O que é portabilidade numérica?

É o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. A portabilidade é permitida somente entre DDDs iguais, e para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo.

Algumas informações importantes

Ilustração de 1 smartphone com símbolo de bloqueio e de cancelamento.

Não cancele seu número

Seu plano atual é cancelado automaticamente quando você solicita a portabilidade. Se você desativar a linha antes, não será possível trazer seu número.

Ilustração de 1 boleto com símbolo de exclamação.

Verifique seu contrato atual

Débitos pendentes na operadora atual não impedem a portabilidade, mas é importante conferir se não há fidelidade ou multa por quebra de contrato.

Ilustração de uma seta saindo do mascote da Vivo e apontando para um smartphone.

A portabilidade é apenas numérica

Verifique com a sua operadora atual quais serviços serão ou não cancelados com a portabilidade.

Ilustração de agenda de eventos

Existe uma data ideal para solicitar

O ideal é fazer a portabilidade perto da data de vencimento da sua conta antiga, assim você não precisa pagar duas faturas no mesmo mês.

Veja como fazer a portabilidade, passo a passo

Ilustração de 2 smartphones sobrepostos com grafismo roxo ao fundo

Planos Pós ou Controle

Confira
Ilustração de um chip de celular com grafismos ao fundo

Planos Vivo Easy ou Pré-Pago

Confira
Ilustração de um telefone fixo com 2 balões de fala ao fundo

Vivo telefone fixo

Confira

Mais dúvidas sobre portabilidade

  • É possível solicitar a portabilidade das seguintes maneiras: 

    Linhas Pré-Pago | Vivo Easy

    • Ir até uma loja Vivo;
    • Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142.

    Linha Pós | Controle

    • Acessar a loja online;

    • Ir até uma loja Vivo;

    • Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 1058;
    • Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142;

    Linha Fixa

    • Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 10315
  • Para solicitar a portabilidade presencialmente da sua linha atual para a Vivo, vá a uma de nossas lojas, com CPF e RG originais em mãos, e leve também uma fatura da linha da concorrente (em caso de linha Pós e Controle). Na loja você poderá adquirir um Vivo Chip e solicitar a portabilidade para um de nossos atendentes. 

    Importante: somente o titular da linha poderá pedir a portabilidade. Essa é uma regra que vale para todas as operadoras.

  • Para descobrir qual é a operadora de um número de celular, consulte o site da ABR Telecom (Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil).

  • Se você selecionou assinar um plano Controle ou Pós, não precisará pagar nada. Já clientes Pré, precisam pagar pela compra do novo Chip Vivo

  • Se você adquirir a portabilidade através do nosso site ou do nosso Televendas, você receberá seu Vivo Chip em sua casa. A partir daí, basta você colocar seu SIM card no celular e realizar uma primeira chamada e pronto, você ativou sua linha temporária com a Vivo e já pode utilizar os benefícios da Vivo.

    A partir do momento que sua linha temporária estiver ativa, a portabilidade do número acontecerá em até 3 dias úteis. A portabilidade só é concluída após ativação da linha provisória.

    Etapas de ativação do Vivo Chip:

    1. Desligar o aparelho e inserir o Vivo Chip;
    2. Se o aparelho tiver slots de chip, colocar somente 1 sim card e sempre no slot 1;
    3. Ao ligar o aparelho você deve seguir as orientações na tela. Em aparelhos muito antigos pode ocorrer alguma instabilidade nessa etapa;
    4. Durante o processo pode ser necessário reiniciar o aparelho até 2 vezes;
    5. Por fim, basta fazer uma chamada para um amigo ou familiar, que sua linha temporária será ativada.

    Algumas observações:

    • Essa ativação deve ser realizada entre 6h e 23h.  Fora desse período, a ativação do chip estará indisponível.
    • A ativação não funciona em roaming internacional.
    • Mesmo que você não realize a chamada para concluir a ativação, ela poderá acontecer de forma automática após 7 dias do recebimento do chip.

    Caso tenha dúvidas, ligue gratuitamente para Central de Relacionamento *8486 de um celular Vivo cadastrado ou 1058 de qualquer telefone, vou vá a uma loja Vivo. Pessoas portadores de necessidades especiais de fala/audição podem ligar 142.

  • Pode ser negado pelo operadora atual:

    • Caso a linha esteja inativa (ex: cancelada ou suspensa) na operadora atual;
    • Caso o CPF informado não seja o CPF titular da linha na operadora atual.;
    • Caso a linha esteja em um CNPJ na operadora atual e a solicitação na Vivo seja de um CPF.

    Também pode ser negado pela ABR TELECOM
    (Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil) por:

    • Caso os dados informados estejam incompletos ou errados;
    • Caso exista um pedido de portabilidade para este número simultaneamente (seja dentro da Vivo ou seja em outra operadora);
    • Caso seja solicitado portabilidade de um serviço móvel para um número fixo ou vice-versa;
    • Caso a portabilidade seja solicitada para um DDD diferente do DDD atual do número;
    • Caso seja solicitada uma portabilidade para um número que esteja em posse da Vivo.
  • 1. Caso o número a ser portado esteja cancelado na sua operadora atual, basta reativar sua linha na sua operadora atual e contatar a Vivo para reagendar sua portabilidade, indo até uma loja ou em um dos nossos canais de atendimento.

    2. Caso o CPF informado não seja o titular na operadora origem:

    • Opção 1: Pedir ao titular da linha que faça o pedido de portabilidade e ao concluir o processo ir até uma loja da Vivo e trocar a titularidade.
    • Opção 2: Trocar a titularidade da linha para o seu CPF na sua operadora atual e, quando concluído, solicitar a portabilidade para Vivo.

    3. Caso a linha for bloqueada por estar cadastrada em um CNPJ na operadora atual e queira trazer como CPF, primeiro você precisa migrar sua linha para o CPF na sua operadora atual e depois solicitar a portabilidade para Vivo.

    Caso sua portabilidade não seja concluída por algum desses motivos e não for resolvida dentro de 30 dias, seu pedido será cancelado.

  • O prazo mínimo regulamentado pela ANATEL para finalizar o processo de portabilidade é de 2 dias úteis + 1 dia (útil ou não), não sendo possível antecipar este prazo.

    Você poderá agendar sua portabilidade entre 3 e 30 dias, podendo reagendar seu pedido através dos nossos canais de atendimento ou em uma loja Vivo.

    Observação: A solicitação de reagendamento poderá ocorrer a qualquer momento desde que seja feita até 4 horas antes do início da data/hora que está agendada a portabilidade.