Nada é mais inconveniente do que estar no seu momento de descanso e lazer — seja assistindo suas lives favoritas ou acompanhando seu time do coração — e passar por problemas na conexão, causando um delay na sua programação.

Mas você sabe o que é delay e quais os principais motivos para eles ocorrerem durante as transmissões de streaming? É o que vamos explicar a seguir, apresentando um conteúdo detalhado que vai sanar de vez as suas dúvidas. Confira! 

 

O que é delay?

Delay é o atraso que acontece entre as informações enviadas pelo servidor e as recebidas pelo seu dispositivo — smartphones, televisores, tablets, computadores etc.

Essa situação acontece bastante em programas jornalísticos — principalmente quando o link é feito com repórteres que estão em outros países —  ou até mesmo em partidas de futebol.

Por isso é tão comum vermos, em alguns programas, o apresentador fazer a pergunta e quem está do outro lado demorar alguns segundos para responder ou ouvir nossos vizinhos comemorarem o gol do time do coração antes de nós.

Nos moldes tradicionais, imagine que o sinal demore alguns segundos para chegar até o satélite e mais alguns para ser enviado até o receptor e voltar para a base. Só aí já seria um delay considerável. Levando em conta que ele ainda é transmitido para todo o Brasil e o tipo de tecnologia que está sendo usada para distribuição, o atraso pode ficar ainda maior.

As TVs por assinatura, por exemplo, têm um delay de dois a três segundos em comparação com a TV digital. 

Por outro lado, os canais na TV por assinatura são mais rápidos, entre oito e 25 segundos, que os canais dos aplicativos disponibilizados por esses provedores.

Imagem de uma mulher usando o notebook com uma expressão frustrada.

O que é delay em live?

Elas já aconteciam antes da pandemia, mas viraram febre durante o isolamento social. Porém, nada mais chato do que estar assistindo à live do seu cantor ou banda favorita e o sinal cair, a imagem travar ou o som não combinar com o que está sendo falado ou cantado. 

Parece que a boca fala uma coisa e a gente ouve outra. Quem nunca passou por isso? É horrível, não é mesmo? Isso é o delay de uma live

Com o uso exclusivo da internet, o tempo de levar as informações do satélite -> receptor -> e voltar para a base pode ser bastante reduzido, já que esse tipo de rede está bem distribuída em quase todo o país. 

O modelo de tráfego usado para levar as informações de um ponto a outro é a transferência por baixa latência, que permite que os dados sejam processados e transportados mais rapidamente, tornando o delay quase nulo.  

Porém, para isso acontecer, vai depender tanto da estrutura dos servidores das plataformas de streaming, das tecnologias utilizadas por quem está transmitindo a live e ainda da internet que chega em sua residência. 

Caso esses fatores não estejam dentro da qualidade necessária para uma transmissão, você certamente sofrerá com delays indesejados.

Nesses casos, é importante investir em uma internet via fibra óptica, pois, devido a sua tecnologia, ela é a que apresenta o melhor controle de tráfego atualmente, fazendo com que as informações sejam levadas muito mais rapidamente do servidor até seus dispositivos, reduzindo ou até mesmo anulando o delay.

Ilustração de diferentes ícones de carregamento.

O que é delay na ligação?

O delay em ligações pela internet — por meio de aplicativos como: WhatsApp, Skype, Telegram — também está relacionado à qualidade dos servidores das empresas que fornecem esse tipo de serviço e a internet da sua casa.

Quanto mais estabilidade, menor serão os delays e os travamentos durante a chamada de áudio.

Estruturas de internet que sofrem com latência alta, por exemplo, vão fazer com que as informações trafeguem mais lentamente, contribuindo para esse atraso, enquanto as de baixa latência, vão proporcionar mais qualidade às ligações.

Nesses casos, uma conexão via fibra óptica também é o mais indicado, pois ela consegue garantir maior estabilidade da rede e o tráfego em uma latência baixa, fazendo que o delay seja reduzido, em alguns casos, a zero.

O que é delay em vídeo?

Da mesma forma que as ligações, você pode sofrer com delay em videochamadas ou assistindo algo pela internet, caso as informações não estejam percorrendo por uma estrutura de qualidade.

Se a internet da residência não for de qualidade e a rede estiver sobrecarregada com várias pessoas baixando arquivos, assistindo lives ou jogando, o delay no seu vídeo será inevitável. 

Nessas horas, a internet via fibra óptica da Vivo, pode proporcionar muito mais qualidade no gerenciamento dessas tarefas simultâneas, já que a alta velocidade, somada ao controle de banda oferecido pela empresa, tornam suas conexões mais estáveis.

Imagem de um grupo de jovens jogando no computador.

O que é delay em jogos?

Para quem gosta de jogar não é diferente. Com a conexão ruim, você vai sofrer com delay durante as suas partidas, pois o ping — que é responsável por analisar o tempo entre o envio e o recebimento de pacotes na sua rede — não estará baixo o suficiente para garantir uma boa conexão.

Sendo assim, corre o risco de tentar iniciar uma partida, ela começar e você nem sequer ter entrado nos mapas ou na área de início. Fora isso, em alguns jogos mais pesados, você sentirá travamentos e delays ainda maiores, atrapalhando a sua estratégia e o seu divertimento. 

Para sanar de vez ou amenizar a situação, o ideal é ter uma internet de qualidade — como a de fibra óptica da Vivo —, garantindo que seu momento de diversão não acabe virando uma dor de cabeça.

 

O que é delay via streaming?

Como já explicado, o delay é o tempo de processamento dos dados entre um servidor e outro, até chegar no seu equipamento com o áudio e o vídeo. 

E um fator que pode afetar mais ainda essa conexão, é se os servidores que estão transmitindo a programação estiverem fora do Brasil, fazendo que o caminho percorrido seja maior ainda.

No futebol transmitido por streaming, por exemplo, acontece o mesmo que nos cenários anteriores: o sinal tem que vir do computador que está fazendo a transmissão até o provedor de serviços de internet, aos servidores e depois para os dispositivos que estão assistindo. Esse tempo pode ser de 15 a 60 segundos, dependendo das condições. 

Outros fatores que podem influenciar na conexão são:

  • Os codecs utilizados por cada equipamento em seu processamento interno de dados;

  • A taxa de upload, que não pode ser menor que a taxa de bit rate enviado;

  • A sua conexão, sendo necessária uma internet de qualidade para receber e processar os pacotes;

  • O player que está utilizando para assistir à transmissão.

Esses contextos apresentados, juntos à conexão do usuário, podem causar oscilações e gerar atrasos maiores, mas o processamento do sinal é o maior motivador do delay. O Vivo Play, por exemplo, tem um delay menor do que os serviços de streaming.

 

Imagem de um senhor acompanhando futebol pelo celular e pela televisão.

Saiba se sua internet é suficiente para o streaming com pouco delay

Para quem transmite os jogos ao vivo, o ideal é ter uma internet de qualidade, que proporcione uma alta taxa de upload e mantenha o ping baixo, evitando travamentos e delay na conexão.

Já para quem está recebendo o sinal, também é importante contar com uma boa qualidade de conexão, com internet de ultravelocidade, que entregue uma alta taxa de download, fazendo com que os pacotes sejam baixados o mais rápido possível.

Além disso, é importante contar com bons servidores intermediários, que ficarão responsáveis por transmitirem os dados de um lugar ao outro. Quanto mais longe o servidor estiver dos dois pontos, maiores as chances de você sofrer com delay

O ideal é que tanto os servidores de transmissão e recepção quanto os servidores intermediários estejam instalados no Brasil, evitando que o caminho percorrido pelos pacotes de dados seja o menor possível.

Como diminuir o delay?

1. Desconecte os outros dispositivos que usam a mesma rede de Wi-Fi durante o jogo. Assim, toda a velocidade da sua internet estará dirigida para o futebol ao vivo;

2. Conecte o dispositivo ao cabo de ethernet. O Wi-Fi pode sofrer interferências externas e diminuir a capacidade da sua conexão;

3. Reinicie o seu roteador. Se você é cliente Vivo, pode fazer isso facilmente através do aplicativo Smart Wi-Fi;

4. Se estiver no computador, delete os arquivos temporários, como cache e histórico de navegação do browser. Eles podem dificultar o tráfego de dados em alta velocidade;

5. Caso esteja no celular ou tablet, fique em um ambiente onde o sinal do seu roteador chegue com força máxima, evitando que barreiras no sinal possam atrapalhar sua conexão;

6. Instale seu roteador em locais mais altos — pois, quanto maior a altura, melhor será a propagação das ondas de rádio do Wi-Fi — e longe de barreiras que possam impedir o sinal, tais como: paredes muito grossas, locais fechados, perto de espelhos, estruturas metálicas etc.

 

Imagem de uma família assistindo a um filme no notebook.

Tenha uma internet de ultravelocidade e estável

Para assistir ao streaming de jogos online em tempo real, a internet mais estável é a fibra óptica, como Vivo Fibra, a conexão de ultravelocidade que não deixa nenhum fã de futebol perder os melhores lances. 

Por não sofrer interferências eletromagnéticas no caminho até o seu modem, ela é a mais eficiente e veloz, o que evita falhas durante as transmissões.

 

Escolha o melhor plano Vivo Fibra para você

Na hora de escolher o plano Vivo Fibra ideal para sua casa, você deve considerar quais as necessidades de todos na residência. 

Alguns fatores que devem ser levados em conta na hora da decisão são:

  • Qual a frequência de uso de internet por parte dos integrantes da casa;

  • Quais tipos de arquivos são comumente baixados e utilizados — filmes, jogos, músicas, plataformas de streaming etc;

  • A quantidade de acessos simultâneos.

Agora que você já sabe o que é delay e como anular ou diminuir esse problema, não perca mais tempo e contrate agora mesmo uma internet de alta qualidade para sua casa. 

Até a próxima!

 

Leia também: