Seja para acessar as redes sociais, seja para trabalhar, é bem complicado ficar sem internet quando está longe de casa ou de um sinal de Wi-Fi. Com muitas tarefas profissionais e simples afazeres do cotidiano sendo resolvidos online, ficar sem conexão no celular é sinônimo de frustração e aborrecimento. Então, o que fazer quando os dados móveis não funcionam?

Bom, antes de se desesperar e esbravejar contra o mundo, mantenha a calma. Esse problema é relativamente simples de resolver: basta ajustar alguns comandos e você melhora a internet do celular.

Duvidou? Então segue com a gente que, por aqui, explicamos quais são as principais causas para os dados móveis não funcionarem no celular e o que fazer para voltar à conexão. Boa leitura!

Homem segurando o celular olhando para a tela insatisfeito porque os dados móveis não funcionam Homem segurando o celular olhando para a tela insatisfeito porque os dados móveis não funcionam

Quais são as principais causas para o 4G não funcionar?

Há diversas razões para os dados móveis do celular não funcionarem quando você não está conectado a uma rede Wi-Fi. São elas:

  • Modo avião ativado;

  • Erro na configuração da internet do aparelho;

  • Baixa intensidade do sinal de internet;

  • Limite do pacote de dados móveis atingido;

  • Problemas no chip do dispositivo.

Não são tantos motivos assim, concorda? Ao excluir algumas alternativas da lista, fica ainda mais fácil resolver essa questão, veja só o próximo tópico.

O que fazer quando os dados móveis não funcionam?

É comum a gente se frustrar quando um serviço não está funcionando como deveria, especialmente porque pagamos por ele. Mas não é preciso se estressar. 

Há algumas razões para que a conexão esteja com problema, e você já deve até imaginar que é bastante simples descobrir qual delas é. Veja só o que fazer se você perceber que está sem conexão móvel no seu smartphone.

Mão mexendo no celular configurando a internet para que os dados móveis funcionem corretamente. Mão mexendo no celular configurando a internet para que os dados móveis funcionem corretamente.

Configure a internet do seu celular

Em primeiro lugar, é preciso contratar um pacote de dados móveis de uma operadora de telefonia, como os planos para celular da Vivo. Embora a maioria dos aparelhos já esteja pronta para uso assim que saem da loja com o contrato, há situações em que é necessário configurar a conexão manualmente.

Caso o seu smartphone seja novo, ou você tenha feito uma restauração no sistema operacional, essa pode ser a causa da falha nos dados móveis. A gente dá um passo a passo de como ativar os dados móveis no Android e no iPhone mais adiante no artigo.

Verifique a intensidade do sinal disponível

Você confere a intensidade do sinal de internet do seu celular na barra de notificações: as letrinhas G, E, 3G, H, H+, 4G e 5G junto às barrinhas indicam a potência do sinal e a distância que você está das torres de telefonia móvel. 

Verifique se as barrinhas estão completas ou se apenas as primeiras aparecem. Neste último caso, significa que o sinal está fraco na região onde você está — e isso pode acontecer por causa de uma falha na rede de operação ou porque há poucas torres de celular na cidade mesmo.

É uma pena, mas não há muito o que fazer nessa situação, além de se locomover para um lugar com melhor cobertura da sua rede.

Mulher sorridente mexendo no celular e feliz que os dados móveis estão funcionando normalmente. Mulher sorridente mexendo no celular e feliz que os dados móveis estão funcionando normalmente.

Ligue e desligue o modo avião

Eita, será que era só isso e você nem percebeu? Acontece. 😅 

Pode ser que você tenha ativado o modo avião do celular e simplesmente esqueceu de desativá-lo. Se for só isso, beleza, problema resolvido. 

Porém, se não for esse o caso, acionar o mecanismo pode dar um refresh no sistema. Ligue o modo avião e espere 10 segundos antes de desligar a função novamente. Na maioria das vezes, isso é suficiente para reiniciar os dados móveis.

Verifique o chip

Ainda que seu chip seja novinho, existe a possibilidade de ele ter sido danificado dentro do seu celular. Para tirar a dúvida, é só verificar se está tudo certo com o chip ou se há indícios de estragos que levaram aos dados móveis pararem de funcionar.

Se o chip estiver intacto, pode ser que o tamanho dele não esteja adequado ao seu aparelho (se é micro, mini ou nano chip). Essa pode ser a razão também. 

Em qualquer um dos casos, entre em contato com a operadora do seu plano móvel e solicite um novo chip. 

Aqui, a gente aproveita para te deixar mais uma dica: o Giga Chip da Vivo, conhece? Com ele, você aproveita até o dobro da internet no celular. Confere aí.

Fique atento ao pacote de dados

Hoje em dia, a maioria das operadoras de telefonia disponibilizam planos de internet móvel com limite de dados. Ou seja, se o seu plano é pré-pago e os créditos acabaram, os dados móveis param de funcionar.

Caso você tenha outro plano, mas atingiu o limite de dados disponível para o mês, a velocidade da conexão vai ficar mais lenta, até que o plano se renove. Então, verifique se não alcançou o limite de dados que você tem à disposição. 

Esse é um bom momento para reavaliar se o plano de internet móvel está cobrindo as suas necessidades. Pode ser que ter um plano Vivo Família seja muito mais vantajoso para a sua realidade, por exemplo.

Mulher sorridente mexendo no celular e feliz que os dados móveis estão funcionando. Mulher sorridente mexendo no celular e feliz que os dados móveis estão funcionando.

Como ativar dados móveis no celular?

Lembra que a gente ia dar um passo a passo para configurar o uso dos dados móveis no celular? Nós não esquecemos, e aqui está:

Como ativar os dados móveis no Android

Tem um celular Android? Faça o seguinte:

  1. Acesse “Configurações”;

  2. Clique em “Mais configurações”;

  3. Selecione “Redes móveis”;

  4. Escolha o chip que deseja conectar à internet (é possível selecionar somente um);

  5. Vá em “Dados móveis” e ative ou desative a função.

Como ativar os dados móveis no iPhone

Para quem tem um iPhone, o passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse “Ajustes”;

  2. Selecione “Celular”;

  3. Clique para ativar ou desativar a função “Dados Celulares”.

Homem sorridente mexendo no celular e feliz que os dados móveis estão funcionando normalmente. Homem sorridente mexendo no celular e feliz que os dados móveis estão funcionando normalmente.

Como forçar o 4G no celular?

Sabia que é possível dar uma forcinha para melhorar a conexão do celular com a internet e aproveitar maior velocidade e estabilidade no sinal? 

Pois é, mas é importante já avisar que esse macete funciona para os aparelhos que têm Android puro (como os da Motorola e alguns da LG) e que suportam a tecnologia 4G, não dando certo para os demais dispositivos, ok?

Para forçar o 4G no celular, faça o seguinte:

  1. Abra o discador do seu celular (como se fosse fazer uma ligação mesmo) e digite *#*#4636#*#*;

  2. Logo em seguida, o código vai sumir e, em poucos segundos, um terminal secreto de configuração vai abrir;

  3. Entre em “Informações do telefone”;

  4. Vá até a checklist intitulada “Definir tipo de rede preferido” (é bem provável que esteja escrito GSM only ou WCDMA Only);

  5. Toque na lista e selecione LTE only.

Depois desse procedimento, a rede móvel do celular vai cair, mas na sequência vai voltar apenas com o sinal 4G. Pronto! Agora é só aproveitar a rápida velocidade no seu smartphone.

Quais são os melhores planos móveis da Vivo?

Bom, a gente já explicou o que fazer quando os dados móveis não funcionam, mas, se você tem se aborrecido com frequência por causa disso, a melhor dica é rever o seu plano de internet móvel

Olha só os planos que a Vivo oferece para você:

Vivo Controle

O Vivo Controle é para quem quer saber exatamente o que vai investir para usufruir a internet móvel. Com um valor fixo por mês, você não tem nenhuma surpresa quando chegar a fatura.

Mulher sorridente mexendo no celular e feliz que os dados móveis estão funcionando normalmente. Mulher sorridente mexendo no celular e feliz que os dados móveis estão funcionando normalmente.

Vivo Selfie

O plano Vivo Selfie é diferente dos planos pós-pagos que você já viu. Sabe por quê? Ele já inclui a assinatura do seu aplicativo favorito no pacote — e é você quem escolhe, é óbvio.

Entre as opções de assinatura de apps estão:

Leia mais:

Vivo Easy Prime

O Vivo Easy é o plano de internet móvel que você monta conforme as suas necessidades, podendo escolher a quantidade de gigas de internet, minutos de ligação e diárias para aplicativos.

O melhor? Você paga pelo que realmente consumir. É fácil ou não é? 

Vivo Turbo

Um plano pré-pago é a melhor alternativa para você? Sem problemas. E se dissermos que você pode aproveitar a internet móvel por um período limitado, mas com ligações, SMS e  WhatsApp (mensagens, áudios, fotos e vídeos) ilimitados?

Esse é o Vivo Pré Turbo. Com ele, você planeja os seus próximos dias com a quantidade ideal de dados móveis para a sua situação. Mas não acaba por aí: seja qual for a opção escolhida, você ganha bônus de internet ao acumular R$ 35 em recarga para usar por sete dias.

Bacana, não é? Agora você já sabe por que os dados móveis não funcionam e viu o que fazer para resolver o problema. 

Mas, uma coisa é certa: importante mesmo é contar com uma boa operadora para aproveitar tudo o que a internet rápida tem para oferecer, concorda? 😉 

Até a próxima!

Leia mais: