O que é portabilidade numérica?

É o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. A portabilidade somente é permitida para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo. 


O que é preciso fazer para solicitar a portabilidade do celular?

Para solicitar a portabilidade do seu celular para Vivo, você vai precisar de:

Um Chip Vivo com um novo número que, após a portabilidade ser concluída, será substituído pelo seu número trazido de outra operadora.


Para planos Pré

Adquira um chip na nossa Loja Online Vivo ou em um de nossos pontos de venda. 


Para planos Pós e Controle

Ao comprar um plano Controle ou um plano Pós pelo nosso site, o processo de portabilidade será feito automático. 

Dica: se você solicitar um plano Pós pelo nosso site, ganhará ainda mais 5GB de bônus por 12 meses. Se optar pelo Controle, ganhará 2GB de bônus por 12 meses. Aproveite!

Se você preferir fazer esse processo em uma loja física, leve seu RG, CPF e comprovante de residência. 


Como fazer portabilidade do meu número de celular pela internet?

É muito fácil e o melhor: solicitar a portabilidade é grátis! Veja só: 

1.  Na página do plano escolhido clique em “Assine Já” e, depois, em “Manter meu número”.

2. Informe o número que deseja mudar para Vivo e preencha as informações solicitadas. Importante! Preencha seu endereço certinho, pois entregaremos um Chip Vivo nesse local. Depois, é só seguir as instruções para finalizar a compra. 


Quais são os próximos passos da portabilidade Vivo?

Nós pensamos em tudo! Enquanto você aguarda a conclusão da portabilidade, oferecemos a possibilidade de você usar um número provisório da Vivo. Assim, você já pode aproveitar as vantagens de ser um cliente Vivo. 

Você receberá em casa o chip com um número provisório, que já estará com seu plano escolhido e poderá ser usado até que a portabilidade seja concluída. Quando isso acontecer, ele será substituído automaticamente pelo número que você escolheu manter e, a partir desse momento, o plano contratado também mudará para sua linha portada. Essa linha provisória não tem custo adicional. 

Se preferir, você pode continuar usando o chip da sua outra operadora e só colocar o chip Vivo quando o antigo parar de funcionar.


Acompanhe o processo da sua portabilidade pela internet

Ilustração de uma seta saindo do mascote da Vivo e apontando para um smartphone.

Acompanhar pedido

Confira o andamento da portabilidade de telefone celular.

Consulte a portabilidade

Atenção: tenha sempre em mãos o número do seu CPF e do protocolo da solicitação. 


Você sabia?

  • Não há necessidade de cancelar o serviço na sua antiga operadora. Isso acontece de forma automática quando é solicitada a portabilidade Vivo. É possível realizar a portabilidade apenas quando a linha antiga está ativa. Se você cancelar o seu número, não será possível realizar a portabilidade.

  • Débitos pendentes não devem ser impeditivos para você realizar a portabilidade. A sua operadora atual não pode recusar o seu pedido por esse motivo.

  • O código de área deve ser o mesmo. A portabilidade só pode ocorrer entre DDDs iguais.

  • A portabilidade é apenas numérica. Se você contratou outros serviços, eles não serão cancelados.

  • É importante verificar junto à operadora antiga se existem pendências. Alguns planos possuem uma cláusula de fidelidade. Vale confirmar também se o seu antigo plano não tem uma multa referente à quebra de contrato.

  •  O ideal é que você faça a portabilidade próxima à data de vencimento da sua fatura antiga, assim você não precisa pagar duas faturas em um mesmo mês.

Portabilidade de telefone fixo

O mais indicado para você que deseja mudar sua linha fixa para a Vivo sem mudar de número é ir até uma loja e solicitar a portabilidade. Para isso, é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência

Fique atento: os documentos devem estar no nome do titular da conta na operadora antiga. 

Ilustração de uma loja Vivo.

Pedir portabilidade

Encontre uma loja Vivo próxima de você.

Encontre uma loja
Ilustração de uma seta saindo do mascote da Vivo e apontando para um telefone.

Acompanhar pedido

Confira o andamento da portabilidade de telefone fixo.

Consulte portabilidade

Tire outras dúvidas sobre portabilidade:

  • É possível solicitar a portabilidade das seguintes maneiras: 

    • Ligar direto de um aparelho Vivo para *8486;

    • Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 1058;

    • Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142;

    • Ir até uma loja Vivo.
  • Para solicitar a portabilidade do seu celular para a Vivo, você vai precisar de um Vivo Chip com um novo número que será substituído pelo seu número atual. Feito isso, vá a uma de nossas lojas, com CPF e RG originais em mãos e solicite a portabilidade a um atendente. 

  • Para descobrir qual é a operadora de um número de celular, consulte o site da ABR Telecom.

  • Se você selecionou assinar um plano Controle ou Pós, não precisará pagar nada. Já clientes Pré, precisam pagar pela compra do novo Chip Vivo

  • A Anatel permite que o pedido seja negado, desde que seja por um dos motivos abaixo: 

    1. Caso o número não exista, não pertença a nenhum cliente da operadora, ou seja, um número provisório;
    2.  Caso os dados informados estiverem incompletos ou errados;
    3.  Caso houver outro pedido de portabilidade para o mesmo número;
    4. Caso seja solicitado portabilidade para um serviço móvel com um número fixo.