Depois de anos com poucos lançamentos oficiais da Sony e da Microsoft, a nova geração de consoles finalmente chegou, trazendo o que há de mais avançado na tecnologia de games. 

Isso inclui placas de vídeo avançadíssimas, maior poder de processamento, armazenamento SSD e mais memória RAM. Os avanços foram aplicados até mesmo nos controles e acessórios. 

Vamos conferir esse novo e incrível universo de PS5 e Xbox Series S?

A mais nova geração do PlayStation: PS5

Aguardado por muitos, o PlayStation 5, ou PS5, chegou ao Brasil em 19 de novembro de 2020, sete anos após o seu antecessor, o PS4. O novo console vem em duas versões: o PS5 Digital Edition e o PS5 com leitor Blu-Ray HD. 

Em relação à capacidade de processamento, ambos são idênticos. No entanto, por não possuir uma unidade de disco, o Digital Edition segue como a alternativa mais barata.  

Dito isso, enquanto no console tradicional há a opção de utilizar a sua coleção de mídia física e reproduzir os jogos do PS4, na versão Digital Edition você adquire jogos por meio da PlayStation Store ou do serviço de assinatura PlayStation Plus.

Imagem do PS5 Imagem do PS5

PlayStation 5: especificações técnicas

Você já sabe que as duas versões da nova geração do PS5 possuem as mesmas capacidades técnicas. Mas, afinal, quais são elas?

Anunciadas pelo arquiteto do console, Mark Cerny, no blog da PlayStation, as funcionalidades incluem uma grande capacidade de armazenamento SSD, de 825 GB.

Além disso, o novo console possui um processador gráfico de 10,28 Tflops, 36 CUs e 2.23 GHz, com arquitetura Custom RDNA 2. A resolução máxima de jogos chega a 8K, e as imagens suportam tecnologias HDR e HDR10. 

Em relação à unidade central de processamento (CPU), a Sony adicionou ao console uma AMD Zen 2 de 8 núcleos, com frequência de 3.5 GHz, além de 16 GB de memória RAM. 

Outro ponto que chama atenção é a dedicação que a Sony teve em relação à qualidade do som. O novo sistema de áudio 3D, Tempest Engine, garante mais fidelidade e qualidade. 

Por fim, em abril de 2021, a fabricante lançou algumas atualizações para o PS5. Entre elas, estão o armazenamento de jogos em HD e a mudança automática do modo HDR para títulos que não possuem a tecnologia. 

O Share Play também ganhou um upgrade e, agora, os usuários podem compartilhar a tela com quem possui PS4.

Retrocompatibilidade

Se você possui um PS4, deve estar preocupado(a) em relação à retrocompatibilidade da nova geração de consoles. Isto é, se os seus jogos do PS4 vão rodar no PS5. 

Felizmente, a notícia é boa.

Alguns jogos precisarão de uma atualização específica para rodar no PS5, mas a biblioteca quase completa da PlayStation poderá ser aproveitada, com exceção dos seguintes jogos: 

  • DWVR;
  • Afro Samurai 2: Revenge of Kuma Volume One;
  • TT Isle of Man - Ride on the Edge 2;
  • Just Deal With It;
  • Shadow Complex Remastered;
  • Robinson: The Journey;
  • We Sing;
  • Hitman Go: Definitive Edition;
  • Shadwen;
  • Joe's Diner.

Assim sendo, para rodar um jogo do PS4 no PS5 com unidade de disco, basta inseri-lo. Já em relação ao Digital Edition, você precisará fazer download do título do PS4 no PS5. 

Acessórios do PS5

Além do console, a Sony lançou três acessórios. São eles:

Headset Pulse 3D

Além de apresentar um design bonito, o Pulse 3D da Sony é resistente, possui bom custo-benefício e traz uma boa qualidade de áudio 3D. 

Imagem de headset do PS5 Imagem de headset do PS5

O dispositivo também é adaptável.

Isso significa que você pode utilizá-lo por meio de uma entrada de 3.5 mm (P2), no PS VR e em outros aparelhos de áudio compatíveis. E também via um adaptador wireless que funciona tanto no PS5 quanto no PS4 e no computador. 

O produto possui uma bateria integrada que pode ser carregada por um cabo USB-C e dura até 12 horas. Inclusive, ao adquiri-lo, você leva esse adaptador sem fio (imagem abaixo), bem como o cabo USB-C e um cabo de áudio.

Imagem de Pendrive Imagem de Pendrive

Na lateral esquerda do dispositivo, perto da espuma, há uma variedade de botões:

  • Game;
  • Chat;
  • Monitoramento de áudio;
  • Volume;
  • Botão para mutar;
  • As entradas para USB-C e 3.5 mm;
  • Botão para ligar e desligar o headset.

Entretanto, falando em espumas, em uma resenha do site Wired, o headset Pulse 3D deixou uma impressão desfavorável em dois quesitos: a fragilidade das almofadas de ouvido e a falta de conexão Bluetooth.

“As almofadas parecem finas e rígidas. Em vez de descansar confortavelmente em volta das minhas orelhas, elas parecem mais copos de plástico, com uma pequena quantidade de amortecimento”, afirma o revisor de produtos, Eric Ravenscraft. 

No entanto, vale lembrar que, tratando-se de headset gamer, é delicado se basear em avaliações alheias, pois cada jogador ou jogadora se adapta de maneira diferente ao produto.

E aí, está pensando em investir no Pulse 3D da Sony? Então confira imagens e outras informações técnicas no Vivo Shopping.

Câmera HD Playstation 5

Depois do headset Pulse 3D, chegou o momento de falar da câmera HD do PlayStation 5, um hardware interessante para quem deseja transmitir gameplays. Em contrapartida, é um produto dispensável para quem não produz conteúdo ou não é streamer.

Além de duas lentes que chegam a 1080p, a câmera possui uma tecnologia capaz de desfocar o background ou removê-lo. Muito útil para quem deseja colocar um fundo específico, enquanto realiza um streaming direto do PS5.

Imagem de câmera de movimento Imagem de câmera de movimento

Além disso, como o próprio nome sugere, a resolução do vídeo é em full HD. A transmissão ocorre em 30 ou 60 fps, e a conexão é realizada via USB 3.0. Portanto, se você é uma pessoa que detesta fios e levanta a bandeira da conexão Bluetooth, ela não é o produto mais indicado. 

Já em termos visuais, a câmera segue uma linha minimalista, é ajustável e pesa em torno de 200 g. Ou seja, a versatilidade é um de seus pontos fortes. Com um stand próprio, ela pode ser posicionada em cima ou embaixo da TV ou monitor gamer

No entanto, é importante saber que esta câmera não é compatível com a experiência PS VR. 

Como instalar a câmera do PS5?

Um outro ponto positivo acerca da câmera HD do PlayStation 5, além do fato de apresentar um preço acessível, é que ela é nativa do console. Isso significa que a instalação é extremamente fácil: 

  1. Conecte a câmera em uma das portas USB-A do PS5;
  2. Utilizando o controle, procure por “Configurações”, no menu do console;
  3. Clique na opção “Acessórios” e depois em “Câmera”;
  4. Por fim, selecione “Câmera HD” e, depois, o campo “Ajustar câmera HD”.

Depois de instalar a câmera do PS5, iniciar uma transmissão é um processo ainda mais simples e intuitivo: 

  1. Aperte o botão “Create” do controle do PS5;
  2. Selecione a opção “Iniciar transmissão”;
  3. Agora, basta fazer login na plataforma de streaming que você deseja;
  4. Por fim, sua imagem ficará em um dos cantos da tela, posicionada “por cima” do gameplay. 

Controle do PS5, o DualSense

Outro acessório que você pode encontrar na Loja Vivo é o controle do PS5 DualSense, considerado por muitos como o maior avanço da nova geração de consoles. 

Além de ser um pouco maior que seu antecessor (o DualShock 4), o novo controle é muito bonito e possui um feedback de vibração háptico, especificamente nos trickers (L2 e R2). 

Inclusive, todos os botões do DualSense fazem menos barulho e são mais baixos que os do DualShock 4, o que resulta em uma resposta mais rápida durante o jogo. Já os botões L1 e R1 são consideravelmente maiores, trazendo mais ergonomia ao produto. 

Controle do PS5 Controle do PS5

Tratando-se dos analógicos, na época do lançamento, vários jogadores relataram, em redes sociais para gamers, problemas de drift. Isso é, mesmo quando em posição neutra, os botões ficavam enviando algum tipo de comando. 

No entanto, nas versões mais recentes do controle — Nova Pink, Galactic Purple e Starlight Blue —, essas peças problemáticas foram substituídas por componentes com maior vida útil e desempenho mais suave, como informa o blog Meu PlayStation.

Além disso, assim como no controle do PS4, o DualSense possui um touchpad e um speaker integrado de alta qualidade, bem como um botão para mutá-lo. 

Outra característica que vale ressaltar é que o controle é wireless e possui uma entrada USB-C. Ou seja, funciona à bateria, ao contrário do controle do Xbox Series S.

Por fim, se você ainda tiver muito apego ao DualShock 4, é importante dizer que ele funciona no PS5 com jogos compatíveis do PS4, segundo a própria Sony

Já os jogos criados para o PS5 só podem ser jogados com o novo DualSense.

PS5: jogos exclusivos

Depois de conhecer os consoles, bem como os acessórios fabricados pela Sony para acompanhá-los, está na hora de dar uma olhada em alguns jogos que aproveitam o melhor da tecnologia do PlayStation 5.

God of War: Ragnarök

Plataformas: PS4 e PS5

Ainda não há uma data de lançamento para God of War: Ragnarök, mas o título já possui duas indicações de “jogo mais aguardado” pelo The Game Awards, edições 2020 e 2021. Aliás, isso não é surpresa para ninguém, não é mesmo? Afinal, estamos falando de Kratos. 

Cena do jogo God of War Ragnarok Cena do jogo God of War Ragnarok

Para quem nunca acompanhou a série, God of War baseia-se na mitologia nórdica. A palavra Ragnarök, nome do novo jogo, significa destino e resume, de certa forma, uma série de eventos que resultaram no fim do mundo.

No novo episódio, veremos Kratos e seu filho Atreus enfrentando inimigos, como Thor e Freya, que busca vingança após Kratos matar seu filho Baldur.

Desenvolvido pela Santa Monica Studio, o nono e esperadíssimo título da série God of War deverá ser lançado ainda em 2022. Até lá, os fãs que se segurem.

Horizon Forbidden West

Plataformas: PS4 e PS5

Lançado em fevereiro de 2022, Horizon Forbidden West era um dos jogos mais esperados desde a chegada da nova geração de consoles. No trailer, o título, que sucede Horizon Zero Dawn, prometia uma jogabilidade envolvente, em uma ambientação vasta e exuberante. 

Imagem do jogo Horizon Imagem do jogo Horizon

É seguro dizer que Horizon Forbidden West está cumprindo expectativas, se levarmos em consideração que ele foi lançado há pouco no mercado.  

Prova disso é que críticos de sites como GameSpot e IGN, por exemplo, estão avaliando o jogo com notas entre oito e nove, enquanto o site Metacritics atribuiu uma pontuação de 88 para o game.

Sobre o jogo, tal como em Horizon Zero Dawn, você continuará controlando a caçadora Aloy e lutando contra máquinas mortíferas que, em um mundo pós-apocalíptico, governam a América Ocidental. No entanto, nossa heroína estará mais velha e experiente. 

Nova geração do Xbox

Depois desse tour pelo universo da Sony, chegou a vez de abrir espaço para compreender o que a Microsoft preparou para os consumidores em relação aos consoles da nova geração.

O Xbox Series S foi lançado em 10 de novembro de 2020 e, assim como o PS5 Digital Edition, é completamente digital. Ou seja, não possui leitor de disco. 

Totalmente branco, incluindo o controle (Robot White), o console foi definido pela Microsoft da seguinte maneira: “desempenho de última geração no menor Xbox de todos os tempos”. E, de fato, ele é bem compacto, trazendo um visual que possui similaridades com uma caixa de som.

Xbox Series S: especificações técnicas

No que diz respeito às especificações técnicas, o Series S possui um armazenamento interno SSD NVME personalizado de 512 GB, uma CPU AMD Zen 2 de 8 núcleos a 3.6 GHz (3,4 GHz com SMT) e uma resolução de jogos de 1440p. 

No entanto, o console faz um upscaling. Em outras palavras, simula a imagem em uma resolução mais alta do que a original. Ótimo para quem for jogar em um monitor ou TV 4K, por exemplo.

Além disso, o console conta com memória de 10 GB, barramento de 128 BITS, GPU RDNA 2 personalizado de 4 Tflops, 20 CUs a 1.565 GHz e uma meta de desempenho de até 120 FPS. 

O Series S é compatível com os acessórios de jogos do Xbox One e traz um tempo de resposta bem rápido. Junto com o videogame, você recebe também controle, cabo de força, um HDMI de alta velocidade e dois manuais impressos.

Acessórios para Xbox Series S

Tal como a Sony, a Microsoft também lançou produtos para acompanhar o Xbox Series S. Estamos falando do controle do Series S e do Beoplay Portal, headset da Microsoft.

Controle do Series S

O controle do Series S pode ser considerado uma versão mais atualizada do que acompanhava o Xbox One. Lançado em duas cores, um branco (Robot White) e outro preto (Carbon Black), é um pouco menor que o precedente, segundo a Microsoft. No entanto, os gamers que já o possuem não identificaram essa diferença.

Em relação a melhorias, o que pode ser claramente percebido entre gerações é a existência de um novo botão no centro do controle, destinado a criar conteúdo para ser compartilhado. Em outras palavras, salva screenshots e grava vídeos curtos. 

Todavia, as duas grandes diferenças estão na nova textura dos botões LT, RT, LB e RB, que resulta em uma aderência melhor: o dedo não escorrega. Além disso, o direcional digital está mais rápido e preciso. 

Por fim, apesar de ser o controle do Series S, o novo periférico funciona também em Xbox One, Windows 10 e Windows 11.  

Imagem do controle do Xbox series S Imagem do controle do Xbox series S

Depois do lançamento da nova geração do Xbox, a Microsoft anunciou, em agosto de 2021, a chegada de outras três versões de cores do controle Xbox S no mercado brasileiro. Os modelos custam, geralmente, mais caro que os tradicionais Robot White e Carbon Black:

Beoplay Portal, headset da Microsoft

Entre os acessórios para Xbox Series S está o Beoplay Portal, headset da Microsoft. O periférico foi criado em parceria com a marca dinamarquesa de equipamentos de luxo Bang & Olufsen. Sendo assim, você deve imaginar que não se trata de um item barato. 

Para se ter uma ideia, em alguns varejistas, ele chega a custar até mais do que o próprio console. No entanto, se você puder pagar, terá a certeza de adquirir um produto de qualidade.

“Embora ofereça uma estética sofisticada e possa ser usado ​​em qualquer situação, o headphone também oferece acesso fácil a recursos como customizar o equilíbrio entre jogo e bate-papo, além de mutar e alterar o volume no próprio headset ou por meio do aplicativo”, explica Adam Bankhurst, do portal IGN

Imagem do heaset Beoplay Imagem do heaset Beoplay

Apesar da nova geração do Xbox ter sido lançada em 2020, o acessório tornou-se disponível somente em abril de 2021, em três cores: preto, cinza e azul.

O Beoplay Portal é o primeiro produto de uma série de acessórios com foco em qualidade, performance e segurança. Além disso, o headset também é compatível com PCs e dispositivos móveis, por meio da conexão Wireless, cabo P2 (3,5 mm) ou USB-C.

Por fim, em comparação ao headset Pulse 3D, que contém dois microfones embutidos, o Beoplay Portal traz apenas um. Sua bateria dura de 12 a 24 horas, dependendo do uso.

Jogos exclusivos do Xbox Series S

Como mencionamos dois jogos que mostram a potência da nova geração do PlayStation, analisamos também dois jogos exclusivos do Xbox, que aproveitam todo o poder do Series S.

Halo Infinite

Plataformas: PC, Xbox One e Xbox Series X/S

Sexto título da franquia Halo, o jogo Halo Infinite sucede Halo Wars 2. Desenvolvido pela 342 Industries e publicado pela Xbox Games Studios, foi lançado em dezembro de 2021. No mesmo ano, ganhou o prêmio “Voz dos Jogadores”, pelo The Game Awards.

Halo Infinite foi um dos games mais esperados entre os fãs de Xbox. Trata-se de um jogo FPS, que dispõe de dois modos: multiplayer e single-player. A boa notícia é que o modo multiplayer é gratuito.

Cena do jogo Halo Infinite Cena do jogo Halo Infinite

No jogo, que se passa no anel de Halo, o destino da humanidade está em perigo. Você, como Master Chief, deve enfrentar os Banidos, inimigos implacáveis. E fará isso com a ajuda da proteção da armadura MJOLNIR GEN3, enquanto explora um incrível mundo aberto.

Como era de se esperar, as críticas foram favoráveis. Sites especializados como IGN, GameSpot e Destructoid deram nota 9 para o título. Já o Metacritics acordou que o jogo merece nota 87.  

Gears 5

Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series S/X

Gears 5 é o sexto título da série Gears of War e a continuação de Gears of War 4. Lançado em 6 de setembro de 2019, obteve três indicações no The Game Award e uma no BAFTA Games Award. 

Desenvolvido pelo estúdio canadense The Coalition, é um título exclusivo da Microsoft, rodando apenas em Xbox One, Xbox Series S e X e Microsoft Windows. 

Imagem do jogo Gears 5 Imagem do jogo Gears 5

Em termos de narrativa, para o sexto título da série, The Coalition decidiu mudar o foco de JD Fenix para Kait Diaz, uma descendente da estranha Locust. No jogo, um third-person shooter, a missão da heroína é salvar a própria mãe. 

E parece que a mudança deu certo. Na época que foi lançado, “Gears 5 teve o maior lançamento first-party do Xbox desde Halo 4, em termos de número de jogadores”, como informou a IGN Brasil. 

Qual o melhor console da nova geração?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida.

O Xbox Series S é uma boa opção para você entrar na nova geração, se considerarmos o baixo custo, quando comparado aos outros modelos. Além disso, traz a possibilidade de assinar o Xbox Game Pass, para ter acesso a um bom catálogo de jogos.

Ao adquiri-lo, você poderá utilizar diversos jogos do Xbox original, Xbox 360 e Xbox One, que receberão patches de atualização para ficarem melhores no novo modelo. 

No entanto, não se esqueça: como o aparelho é inteiramente digital, vale investir em uma internet de boa qualidade, para não perder muito tempo fazendo download de jogos. Para isso, nada melhor do que um plano rápido, como Vivo Fibra.

Até a próxima!