O download e upload são elementos fundamentais dentro de uma estrutura de rede e estão diretamente ligados à experiência de navegação dos usuários, já que as duas taxas são responsáveis por representar a velocidade em que os dados são transmitidos na sua conexão.

Mas você sabe quais são as particularidades de cada uma e a diferença entre elas? No artigo a seguir, vamos explicar com detalhes qual a função desses dois elementos e tirar suas dúvidas em relação a esse assunto. Quer saber mais? Então, continue com a gente e confira!

Imagem de uma barra de progressão de um download.

O que é download?

A palavra “download” (que em português significa “baixar”), é o termo utilizado para representar a transferência de dados de um servidor remoto, para nossos dispositivos — computador, tablets, smartphones e outros aparelhos, pela internet. Por isso é tão comum ouvirmos diariamente a expressão “fazer o download de tal aplicativo”, seja de videoconferência, streaming, games etc.

Outra expressão ligada a essa palavra é a “velocidade de download”, que determina o quão rápido sua internet fará a transferência do servidor para o seu dispositivo. Ela é medida em bits por segundos (bps) e a velocidade oferecida pela maioria das empresas, atualmente, são as de mega por segundo (Mbps).

Como ver a taxa de download?

A taxa de download pode ser verificada no ato da contratação do seu pacote de internet. Inclusive, as referências dos planos, na maioria das vezes, são baseadas na taxa de download, já que ela é mais utilizada do que a de upload.

Portanto, quando você encontrar serviços oferecidos pelas empresas na internet com a expressão “internet de 200 MB”, ela está se referindo à velocidade de download da sua conexão.

Porém, caso você ainda não consiga essa informação, a maneira mais fácil de descobrir é fazendo um teste de velocidade. Esse recurso vai mostrar, não só a sua taxa de download, mas também outras informações, como: 

  • Taxa de upload;

  • Ping;

  • Jitter.

Download de músicas

A velocidade de download é frequentemente usada para baixar arquivos de música, seja da internet ou de aplicativos específicos para essa função. Serviços pagos como o Spotify, permite que você baixe as músicas em sua biblioteca na sua versão premium, para que você possa ouvi-las mesmo quando estiver offline.

Mas também dá para fazer o download de suas músicas preferidas sem ter que pagar a assinatura de um aplicativo de streaming. Isso é possível, por exemplo, nas lojas virtuais da Apple (iTunes) e do Google (Google Play).

Download de vídeos

Assim como as plataformas de música, existem aplicativos pagos de streaming de vídeo que permitem que o usuário faça o download de seu conteúdo para assistir enquanto estiver offline, tais como: 

Imagem de uma tecla "download" em um teclado de computador.

O que é upload?

O upload (“subir”, em português), é o termo usado para se referir ao processo de enviar arquivos do seu dispositivo para algum servidor da internet. Já a “velocidade de upload” é que vai definir o quão rápido essa transferência será feita.

Talvez você ouça com certa frequência alguém dizendo que precisa enviar ou “upar” um vídeo para o YouTube ou fotos para suas redes sociais, por exemplo. 

A unidade que representa o upload também é o bits por segundo (bps) e é comum encontrarmos, hoje em dia, empresas oferecendo velocidades na casa dos mega por segundo (Mbps).

Para que serve o upload?

Como já ressaltado, o upload serve para que você consiga enviar as informações do seu dispositivo para algum servidor remoto. Ela costuma trabalhar constantemente durante a troca de informações em sua rede, à medida em que você recebe e envia arquivos. Isso serve tanto para as conexões via cabo quanto para a rede wireless.

Essa função é muito requisitada por quem utiliza com frequência as plataformas de streaming — como o YouTube —, tanto para enviar vídeos criados previamente quanto por quem faz lives (apresentações ao vivo), seja jogando, cantando, transmitindo algum evento etc.

Esse recurso também é muito utilizado por quem precisa acessar diariamente a nuvem — conhecido como Cloud Computing —, que consiste em subir arquivos de seus dispositivos em servidores externos privados.

Assim, você economiza espaço em seu HD e toda vez que precisar acessar alguns de seus arquivos — seja foto, vídeo, música, documento etc —, eles estarão disponíveis no servidor, que se mantém on-line 24h por dia.

Como saber o quanto de upload eu tenho?

A taxa de upload geralmente é informada no momento da contratação do seu plano de internet. Porém, se você não tem mais acesso a essa informação e não se lembra qual a velocidade contratada, a melhor maneira de descobrir é fazendo um teste de velocidade de sua conexão.

Por lá, você terá acesso a taxa de upload, além de outras informações relacionadas a sua conexão, tudo em tempo real e com poucos cliques.

Ilustração representando um upload e um download de conteúdos.

Qual a diferença entre download e upload?

A primeira e mais importante diferença entre elas é que: o download é o ato de baixar arquivos e o upload, de enviar arquivos

Por exemplo: quando você entra na internet pelo seu navegador e a página de algum site é aberta, você está fazendo o download daquelas informações. Mas, se você precisar enviar um e-mail para alguém e anexar algum arquivo, você estará fazendo o upload de dados.


Outra diferença importante é que a grande maioria das conexões são compostas por velocidade de download bem superior a de upload, pois a maioria das atividades online — videochamada, serviços de streaming, páginas de internet etc — utilizam mais o download do que o upload.

Por que preciso entender de download e upload?

É importante entender sobre download e upload para que você possa definir melhor se os planos oferecidos pelas operadoras se encaixam em sua necessidade. Se você pretende, por exemplo, utilizar a internet para executar várias tarefas que exigem maior conexão, precisa de uma taxa de download alta.

Se a sua necessidade for enviar arquivos pesados, como vídeos para o YouTube ou outras plataformas de streaming, é importante contratar um plano com uma boa taxa de upload, para que o processo não seja muito demorado.

Além disso, tendo conhecimento sobre esses dois termos, você poderá conferir com mais precisão se as velocidades informadas no plano contratado estão sendo entregues de maneira correta. Caso não estejam, você terá embasamento para cobrar um ajuste em sua conexão.

Imagem de um fotógrafo transferindo imagens de uma câmera para o notebook.

Qual melhor internet para download e upload?

A tecnologia de internet que entrega uma melhor conexão é a de fibra óptica, devido ao fato de sua rede não sofrer com interferências externas, como as ondas eletromagnéticas de uma rede de energia, por exemplo. 

Com isso, é possível que as empresas possam oferecer pacotes de internet com maior velocidade e uma conexão muito mais estável, reduzindo as chances de problemas como lentidão, travamentos e delay.

E com os planos Vivo Fibra, você poderá usufruir de seus conteúdos preferidos em ultravelocidade, pois entregamos taxas de upload e download bem altas. 

São várias opções de pacotes que contam com:

O que muda de um plano para outro? A velocidade de download e upload contratados. 

Agora que você já sabe o significado de download e upload, fica mais fácil decidir por um pacote de internet de qualidade. 

Portanto, analise bem as opções Vivo Fibra e contrate o que mais se encaixe em suas necessidades, para que possa curtir seus conteúdos preferidos com ultravelocidade e sem dores de cabeça. Escolha seu plano e aproveite!  

Até breve!

Leia mais: