Hoje em dia, o que não faltam são opções de smartphones com câmeras incríveis. Se você está buscando dicas para tirar foto com o seu celular, saiba que veio ao lugar certo, afinal, nada que uma boa luz e alguns truques não possam resolver e salvar o clique! 

Tem muita gente que acha que não sabe tirar foto, mas não é bem assim, não. Com simples dicas para tirar foto, você pode melhorar um montão a qualidade das suas imagens. Olha só!

Homem fotografando adequadamente  o pôr do sol com o celular. Homem fotografando adequadamente  o pôr do sol com o celular.

Como tirar fotos no sol com o celular?

Uma das melhores maneiras de tirar uma foto bonita, é usando a luz a seu favor. Na rua, por exemplo, a lente que você está usando para fotografar tem que ficar de costas para o sol, ou seja, tem que servir de apoio para iluminar o local.

Os melhores horários para fotografar são no começo da manhã ou no final do dia, a chamada “Golden hour” ou “hora de ouro”, isso porque a intensidade do sol já é menor e permite cliques mais bonitos, seguindo a dica que acabamos de dar.

Quando você tenta tirar uma foto ao meio-dia, por exemplo, o sol está exatamente na nossa cabeça, então é muito comum ficar com uma sombra estranha no rosto. Pode testar, o clique não fica muito bacana, não.

O que é preciso para tirar fotos incríveis?

Além das técnicas para que suas fotos fiquem boas, é essencial contar com um aparelho de qualidade, que possa extrair o melhor do ambiente, fazendo com que as imagens pareçam ter sido tiradas por um profissional.

Uma boa dica é utilizar smartphones que contem com lentes que entregam ótimas resoluções e diferentes modos de fotografia, além de otimização da imagem através de ajustes automáticos ou manuais. 

E temos alguns celulares potentes, que entregam o que há de melhor em captura de imagens, e você consegue encontrá-los na Loja Vivo, com condições especiais. Conheça a seguir:

iPhone 13

Imagem do iphone 13. Imagem do iphone 13.

Um dos aparelhos mais cobiçados pelos consumidores e que não deixa a desejar em suas qualidades de imagem, sendo um dos tops de linha do mercado, é a última geração da Apple: 

Este modelo conta com três câmeras traseiras, todas com 12 MP, sendo uma grande-angular, uma ultra-grande-angular e outra teleobjetiva, além da câmera frontal com a mesma resolução das demais. O aparelho faz gravações em 4K e tem uma ótima estabilização óptica.

O seu principal diferencial está na presença de um sensor de captação maior que os demais aparelhos, garantindo mais qualidade para as fotos, já que ele faz com que o celular capte mais luz do ambiente, otimizando a captura.

Fora essas qualidades, o iPhone 13 conta com outros recursos visuais para aprimorar a imagem capturada, com funções como: 

  • Modo retrato;
  • Modo noite;
  • Zoom digital de até 10x;
  • Controle de iluminação;
  • Modo live photo.

Samsung Galaxy S21

Imagem do celular Samsung Galaxy s21 Imagem do celular Samsung Galaxy s21

Os aparelhos da Samsung já são famosos por terem uma das melhores câmeras do mercado e, com este modelo, não é diferente. A sua câmera é muito versátil e entrega diversas opções de ajustes para dar mais qualidade ainda às fotos — diferentemente do concorrente direto apresentado acima, que foca em praticidade.

Ele conta com 3 câmeras traseiras, sendo uma principal de 64 MP, outra teleobjetiva de 12 MP e a terceira ultra-wide, também de 12 MP. Quanto à câmera frontal, ela é um pouco mais básica e tem 10MP — mas não deixa de entregar muita qualidade nas selfies.

O Galaxy S21 conta com o recurso de gravação em 8K, por meio da função Single Take, que permite que o usuário grave vídeos, tire fotos, execute a função hyperlapse, crie efeitos para as fotos etc. Essa função é para capturar imagens em movimento.

Dicas de como tirar fotos com qualidade profissional

Tirar uma foto perfeita pode parecer uma tarefa difícil. Mas com o aparelho certo e algumas boas práticas, é possível que você capture imagens com as quais vai se sentir um profissional após ver o resultado. Confira algumas dicas a seguir:

1) Mantenha seu celular limpo

Detalhe da imagem de uma pessoa limpando a tela de um smartphone com uma flanela Detalhe da imagem de uma pessoa limpando a tela de um smartphone com uma flanela

Antes de começar a colocar as dicas em prática, é interessante se atentar a um ponto muito importante referente aos cuidados com o smartphone para que suas fotos saiam boas: limpar a lente do seu celular. 

Como o aparelho está sempre no bolso ou na mochila, e vários deles contam com um leitor de impressão digital na parte de trás, é muito comum que a gente fique passando a mão na lente sem perceber. 

Ao limpar a câmera com uma flanela ou até com a camiseta de algodão bem de leve, você já garante um clique mil vezes melhor. Mas tome cuidado para não acabar arranhando a lente, hein!?

2) Aprenda a utilizar a luz a seu favor

O segundo passo para aprimorar as suas fotos é ficar de olho na luz, isso porque é muito comum a gente querer tirar foto contra ela, mas tem que fazer exatamente o oposto.

Por exemplo: na hora de fazer uma selfie dentro de casa, busque ambientes como janelas, sacadas ou que você esteja um pouco depois de uma lâmpada, isso porque você acaba ficando com o rosto bem iluminado.

Pode perceber que quando você está longe da janela e tenta fazer uma foto do que está do lado de fora, dentro fica muito escuro e fora muito claro.

Evite o uso do flash

O flash do smartphone pode até servir como lanterna, mas dificilmente ele conseguirá dar mais qualidade a sua foto. Portanto, tente sempre buscar uma boa luz ou outras maneiras para realizar o clique, pois é sempre mais provável que ele atrapalhe o seu clique do que ajude, ok?

3) Explore as configurações do seu celular

Duas jovem garotas tirando selfie do amanhecer na praia. Duas jovem garotas tirando selfie do amanhecer na praia.

Para a maioria, o melhor jeito de tirar foto é apontar e clicar. Praticidade é tudo! Mas se você gosta de pensar um pouco mais para fazer uma imagem, vale a pena gastar um tempinho nas configurações do seu celular ou no próprio aplicativo da câmera.

No iPhone, por exemplo, não há muito o que mexer, mas você pode alternar entre os diversos modos, como:

  • Fazer foto no “Modo Retrato” (quando o fundo fica desfocado);

  • Usar o “Modo Noite” em todas as câmeras (para fazer as melhores fotos à noite);

  • “Modo Panorâmico” (para capturar ainda mais detalhes da paisagem);

  • Função Cinematic Mode (que apresenta um mapa de profundidade em tempo real);

  • Usar o recurso Photographic Styles (para aplicação de filtros);

  • Vídeo (gravar em 4K, usar o slow motion, hyperlapse para deixar tudo passando mais devagar ou muito rápido etc.).

No Android, por outro lado, você tem muito mais opções. Muitos smartphones contam com um modo profissional, que te permite mexer no ISO da foto, no foco, na resolução, no tamanho e muito mais.

Também há dicas para tirar foto que são simples, mas úteis, como:

  • Usar o botão de volume para fazer um clique — ajuda muito para selfie;

  • Usar o temporizador/timer para fazer uma foto da família toda ou uma selfie em que você precise de um pouco de tempo para se ajeitar;

  •  Apontar a palma da mão para fazer uma foto (exclusivo para celulares da Samsung).

Você pode experimentar um recurso do celular que vai te auxiliar bastante, que é ativar a grade do seu smartphone. Essa função ajuda a enquadrar melhor o objeto fotografado e, quando você quer tirar a foto de alguma coisa na mesa, por exemplo, ele te mostra se está tudo bem centralizado.

No iPhone, basta acessar os ajustes de câmera nas configurações do aparelho e ativar a função “Grade”. 

Já no Android, o processo pode variar, dependendo do modelo do dispositivo. Porém, basicamente, é necessário acessar a câmera, abrir suas configurações internas e buscar pela opção referente à grade. Ela pode estar nomeada como: “linhas de grade”, “linhas de referência” ou “linhas de grid”. Fácil, não?

LEIA MAIS:

4) Escolha corretamente a câmera

Três crianças dentro do mar se divertindo e tirando uma selfie. Três crianças dentro do mar se divertindo e tirando uma selfie.

De cara, o que pode ser dito é que a câmera traseira é sempre melhor do que a frontal, porque ela sempre conta com mais tecnologias, mas isso não quer dizer que a câmera frontal seja um problema.

Imagina só ficar virando o celular igual se fazia com as máquinas fotográficas para fazer uma selfie. Não dá, né? 

Agora, existem fabricantes de smartphone que apostam na câmera flip, ou seja, a câmera traseira também pode ser a câmera de selfie. Bacana, não é? 

De maneira geral, se você seguir as dicas de luz, é muito difícil ter problemas com a lente frontal, mas, claro, se você quiser a melhor qualidade, use a câmera traseira ou peça para alguém tirar uma foto sua.

5) Aplicativos de edição

O bom de fotografar é que você pode experimentar um mundo de novidades. Existem aplicativos de câmera só para fotos em preto e branco, outros como o Instagram, em que você pode aproveitar os milhares de filtros, e há também os apps de edição de foto.

Por melhor que seja a câmera do seu celular, às vezes um retoque dá outra cara. Seja deixar a foto mais quente, clarear um cantinho ou até aplicar um filtro totalmente vintage, fazendo toda a diferença. 

Alguns dos aplicativos gratuitos são:

  • VSCO Cam;

  • Huji;

  • Pitu;

  • Aviary;

  • Candy Camera.

Entre na store do seu celular, baixe algum deles e teste para você ver a diferença. 

Uma homem e uma mulher segurando o celular e ícones de curtidas, e-mails e armazenamentos na imagem. Uma homem e uma mulher segurando o celular e ícones de curtidas, e-mails e armazenamentos na imagem.

Como compartilhar fotos nas redes sociais?

De nada adianta tirar inúmeras fotos bacanas, se você não exibir para seus amigos e familiares, não é mesmo? 

E a melhor maneira de fazer isso é compartilhando as imagens em suas redes sociais. Veja como postar em alguns dos principais aplicativos de interação:

Instagram

Depois de capturar sua imagem, siga o procedimento abaixo para fazer a publicação:

  1. Abra o app Instagram;

  2. Clique no símbolo de “+” que fica na parte superior da tela;

  3. Escolha o tipo de publicação que deseja fazer — no seu feed, story ou um vídeo pelo reels;

  4. Selecione a imagem da galeria que deseja publicar ou, se quiser, tire uma foto na hora;

  5. Faça edições disponibilizadas pelo próprio aplicativo, se achar necessário;

  6. Pode inserir alguma legenda na etapa seguinte;

  7. Clique em “Publicar”.

Facebook

Para realizar essa ação no Facebook, confira o passo a passo:

  1. Abra o app Facebook;

  2. Clique sobre o ícone referente à foto e vídeo;

  3. Escolha a foto que será compartilhada;

  4. Se quiser, escolha uma das opções, como: marcar amigos, editar localização, exibir um sentimento ou atividade;

  5. Selecione a privacidade da imagem — público, apenas amigos ou privado;

  6. Clique em “Publicar”.

WhatsApp

Se deseja compartilhar suas fotos no WhatsApp para todos de uma vez, você pode utilizar a aba "Status'' para fazer a publicação. Veja a seguir como funciona:

  1. Abra o app;

  2. Vá até a opção “Status”;

  3. Clique em “Meu Status”;

  4. Selecione a foto que deseja ou tire uma na hora;

  5. Adicione uma legenda, se preferir;

  6. Clique na setinha verde para publicar.

Vale destacar que a foto publicada no status fica disponível apenas por 24h e só terão acesso à visualização as pessoas que você deu permissão nas configurações do aplicativo.

Mão segurando o celular na tela de foto de Tik Tok. Mão segurando o celular na tela de foto de Tik Tok.

TikTok

O TikTok não faz publicações de imagens, pois é uma plataforma exclusivamente voltada para compartilhamento de gravações. 

O máximo que o usuário consegue fazer com a captura de imagens é uma fotomontagem, que será exibida em formato de vídeo. Para utilizar essa função, siga o tutorial:

  1. Abra o app;

  2. Clique no “+” que fica no centro inferior da tela;

  3. Selecione a opção “Realizar upload”;

  4. Acesse a aba de imagem e selecione as fotos com as quais deseja fazer a montagem;

  5. Utilize os menus para fazer edições no vídeo — como colocar filtros e música;

  6. Após editar, clique em “Avançar”;

  7. Adicione uma legenda, se quiser, e clique em “Publicar”.

Vivo Móvel

Para conseguir publicar suas fotos com rapidez e onde quer que esteja, é necessário contar com um plano de internet móvel que não te deixe na mão nos melhores momentos, permitindo que você registre e compartilhe tudo que quiser, na hora, com seus amigos.

E os planos de internet Vivo Móvel têm diversas categorias, nas quais você pode aproveitar todos os recursos visuais do seu celular e lançá-los rapidamente nas suas redes sociais.

As modalidades são muitas, que vão desde pacotes pré-pagos — para quem precisa utilizar a internet em momentos específicos — a planos com muitos gigas de internet, para quem não quer ficar sem internet nunca.

Além disso, os planos oferecem vantagens, como: 

  • Ligações ilimitadas;

  • Aplicativos que não descontam da franquia;

  • Acesso a conteúdos digitais;

  • Entre outros.

É a internet ideal para quem quer registrar e publicar todos os momentos ao vivo, esteja onde estiver!

Como você pôde ver, capturar boas imagens não é um bicho de sete cabeças do jeito que muitos pensam, não é mesmo? 

Com essas dicas de como tirar fotos pelo celular, fica muito mais fácil fazer belos registros dos seus momentos ou dos seus amigos. Vai que o pessoal gosta tanto, que te promove a fotógrafo oficial da galera. Já pensou?

Então, aproveite bastante nossas dicas e até a próxima!

LEIA MAIS: