Ter uma boa conexão de rede, mais do que nunca, é fundamental. No entanto, você sabe como melhorar a internet? Não é difícil e existem várias dicas que podem te ajudar a ter uma conexão de ponta para assistir séries e filmes, conversar com os amigos por chamada de vídeo, jogar partidas multiplayer e muito mais.

Aqui, vamos contar um pouco sobre os principais problemas que as pessoas têm com a internet e o que você pode fazer para resolvê-los. A partir dessas informações, temos certeza de que ficará mais fácil saber como melhorar a internet. Vamos lá?

Como melhorar a velocidade da internet

A conexão lenta acontece quando você navega na internet com uma rede bem mais devagar do que o esperado. Isso afeta não só a sua produtividade, já que te faz demorar mais para realizar as suas tarefas, como te atrapalha no entretenimento — jogar, assistir ou ouvir streaming.

Existem alguns motivos que contribuem para uma conexão ficar lenta, por exemplo:

  • Roteador/modem mal posicionado: o ideal é sempre manter o roteador em um espaço amplo e no alto, assim o sinal se espalha mais facilmente pela casa
  • Cuidado com repetidores: se você tem uma casa grande e depende de repetidores, isso requer atenção na escolha do equipamento certo. Até porque alguns aparelhos não retransmitem a exata velocidade contratada, o que pode deixar a sua conexão lenta. A solução é optar por dispositivos inteligentes, como o Repetidor Vivo Smart Wi-Fi
  • Vários aparelhos conectados ao mesmo tempo: se na sua casa muitos aparelhos ficam conectados ao mesmo tempo, isso pode atrapalhar a sua conexão. Você pode escolher quais produtos devem ficar conectados em cada banda, deixando, por exemplo, as de 5 GHz para a TV e videogame, enquanto o celular e tablet ficam na 2.4 GHz.
ícones representando falta de sinal de wi-fi

Como melhorar a conexão da internet

Um problema que de vez em quando acontece é a perda de conexão, que é quando há uma quebra da comunicação entre o modem e o roteador. Imagina só: você está fazendo uma apresentação importantíssima do trabalho ou no meio de uma reunião e de repente o sinal da internet cai. Não dá, né?

Nesse caso, como melhorar a internet? É bem simples. Para evitar conexão perdida, geralmente desligar o modem e o roteador por alguns segundos e depois religá-los é o suficiente para restabelecer a internet.

Não se esqueça que manter a conexão sempre protegida é uma maneira de não haver interrupções. Crie sempre uma senha forte usando números, letras e caracteres especiais e não a compartilhe com qualquer pessoa.

No iPhone, por exemplo, você nem precisa dizer a senha para outra pessoa que também tenha um celular da Apple. 

Quando ela for se conectar à rede, é só aproximar o seu celular ao da outra pessoa e tocar em uma aba que vai aparecer de compartilhamento de senha. Após fazer isso, qualquer outro dispositivo da Apple vinculado ao ID daquela pessoa vai poder se conectar à sua rede sem problemas. Bacana, não?

Como melhorar a internet: conexão travando

Internet está travando? Destrave com nossas dicas!

A conexão travando é muito parecida com a conexão lenta. Você sente dificuldade para mandar arquivos, a série fica travando a cada cinco minutos. É complicado, não é? As dicas de como melhorar a internet são as seguintes:

  • Vários aparelhos conectados ao mesmo tempo: evite deixar vários dispositivos conectados à internet ao mesmo tempo se a conexão não é tão boa. Escolha quais equipamentos devem ficar conectados em cada banda, deixando as de 5 GHz para dispositivos que consomem mais internet, enquanto aqueles usados para navegar nas redes sociais ficam na 2.4 GHz
  • Roteador/modem mal posicionado: o ideal é sempre manter o roteador em um espaço amplo e no alto para que o sinal se espalhe mais facilmente pela casa
  • Cuidado com repetidores: quem tem casa grande e precisa de repetidores precisa escolher esses aparelhos com atenção. Até porque alguns equipamentos desse tipo não retransmitem a exata velocidade contratada, permitindo que a internet trave. O ideal é escolher aparelhos inteligentes, como o Repetidor Vivo Smart Wi-Fi. 

Diferenças entre conexões 2.4 GHz e 5 GHz

O jeito mais fácil de explicar essas duas bandas de conexão é as comparando com uma corrida. A frequência 5 GHz te faz correr o mais rápido possível, funcionando apenas em corridas de curta distância. Já a frequência de 2.4 GHz te ajuda a correr a maior distância possível, só que em uma velocidade menor.

Se você trocar a palavra corrida, por internet, está aí a explicação. A banda de 5 GHz é ideal para assistir àquele filme em 4K, jogar jogos online ou garantir a conexão perfeita para uma videoconferência do trabalho.

A banda de 5 GHz é mais bem aproveitada na sala ou no escritório, onde você precisa de uma conexão mais veloz e a uma curta distância, no caso do nosso exemplo, apenas sala ou escritório.

A banda 2.4 GHz, por sua vez, foi feita para responder mensagens no WhatsApp, usar as redes sociais, ler notícias e tudo o que for relacionado a atividades simples e rotineiras na internet.

Essa é a conexão que vai garantir a cobertura por toda a sua casa, já que o sinal dela chega mais longe.

Imagem de um homem sorrindo enquanto usa um notebook e um smartphone Imagem de um homem sorrindo enquanto usa um notebook e um smartphone

[BÔNUS] Melhores planos de internet banda larga com fibra ótica

Se você está cansado e quer resolver de uma vez por todas a sua perda de conexão ou internet lenta e travada, o ideal é mudar para os planos da Vivo Fibra

Com o plano 200 Mega, você garante downloads de até 200 MB por segundo e upload de até 100 MB. Para quem precisa de ainda mais potência, o plano 300 Mega traz download de até 300 MB por segundo e 150 MB de upload. Demais, não é?

A Vivo também ajuda a melhorar a sua internet com o aplicativo Smart Wi-Fi. Com ele é possível:

  • Mudar a senha do seu Wi-Fi
  • Gerenciar os dispositivos conectados
  • Fazer o teste de velocidade da sua rede
  • Escolher quais dispositivos rodam em cada banda
  • Excluir dispositivos que você não reconhece e estejam usando a sua internet
Com o Smart Wi-Fi da Vivo também é possível criar uma rede para convidados, assim você compartilha a sua internet, mas sem atrapalhar a sua conexão de banda larga em outras atividades, como trabalhar ou ver séries.

Leia mais

Ainda tem dúvidas de como melhorar a internet? Então, confira um guia de perguntas frequentes sobre as dúvidas com o Wi-Fi. Acesse e descubra como trocar a senha do Wi-Fi, como aferir a velocidade do sinal, como ocultar a sua rede ou como saber que está conectado à sua internet.

É um conteúdo exclusivo com ainda mais dicas de como melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi e garantir que você esteja sempre aproveitando ao máximo a sua internet.

Gostou das dicas? Não perca mais tempo e dê um upgrade na sua internet com o Vivo Fibra

Até breve!  

Leia também