Hoje em dia, o que não faltam são opções de smartphones com câmeras incríveis. Se você está buscando dicas para tirar foto com o seu celular, saiba que veio ao lugar certo, afinal, nada que uma boa luz e alguns truques não possam resolver e salvar o clique! 

Tem muita gente que acha que não sabe tirar foto, mas não é bem assim, não. Com simples dicas para tirar foto, você pode melhorar um montão a qualidade dos seus cliques. De quebra, ainda te recomendamos algumas opções bem boas de celular. Olha só!

1) “Domine” seu celular: começando com o básico

A primeira dica pode parecer besteira, mas é uma das mais valiosas: limpe a lente do seu celular!

Como o smartphone está sempre no bolso ou na mochila e vários deles contam com um leitor de impressão digital na parte de trás, é muito comum que a gente fique passando a mão na lente sem perceber. Ao limpar a câmera com uma flanela ou até com a camiseta de algodão bem de leve, você já garante um clique mil vezes melhor.

Detalhe da imagem de uma pessoa limpando a tela de um smartphone com uma flanela

A segunda dica para fazer uma boa foto é ativar a grade do seu smartphone. Essa função te ajuda a enquadrar melhor o objeto fotografado e quando você quer tirar a foto de alguma coisa na mesa, por exemplo, ele te mostra se está tudo bem centralizado. 

No iPhone, abra os “Ajustes”, depois “Câmera” e ative a opção “Grade”. No Android pode variar um pouco de modelo para modelo, mas basicamente você tem que abrir a câmera, clicar em configurações e ativar a opção “linhas de grade”, “linhas de referência” ou “linhas de grid”. Fácil, não?

A terceira dica de ouro é: não use o flash do celular. O flash do smartphone serve como lanterna, mas para melhorar a qualidade de uma foto, não. Tente sempre buscar uma boa luz ou outras maneiras para realizar o clique, mas é mais provável que o flash mais atrapalhe do que ajude, ok?

Só com essas três dicas para tirar foto já dá para melhorar um monte, mas ainda tem mais.

2) Luz, luz e luz!

O segundo passo para aprimorar as suas fotos é ficar de olho na luz, isso porque é muito comum a gente querer tirar foto contra ela, mas tem que fazer exatamente o oposto.

Por exemplo: na hora de fazer uma selfie dentro de casa, busque ambientes como janelas, sacadas ou que você esteja um pouco depois de uma lâmpada, isso porque você acaba ficando com o rosto bem iluminado.

Pode perceber que quando você está longe da janela e tenta fazer uma foto do que está do lado de fora, dentro fica muito escuro e fora muito claro.

O mesmo vale para quando você está na rua. A lente que você está usando para fotografar tem que ficar de costas para o sol, ou seja, tem que servir de apoio para iluminar o local.

É por isso que a próxima dica é fundamental: os melhores horários para fotografar são no começo da manhã ou no final do dia, a chamada “Golden hour” ou “hora de ouro”, isso porque a intensidade do sol já é menor e permite cliques mais bonitos seguindo a dica que acabamos de dar.

Quando você tenta tirar uma foto ao meio-dia, por exemplo, o sol está exatamente na nossa cabeça, então é muito comum ficar com uma sombra estranha no rosto. Pode testar, o clique não fica muito bacana, não. 

Viu como essas dicas para tirar foto já estão ajudando?

Imagem de uma mulher grávida segurando um ursinho de pelúcia

3) Explore as configurações do seu celular

Para a maioria, o melhor jeito de tirar foto é apontar e clicar. Praticidade é tudo! Mas se você gosta de pensar um pouco mais para fazer uma imagem, vale a pena gastar um tempinho nas configurações do seu celular ou no próprio aplicativo da câmera.

No iPhone, por exemplo, não há muito o que mexer, mas você pode alternar entre os diversos modos, como:

  • Fazer foto no Modo Retrato (quando o fundo fica desfocado)
  •  Usar o Modo Noite (para fazer as melhores fotos à noite)
  • Modo Panorâmico (para capturar ainda mais detalhes da paisagem)
  • Vídeo (gravar em 4K, usar o slow motion, hyperlapse para deixar tudo passando rapidão, etc.)

No Android, por outro lado, você tem muito mais opções, além dessas, na hora de fazer um clique. Muitos smartphones contam com um modo profissional que te permite mexer no ISO da foto, no foco, na resolução, no tamanho e muito mais.

Também há dicas para tirar foto que são simples, mas úteis, como:

  • Usar o botão de volume para fazer um clique – ajuda muito para selfie
  • Usar o temporizador/timer para fazer ou uma foto da família toda ou uma selfie em que você precise de um pouco de tempo para se ajeitar
  • Apontar a palma da mão para fazer uma foto (exclusivo para celulares da Samsung)

Viu quanta coisa bacana?

4) Qual câmera usar para fotografar: frontal ou traseira?

De cara, o que pode ser dito é que a câmera traseira é sempre melhor do que a frontal, porque ela sempre conta com mais tecnologias, mas isso não quer dizer que a câmera frontal seja um problema.

Imagina só ficar virando o celular igual se fazia com as máquinas fotográficas para fazer uma selfie. Não dá, né?

Agora, existem fabricantes de smartphone que apostam na câmera flip, ou seja, a câmera traseira também pode ser a câmera de selfie. Bacana, não é? De maneira geral, se você seguir as dicas de luz que foram dadas lá em cima, é muito difícil ter problemas com a lente frontal, mas, claro, se você quiser a melhor qualidade, use a câmera traseira ou peça para alguém tirar uma foto sua!

Imagem de três crianças tirando uma selfie na piscina

5) Aplicativos, filtros e pós-edição

O bom de fotografar é que você pode experimentar um mundo de novidades. Existem aplicativos de câmera só para fotos em preto e branco; outros, como o Instagram e o Snapchat, em que você pode aproveitar os milhares de filtros e há também os apps de edição de foto.

Por melhor que seja a câmera do seu celular, às vezes um retoque dá uma outra cara. Seja deixar a foto mais quente, clarear um cantinho ou até aplicar um filtro totalmente vintage, tudo isso pode fazer toda a diferença. VSCO Cam, Huji, Pitu, Aviary e Candy Camera são alguns dos aplicativos gratuitos que podem te ajudar com efeitos. Entre na Store do seu celular, baixe algum deles e teste para você ver a diferença!

[BÔNUS] Os melhores celulares para fazer foto

Agora, para essas dicas para tirar foto ajudarem ainda mais, nada como estar de celular novo, certo?

Preparamos uma lista com as melhores câmeras de celular para você aqui, mas vamos aproveitar para destacar dois celulares que são incríveis para o dia a dia e ainda contam com uma das melhores lentes do mercado. 

A câmera do iPhone, seja qual for, é muito bacana. Isso porque ele é para quem quer fazer a melhor foto possível sem precisar pensar muito. É apontar, clicar e admirar. Demais, né?

A vida é tão corrida que tudo que a gente quer é fazer um bom clique e a Samsung adicionou uma função muito incrível na sua linha Galaxy S que se chama Single Take.

Na câmera, ao ativar essa função, o celular faz fotos, vídeos, GIFs e usa vários filtros. Essa funcionalidade foi feita para quem tem animal em casa ou criança pequena que não para por nada. Com o Single Take, você não precisa pensar se quer fazer uma foto, um vídeo acelerado ou apenas um boomerang. É só clicar no botão e o celular faz tudo isso ao mesmo tempo.

Imagem de um homem fotografando o pôr do sol com o celular Imagem de um homem fotografando o pôr do sol com o celular

Se você quer saber mais sobre as diferentes câmeras de celular, quantos megapixels a sua lente precisa ter e muito mais, é só clicar aqui.

 

Já percebi que a fotografia é a sua paixão, certo? Além dessas dicas para tirar foto, saiba que existem várias escolas, plataformas e canais com videoaulas para te ajudar a se aprofundar neste universo. A internet pode te auxiliar nesse novo hobbie!

Gostou de todas essas dicas? Aproveite-as e até a próxima!

Vivo Guru

Como fazer as melhores fotos e vídeos

Nesse episódio de Descomplicando a Tecnologia Online, Dona Dirce fala sobre maneiras de criar conteúdo para a Internet usando os recursos do celular. Gravar vídeos e podcasts nunca foi tão descomplicado!

Leia também: