Saber como melhorar a internet do celular é essencial para que você possa utilizar todos os recursos de maneira eficiente no dia a dia. Afinal, praticamente tudo o que fazemos hoje necessita de acesso online. 

Mandamos mensagens aos amigos ou familiares, acessamos as redes sociais, trabalhamos e até nos divertimos pelo smartphone. E, para tudo isso, precisamos de uma internet estável e veloz na transmissão de dados.

Para garantir esses recursos, nada melhor do que contar com uma conexão de ponta, como as redes 4.5G e 5G, que entregam uma ultravelocidade e um melhor desempenho.

Além disso, existem algumas práticas que podem otimizar ainda mais o uso da internet no celular. E foi pensando nisso que criamos este conteúdo completo sobre esse assunto.

Quer saber mais? Então, continue com a gente e confira! 

Imagem de um homem sentado no sofá mexendo no celular Imagem de um homem sentado no sofá mexendo no celular

Por que a internet do celular fica ruim?

A internet do celular pode ficar ruim por diversos motivos, que vão desde a conexão do seu smartphone até problemas externos. Nesses casos, é essencial conferir todas as possibilidades. Confira alguns fatores que podem influenciar:

1. Bloqueio de sinal

Mesmo com a qualidade do sinal da operadora, dependendo do local em que você estiver, a conexão pode ser prejudicada. Caso o ambiente tenha, em sua estrutura, muita ferragem ou paredes muito grossas, você corre o risco de sofrer com a oscilação da internet.

2. Celular desatualizado

Pode não parecer, mas um aparelho com sua versão desatualizada também pode prejudicar a conexão. As desenvolvedoras corrigem, frequentemente, seus sistemas operacionais para reparar bugs ou aprimorar algumas funções.

E isso pode incluir uma otimização dos recursos de conexão do seu aparelho. Portanto, se você não atualizar, pode ficar com uma versão incompatível com as novas tecnologias, gerando instabilidade na sua rede.

3. Problemas externos

Apesar das tecnologias de internet móvel serem bem mais estáveis, alguns fatores externos podem prejudicar a conexão. E isso pode ser causado, por exemplo, por uma instabilidade climática — como tempestades — ou até mesmo por um problema em uma torre de transmissão.

4. Baixa cobertura

Estar fora da área de cobertura da operadora é mais um motivo para a oscilação do sinal. Algumas regiões, principalmente em zonas rurais, não têm as tecnologias mais atuais à disposição.

Com isso, ao passar por esses locais, seu dispositivo também vai operar em sinal inferior. Ou seja, com uma capacidade menor de transmissão de dados e estabilidade.

5. Configurações do aparelho

A internet ruim no celular também pode estar relacionada à configuração do seu aparelho, tornando-o incompatível com a rede do local

Se o seu smartphone estiver em uma rede 4.5G, por exemplo, mas não estiver configurado para esse tipo de tecnologia, você irá se conectar à rede mais próxima compatível ao seu dispositivo.

Então, para garantir que as configurações estejam ok, siga os passos abaixo:

Para Android:

  • Acesse “Configurações”;

  • Em seguida, clique em “Conexões”;

  • Depois, em “Redes Móveis”;

  • Escolha “Seleção de Banda”. Lá, verifique se aparece a opção 4G (ou LTE) e se ela está selecionada. Caso não esteja, ative essa opção. 

  • Para um melhor desempenho de sinal nas ligações convencionais, habilite a função “VoLTE”.

Para iOS:

  • Acesse “Ajustes;

  •  Depois, clique em "Celular";

  • Em seguida, em “Opções de Dados Celulares”;

  • Escolha “Voz e Dados”. Certifique se aparece a opção 4G (ou LTE) e se ela está selecionada. Caso não esteja, ative essa opção. 

  • Para um melhor desempenho de sinal nas ligações convencionais, habilite a função “Volte". 

Imagem de uma mulher sentada em uma mesa e mexendo no celular Imagem de uma mulher sentada em uma mesa e mexendo no celular

Como tornar a internet mais rápida?

Existem várias opções para deixar a sua internet mais rápida, desde trocar de plano móvel até alterar a configuração do seu celular, o que pode resolver e garantir que a sua conexão volte ao máximo.

Por exemplo, ter um celular novo é importante para assegurar que você esteja aproveitando as melhores tecnologias de rede. 

O mesmo vale para o seu chip, caso faça anos que você não o troca (o chip físico mesmo e não o número, tá?). Afinal, é por ele que você se conecta online. 

Uma dica simples é verificar se no chip está escrito 4.5G, o que garante que você está usando o chip mais moderno do momento.

Como melhorar o sinal do 4G no celular?

Não existe uma única opção para você melhorar o sinal de 4G no celular, mas várias coisas a serem realizadas para garantir a melhor conexão. É possível, por exemplo:

  • Reiniciar o smartphone;

  • Consultar a área de cobertura da operadora;

  • Limpar o cache do aparelho e muito mais.

Todas essas dicas você vai ver ao longo deste artigo, ok?

Qual é o melhor acelerador de internet para Android?

Outra forma muito procurada para melhorar a conexão de rede é o uso de um acelerador de internet. Na prática, ele prioriza um aplicativo por vez no seu 4G. 

Existem apps, por exemplo, que colocam seu navegador como algo prioritário e pausam os aplicativos em segundo plano para que seu smartphone foque em apenas uma única tarefa. 

Vale destacar que existem poucos aplicativos oficiais com essa função e, por enquanto, não temos nenhuma opção para iPhone. 

Ressaltamos, ainda, que o download de apps fora das lojas oficiais pode ser um risco de segurança para seus dados e seu aparelho.

Como aumentar a velocidade de internet no iPhone?

Caso nenhuma das dicas anteriores tenha resolvido seu problema, que tal tentar esta outra opção no seu iPhone:

  • Clique em “Ajustes”;

  • Depois em “Celular”;

  • Toque em “Opções de Dados Celulares”;

  • Na sequência, escolha a opção “Voz e Dados” e garanta que a opção “4G” ou “5G” seja a escolhida, assim você mantém a melhor rede disponível.

Imagem de uma pessoa na rua mexendo no celular Imagem de uma pessoa na rua mexendo no celular

Como usar 100% da internet no celular?

Quando você está com o 4G ativado, a operadora sempre manda 100% dos dados contratados. Porém, se a sua conexão parece lenta e você não sabe o que fazer, siga as seguintes dicas:

1. Reinicie o celular


A internet do seu smartphone está devagar? A primeira coisa a se fazer é reiniciar o aparelho. 

Ao fazer isso, a maioria dos erros que possam estar atrapalhando a sua conexão saem do caminho. 

Outra opção mais simples é ligar o “Modo Avião” por alguns segundos e depois desativá-lo. Fácil, né?

Caso sua internet ainda não esteja satisfatória, veja nossas próximas dicas!

2. Consulte a área de cobertura da operadora

O local em que você está também pode afetar sua internet. Portanto, confira o sinal disponível: o símbolo da conexão traz risquinhos que exibem sua intensidade. Dessa forma, se ele estiver fora de área ou muito fraco, sua internet pode não funcionar.

A Vivo, por exemplo, tem uma área de cobertura em que 88% da população conta com a rede 4G e mais de mil cidades podem usar o poder do 4.5G. 

Fora isso, a operadora vem investindo na sua cobertura 5G, que oferece ainda mais velocidade e estabilidade de conexão que suas antecessoras.

Se estiver na dúvida se o local em que você se encontra tem a cobertura ideal, é só pesquisar a área de cobertura da Vivo. Lá, é possível conferir a atuação das diferentes tecnologias: 2G, 3G, 4G, 4.5G e 5G dentro e fora de um ambiente.

3. Feche os apps que não estão sendo utilizados

Você sabia que a velocidade da sua internet pode estar sendo dividida entre os aplicativos ativos em segundo plano? 

Por exemplo: deixar vídeos do YouTube carregando ou abrir várias redes sociais e não fechá-las pode afetar a sua internet. 

Você não sabe se esse é seu caso? Então, confira o passo a passo de como verificar e fechar aplicativos: 

Como fechar app no iPhone?

  • iPhones com botão home: clique duas vezes no botão “home” até que as janelas dos aplicativos apareçam empilhadas. Depois, deslize com o dedo para cima para fechar cada app;

  • iPhones sem botão home: na parte inferior da tela, deslize o dedo para cima e mantenha-o parado por um segundo, vai aparecer uma janela com todos os seus apps abertos. Em seguida, basta clicar e arrastar para cima todos os aplicativos que você quiser fechar.

Como fechar apps no Android?

  • Clique no botão "Multitarefas" e deslize cada um dos apps para os lados para fechar.

4. Apague os apps que você não usa

Sabe aquele app que você baixou uma vez para testar, mas até esqueceu para que ele serve? Apague-o!

Essa dica ajuda tanto a diminuir os gastos com a internet como a otimizar o espaço interno do aparelho. Por isso, apague todos os aplicativos que você não utiliza.

Imagem de um pai com a filha no colo enquanto mexe no celular Imagem de um pai com a filha no colo enquanto mexe no celular

5. Limpe o cache do celular

Primeiro, você deve estar se perguntando: “O que é cache?”. Bem, é um depósito temporário de informações dentro do sistema operacional do seu celular. 

Entre os arquivos guardados, estão informações e fragmentos de sites e aplicativos que você já acessou. O cache ajuda a agilizar o processo de iniciar ou abrir um app ou site, por exemplo.

Apagar o cache significa eliminar as informações existentes e abrir espaço para que novas sejam salvas. Por isso, você pode, e deve, limpar o cache do seu celular periodicamente para economizar armazenamento interno.

Como limpar cache?

Você pode ir às configurações do seu aparelho e clicar na opção para visualizar os aplicativos instalados. É possível fazer a limpeza de um por um. 

Caso prefira acelerar o processo, existem aplicativos que limpam todo o cache de uma só vez.  

Para limpar o cache no iPhone

  1. Acesse "Ajustes" e, em seguida, clique em "Geral";

  2. Toque em "Armazenamento do iPhone";

  3. Abrirá uma aba com todos os apps. Assim, você consegue ver quanto espaço cada app ocupa;

  4. Clique sobre o aplicativo que deseja limpar o cache;

  5. Selecione a opção "Limpar cache ao iniciar".

Para limpar o cache no Android

  1. Acesse “Configurações do Sistema”;

  2. Clique em "Aplicativos'’;

  3. Depois, em "Armazenamento";

  4. Selecione a opção "Limpar cache". 

Atenção: não são todos os apps que possuem a opção de limpeza de cache. Se necessário, você pode desinstalar o aplicativo e instalá-lo novamente. Ao fazer isso, você libera o espaço usado pelo app e mantém os documentos e dados.

Imagem de uma mulher mexendo no celular Imagem de uma mulher mexendo no celular

6. Troque de navegador

Se você notar que sua internet está mais lenta que o normal ao entrar no navegador padrão do seu celular, experimente usar outro. Há vários disponíveis nas lojas de apps, como:

  • Opera;

  • Firefox;

  • Google Chrome.

Inclusive, o navegador Opera possui uma função que diminui o tamanho das páginas e facilita o carregamento. Bacana, né?

7. Faça o teste de velocidade

Para verificar como está a internet no seu celular, você pode fazer um teste online. Com ele é possível medir:

  • Taxa de download: quando você baixa um arquivo ou acessa um site;

  • Taxa de upload: quando você manda uma mensagem no WhatsApp, um vídeo etc. 

Leia mais:

Qual é a melhor internet móvel?

A Vivo conta com diversos planos para garantir que você tenha a melhor internet móvel do Brasil, independentemente do pacote escolhido.

O que diferencia um plano do outro é o tipo de uso que você quer fazer do celular. Por exemplo, se você prefere colocar crédito no aparelho só para quando for sair, o Vivo Easy e o Vivo Pré Turbo são as melhores opções. Cabem no seu bolso e você não precisa se preocupar com uma fatura fixa. 

Agora, se você gosta de pagar um valor fixo por mês e ter controle sobre os seus gastos e internet, o Vivo Controle é a sua pedida. 

No entanto, se você quiser ir além, ter mais internet disponível e aproveitar outras funcionalidades exclusivas, os planos Vivo Pós são ideais para o seu estilo. 

Ah, não quer limitar o pós-pago apenas para uma única conta? Então, pode dividir em família, pois é muito melhor e garante mais bônus. Nesse caso, o Vivo Família é o seu plano! 

Já se você é aquela pessoa que gosta de streaming, precisa conhecer o Plano Vivo Selfie. Com ele, você garante muita internet para gastar como quiser e dados exclusivos para acessar o seu aplicativo de streaming favorito. É perfeito, não é?

Até a próxima!

Leia também: