A Vivo oferece diversos planos com muitas vantagens e internet extra para que você possa usufruir de seus aplicativos no dia a dia — alguns deles, inclusive, nem desconta da sua franquia contratada, como o WhatsApp. Porém, é importante saber como aproveitar o WhatsApp para que você faça valer o seu benefício da maneira mais eficiente possível.

O app oferece diferentes recursos que muita gente nem imagina. Neste artigo, vamos explorar os truques do WhatsApp e falar um pouco mais sobre os planos da Vivo em que você pode utilizá-lo de forma ilimitada. 

Quer saber mais sobre o que o aplicativo oferece? Então, continue com a gente e confira!

 

Como utilizar melhor o WhatsApp?

O WhatsApp conta com diversos recursos que vão além de uma simples troca de mensagem. Atualmente, é um dos aplicativos mais utilizados no mundo e que permite, além da comunicação por texto com uma ou mais pessoas, realizar chamadas de vídeo e áudio, fazer pagamentos e muito mais. 

A seguir, confira essas e outras vantagens dessa plataforma:

 

Videochamada

Imagem de uma mulher em uma videochamada realizada no celular. Imagem de uma mulher em uma videochamada realizada no celular.

Um dos grandes avanços da tecnologia na área da comunicação é a possibilidade de se comunicar por uma chamada de vídeo. E com esse recurso podemos nos aproximar mais das pessoas, concorda?

A boa notícia é que o WhatsApp conta com essa possibilidade. Por ele, é permitido realizar videochamada com até oito pessoas e com tempo ilimitado. 

Assim, você consegue se conectar aos seus amigos e familiares para colocar o papo em dia ou participar de uma reunião profissional com tranquilidade.

 

Chamadas de áudio

Para quem não gosta de conversar por vídeo, existe a opção de efetuar e receber ligações diretamente no aplicativo. 

O recurso funciona com bastante eficiência e, dependendo da velocidade de sua internet, o delay é muito baixo, proporcionando bastante qualidade à chamada.

 

WhatsApp Pay

É a mais nova função do aplicativo e outra forma de você aproveitar o WhatsApp. O WhatsApp Pay permite a realização de pagamentos, envios e recebimento de dinheiro para seus contatos. Tudo isso sem a necessidade de pagar qualquer taxa ou acessar uma plataforma bancária.

Dessa forma, usuários com conta business realizam suas transações com seus clientes de maneira mais facilitada. 

A função pode ser aproveitada também entre pessoas físicas, permitindo fazer uma transferência para familiares e/ou amigos. 

Existe até um atalho para isso: é o símbolo de R$, que aparece no campo do texto, ao lado do botão para mandar áudio. 

Para utilizar o recurso, é necessário ser maior de 18 anos e possuir um cartão de crédito cadastrado no serviço de pagamento.

 

Imagem de uma mulher conversando pelo celular. Imagem de uma mulher conversando pelo celular.

Grupos

Se você deseja conversar com vários amigos ou familiares de uma vez — seja para marcar aquele “rolê” ou para discutir assuntos mais importantes, como algum trabalho de escola —, uma forma de aproveitar o WhatsApp é a criação de grupos. 

Neles, você pode adicionar até 256 pessoas para interagirem entre si. Além disso, é possível enviar mensagens de texto e áudio ou arquivos, como:

  • Vídeos;
  • Fotos;
  • Documentos;
  • Contatos;
  • Localização;
  • Pagamentos. 

Você pode ainda conceder permissões de administrador para qualquer integrante, a fim de que eles possam te ajudar a gerenciar o grupo e criar um link do canal para ser divulgado na internet, para quem quiser fazer parte dele.

 

Mensagens temporárias

Com intuito de proporcionar mais economia de espaço para seus usuários, o WhatsApp lançou em 2020 a função de mensagens temporárias. Quando esse recurso é ativado, todos os textos e arquivos são apagados depois de 24 horas ou de sete dias.

Elas podem ser ativadas tanto pelos usuários em uma conversa individual, quanto pelos administradores de um grupo. Isso beneficia quem não gosta de manter as conversas registradas e aqueles que não contam com muito espaço de armazenamento no celular.

Há ainda o recurso que permite que as fotos e vídeos sejam apagados automaticamente após serem visualizados uma única vez.

 

Conversas silenciadas

Se você é do tipo que não gosta de notificações aparecendo em sua tela — principalmente de grupos muito movimentados —, outra forma de aproveitar o WhatsApp é silenciar as conversas do aplicativo. 

Assim, quando alguém te mandar alguma mensagem, ele manterá a notificação apenas dentro do app. Essa função pode ser ativada tanto para conversas individuais quanto de grupos.

 

Imagem de um homem sentado debaixo de uma janela usando um celular. Imagem de um homem sentado debaixo de uma janela usando um celular.

Personalização de conversa

E tem mais, você pode personalizar suas conversas adicionando o seu papel de parede favorito. Para isso é simples: basta escolher uma imagem para cada janela de conversação ou grupos e prontinho! Seu WhatsApp ficará personalizado do seu jeito.

 

Personalização de texto

Para quem deseja dar maior destaque em um termo ou frase durante as conversas, é possível utilizar alguns comandos para personalizá-las. 

Eles funcionam a partir do momento que você insere o trecho desejado entre os símbolos referentes a cada estilo de letra, sendo eles:

  • Para converter as letras em negrito, adicione o símbolo “*” (asterisco) antes e depois da palavra;
  • Para converter em itálico, adicione o símbolo “_” (traço baixo ou underline) antes e depois da palavra;
  • Para incluir um risco no meio da frase, adicione o símbolo “~” (til) antes e depois da palavra.

Criação de figurinhas

Sabia que dá para criar figurinhas diretamente no WhatsApp? É bem simples: você clica no ícone das figurinhas e, junto com as que você já tem arquivadas, aparece o botão criar. É um editor simples, mas permite usar a criatividade e surpreender seus amigos.

Qualidade das fotos

Como aproveitar melhor o WhatsApp? Envie as fotos em alta qualidade se desejar ou ainda com qualidade menor (em um modo mais econômico). 

Basta ir em “Configurações”, depois em “Armazenamento de Dados” e “Qualidade das Fotos''.

Mensagens apagadas

Mandou alguma mensagem que se arrependeu ou para a pessoa errada? Não precisa se preocupar, pois é possível apagar as conversas.

Essa função pode excluir a mensagem, tanto para você quanto para todas as pessoas do grupo ou para seu contato em uma conversa individual. 

Para isso, basta clicar e segurar em cima do texto que deseja apagar e, em seguida, clicar na lixeira que aparecerá. Escolha entre a opção “Apagar para você'' ou “Apagar para todos”.

 

Ilustração de um ícone de busca em um celular. Ilustração de um ícone de busca em um celular.

Armazenamento de arquivos

Se o seu smartphone não conta com uma capacidade de armazenamento muito grande, algumas configurações podem ser feitas para que os arquivos baixados — principalmente em grupos — não ocupem muito espaço em seu aparelho.

Nas opções do aplicativo, é possível escolher entre baixar ou não fotos, vídeos e áudios automaticamente, assim que alguém enviar. 

Para os que não querem que os arquivos fiquem salvos na galeria ao baixar — o que acaba duplicando a mídia —, também é possível desativar ou ativar a função “Visibilidade de mídia”. Ela está presente dentro das configurações, acessando o item “Conversas”.

Velocidade dos áudios

Tem algum amigo ou familiar que adora mandar áudios de seis minutos durante o dia enquanto você está no trabalho? A solução para você não passar a maior parte do seu dia ouvindo as mensagens de voz está na possibilidade de acelerá-los enquanto os ouve. 

Para isso, assim que você der o play, na própria mídia estará a marcação “1x” (que é referente à velocidade normal de reprodução). Para acelerar, basta tocar em cima desse valor, que mudará para “1.5x” e, se der mais um toque, para “2.0x”. Aí é só aproveitar mais esse recurso do WhatsApp

Utilização no computador

Sabemos que o celular pode ser uma maneira de distração muito perigosa durante o trabalho. Você pega para ver suas mensagens e, quando se dá conta, já está navegando por outros aplicativos.

Se você usa o app para fins profissionais, dois recursos são recomendados:

  • O primeiro é o download do WhatsApp Business, uma versão voltada exclusivamente para empresas, onde é possível personalizar a conta com mensagens automáticas, criação de catálogo etc.;
  • A outra, é transferir sua utilização para o computador, seja baixando o programa na página da desenvolvedora ou acessando via navegador. Depois, basta acessar o aplicativo no celular, procurar pela função WhatsApp Web e fazer a leitura do QR Code no seu PC.

Aliás, você pode utilizar esse recurso no navegador (menos o Safari) de um celular e, assim, ter a sua conta do WhatsApp em dois aparelhos, ou seja, utilizando o mesmo número.

Basta selecionar a opção de “site para computador” no navegador do celular, abrir o site do WhatsApp Web e fazer a leitura do QR Code com o celular de origem do WhatsApp (como se estivesse no PC). 

Porém, nesse caso, o app só poderá ser visto no segundo celular a partir da tela do navegador, ok?

Pessoa segurando um celular com as mãos e usando o WhatsApp Pessoa segurando um celular com as mãos e usando o WhatsApp

Como é a atualização do WhatsApp?

Da mesma maneira que acontecem atualizações e melhorias dos sistemas operacionais nos smartphones, os aplicativos também realizam novas versões cada vez mais tecnológicas, a fim de atender às necessidades dos usuários.

Porém, com o grande avanço da tecnologia e lançamento de diversos modelos de aparelhos e versões de sistemas operacionais, alguns aplicativos deixam de gerar atualizações compatíveis com sistemas considerados obsoletos.

No dia 1 de novembro de 2021, o WhatsApp passou a ser compatível somente com as versões de Android 4.1 ou superiores. E, no iOS, é possível utilizar o app somente com versões do iOS 10 ou superiores. 

Para seguir com o aplicativo, é preciso atualizar o celular ou transferir a conta para um aparelho com uma versão mais recente do sistema operacional do Google ou Apple.

Como saber a versão do Android?

Devido às mudanças feitas pelas fabricantes, os passos para descobrir a versão do Android podem ser diferentes em cada celular. Confira como encontrar a informação em celulares de duas marcas:

Samsung

  • Abra as "Configurações";
  • Clique em "Sobre o telefone";
  • Clique em "Informações do software";
  • Busque por "Versão Android".

Motorola

  • Abra as "Configurações";
  • Clique em "Sistema";
  • Clique em "Sobre o dispositivo";
  • Busque por "Versão do Android".

Como saber a versão do iOS?

  • Abra o menu "Ajustes";
  • Clique em "Geral";
  • Clique em "Sobre".

Conheça os planos Vivo com WhatsApp grátis

Saber como aproveitar o WhatsApp é importante, mas outra coisa que torna essa utilização muito mais proveitosa é fazer parte de um dos planos da Vivo que oferecem acesso ao aplicativo, sem que o uso de dados seja descontado de sua franquia. 

Abaixo, vamos apresentar algumas opções. Confira:

Vivo Pré-Turbo

Imagem do plano Vivo Pré Turbo. Imagem do plano Vivo Pré Turbo.

Com o Vivo Pré-Turbo, você tem o WhatsApp para uso ilimitado, sem que nenhum dado seja descontado de sua franquia contratada. 

Além disso, tem bônus de internet e vários outros benefícios, tais como:

  • Internet 4.5G: desde que sua região tenha cobertura e seu aparelho seja compatível com essa tecnologia;
  • Ligações ilimitadas: para celulares e números fixos de qualquer operadora no Brasil ao utilizar o código de operadora 15;
  • SMS ilimitado;
  • Compartilhamento de internet: para enviar ou receber pacote de dados de amigos.

Vivo Controle

Imagem do plano Vivo Controle. Imagem do plano Vivo Controle.

O Vivo Controle é um plano mensal que te permite saber o valor exato que vai pagar na fatura. Além do WhatsApp ilimitado e outros apps, você adquire os seguintes benefícios:

  • Internet 4.5G: desde que sua região tenha cobertura e seu aparelho seja compatível com essa tecnologia;
  • Ligações ilimitadas: para fixo e celular de qualquer operadora no Brasil;
  • SMS ilimitado.

Vivo Selfie

Mulher ao ar livre usando o WhatsApp no celular Mulher ao ar livre usando o WhatsApp no celular

O Vivo Selfie é um plano pós que é a sua cara, pois traz o uso ilimitado do WhatsApp e oferece:

  • Assinatura gratuita de uma plataforma de streaming, como a Disney+, Spotify, Netflix, Telecine, Amazon Prime, Globoplay ou Premiere;
  • Vivo Travel Américas: com ligações e internet grátis todos os dias para utilizar em todas as Américas;
  • Ligações e SMS ilimitados: para qualquer operadora do Brasil.

Vivo Pós Família

Família sentada no sofá e usando o WhatsApp no tablet e no celular Família sentada no sofá e usando o WhatsApp no tablet e no celular

O Vivo Pós Família é para quem quer adicionar dependentes, para que eles possam usufruir de todas as vantagens que os pacotes oferecem. 

Você tem uma ótima relação custo-benefício nessa categoria, porque conta com:

  • WhatsApp ilimitado;
  • SMS e ligações ilimitados: para qualquer operadora do Brasil;
  • Vivo Travel Américas: com ligações e internet grátis todos os dias para utilizar em todas as Américas

Leia mais:

Imagem do plano Vivo V 4.5G. Imagem do plano Vivo V 4.5G.

Pós V

O Vivo V é o plano com mais dados e, assim, o mais completo entre todas as categorias da Vivo. Com ele, você tem como aproveitar o WhatsApp, sem que seus dados sejam descontados da franquia. Algumas outras vantagens desse plano são:

  • Vivo Travel: com internet e ligações todos os dias do ano para mais de 175 países;
  • Atendimento exclusivo: por e-mail, telefone e WhatsApp;
  • Ingressos de cortesia: ou com descontos em diversos espetáculos;
  • SMS ilimitado para qualquer operadora;
  • Descontos em parceiros.

Como baixar o WhatsApp?

Se você tem alguns desses planos, não deixe de baixar o aplicativo: 

Quanto gasta uma chamada de vídeo pelo WhatsApp?

De acordo com o FAQ do WhatsApp, as chamadas de vídeo estão disponíveis apenas para usuários do Android e iOS. 

Caso seu sistema operacional não possua esse recurso, você não poderá fazer videochamada. 

Um minuto de chamada de vídeo no WhatsApp gasta, em média, 3.2 MB de dados. Você também pode fazê-las com mais de um contato, como uma videoconferência.

Entenda seu consumo de dados pelo WhatsApp

Pelo app WhatsApp, você pode acompanhar como está o uso do seu pacote de dados no aplicativo. A seguir, veja o passo a passo:

 

No sistema iOS

  • Entre no WhatsApp e clique em “Ajustes”;
  • Com o menu dos “Ajustes” aberto, acesse “Uso de Dados e Armazenamento”; 
  • Desça até o final desta tela e selecione “Uso de Rede”;
  • Ali, você pode ver o que foi gasto com mensagens, arquivos, ligações etc.; 
  • Se quiser, você pode “Redefinir Estatísticas”, zerando a contagem.

No sistema Android

  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela e acesse as “Definições”;
  • Selecione a opção “Dados e armazenamento”;
  • Clique no primeiro item da lista: “Estatísticas de utilização”;
  • Ali, você pode acompanhar todos os gastos, ou redefini-los para zerar a contagem.
Imagem representando uma tela do WhatsApp. Imagem representando uma tela do WhatsApp.

Desative os backups fora do Wi-Fi

Você sabia que o WhatsApp faz backup das suas conversas quando você está usando o 3G ou 4G do seu plano? Entretanto, o recurso pode consumir uma quantidade significativa de dados. 

Para evitar que isso aconteça, você pode configurar o WhatsApp para usar apenas a conexão por Wi-Fi para fazer backup. A seguir, veja como:

 

Nos sistemas iOS e Android

  • Vá em “Ajustes” ou “Configurações”;
  • Clique em "Conversas"; 
  • Acesse "Backup de conversas" e clique "Fazer backup ";
  • Por fim, selecione "Wi-Fi".

Fale com a Vivo pelo WhatsApp

E aí, gostou das nossas dicas de como aproveitar o WhatsApp? O app oferece uma série de recursos para que você possa se comunicar de forma ágil e do jeito que preferir com seus contatos.

Se tiver qualquer dúvida sobre seu plano ou serviços para casa, você pode falar com a Vivo pelo WhatsApp. Adicione o número (11) 99915-1515 e mande sua pergunta. 

Fale com a gente!

Até breve!

Como usar o WhatsApp - Descomplicando a Tecnologia Online

Leia também :