O que é streaming de jogos?

O streaming de jogos é a transmissão de jogos online que você pode acompanhar de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, os principais gamers criam vídeos enquanto jogam. Quem assiste se diverte e, de quebra, aprende a melhorar seu desempenho.

Para quem gosta de games, é a mesma sensação que um fã do futebol tem ao assistir a um jogo de seu time favorito. Talvez seja melhor, se considerarmos que é possível ouvir a narração do próprio jogador. Isso porque os streamers (os gamers que transmitem seus jogos) costumam explicar aos espectadores o jeito que jogam e trocam mensagens com eles.

Imagem de menina fazendo streaming Imagem de menina fazendo streaming

O que é streamer gamer?

Como explicamos acima, o streamer gamer é aquele jogador que transmite seus jogos, sejam ao vivo ou gravados. Os que fazem ao vivo também são chamados de live gamers.

O sucesso da transmissão online está na escolha dos jogos - títulos do gênero battle royale, como Fortnite e Free Fire, costumam ter muitas visualizações. O carisma dos streamers e a forma como se comunicam com os espectadores também são fatores decisivos.

Principais plataformas de streaming de jogos

Twitch

Para quem não é novato em transmissão ao vivo de videogame, Twitch dispensa apresentações, afinal, é a maior plataforma de streaming de jogos da atualidade. Em 2015, após apenas quatro anos no mercado, bateu a marca de 100 milhões de espectadores por mês.

Além disso, a subsidiária da Amazon é uma grande referência para a indústria de esports. Inclusive, Twitch é a emissora oficial do Campeonato Mundial de League of Legends (LOL), bem como já transmitiu jogos de outras desenvolvedoras além da Riot Games, como a Blizzard Entertainment e Psyonix.

Leia também

Entretanto, não é só de streaming de jogos que o Twitch ganha a vida. Transmissões de música e conteúdos criativos fazem parte da plataforma que, das que virão a seguir, é a mais complicada de navegar, justamente por ser uma das mais novas e não estarmos tão acostumados com o visual.

Assistir aos jogos no Twitch

Depois de se cadastrar no Twitch e montar um rápido perfil, basta sair à procura de canais que sejam do seu interesse, através da busca ou da opção “Procurar”. 

Ou seja, se você deseja assistir partidas de Fortnite, por exemplo, basta seguir os canais que costumam fazer transmissão ao vivo das partidas. Agora, se você já gosta de alguém específico (streamer), vale pesquisá-lo – certamente ele está no Twitch.

Ademais, amplie seus horizontes e explore a plataforma. Busque por canais que produzem podcasts ou conteúdos sobre arte, comida e bebida, Autonomous Sensory Meridian Response (famoso ASMR), entre outros. Não se esqueça de interagir através do chat.

Por fim, você pode se inscrever em um canal, como uma forma de apoiar o streamer que produz o conteúdo diretamente e, em troca, receber benefícios. No entanto, ao contrário do YouTube, inscrever-se no Twitch significa investir financeiramente, com valores que se categorizam em três grupos.

YouTube

Imagem de gravação de streaming Imagem de gravação de streaming

Já o YouTube fez o processo inverso quando comparado ao Twitch. Isto é, não se lançou no mercado, lá em 2005, como uma plataforma de streaming de jogos e, sim, como um espaço para compartilhamento de vídeos sobre os mais diversos assuntos.

No entanto, com o passar do tempo, canais como PewDiePie ou AuthenticGames, criados por Felix Kjellberg e Marco Túlio, respectivamente, provaram que a plataforma de vídeos reunia um público gigante de pessoas que gostavam de assistir conteúdos acerca de jogos, consoles, periféricos e tudo o que se relaciona ao universo dos videogames.

Esse comportamento, combinado a um mercado em alta e extremamente lucrativo, como é o mercado de esports, fez com que o Google anunciasse, em junho de 2015, o lançamento do YouTube Gaming. No entanto, o aplicativo foi descontinuado em 2019 e tornou-se um canal na plataforma – você pode, inclusive, inscrever-se.

Imagem de streaming Imagem de streaming

A verdade é que o YouTube Gaming deixou de existir apenas na teoria. Na prática, apenas deixou o posto de aplicativo. Ou seja, o recurso ainda existe como canal responsável por reunir todas as transmissões ao vivo acontecendo na plataforma, bem como conteúdos sobre videogame que podem ser relevantes para cada usuário.

Inclusive, 75% das pessoas ainda recorrem ao YouTube para assistir transmissões ao vivo, conteúdo pré-gravado ou competições de jogos digitais, de acordo com dados da Pesquisa Game Brasil, lançada em 2021.

Assistir aos jogos no YouTube

Assistir partidas online no canal Jogos é relativamente fácil, visto que não estamos falando de uma plataforma separada e com uma linguagem visual ou de navegação totalmente desconhecida. Isto é, você precisa apenas de uma conta Google – o resto está dominado.

Em seguida, os principais streamings de jogos do momento aparecerão com o número de espectadores que cada título possui no momento. A título de informação, Fortnite, Call of Duty: Warzone, Minecraft e GTA V são, na maioria das vezes, os jogos com maior número de visualizações e, por consequência, com o maior número de canais fazendo transmissões.

Leia mais:

Assim sendo, basta escolher o seu jogo favorito, clicar em uma partida pelo número de espectadores ou pela relevância do canal, preparar um lugar bem confortável da sua casa e curtir a transmissão, seja pelo computador ou smartphone.  

Por fim, vale lembrar que há muitos canais em diferentes línguas e, ao escolher uma partida, você pode interagir pelo chat à direita, o que é uma excelente oportunidade para destravar a escrita em inglês ou aprendê-la. Inclusive, você pode, através do chat, contribuir financeiramente com o canal.

Facebook Gaming

A rede social digital de Mark Zuckerberg correu atrás do prejuízo, adquiriu o Mixer, streaming do Xbox One assinado pela Microsoft e, em abril de 2020, lançou o Facebook Gaming tornando-se, dessa maneira, uma alternativa entre as plataformas de streaming de jogos. 

De forma similar ao YouTube, a página fica dentro do Facebook e agrega conteúdos de games que poderiam ficar perdidos no seu feed. Por lá, você encontra diversas categorias como jogos populares, novos e em ascensão, streamers e jogos sugeridos.

Imagem de streaming Imagem de streaming

Depois de escolher o jogo ou streamer para assistir à transmissão ao vivo, é só relaxar ou continuar navegando pelo Facebook, uma vez que você pode minimizar a transmissão enquanto navega na rede social.

Além disso, durante a partida, você pode fazer comentários à direita, bem como deixar estrelas ou emojis. Por fim, há a opção de entrar na página de cada jogo e ver os vídeos que ficaram salvos de transmissões passadas, bem como outros conteúdos.

Nimo TV

Apesar de não ser tão popular quanto os outros nomes anteriormente citados, a Nimo TV está no Brasil desde 2018 e é assinada pela Huya Inc. em conjunto com a Tencent Games, uma das maiores produtoras de jogos para smartphones dos últimos tempos. 

Imagem de logo Nimo TV Imagem de logo Nimo TV

Considerando que 41% das pessoas jogam através de dispositivos móveis todos os dias, deixando para trás consoles, PCs e portáteis, conforme dados da PGB21, nada mais justo do que trazê-la para a lista como uma importante plataforma de streaming de jogos.

Além de possuir uma navegação agradável, bem como um layout simples, a Nimo TV mantém um sistema de monetização interessante, que beneficia até quem assiste aos conteúdos produzidos.

“O sistema de monetização da Nimo TV funciona com diamantes, que podem ser adquiridos pelos espectadores e dados de presente aos seus canais favoritos. Esses diamantes são convertidos em gemas, que podem ser trocadas por dinheiro real”, explica o Tecnoblog.

BOOYAH!

Quem é aficionado em Free Fire, um dos títulos do gênero battle royale mais conhecidos do mercado atualmente, sabe muito bem o significado do termo inglês “Booyah” (algo como “Oba” em tradução livre). Isso visto que, ao ganhar o jogo, seja de forma individual ou em time, a palavra surge na tela para indicar vitória.

Até aí, nenhuma novidade. Mas pode ser que nem todos os entusiastas saibam que Booyah! também é considerada a plataforma de streaming oficial do Free Fire, uma vez que foi desenvolvida pela Garena, publisher do popular battle royale.

Imagem de streaming Imagem de streaming

Entretanto, apesar do protagonismo de Free Fire, há transmissões de outros títulos na plataforma, como Minecraft, Among Us, FIFA 21, Valorant e GTA V, bem como conteúdos pré-gravados e lives sobre temas que não são necessariamente vinculados a jogos eletrônicos, como cozinha e bate-papo.

Como fazer streaming de jogos

Imagem de menino gravando streaming Imagem de menino gravando streaming

Falando especificamente para quem joga no computador e deseja tornar-se um streamer ou pro player para adentrar à indústria dos esports, fazer streaming de jogos pode parecer difícil, mas não é; não depois que você escolhe a plataforma ideal e uma conexão de internet estável e rápida, sem atrasos.

Leia mais:

Twitch

O Twitch desenvolveu o Twitch Studio Beta para novos streamers que anseiam por um processo de configuração mais simples, mantendo a qualidade da transmissão. Você também precisa baixá-lo, no entanto, há um guia de configuração completo à sua disposição para deixar o processo menos complexo.

YouTube e Facebook Gaming

No caso do YouTube, a sua transmissão será feita pelo YouTube Studio, mais especificamente por meio da área “transmitir ao vivo”. Tratando-se de Facebook Gaming, você usará o Criador de Conteúdo

No entanto, em ambos os casos, antes você precisará instalar um codificador. Em outras palavras, um software que capture o output de seu jogo e o exiba durante o streaming, como o OBS. Após instalá-lo em sua máquina, a plataforma de streaming de jogos irá gerar uma chave de steam e você a utilizará no codificador.

“Vale lembrar que o seu código deve ser mantido sob sigilo, pois qualquer um que tenha acesso a ele pode transmitir ao vivo a partir de sua conta no YouTube ou Facebook”, afirma o Canaltech. 

Por fim, apesar da possibilidade de transmitir em 60 FPS, com resolução em 4K, algumas pessoas defendem que o streaming de jogos pelo YouTube precisa melhorar, pois lives se misturam com conteúdos pré-gravados. O mesmo vale para o Facebook Gaming, mas por outro motivo: se você não for um streamer Level Up, a qualidade de suas transmissões não será boa.

Nimo TV

Realizar um streaming no Nimo TV é extremamente fácil. Como ela é uma plataforma focada em jogos para mobile, basta você ter em mãos um iOS ou Android e baixar o Nimo TV for Streamer. 

Uma vez instalado, o aplicativo será responsável pelo compartilhamento de tela enquanto você joga Free Fire, PUBG Mobile, Fortnite, entre outros. Assim que você começar a live, pode compartilhá-la no Facebook, Twitter ou Discord.

BOOYAH!

Ao logar-se na plataforma, via Facebook, Gmail, Line ou TZ, seja em um smartphone iOS ou  Android, você pode, não apenas fazer transmissões, como editar e compartilhar vídeos existentes clicando no botão "+" no canto inferior da tela e compartilhar o streaming simultaneamente no YouTube, Facebook ou Twitch. É claro que você também pode seguir streamers famosos. 

Imagem de streaming Imagem de streaming

Inclusive, tratando-se de transmissões, o Booyah! oferece informações que auxiliam o streamer a acompanhar a visibilidade do seu trabalho através de estatísticas e da interação do chat - um ótimo indicador para saber se você está mandando bem e até descobrir novas táticas. O jogador também pode receber, além de seguidores, moedas dos espectadores correspondentes a valores reais.

Invista em Vivo Fibra

Por fim, mas não menos importante, para fazer streaming de jogos você precisa de uma internet excelente. Caso contrário, a sua jogabilidade será prejudicada e a transmissão será de baixa qualidade, com grandes chances de não captar a atenção das pessoas.

Assim sendo, invista na Vivo Fibra, a internet de fibra ótica da Vivo, afinal, você precisa de três características fundamentais: estabilidade, alta velocidade e baixa interferência.

Além da internet, tratando-se de transmissões realizadas pelo computador, é importante adquirir alguns periféricos de qualidade, como microfone, headset gamer, um monitor 4K e uma tela extra, mais modesta, para acompanhar os comentários e interagir com as pessoas.

Até a próxima!

Leia também: