenda o que é a taxa de atualização

Enquanto as televisões costumam ter taxa de atualização de 60Hz, os monitores podem ter taxas ainda mais altas, uma vez que os jogos exigem muito mais ação e atenção aos detalhes. 

Como a TV é mais utilizada para assistir filmes, séries e outros programas, não é necessária uma taxa de atualização tão alta.

Por outro lado, os monitores podem ter uma taxa de atualização de até 240Hz e uma taxa de resposta de 1ms. É como se qualquer ação no controle ou no teclado se traduzisse imediatamente no jogo.

Os monitores também costumam ter tecnologias específicas para evitar distorção, falhas na imagem e outras questões importantíssimas em uma partida online e com muitas pessoas.

As TVs premium, como já dito, até contam com modo gamer, com taxa de atualização variável, além daquela qualidade incrível de uma telona. No entanto, de maneira geral, o gamer prefere jogar em um bom monitor. Já quem não é tão fã de games, usa a TV mesmo.

Imagem de controle de videogame

TV ou monitor: o que é melhor na hora de jogar?

Aqui, também depende do que você vai jogar. Consoles clássicos, como o Nintendo Switch, são indicados para jogar em uma TV mesmo. Os consoles da nova geração, como  PlayStation 5 e Xbox Series S, também contam com uma experiência melhor em uma telona e caso você aposte em um modelo com telas de 4K ou 8K com taxa de atualização altíssima, o jogo realmente fica muito mais interessante.

As QLEDs da Samsung, por exemplo, contam com configurações de Modo Gamer para diminuir a latência entre o que você aperta no botão do videogame e o que acontece na tela. Com caixas de som dedicadas ou até mesmo integradas com um soundbar, é possível ter uma experiência de 360 graus para adivinhar de onde os tiros em Fortnite estão vindo. Demais, né?

Agora, o monitor, principalmente se for voltado para o público gamer, também vem com configurações específicas, tais como:

  • Garantir um conforto maior ao olhar por longos períodos para tela;

  • Altas taxas de atualização;

  • Latência mínima;

  • Tela mais “esticada” para garantir que o usuário consiga ter uma visão ainda melhor do que acontece no jogo, sem se limitar ao padrão 16:9 das TVs.

Portanto, se você quer jogar profissionalmente ou leva muito a sério as suas partidas online, um monitor gamer é mais do que aconselhável, enquanto para todos os outros casos ou um monitor regular ou uma TV mais do que podem resolver a sua situação.

Qual a melhor marca de monitor gamer?

A Samsung domina os monitores gamers disponíveis no mercado, isso porque a empresa consegue atingir uma grande variedade de faixas e com muita qualidade.

Monitor Gamer Samsung Curvo de 27 polegadas

Imagem de tv Samsung

O que é mais bacana neste modelo é o fato dele ser curvo. Isso garante que o usuário não precise desviar o olhar para saber o que acontece nas extremidades da tela ao longo do jogo. 

O monitor gamer Samsung Curvo tem qualidade Full HD e uma taxa altíssima de atualização de 240Hz, portanto, é ideal para jogos.

Monitor Gamer LED Samsung SD332 de 24 polegadas

Imagem de monitor samsung

Já este modelo chama a atenção também por ser uma ótima opção para o home office. Com resolução Full HD e 75 Hz de taxa de atualização, o monitor gamer LED Samsung garante tempo de resposta de um milissegundo. Muito rápido, né? 

Monitor UHD Samsung UJ590 de 32 polegadas

Imagem de monitor samsung

Este monitor tem uma resolução incrível 4K em uma tela de 32 polegadas. Além de ser lindo e rico em cores, ele tem a tecnologia AMD FreeSync, que sincroniza a taxa de atualização da sua placa de vídeo e do monitor para impedir que a tela trave ou embace durante um jogo. 

No monitor UHD Samsung também é possível usar o recurso Picture-by-Picture para conectar dois dispositivos ao mesmo tempo no mesmo monitor e dividir a tela. Demais, né?

Monitor Gamer QLED CHG90 de 49 polegadas

Imagem de monitor

Por último, um sonho de consumo de qualquer gamer: o monitor QLED Gaming que tem incríveis 49 polegadas com a tecnologia de Pontos Quânticos, que garante 100% de volume de cor. 

Esse monitor tem um formato 32:9 garantindo que o usuário veja as cenas dos jogos por completo do jeito que os desenvolvedores a pensaram. Ele é equivalente a dois monitores 16:9 de 27 polegadas lado a lado e tem todas as tecnologias que você precisa para melhor resolução e experiência de jogo. 

Conheça outros monitores gamers incríveis

Dell Alienware AW2521HF

O Dell Alienware de 25 é uma pedida incrível para os gamers que precisam de respostas imediatas. 

A taxa de atualização de 240Hz faz o jogo rodar de maneira extremamente fluida e ele ainda conta com um design exclusivo de refrigeração e ventilação para manter o monitor resfriado durante as batalhas mais intensas.

Acer Predator XB241YU

O monitor Predator da Acer é o mais versátil para qualquer uso, já que com 24 polegadas, tela LED e som integrado, ele é uma excelente opção para os jogos mais competitivos.

Ele também tem altura ajustável e taxa de atualização de 165Hz, o que é bem impressionante.

Dell S2421HGF

Este monitor da Dell também é uma boa opção tanto para gamers quanto para quem quer dar um up no home office. 

Com tela de 24 polegadas, taxa de atualização de 144Hz e resolução Full HD, você ainda tem como benefício o FreeSync, que elimina todas as distorções e oscilações na tela. Incrível, né?

Acer Predator XB253Q

Pensando em custo-benefício, o Acer Predator XB253Q é imbatível. 

Com taxa de atualização de 240Hz, ele tem uma resposta de 0,5 ms, tela Full HD e um design super minimalista para combinar com qualquer espaço da casa.

Asus VG248QG

A Asus também é outra empresa que manda bem nos monitores. Este daqui, com 24 polegadas, tem taxa de atualização de 165 Hz, resolução Full HD e ainda é compatível com G-SYNC que garante uma experiência de jogo sem falhas através da taxa de atualização variável padrão. 

Ele também traz tecnologia FreeSync, tecla de atalho GamePlus exclusiva da ASUS para aprimorar o jogo e muito mais.

Para que serve um monitor TV?

Como a maioria dos monitores conta com entradas HDMI, VGA e USB é possível conectar, além do notebook, a caixa da operadora de TV, um Chromecast ou até mesmo uma Apple TV nele. Ou seja, você pode transformar o seu monitor em um monitor TV.

Assim, quando você não estiver jogando, garante uma tela para ver os seus conteúdos preferidos. Bacana, né?

Fora que é uma solução muito prática para quem não quer investir em uma boa televisão e também em um bom monitor.

Vale a pena ter um monitor TV para jogar?

Como a função principal do produto é ser um monitor, tudo depende do formato que você pegar. O importante do monitor TV é que ele tenha as tecnologias que façam sentido para você.

Por exemplo, em jogos online, que além da melhor conexão também é preciso de uma latência baixa e uma taxa de atualização alta, não adianta ter um monitor que seja apenas uma tela.

Por outro lado, se para você é importante que o seu monitor também seja uma TV, um modelo com proporção que passe do formato 16:9 pode ficar estranho para ver TV, porque ele vai deixar bordas pretas nas laterais.

Imagem de monitores

Como colocar internet em monitor TV?

Como os monitores se conectam a um notebook, CPU ou acessório, é importante que esses dispositivos estejam conectados à internet.

E se você quiser maximizar a velocidade, vale a pena conectar um cabo Ethernet direto do seu modem para o aparelho que vai se conectar ao monitor, garantindo a melhor internet possível.

Para o monitor funcionar de maneira rápida, é importante que ele tenha as tecnologias certas, como as citadas acima, que garantirão uma latência mínima, uma taxa de atualização alta e modos que sejam otimizados para os seus jogos. 

Como transformar monitor em TV Smart?

Para transformar o monitor em TV Smart, é preciso conectá-lo em uma set-top box, que pode ser um Chromecast, um Firestick da Amazon ou uma Apple TV. 

Estes produtos, que se conectam ao Wi-Fi, contam com softwares próprios que garantem acesso a uma variedade de aplicativos como a Netflix, Globoplay, Disney+, Spotify, HBO Max e muito mais. Ou seja, é uma combinação perfeita!

Alguns monitores mais premium vêm com controles remotos próprios, mas se o seu não tiver, não se preocupe, pois algumas dessas set-top box contam com um controle próprio, ou você pode usar o celular para controlá-las. 

E aí, gostou das nossas dicas? Agora que você entendeu as diferenças entre monitor e TV, que tal dar uma passada na Loja da Vivo para escolher o melhor modelo para você?

Bons jogos e até a próxima! 

Lei mais