O que é portabilidade numérica?

É o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. A portabilidade é permitida somente entre DDDs iguais, e para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo.

Algumas informações importantes

Ilustração de 1 smartphone com símbolo de bloqueio e de cancelamento.

Não cancele seu número

Seu plano atual é cancelado automaticamente quando você solicita a portabilidade. Se você desativar a linha antes, não será possível trazer seu número.

Ilustração de 1 boleto com símbolo de exclamação.

Verifique seu contrato atual

Débitos pendentes na operadora atual não impedem a portabilidade, mas é importante conferir se não há fidelidade ou multa por quebra de contrato.

Ilustração de uma seta saindo do mascote da Vivo e apontando para um smartphone.

A portabilidade é apenas numérica

Verifique com a sua operadora atual quais serviços serão cancelados ou não com a portabilidade.

Ilustração de agenda de eventos

Existe uma data ideal para solicitar

O ideal é fazer a portabilidade perto da data de vencimento da sua conta antiga, assim você não precisa pagar duas faturas no mesmo mês.


ícone de uma placa amarela triangular com uma exclamação roxa ao centro ícone de uma placa amarela triangular com uma exclamação roxa ao centro

A partir de Abril de 2023, após o pedido da Portabilidade ser solicitado pelo cliente, será necessário responder a um SMS confirmando a ação para que a mesma seja concluída. Em caso de negativa ou não resposta, o pedido será cancelado, caso tenha algum problema ligue no 1058 


Veja o passo a passo de como fazer a portabilidade:

Ilustração de dois aparelhos com o Vivinho na tela

Planos Pós ou Controle

Confira
Ilustração de um Vivo Chip

Planos Vivo Easy ou Pré-Pago

Confira
Ilustração de uma seta indicando o telefone.

Vivo telefone fixo

Confira

Trazer seu número para a Vivo é muito simples

Confira o passo a passo de como fazer a portabilidade e aproveitar todos os benefícios.

Mais dúvidas sobre portabilidade

  • É possível solicitar a portabilidade das seguintes maneiras: 

    Linhas Pré-Pago | Vivo Easy

    • Enviar um SMS para 90015 com a palavra PORTABILIDADE
    • Ir até uma loja Vivo;
    • Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142.

    Linha Pós | Controle

    • Ir até uma loja Vivo;
    • Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 1058;
    • Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142;

    Linha Fixa

    • Ir até uma loja Vivo;
    • Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 10315
  • Para solicitar a portabilidade presencialmente da sua linha atual para a Vivo, vá a uma de nossas lojas, com CPF e RG originais em mãos, e leve também uma fatura da linha da concorrente (em caso de linha Pós e Controle). Na loja você poderá adquirir um Vivo Chip e solicitar a portabilidade para um de nossos atendentes. 

    Importante: somente o titular da linha poderá pedir a portabilidade. Essa é uma regra que vale para todas as operadoras.

  • Para descobrir qual é a operadora de um número de celular, consulte o site da ABR Telecom (Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil).

  • Se você selecionou assinar um plano Controle ou Pós, não precisará pagar nada. Já clientes Pré, precisam pagar pela compra do novo Chip Vivo

  • Se você adquirir a portabilidade através do nosso site ou do nosso Televendas, você receberá seu Vivo Chip em sua casa. A partir daí, basta você colocar seu SIM card no celular e realizar uma primeira chamada e pronto, você ativou sua linha temporária com a Vivo e já pode utilizar os benefícios da Vivo.

    A partir do momento que sua linha temporária estiver ativa, a portabilidade do número acontecerá em até 3 dias úteis. A portabilidade só é concluída após ativação da linha provisória.

    Etapas de ativação do Vivo Chip:

    1. Desligar o aparelho e inserir o Vivo Chip;
    2. Se o aparelho tiver slots de chip, colocar somente 1 sim card e sempre no slot 1;
    3. Ao ligar o aparelho você deve seguir as orientações na tela. Em aparelhos muito antigos pode ocorrer alguma instabilidade nessa etapa;
    4. Durante o processo pode ser necessário reiniciar o aparelho até 2 vezes;
    5. Por fim, basta fazer uma chamada para um amigo ou familiar, que sua linha temporária será ativada.

    Algumas observações:

    • Essa ativação deve ser realizada entre 6h e 23h.  Fora desse período, a ativação do chip estará indisponível.
    • A ativação não funciona em roaming internacional.
    • Mesmo que você não realize a chamada para concluir a ativação, ela poderá acontecer de forma automática após 7 dias do recebimento do chip.

    Caso tenha dúvidas, ligue gratuitamente para Central de Relacionamento *8486 de um celular Vivo cadastrado ou 1058 de qualquer telefone, vou vá a uma loja Vivo. Pessoas portadores de necessidades especiais de fala/audição podem ligar 142.

  • Pode ser negado pelo operadora atual:

    • Caso a linha esteja inativa (ex: cancelada ou suspensa) na operadora atual;
    • Caso o CPF informado não seja o CPF titular da linha na operadora atual.;
    • Caso a linha esteja em um CNPJ na operadora atual e a solicitação na Vivo seja de um CPF.

    Também pode ser negado pela ABR TELECOM
    (Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil) por:

    • Caso os dados informados estejam incompletos ou errados;
    • Caso exista um pedido de portabilidade para este número simultaneamente (seja dentro da Vivo ou seja em outra operadora);
    • Caso seja solicitado portabilidade de um serviço móvel para um número fixo ou vice-versa;
    • Caso a portabilidade seja solicitada para um DDD diferente do DDD atual do número;
    • Caso seja solicitada uma portabilidade para um número que esteja em posse da Vivo.
    1.  Caso o número a ser portado esteja cancelado na sua operadora atual, basta reativar sua linha na sua operadora atual e contatar a Vivo para reagendar sua portabilidade, indo até uma loja ou em um dos nossos canais de atendimento.

    2. Caso o CPF informado não seja o titular na operadora origem:

      - Opção 1: Pedir ao titular da linha que faça o pedido de portabilidade e ao concluir o processo ir até uma loja da Vivo e trocar a titularidade.

      - Opção 2: Trocar a titularidade da linha para o seu CPF na sua operadora atual e, quando concluído, solicitar a portabilidade para Vivo.

    3. Caso a linha for bloqueada por estar cadastrada em um CNPJ na operadora atual e queira trazer como CPF, primeiro você precisa migrar sua linha para o CPF na sua operadora atual e depois solicitar a portabilidade para Vivo.

    Caso sua portabilidade não seja concluída por algum desses motivos e não for resolvida dentro de 30 dias, seu pedido será cancelado.

  • O prazo mínimo regulamentado pela ANATEL para finalizar o processo de portabilidade é de 2 dias úteis + 1 dia (útil ou não), não sendo possível antecipar este prazo.

    Você poderá agendar sua portabilidade entre 3 e 30 dias, podendo reagendar seu pedido através dos nossos canais de atendimento ou em uma loja Vivo.

    Observação: A solicitação de reagendamento poderá ocorrer a qualquer momento desde que seja feita até 4 horas antes do início da data/hora que está agendada a portabilidade.