Tudo que é digital e se conecta à internet conta com um sistema operacional. Seja o celular, computador, tablet, televisão, caixa de som inteligente e muito mais. 

Aqui, você vai entender o que é, como funciona e os tipos de sistemas operacionais, além de conferir o que cada dispositivo roda e muito mais. Preparado(a)?

O que é sistema operacional?

O sistema operacional é a alma de um aparelho eletrônico inteligente. No celular, por exemplo, apesar de ter câmeras, processador, bateria, acabamento etc., é o sistema operacional que dá vida a ele. 

Portanto, tudo o que você vê na tela, as animações, a maneira de navegar, de fazer um print ou desbloquear o celular está integrado ao sistema operacional.

Imagem de ícones de sistemas

Qual a diferença entre sistema operacional e interface?

O sistema operacional, como agora você sabe, é a alma de um celular, computador ou tablet. Agora, a interface é uma camada adicional que é colocada por cima dele. O melhor exemplo para entender isso é pensar em um celular da Samsung.

Tais aparelhos rodam o sistema operacional Android. Mas você já percebeu que cada fabricante Android faz as coisas um pouquinho diferentes de cada concorrente? Em cima do Android, a Samsung roda a One UI, que é uma interface própria.

Ou seja, ela adiciona funções e muda o design:

  • Aplicativos e emojis diferentes;

  • Possibilidade de incluir dois WhatsApp no mesmo celular;

  • Proteção de arquivos em uma pasta secreta;

  • Focar em itens clicáveis na parte de baixo do celular, enquanto a área de visualização fica em cima. 

Tudo isso faz parte da interface One UI. 

É importante ficar de olho na interface para entender qual é a que faz mais sentido para você, principalmente ao escolher um celular que roda Android. 

Apesar da base ser a mesma, a Samsung, LG, Xiaomi, Asus, Motorola e outras têm visões diferentes de como cada coisinha deve aparecer no smartphone.

Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?

Tudo que é conectado à internet roda um sistema operacional, então vem conferir aqui embaixo os disponíveis para celular e computador, ok?

Sistemas operacionais mobile

São dois os principais tipos de sistemas operacionais mobile que existem no mundo. O iOS, da Apple, e o Android, do Google. Vem saber mais sobre cada um deles.

iOS da Apple

Imagem de menina usando smartphone

O iOS é o tipo de sistema operacional dos iPhones, iPod touch e dos iPads. Ele foi lançado em 2007, juntamente ao primeiro iPhone, mas na época se chamava iPhone OS (“Operating System” ou “Sistema Operacional”, em português).

O legal do iOS é que, como apenas a Apple usa, os dispositivos que rodam esse sistema operacional além de atualizarem muito mais rápido, também contam com anos de suporte.

De maneira geral, todos os seus aplicativos estão na tela inicial do celular, mas você pode criar pastas e esconder os apps. A Apple preza muito pela privacidade, por isso, tudo o que é feito no iPhone passa, primeiro, por permissão e autorização do usuário.

Uma das vantagens do iOS é que ele é extremamente integrado com os outros sistemas e produtos da Apple, como o macOS (para o Mac), tvOS (para a Apple TV), watchOS (para o Apple Watch) e iPadOS (para iPad). 

Ou seja, se você possui vários aparelhos da Apple, vai perceber que:

  • As fotos sincronizam entre os dispositivos;

  • Pode receber uma chamada telefônica no Mac quando o iPhone estiver longe;

  • Ou usar o AirDrop, que permite transferir arquivos de maneira instantânea ao aproximar um celular do outro.

Android do Google

Imagem de smartphone

O Android é o tipo de sistema operacional do Google e foi lançado em 2008 pelo buscador americano. Porém, apesar de ser mais novo, ele é o mais popular do mundo. Como a maior parte dos fabricantes de celular usam esse sistema, você tem uma variedade imensa de celulares para escolher.

Se você gosta de muitas opções e customizações, o Android é o sistema operacional perfeito. Você pode mudar o design dos aplicativos, adicionar interfaces, escolher quais os apps principais para cada tarefa, além de poder baixar aplicativos de outras lojas que não a Google Play Store.

Apesar de ser mais popular, como o Google cria o software e cada fabricante coloca uma camada de inovação por cima, as atualizações demoram muito mais tempo para chegar ao consumidor. 

Além disso, geralmente, as fabricantes dão apenas dois ou três anos de suporte ao sistema operacional atualizado. Ou seja, depois desse período, um celular totalmente funcional deixa de receber as últimas novidades.

Se você não quer passar por isso, o jeito é ter sempre um smartphone novo em mãos. Na Loja Vivo, você encontra marcas, como:

Sistemas operacionais desktop

Os computadores pessoais rodam majoritariamente Windows, mas também há opções como o Linux e o ChromeOS. Já os computadores da Apple, os Macs, rodam o macOS. Veja a seguir. 

Windows da Microsoft

Imagem de notebook

O Windows é o sistema operacional mais popular do mundo no quesito de computadores pessoais. Ele existe há décadas e apesar de várias fabricantes de computador usarem, não é tão comum encontrar “camadas de inovação” por cima do sistema, como é o caso do Android.

O Windows dá bastante liberdade para baixar programas e navegar na internet à vontade, além de ser mais compatível com softwares profissionais e de órgãos públicos.

Como existem diversas opções de computadores com Windows, para escolher o seu, é necessário avaliar qual o uso você fará com o equipamento: é para estudar ou trabalhar? Precisa ser um computador simples ou mais robusto?

Seja qual for a sua necessidade, a Loja Vivo tem o dispositivo que você precisa. São diversas marcas, processadores e modelos com ofertas especiais. Como, por exemplo:

macOS da Apple

Imagem de notebook

É o sistema operacional dos computadores da Apple e tem um visual bem característico: uma faixa com os principais aplicativos na parte inferior da tela. 

Cada programa costuma abrir em telas menores, diferente do Windows que usa verdadeiras janelonas para cada aplicativo.

Uma coisa interessante do Mac é que, comparado ao Windows, tudo parece ao contrário, uma vez que a barra de fechar ou maximizar fica do lado oposto do que no sistema operacional da Microsoft.

O macOS é ideal para quem já tem outros produtos da Apple, uma vez que eles se integram muito bem. Outra vantagem é que a empresa atualiza anualmente os Macs com novas funções. E como tanto o hardware quanto o software é feito pela companhia, tudo parece super rápido.

Linux

Ilustração de computador

O Linux é o sistema operacional que tem um pinguim como mascote. Apesar de ser mais parecido com o Windows do que o Mac, é um sistema operacional com o código-fonte disponível para todos. 

Ele é ideal para desenvolvedores e pessoas que gostam de mexer em tudo do computador, basicamente criando uma interface própria para o sistema operacional.

Por ser um software livre e código aberto, qualquer um pode instalá-lo, modificá-lo e distribuí-lo seja para venda ou para fins não-comerciais.

ChromeOS do Google

Imagem de notebook

O ChromeOS é a solução do Google para quem precisa navegar na internet. O seu sistema operacional é basicamente um grande Google Chrome para que você possa:

  • Navegar na web;

  • Fazer trabalhos da escola ou faculdade;

  • Ter um computador barato, leve e rápido para atividades rotineiras.

Geralmente, os computadores que rodam esse sistema são chamados de Chromebook, apesar de outras fabricantes também poderem criar notebooks com esse software. Demais, né?

Quais os sistemas operacionais mais utilizados no mundo?

Se for falar de tipos de sistemas operacionais para celular, o sistema operacional mais usado no mundo é o Android, enquanto para computador é o Windows. 

Os dois são opções mais recorrentes porque contam com uma grande variedade de dispositivos, sendo mais acessível para diferentes usuários e condições financeiras. 

E aí, gostou de saber mais sobre os tipos de sistemas operacionais existentes? Agora, basta passar na Loja da Vivo e escolher seu próximo eletrônico com o melhor sistema operacional para você.  

Já se você está buscando um novo celular, a Vivo também pode te ajudar. Aproveite as condições e ofertas exclusivas.

Até breve! 

LEIA MAIS: