Contar com ergonomia no home office é muito importante, não só para desenvolver um bom trabalho, mas para preservar a sua saúde, tanto no médio quanto no longo prazo — ainda mais nos tempos de hoje, em que muitas empresas vêm adotando essa modalidade.

E a tendência é que o trabalho remoto seja cada vez mais utilizado. Porém, muitas pessoas ainda não sabem como fazer a ergonomia. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre quais atitudes devem ser tomadas e acessórios que podem auxiliar nessa tarefa. Quer saber mais? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é ergonomia no trabalho?

Ergonomia é a ciência que estuda a relação do ser humano com suas condições de trabalho, por meio de regras que proporcionam mais comodidade e segurança — evitando, por exemplo, que você adquira patologias específicas referentes à sua função.

Em outras palavras, ela busca minimizar os riscos de um acidente ou problemas de saúde gerados pelas condições inadequadas do ambiente, além de oferecer mais conforto e comodidade durante o expediente.

E essa ergonomia pode ser adquirida por meio de várias adequações no ambiente, algumas delas são:

  • Iluminação do ambiente;

  • Circulação de ar;

  • Postura corporal;

  • Níveis adequados de ruídos;

  • Temperatura do ambiente;

  • Disposição e altura correta dos móveis;

  • Espaço adequado;

  • Equipamentos e ferramentas eficientes;

  • Cadeiras confortáveis.

Essas são apenas algumas condições que devem ser analisadas para evitar situações que possam afetar a sua saúde, principalmente se você trabalha por muitas horas executando a mesma função.

Imagem de mulher n sofá com postura errada

Qual a importância de ter ergonomia no home office?

A ergonomia tem como principal fator, a preocupação com as condições de trabalho de todos que fazem parte do ambiente. 

Ela é importante para garantir que todos os funcionários estejam em segurança e fora das margens de risco de desenvolver alguma doença ou sofrer algum trauma por meio das tarefas executadas.

E as correções implantadas por essa ciência proporcionam benefícios tanto para os colaboradores — que mantém a sua saúde física e mental — quanto para a empresa, que garante mais eficiência humana.

Com funcionários trabalhando com a saúde em dia e de maneira otimizada, as chances de entregarem melhores resultados aumentam e, consequentemente, o crescimento da empresa acontecerá de forma natural.

Exemplos de ergonomia

A ergonomia é dividida em três categorias: 

  • Física;

  • Organizacional;

  • Cognitiva. 

Abaixo, vamos explicar cada uma e como elas podem beneficiar a qualidade do trabalho.

Ergonomia Física

A ergonomia física é responsável por todas as condições biomecânicas, fisiológicas e anatômicas no ambiente, prevenindo que você corra riscos de desenvolver algum distúrbio físico relacionado à sua função.

Alguns aspectos que são analisados nessa categoria: integridade muscular e articular, correção dos movimentos e postura, cuidados com a espinha dorsal, entre outros.

E existem métodos específicos que podem ser adotados para garantir essa ergonomia física no home office. Vamos explicar alguns deles abaixo.

Ilustração de formas corretas e incorretas de postura

Equipamentos corretos

Utilizar equipamentos inadequados pode ser bastante prejudicial, não só à saúde — criando o risco da pessoa adquirir alguma doença laboral —, mas também ao desenvolvimento do trabalho.

O ideal é investir em materiais que aprimorem as condições mecânicas, que preservem sua postura e anatomia. Alguns dos itens que devem estar presentes no ambiente são:

  • Cadeiras adequadas e confortáveis;

  • Suportes devidamente instalados;

  • Altura certa das ferramentas de trabalho — monitor, por exemplo;

  • Mesas posicionadas corretamente;

  • Apoio adequado para pés e pulsos.

Iluminação adequada

A iluminação é outro fator fundamental para garantir uma ergonomia no home office. Luminosidade muito baixa, ou alta demais, pode prejudicar a visão no longo prazo e causar danos irreversíveis.

O ideal é que a iluminação natural seja bem utilizada e, uma dica para garantir isso, é um ambiente com janelas maiores e bem distribuídas. Quanto à artificial, utilizar lâmpadas que não exigem tanto esforço de sua visão, como as de LED.

Incentivo a práticas saudáveis

A maioria das pessoas passa a maior parte do dia trabalhando. E, no home office, as oportunidade de descuidos em relação à saúde são maiores, já que o acesso ao conforto proporcionado pelo lar será em tempo integral.

Com isso, pode acontecer de você cair na tentação de comer fora do horário ou se alimentar de lanches rápidos e não tão benéficos à saúde. Além disso, as chances de se comportar de maneira sedentária aumentam com o conforto do lar disponível 24h por dia. 

