Não é exagero dizer que os apps de videochamada passaram a fazer parte da nossa vida. Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas, os encontros e as reuniões, que antes eram presenciais, passaram a ser online.

Tanto é que fomos nos acostumando a esse formato de comunicação, não é mesmo? O que muitas pessoas não sabem é que existem diferentes ferramentas para fazer uma chamada de vídeo e lives, cada uma atendendo a diferentes públicos e necessidades.

Quer descobrir mais detalhes sobre os aplicativos de videochamada, bem como as características de cada plataforma? Então, fique conosco e confira como tem opções para todos os gostos!

Importância dos apps de videochamada

Seja nas atividades profissionais, escolares ou encontros entre amigos, o fato é que o novo coronavírus colocou alguns obstáculos nas nossas relações sociais. Dessa forma, desde o ano passado, a videochamada ou videoconferência entrou na nossa rotina.

Reuniões de trabalho, aulas, defesas de trabalhos acadêmicos e até festas de aniversário passaram a utilizar esse recurso tecnológico para substituir os encontros presenciais.

A boa notícia é que há diferentes apps de videochamada — que possibilitam a realização desses encontros e otimizam o home office e as aulas online de forma prática e com boa qualidade de som e imagem.

Imagem de um homem acenando para a câmera do notebook.

15 apps de videochamadas para você escolher

Se o uso das videochamadas ganhou força, é importante que você tenha uma boa experiência ao se comunicar dessa forma, certo? Por isso, o ideal é ficar por dentro das diferentes opções de apps que atendem esse objetivo, bem como as características de cada um. Vamos lá?

1. Zoom

O primeiro app da lista talvez seja um dos mais conhecidos. O recurso é gratuito para suporte de conversa com até 100 participantes, no entanto o limite da videochamada é 40 minutos.

A ferramenta é mais utilizada no meio corporativo: há planos pagos com suporte para até 1.000 pessoas em conferência. Tem ainda a vantagem de permitir o compartilhamento de tela e a gravação da videochamada.

É possível fazer o download do aplicativo para Android, iOS ou ainda para o seu desktop.

2. Google Meet

O Google Meet, junto ao Zoom, também é um dos recursos de videochamada mais populares. Pode ser usado no seu smartphone (Android e iOS) ou no PC.

É uma ferramenta que veio para substituir o Hangout — é gratuito para quem tem uma conta no Google e para reuniões de até 250 pessoas, sem limite de duração (a versão grátis permitia apenas 60 minutos, mas a empresa retirou o limite durante a pandemia).

Saiba também que o Google Meet tem a funcionalidade de gravação da chamada, compartilhamento de tela, permitindo a apresentação de vídeos, slides e de outros documentos, bem como o controle de quem pode entrar na reunião.

Caso o objetivo seja reunir mais pessoas, existem planos pagos do pacote GSuite, que permitem a transmissão ao vivo para até 100 mil pessoas.

Imagem de uma mulher em uma videochamada realizada no celular.

3. Facetime

Agora é a vez de falar do app de videochamada Facetime, que é exclusivo para usuários de dispositivos da Apple. Aqui, para se comunicar por vídeo com outra pessoa, é necessário ter o número do telefone ou ID Apple.

Funciona assim: a plataforma suporta conversas com até 32 pessoas para versão iOS a partir de 12.1.4. Já os usuários que tiverem aparelhos com versões anteriores poderão usar o Facetime, mas somente entre duas pessoas.

4. WhatsApp

Por conta da familiaridade com o aplicativo de mensagens, muita gente escolhe fazer videochamadas justamente por essa ferramenta. Funciona em aparelhos Android e iOs, e possibilita realizar as conversas por vídeo com até oito pessoas.

Quem preferir pode realizar as videochamadas também pelo WhatsApp desktop, ou seja, direto do seu computador para os sistemas Windows 8 ou superior e no macOS. É uma nova funcionalidade, porém é diferente do WhatsApp Web. Aqui você faz um download do programa no seu PC.

5. Skype

O Skype também é um recurso gratuito bem conhecido das pessoas, permitindo a realização de videochamadas do seu smartphone (Android ou iOS) ou ainda do seu desktop.

O legal é que não tem limite de tempo nesse app, que permite reunir até 50 pessoas na chamada. No entanto, todos os usuários precisam ter uma conta Skype para acessar.

Dá para fazer o compartilhamento de tela e ainda a gravação da videochamada.

Imagem de uma mulher olhando para a tela do celular e sorrindo.

6. Instagram

Quem tem o Instagram pode aproveitar o recurso do Direct (no Android ou iOS) de chamada por vídeo. Dá para reunir até seis pessoas — e a participação dos usuários acontece depois de aceitar o convite de quem criou a videochamada.

Pelo Direct, você consegue minimizar a janela da videochamada para navegar no Instagram e ainda trocar a câmera dianteira pela traseira se precisar.

7. Microsoft Teams

O aplicativo de videoconferência faz parte do Microsoft 365 e permite conversas para grupos e com compartilhamento de tela. Tem a vantagem de atender diferentes sistemas, como Windows, macOS, Linux, Android e iOS.

O recurso é gratuito para até 300 pessoas em uma chamada e permite a criação de canais de equipe, organizando o trabalho para projetos específicos, por exemplo.

8. Imo

Você pode usar o aplicativo de videochamada Imo grátis nos sistemas Android, iOS e Windows. É um app leve, simples de usar e pode reunir até 25 pessoas em uma chamada de vídeo.

Imagem de uma mulher olhando para a tela do celular enquanto toma café.

9. Houseparty

As videochamadas também podem ser feitas pelo app Houseparty, diretamente do seu celular (Android ou iOS) ou desktop.

Dá para reunir, de um jeito bem descontraído, até oito pessoas para conversar ou jogar. Alguns dos jogos que você encontra no app são:

  • Heads Up!;
  • Trivia;
  • Chips and Guac;
  • QuickDraw.

10. JusTalk

Um app para chamadas de vídeo para quem também busca diversão é o JusTalk. Você pode baixar no seu celular (Android e iOS) e conversar com até 16 pessoas.

Dá para gravar, usar adesivos na chamada, enviar fotos, jogar, mudar o fundo ou até desenhar na imagem do amigo com o qual você está conversando.

11. WeChat

Com o WeChat, você tem uma rede social, um app de mensagem e ainda um recurso para fazer videochamadas com até nove pessoas.

É o aplicativo gratuito mais popular entre os chineses e pode ser utilizado no celular (sistemas Android e iOS). Os usuários podem ser adicionados na conversa pelo número do telefone ou ID WeChat.

Imagem de uma senhora olhado para a tela do celular e sorrindo.

12. Viber

O Viber é um app de mensagens bastante utilizado no mundo e também conta com o recurso de chamada de vídeo.

Pode ser utilizado em sistemas Android e iOS e no seu PC. Você consegue reunir 30 pessoas na videochamada.

13. Discord

Quer se encontrar com seu grupo de estudo ou com outros gamers? O app Discord permite reunir até 10 pessoas e ainda deixa que todos os participantes compartilhem suas telas ao mesmo tempo.

É compatível com Android, iOS, Windows, macOS e Linux. Dá para usar a versão gratuita ou ter acesso a mais funcionalidades com a assinatura do plano.

14. XSplit BroadCaster

Quem curte games e quer fazer a transmissão ao vivo dos jogos para as principais plataformas de streaming pode usar XSplit BroadCaster, que é compatível com o Windows a partir da versão 7.

A vantagem é que o usuário pode gravar a transmissão. Há versões gratuitas e pagas.

Imagem de uma mulher sorrindo enquanto participa de uma videochamada realizada no computador.

15. Ciclano

Um aplicativo de streaming que tem a característica de ser bem prático é o Ciclano. É possível fazer, ao mesmo tempo, lives para Facebook, Instagram e YouTube usando seu celular com sistema Android ou iOS.

Dá também para acompanhar os comentários e interagir com os usuários de diferentes redes em um mesmo espaço. Por último, um aspecto que diferencia o Ciclano é o agendamento de vídeos.

No entanto, para usar todas essas funcionalidades é preciso assinar algum dos planos disponíveis.

Melhor Internet para fazer videochamadas

Depois de conhecer a lista de apps para videochamadas, realização de lives e até transmissão de jogos, vem a dúvida: como ter uma alta qualidade de vídeo e áudio, ou seja, uma transmissão sem atropelos?

A dica é configurar o Wi-Fi com a melhor internet, como as que você encontra aqui na Vivo. Confira:

  • Vivo Fibra: o melhor plano de internet banda larga de fibra óptica para quem busca ultravelocidade;
  • Vivo Pós: para quem busca pacotes completos para usar o smartphone como quiser;
  • Vivo Controle: planos com bônus de internet e diversos apps inclusos.

Escolha um dos apps de videochamadas para trabalhar, estudar, encontrar amigos e familiares ou ainda jogar com outros gamers.

Há diferentes opções e, para aproveitar melhor todas as funcionalidades dessas ferramentas, não marque bobeira e conte com uma internet de qualidade, como a da Vivo.

Conheça os planos de internet da Vivo e não fique de fora das chamadas de vídeo.

Até a próxima!

Leia também