Chama no Zap ou manda um Zap aí! Quem nunca ouviu essas frases, né? O aplicativo é um dos queridinhos do público brasileiro — e de outros países também. Para se ter uma ideia, hoje, é a segunda rede social mais acessada no mundo, ficando atrás apenas do Facebook. 

Ágil e dinâmica, a plataforma para a troca de mensagens pode ser utilizada em diversos momentos e contextos, seja para papear com os amigos, mandar avisos para a família e até mesmo para fazer negócios. É um dos meios de comunicação mais versáteis, por isso tem muitos adeptos.

E olha que a sua história é recente! Foi criada em 2009 nos Estados Unidos por Brian Acton e Jan Koum, dois programadores empreendedores que buscavam uma alternativa às tradicionais mensagens SMS.

A iniciativa fez tanto sucesso que ganhou os corações — e os celulares — do público rapidamente. Em 2014, o próprio Facebook resolveu fazer uma oferta para comprar o app (com tudo o que tinha direito). E deu certo, apesar de as plataformas continuarem operando separadamente.

Aliás, você já parou para pensar se aproveita todas as funcionalidades que o app oferece atualmente? Nós sim. É por isso que trazemos aqui alguns truques do WhatsApp que vão deixá-lo mais personalizado. Vamos nessa?

Imagem da tela de um smartphone onde é exibido o teclado de texto. Lê-se: "Hello!" Imagem da tela de um smartphone onde é exibido o teclado de texto. Lê-se: "Hello!"

Truques do WhatsApp

Estilizar a fonte

O app tem aquela fonte padrão, mas dá para personalizá-la, principalmente se você deseja dar destaque a alguma palavrinha especial. 

É possível riscá-la, colocá-la em negrito ou em itálico. E de um jeito bem simples. Te ensinamos aqui.

Vamos supor que você deseja escrever a palavra Vivo em:

  • Negrito: para isso, basta digitar *Vivo* (ou seja, é só incluir os asteriscos antes e depois da palavra desejada);
  • Itálico: Digite: _Vivo_
  • Riscado: escreva: ~Vivo~

Basta digitar esses símbolos antes e depois das palavras desejadas e pronto! Você terá uma conversa customizada. Bem fácil esse truque do WhatsApp, né?

WhatsApp web

Muitas vezes estamos no computador e o WhatsApp não para de enviar notificações. Uma forma muito mais simples de responder às interações é utilizar a versão desktop do aplicativo.

Como fazer? Basta ir em "Configurações" e, em seguida, em "WhatsApp Web/Computador". Já no computador, abra o endereço https://web.whatsapp.com/. Você verá um QR Code. Basta apontar o celular para ele e começar a usar.

Mas atenção: só dá para usar em um computador. Conexões simultâneas não são aceitas.

Captura da tela de login do WhatsApp Web Captura da tela de login do WhatsApp Web

Sem spoiler

Quando o celular está bloqueado, o início das mensagens recebidas sempre aparece na tela e fica disponível para visualização. Ou seja, qualquer pessoa pode vê-las, mesmo sem a senha.

Mas dá para evitar que isso aconteça, sabia? Basta entrar em "Configurações". Em seguida, escolha a opção "Notificações" e, então, desabilite o botão "Mostrar notificações".

Prontinho! Ninguém poderá espiar parte da sua conversa sem a sua autorização. Gostou desse truque do WhatsApp?

Favorite as suas mensagens

É possível classificar algumas mensagens importantes como favoritas. Esse é outro truque do WhatsApp. Dessa forma, você consegue achá-las com mais facilidade. Para isso, basta tocar sobre o trecho que deseja guardar e esperar aparecer um menu.

Basta escolher a opção "Favoritar". Todas serão agrupadas automaticamente. E você poderá vê-las ao tocar no menu "Configurações" e, em seguida, em "Mensagens favoritas".

Esconder o "visto por último", a foto de perfil e o status

Muita gente quer esconder algumas informações para garantir um pouco de privacidade. O WhatsApp permite, por exemplo, que os usuários tirem aquela opção de "Visto por último". Para fazer isso, basta ir até o menu "Configurações" e depois em "Privacidade".

Selecione, então, o "Visto por último" e, para finalizar, escolha a opção "Ninguém".

Aliás, também dá para fazer algo parecido com a foto de perfil. Vá até essa opção e escolha facilmente se todos os contatos podem ver o seu retrato ou se você irá escondê-la de todos.

O mesmo vale para quem não quer mostrar o status (se você está online naquele momento). Volte ao menu "Privacidade", vá até a opção "Status" e escolha o botão "ninguém". 

No entanto, é importante entender que, ao selecionar essas opções, você também deixará de ver a foto de perfil dos seus amigos, bem como se eles estão online ou não. E aí gostou desse truque do WhatsApp?

Ilustração do ícone de "silenciado" na cor preta sobre fundo rosado Ilustração do ícone de "silenciado" na cor preta sobre fundo rosado

Silenciar grupos para sempre

Tem sempre aquele grupinho que manda mensagem toda hora, né? E você pode não estar disponível para ouvi-las. 

Para evitar possíveis ansiedades, uma dica é silenciá-los. Como? Basta ir até o grupo em questão, tocar sobre o nome dele. Depois, encontre a opção "Silenciar" e, por fim, toque em "Sempre".

Prontinho! Vale lembrar que essa configuração não é irreversível. Basta fazer o mesmo processo para modificar.

Crie lista de transmissão

Se você quer mandar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, o modo mais simples é criar listas de transmissão. É possível enviar conteúdos para até 250 contatos simultaneamente.

Entretanto, todos irão receber a mensagem separadamente (trata-se de um formato diferente dos grupos).

Para criar uma lista, basta ir até "Conversas". No topo haverá a opção "Listas de transmissão". Toque sobre ela para abrir. Escolha "Nova lista" e selecione os contatos desejados.

Papéis de parede personalizados

Sabia que dá para escolher um papel de parede para cada contato? Esse é outro truque do WhatsApp. É possível personalizar, colocando fotos que estejam de acordo com cada amigo ou familiar.

É só escolher a conversa, depois tocar sobre o nome da pessoa e, por fim, ir até a opção "Papel de parede e som". Escolha uma imagem a partir de arquivos já disponíveis ou do seu rolo da câmera.

LEIA MAIS:

Mensagens temporárias

A falta de espaço nos dispositivos e na nuvem pode ser um problema, já que trocamos muitos vídeos e imagens pelo WhatsApp. Então, uma boa alternativa é habilitar o recurso de mensagens temporárias

Ao ativá-lo, os conteúdos trocados ficam disponíveis por apenas sete dias e depois somem automaticamente (desde que não tenham sido baixados no seu celular).

Mas não se esqueça que ativou o serviço, hein! Depois, não é possível resgatar o material que foi apagado.

Imagem de uma mulher usando o smartphone Imagem de uma mulher usando o smartphone

Planos com WhatsApp ilimitado

Como ficamos o tempo inteiro ligadinhos no WhatsApp, escolher planos de celular que já tenham o app incluído é uma excelente ideia. Ou seja, você troca as mensagens que desejar sem descontar nada da sua franquia.

Os planos da Vivo são todos assim, com o app ilimitado para o envio de mensagens, fotos, vídeos e chamadas de voz

Dessa forma, é possível ficar 100% conectado com amigos e familiares sem gastar nada a mais por isso.

Conclusão

O WhatsApp faz parte das nossas vidas, principalmente por ser um meio de comunicação ágil e disponível. E tem mais uma característica: é uma plataforma flexível. 

De modo que conta com diferentes recursos que podem ser customizados e modificados conforme as suas necessidades (e foi exatamente isso que abordamos aqui com os truques do WhatsApp).

No entanto, para aproveitar todos os benefícios e ficar sempre online no aplicativo, é muito importante escolher um plano de celular que permita utilizar a plataforma de modo ilimitado. A Vivo é especialista nisso!

Acesse para conhecer as opções disponíveis e bons papos.

Leia também