O ideal é que você faça algumas pausas durante o dia para se movimentar, alongar o corpo, comer adequadamente, descansar, hidratar-se corretamente ou até mesmo tirar alguns minutos para fazer um exercício físico.

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Atenção às responsabilidades

Quando estiver trabalhando em home office tenha cuidado para não acabar se sobrecarregando com acúmulo de funções ou responsabilidades. 

Tenha certeza de que os serviços estão sendo bem distribuídos para que não haja uma sobrecarga durante o expediente que te faça ter que trabalhar além do horário determinado pela empresa.

Organização e comunicação

Mantenha seu ambiente de trabalho organizado. Isso vai facilitar na hora de desenvolver seu trabalho, sem perder tempo procurando alguma ferramenta ou documento importante, além de evitar o estresse gerado pela dificuldade em encontrar algum item.

Do mesmo modo, você deve ter canais estáveis e eficientes de comunicação com a equipe de trabalho e seus superiores. Isso vai permitir que solucione problemas, discuta ideias e realize reuniões de maneira mais otimizada.

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Imagem de homem usando apoio para notebook

Ergonomia organizacional

A ergonomia organizacional no home office é responsável por analisar como as funções estão sendo executadas, a eficiência das ferramentas e do “modus operandi” adotado durante a realização das tarefas, seja no trabalho presencial ou remoto.

Você deve buscar por caminhos que facilitem suas atividades, além de promover rotinas que evitem prejuízos à saúde. E isso pode ser feito conforme as dicas abaixo.

Gerenciando o tempo

Faça pausas programadas para que não passe o tempo todo em uma posição só, principalmente se você trabalha sentado e em frente a um computador. Isso pode trazer sérios riscos de lesão nas costas, mesmo com a postura adequada.

Variando as tarefas

Alternar as tarefas para não fazer o mesmo tipo de serviço por muito tempo, levando seu corpo à exaustão e à possibilidade de desenvolver algum trauma referente ao esforço repetitivo.

Evitando sobrecarga

Caso esteja sentindo alguma sobrecarga com as tarefas, entre em contato com seus superiores e exponha a situação. Acúmulo de funções ou de trabalho pode gerar um nível de estresse muito alto, prejudicando sua saúde física e mental.

Promovendo segurança

A segurança no trabalho é fundamental. Portanto, atente-se às situações que possam provocar algum tipo de acidente, mesmo que esteja em home office. Caso precise de ajuda para entender como trabalhar de maneira segura, procure os responsáveis por esse setor na empresa em que trabalha e busque orientação.

Imagem de mulher se esticando no home office

Ergonomia cognitiva

Essa categoria trabalha com as funções cognitivas, sendo responsável por preservar sua saúde mental e bem-estar, por meio de um estudo das condições de trabalho e o impacto que as ferramentas utilizadas têm sobre quem as utiliza.

Ela serve para evitar que você trabalhe em excesso, passando por episódios de estresse e cansaço, além do desenvolvimento de síndromes e outros transtornos. 

Para combater isso, é necessário elaborar sistemas que proporcionem mais conforto e otimizem sua produtividade. Veja abaixo como promover mais ergonomia cognitiva no home office.

Faça intervalos

Realize intervalos entre uma tarefa e outra, para evitar que sua concentração diminua gradativamente devido ao cansaço. 

Dessa maneira, você conseguirá produzir melhor durante o expediente todo, pois estará com a mente descansada.

Realize atividades

Adote atividades que contribuam para seu bom humor, otimização da memória, foco e redução da tensão. 

A ginástica laboral é uma grande aliada das empresas para proporcionar mais bem-estar para os funcionários. Muitos dos exercícios você pode fazer para ter ergonomia no home office.

Mantenha a organização

Organize sua área de trabalho para evitar distrações desnecessárias ou estímulos que acabem tirando seu foco das atividades. 

Um local organizado também otimiza seu tempo na hora de procurar algum item importante.

Imagem de mulher segurando o pescoço

Como ter ergonomia no trabalho em casa?

Criar ergonomia no home office é fundamental para que você preserve sua saúde e aumente sua produtividade. 

Na Loja da Vivo, você encontra as melhores opções para tornar o seu trabalho remoto o mais ergonômico possível, a preços acessíveis. 

São diversas opções de acessórios para facilitar seu dia a dia e itens capazes de proporcionar um ambiente de trabalho confortável e seguro. 

Conheça, por exemplo, algumas das nossas cadeiras:

Como você viu, ter ergonomia no home office pode ser o diferencial para manter o seu bem-estar e preservar a sua saúde durante o expediente. 

Portanto, coloque as dicas que aprendeu em prática, transforme seu ambiente de trabalho em um lugar seguro e confortável, e conte com a Vivo para te ajudar nesse processo. 

Até a próxima!

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