O Instagram já tem mais de uma década de vida. Lançado em outubro de 2010, a rede social é um sucesso mundo afora.

Aliás, você sabia que o aplicativo foi desenvolvido em apenas oito semanas? E mais: um ano e meio após ser lançado, foi vendido ao Facebook por um bilhão de dólares? 

No início, a plataforma era exclusiva para quem tinha iPhone, mas hoje está disponível para todos os sistemas operacionais e até mesmo na web.

Inclusive, a cada ano que passa, a rede social fica mais famosa. Um de seus booms foi o lançamento da função Stories, em agosto de 2016. De lá pra cá, muita coisa aconteceu  — e a plataforma tem incorporado diversas novidades. 

Quer saber as principais e o que fazer para ter um Instagram de sucesso? Fique conosco por aqui.

Imagem de uma jovem loira, com toca e óculos de sol rosas  fazendo careta tirando uma selfie. Imagem de uma jovem loira, com toca e óculos de sol rosas  fazendo careta tirando uma selfie.

O que é um Instagram de sucesso?

É aquele que engaja as pessoas. Isso mesmo: não adianta ter vários seguidores se pouca gente se interessa pelo seu conteúdo. 

O que vale mesmo são as curtidas, os comentários, os compartilhamentos e os salvamentos dos conteúdos (este último recurso é um dos que mais eleva o engajamento do perfil).

Para conseguir índices interessantes, no entanto, é fundamental ter uma agenda de conteúdos previamente organizada. Ou seja, postar fotos e vídeos com frequência para estar sempre presente e, assim, impactar o público. 

Falando nele, é essencial ter conteúdo esteja de acordo com os perfis que te seguem ou aqueles que quer atingir. É fundamental saber para quem você está criando. 

O que faz sucesso no Instagram?

Com a recente mudança de algoritmo anunciada pela plataforma, o tipo de conteúdo que faz mais sucesso no Instagram é o animado. Ou seja, vídeos, sejam eles curtos ou mais longos. Os reels são os queridinhos  — e podem ter de 10 a 60 segundos. 

Além disso, os stories costumam ter um grande alcance. É interessante aproveitar todas as funcionalidades da ferramenta para impulsionar ainda mais as postagens, como:

  • Enquetes;

  • Perguntas e respostas;

  • GIFs para deixar o conteúdo mais atrativo. 

Aliás, recentemente, o Instagram liberou a figurinha de link para todos os usuários (o antigo "arrasta para cima"). Agora, todo mundo pode incluir endereços clicáveis, que levam a sites.

Outra novidade é a figurinha que propõe o compartilhamento de fotos. É um tipo de desafio que sugere que os usuários postem fotos ou vídeos. Esse conteúdo tem chamado a atenção do público e, consequentemente, aumentado o engajamento dos perfis.

Por fim, o Instagram liberou os posts em conjunto. Explicamos: você pode postar conteúdos sugerindo um colaborador (basta escolher essa opção na hora de postar). Assim, a foto aparece nos dois perfis  — no seu e dos seus amigos.

Imagem de ícone de de uma polaroide saindo fotos e corações. Imagem de ícone de de uma polaroide saindo fotos e corações.

O que postar para atrair seguidores?

Os vídeos estão em alta no Instagram! Por isso, não tenha medo. Aproveite para trazer temas relevantes ou pegar carona nas trends de dança, que também fazem sucesso na rede. No feed, uma forma de atrair mais pessoas é incluir hashtags nas publicações. 

Dessa forma, seu perfil pode ser encontrado com maior facilidade. Ao escrever alguma legenda, busque quais palavras têm mais a ver com o seu conteúdo e também quais possuem maior volume de publicações. É um sinal de que estão em alta.

Além disso, as lives, bastante usadas no período pandêmico, também ajudam a aumentar o engajamento. Isso porque toda a sua base é notificada quando você começa uma transmissão. E mais: seu perfil aparece em primeiro lugar no menu dos stories (aquelas bolinhas que aparecem sobre o feed).

Como criar conteúdo para a Internet

Quais os principais recursos do Instagram?

Já que falamos em stories, vamos começar com a funcionalidade! Na época, em 2016, um app que estava fazendo muito sucesso era o Snapchat, por conta das fotos e vídeos que apagavam em até 24 horas. Depois que o Instagram lançou algo parecido, a rede social surfou nessa onda e cresceu ainda mais.

O Facebook foi aperfeiçoando o app e trazendo mais opções: mais do que uma rede para postar conteúdo audiovisual do seu bichinho de estimação, da família ou suas selfies, o Instagram virou um modelo de negócio.

O aplicativo não foi só bom para os influenciadores digitais, não. É também uma ferramenta muito importante para restaurantes, pequenos negócios e para fomentar o turismo. 

Além disso, há diversas outras funções muito bacanas, como:

  • Lives: você pode fazer transmissões ao vivo com a sua conta para interagir com os seus seguidores. Inclusive, as lives podem ser feitas com outras pessoas ao mesmo tempo
  • IGTV: o IGTV é uma extensão dos vídeos postados. Enquanto há um limite de 60 segundos no feed, o canal permite que você compartilhe conteúdos muito mais longos, como videoaulas, tutoriais e muito mais;
  • Reels: os Reels são uma das novidades mais recentes da plataforma. Competindo com o TikTok, a função serve para compartilhar vídeos entre 15 e 60 segundos usando efeitos, músicas e abusando da criatividade!
Imagem de um smartphone exibindo uma postagem no Instagram da foto de uma mulher na praia Imagem de um smartphone exibindo uma postagem no Instagram da foto de uma mulher na praia

Como usar o Instagram Stories?

Você já deve ter percebido na parte superior do Instagram aquelas bolinhas com os rostos dos seus seguidores, né? É ali que ficam os stories das pessoas. Para criar os seus é muito fácil.  Basta seguir este passo a passo:

  • Na tela principal do Instagram, deslize o dedo da esquerda para a direita para que apareça a tela onde se grava os Stories
  • Você também pode, na página principal do app, tocar na bolinha com o seu rosto e um “+”.

Os stories basicamente são um espaço para você publicar fotos e vídeos que apagam depois de 24 horas.

Também é possível enviar para os seus seguidores essas fotos e vídeos que podem se autodestruir na hora, serem vistas duas vezes ou mantidas na conversa.

Com a câmera e o microfone habilitados, você pode aproveitar o canto esquerdo para dar um charme às suas fotos e vídeos. Olha:

  • Criar: em vez de mandar uma foto, que tal apenas escrever?
  • Boomerang: faz aqueles vídeos estilo “vai e volta”
  • Layout: permite adicionar várias fotos ao mesmo story
  • Photobooth: faz um “book” de fotos suas. Faça algumas poses e veja o efeito incrível que o Instagram cria
  • Level: cria uma grade para enquadrar direito a foto ou o vídeo
  • Superzoom: dá um zoom em algo ou alguém, tem um efeito de coraçãozinho muito bonito
  • Mãos Livres: para você gravar Stories sem precisar ficar segurando o celular. É uma boa ideia para se gravar tocando uma música, por exemplo. 

E isso é só o básico, viu? Dá para fazer muito mais, como adicionar GIFs, músicas, localização, marcar pessoas, criar enquetes, entre outros. 

Para fazer isso, depois que fizer a foto ou gravar o vídeo do seu story, você pode editá-lo antes de postar. Deslize o dedo de baixo para cima e aproveite todas essas possibilidades.

Também é possível adicionar alguns filtros. É só deslizar o dedo da direita para esquerda e ver os diversos temas disponíveis.

Por fim, quando você estiver satisfeito com a sua criação, é só selecionar para quem mandar ou se deseja postar no seu story para todos os seus amigos verem. 

Imagem de uma pessoa fotografando um prato de restaurante com o celular Imagem de uma pessoa fotografando um prato de restaurante com o celular

Quais os brasileiros mais seguidos no Instagram?

Seja para consumir os conteúdos ou para se inspirar, vale a pena conhecer os cinco brasileiros mais seguidos da rede social:

  • Neymar: jogador de futebol, 165 milhões de seguidores
  • Ronaldinho Gaúcho: ex-jogador de futebol, 61,3 milhões de followers
  • Anitta: cantora, 56,9 milhões de seguidores
  • Whindersson Nunes: comediante e influencer, 54,8 milhões de followers
  • Marcelo: jogador de futebol, 50,3 milhões de seguidores. 

É muita gente seguindo esses brasileiros, não é? Agora, você sabia que o mais seguido no mundo na rede social é o jogador de futebol Cristiano Ronaldo? Ele tem mais de 369 milhões de seguidores no total! Dá para perceber que o público ama futebol, não é?

Imagem da silhueta de um homem fotografando o por do sol de uma cidade Imagem da silhueta de um homem fotografando o por do sol de uma cidade

Quais as fotos mais curtidas do Instagram?

Agora, as fotos mais curtidas do Instagram são mais interessantes pela diversidade. Olha só:

  • A foto de um ovo: sim, um perfil com a foto de um ovo quebrou o recorde de curtidas no Instagram. São mais de 55 milhões
  • Última foto do rapper XXXTentacion: o rapper morreu em 2018 aos 20 anos. A foto dele é a segunda mais curtida da rede social
  • Billie Eilish loira: a cantora Billie Eilish tem a terceira posição entre as fotos mais curtidas do Instagram. Ela que tinha o cabelo preto com verde, agora está loira e bombou na rede com mais de 22 milhões de curtidas
  • Anúncio da morte de Chadwick Boseman: o ator que interpretou o super-herói Pantera Negra morreu em agosto de 2020, vítima de um câncer. O anúncio da morte pela família no Instagram dele tem mais de 19 milhões de curtidas
  • Nascimento da filha da Kylie Jenner: a bebê Stormi nasceu em 2018. Filha da influenciadora Kylie Jenner, a foto tem mais de 18 milhões de curtidas.

Como usar o Instagram

Como bombar o seu Instagram

Agora que você já sabe como usar o Instagram Stories, temos mais algumas dicas de como bombar a sua rede social. Vamos lá?

1. Tenha um perfil claro

Os perfis que mais têm sucesso no Instagram são aqueles com público definido. Você ama postar fotos do seu pet? Foca nisso. O seu negócio é cozinhar ou comer? Esses são os posts que você deve fazer mais! As pessoas se interessam por temas específicos, então, se elas encontram no seu Instagram algo que gostam, irão te seguir.

2. Use hashtags… com moderação

As hashtags são muito importantes para o seu conteúdo atingir um público maior, mas não adianta taguear tudo.

A primeira dica é: quantas vezes você clicou em uma hashtag que dizia #amor, #amizade, #amigodeverdade? Pois é. E naquelas hashtags específicas que só você poderia conhecer como #FantasticoMundoDaLulu2374?

A dica é usar tags que façam sentido com a sua foto e também sejam de interesse geral. Por exemplo, quem faz fotos com iPhone, usa a hashtag #ClicadoComiPhone ou #ShotOniPhone, enquanto os usuários da Samsung usam as hashtags #WithGalaxy ou #ComGalaxy.

Procure tags que combinem com o tema da sua página. Ah! E não se esqueça de marcar a localização ou pessoas, já que isso ajuda a impulsionar a publicação.

3. Poste sempre — e no horário certo

Outra coisa importante é manter a regularidade das suas postagens. Não adianta postar uma vez a cada dois meses, mas também não adianta postar cinco vezes ao dia. O importante é ver a sua publicação gerar engajamento e quando os likes começarem a diminuir, talvez esteja na hora de pensar na próxima postagem.

Para manter a longevidade do seu post, além de usar tags, não se esqueça de engajar com o seu público, curtindo e respondendo comentários. 

  • Bons horários para postar no Instagram são:
  • Final da tarde nos dias da semana;
  • Domingo no fim da tarde;
  • Quintas-feiras com a hashtag #tbt
  • Manhã de segunda-feira.

Esses são dias e horários que as pessoas mais estão nas redes sociais, seja porque o expediente acabou, seja porque elas querem saber como foi o final de semana dos outros.

4. Publique vídeos e esteja de olho nas novidades

Vídeos também são uma ótima maneira de engajar o público. Além disso, outra dica que realmente funciona é: esteja ligado nas novidades do Instagram. A rede social está sempre testando novos recursos, tais como: IGTV, Lives etc.

Quando a rede social lança uma função nova, seja a habilidade de criar enquetes, adicionar GIFs, fazer Reels e outras, aprenda tudo sobre ela, pois o Instagram acaba priorizando postagens de usuários que usam as novidades dele. 

Com essas dicas, tenho certeza que você vai bombar o seu Instagram!

Como aproveitar o Instagram nos planos da Vivo?

A Vivo tem planos específicos para todas as necessidades. E o Instagram está incluso em alguns deles, como é o caso do Vivo Controle.

Assim, naqueles dias que você quer passar o dia todo no Instagram, fazer uma live ou gravar reels,  nada é descontado da sua franquia. Ou seja, seu uso é ilimitado! No Vivo Pré, entretanto, é possível fazer contratações de diárias.

Já com o Vivo Pós-pago, há outras vantagens específicas. Além do WhatsApp ilimitado, por exemplo, no plano Vivo Pós Família, você ganha um bônus de internet igual à quantidade de franquia contratada para usar o YouTube. Ou seja, o dobro de benefícios.

Conclusão

O Instagram é uma das redes mais acessadas no mundo! Tem muita gente por lá gerando conteúdos incríveis. 

Se você quer se destacar, entretanto, é fundamental estar de olho nas funcionalidades que vêm fazendo maior sucesso, como reels, stories e lives. Assim, suas postagens chegarão a mais pessoas. O resultado: engajamento de qualidade para o seu perfil.

O mais interessante é que é possível criar vídeos e outros formatos diferentes utilizando somente o celular. Ou seja, até mesmo quem não tem muita habilidade para edição, por exemplo, consegue se destacar. 

Aliás, para isso, é preciso ter um plano de internet que suporte essa produção de conteúdo. Na Vivo, alguns incluem o uso do Instagram. Vale conferir e aproveitar!

Agora que você sabe tudo sobre como ter um Instagram de sucesso, é só curtir, ao máximo, navegando na internet da Vivo. 

Até a próxima!

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