O que é portabilidade numérica?
É o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. A portabilidade é permitida somente entre DDDs iguais, e para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo.
Algumas informações importantes
Não cancele seu número
Seu plano atual é cancelado automaticamente quando você solicita a portabilidade. Se você desativar a linha antes, não será possível trazer seu número.
Verifique seu contrato atual
Débitos pendentes na operadora atual não impedem a portabilidade, mas é importante conferir se não há fidelidade ou multa por quebra de contrato.
A portabilidade é apenas numérica
Verifique com a sua operadora atual quais serviços serão cancelados ou não com a portabilidade.
Existe uma data ideal para solicitar
O ideal é fazer a portabilidade perto da data de vencimento da sua conta antiga, assim você não precisa pagar duas faturas no mesmo mês.
A partir de Abril de 2023, após o pedido da Portabilidade ser solicitado pelo cliente, será necessário responder a um SMS confirmando a ação para que a mesma seja concluída. Em caso de negativa ou não resposta, o pedido será cancelado, caso tenha algum problema ligue no 1058
Trazer seu número para a Vivo é muito simples
Confira o passo a passo de como fazer a portabilidade e aproveitar todos os benefícios.
Mais dúvidas sobre portabilidade
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É possível solicitar a portabilidade das seguintes maneiras:
Linhas Pré-Pago | Vivo Easy
- Enviar um SMS para 90015 com a palavra PORTABILIDADE
- Ir até uma loja Vivo;
- Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142.
Linha Pós | Controle
- Ir até uma loja Vivo;
- Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 1058;
- Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142;
Linha Fixa
- Ir até uma loja Vivo;
- Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 10315
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Para solicitar a portabilidade presencialmente da sua linha atual para a Vivo, vá a uma de nossas lojas, com CPF e RG originais em mãos, e leve também uma fatura da linha da concorrente (em caso de linha Pós e Controle). Na loja você poderá adquirir um Vivo Chip e solicitar a portabilidade para um de nossos atendentes.
Importante: somente o titular da linha poderá pedir a portabilidade. Essa é uma regra que vale para todas as operadoras.
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Para descobrir qual é a operadora de um número de celular, consulte o site da ABR Telecom (Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil).
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Se você selecionou assinar um plano Controle ou Pós, não precisará pagar nada. Já clientes Pré, precisam pagar pela compra do novo Chip Vivo.
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Se você adquirir a portabilidade através do nosso site ou do nosso Televendas, você receberá seu Vivo Chip em sua casa. A partir daí, basta você colocar seu SIM card no celular e realizar uma primeira chamada e pronto, você ativou sua linha temporária com a Vivo e já pode utilizar os benefícios da Vivo.
A partir do momento que sua linha temporária estiver ativa, a portabilidade do número acontecerá em até 3 dias úteis. A portabilidade só é concluída após ativação da linha provisória.
Etapas de ativação do Vivo Chip:
- Desligar o aparelho e inserir o Vivo Chip;
- Se o aparelho tiver slots de chip, colocar somente 1 sim card e sempre no slot 1;
- Ao ligar o aparelho você deve seguir as orientações na tela. Em aparelhos muito antigos pode ocorrer alguma instabilidade nessa etapa;
- Durante o processo pode ser necessário reiniciar o aparelho até 2 vezes;
- Por fim, basta fazer uma chamada para um amigo ou familiar, que sua linha temporária será ativada.
Algumas observações:
- Essa ativação deve ser realizada entre 6h e 23h. Fora desse período, a ativação do chip estará indisponível.
- A ativação não funciona em roaming internacional.
- Mesmo que você não realize a chamada para concluir a ativação, ela poderá acontecer de forma automática após 7 dias do recebimento do chip.
Caso tenha dúvidas, ligue gratuitamente para Central de Relacionamento *8486 de um celular Vivo cadastrado ou 1058 de qualquer telefone, vou vá a uma loja Vivo. Pessoas portadores de necessidades especiais de fala/audição podem ligar 142.
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Pode ser negado pelo operadora atual:
- Caso a linha esteja inativa (ex: cancelada ou suspensa) na operadora atual;
- Caso o CPF informado não seja o CPF titular da linha na operadora atual.;
- Caso a linha esteja em um CNPJ na operadora atual e a solicitação na Vivo seja de um CPF.
Também pode ser negado pela ABR TELECOM
(Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil) por:- Caso os dados informados estejam incompletos ou errados;
- Caso exista um pedido de portabilidade para este número simultaneamente (seja dentro da Vivo ou seja em outra operadora);
- Caso seja solicitado portabilidade de um serviço móvel para um número fixo ou vice-versa;
- Caso a portabilidade seja solicitada para um DDD diferente do DDD atual do número;
- Caso seja solicitada uma portabilidade para um número que esteja em posse da Vivo.
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- Caso o número a ser portado esteja cancelado na sua operadora atual, basta reativar sua linha na sua operadora atual e contatar a Vivo para reagendar sua portabilidade, indo até uma loja ou em um dos nossos canais de atendimento.
- Caso o CPF informado não seja o titular na operadora origem:
- Opção 1: Pedir ao titular da linha que faça o pedido de portabilidade e ao concluir o processo ir até uma loja da Vivo e trocar a titularidade.
- Opção 2: Trocar a titularidade da linha para o seu CPF na sua operadora atual e, quando concluído, solicitar a portabilidade para Vivo.
- Caso a linha for bloqueada por estar cadastrada em um CNPJ na operadora atual e queira trazer como CPF, primeiro você precisa migrar sua linha para o CPF na sua operadora atual e depois solicitar a portabilidade para Vivo.
Caso sua portabilidade não seja concluída por algum desses motivos e não for resolvida dentro de 30 dias, seu pedido será cancelado.
- Caso o número a ser portado esteja cancelado na sua operadora atual, basta reativar sua linha na sua operadora atual e contatar a Vivo para reagendar sua portabilidade, indo até uma loja ou em um dos nossos canais de atendimento.
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O prazo mínimo regulamentado pela ANATEL para finalizar o processo de portabilidade é de 2 dias úteis + 1 dia (útil ou não), não sendo possível antecipar este prazo.
Você poderá agendar sua portabilidade entre 3 e 30 dias, podendo reagendar seu pedido através dos nossos canais de atendimento ou em uma loja Vivo.
Observação: A solicitação de reagendamento poderá ocorrer a qualquer momento desde que seja feita até 4 horas antes do início da data/hora que está agendada a portabilidade.