O Instagram já tem mais de uma década de vida. Lançado em outubro de 2010, a rede social é um sucesso.

Você sabia que o aplicativo foi desenvolvido em apenas oito semanas? E apenas um ano e meio depois de ser lançado foi vendido para o Facebook por um bilhão de dólares? Simplesmente, uau!

Se você usa smartphones há bastante tempo, deve se lembrar de que o Instagram era exclusivo pra quem tinha iPhone, né? Hoje em dia, o app está disponível em todas as plataformas, dá pra acessar no celular Android, no iPhone e até mesmo na web.

Inclusive, a cada ano que passa, o Instagram fica cada vez mais famoso e um dos booms do app foi o lançamento da função Stories em agosto de 2016.

Na época, um app que estava fazendo muito sucesso era o Snapchat pelas fotos e vídeos que apagavam em até 24 horas. Depois que o Instagram lançou essa função, a rede social surfou nessa onda e cresceu ainda mais.

O Facebook foi aperfeiçoando o app e trazendo mais funções: mais do que uma rede para postar fotos e vídeos do seu bichinho de estimação, da família ou suas selfies mesmo, o Instagram virou um modelo de negócio.

O aplicativo não foi só bom para os influenciadores digitais, não. O Instagram é muito importante para restaurantes, pequenos negócios e também para fomentar o turismo. 

De acordo com o Facebook, atualmente mais de 200 milhões de pequenos negócios no mundo usam os apps da empresa (Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp) como loja virtual. É muita gente que depende dessas plataformas, né?

Além disso, o Instagram tem diversas outras funções muito bacanas como:

  • Lives: você pode fazer transmissões ao vivo com a sua conta para interagir com os seus seguidores. Inclusive, as lives podem ser feitas com outras três pessoas ao mesmo tempo
  • IGTV: o IGTV é uma extensão dos vídeos postados. Enquanto há um limite de 60 segundos no feed, o IGTV permite que você compartilhe vídeos muito mais longos, como videoaulas, tutoriais e muito mais
  • Reels: os Reels são uma das novidades mais recentes da plataforma. Competindo com o TikTok, a função serve para compartilhar vídeos entre 15 e 60 segundos usando efeitos, músicas e abusando da criatividade!
Imagem de um smartphone exibindo uma postagem no Instagram da foto de uma mulher na praia

Brasileiros mais seguidos no Instagram

Seja para consumir os conteúdos ou para se inspirar, vale a pena conhecer os cinco brasileiros mais seguidos da rede social:

  • Neymar: jogador de futebol, 148 milhões de seguidores
  • Ronaldinho Gaúcho: ex-jogador de futebol, 54 milhões de followers
  • Anitta: cantora, 52 milhões de seguidores
  • Whindersson Nunes: comediante e influencer, 50 milhões de followers
  • Marcelo: jogador de futebol, 46 milhões de seguidores. 

É muita gente seguindo esses brasileiros, não é? Agora, você sabia que o mais seguido no mundo na rede social é o jogador de futebol Cristiano Ronaldo? Ele tem mais de 276 milhões de seguidores no total! Dá para perceber que o público ama futebol, não é?

Fotos mais curtidas do Instagram

Agora, as fotos mais curtidas do Instagram são mais interessantes pela diversidade. Olha só:

  • A foto de um ovo: sim, um perfil com a foto de um ovo quebrou o recorde de curtidas no Instagram. São mais de 55 milhões
  • Última foto do rapper XXXTentacion: o rapper morreu em 2018 aos 20 anos. A foto dele é a segunda mais curtida da rede social
  • Billie Eilish loira: a cantora Billie Eilish tem a terceira posição entre as fotos mais curtidas do Instagram. Ela que tinha o cabelo preto com verde, agora está loira e bombou na rede com mais de 22 milhões de curtidas
  • Anúncio da morte de Chadwick Boseman: o ator que interpretou o super-herói Pantera Negra morreu em agosto de 2020, vítima de um câncer. O anúncio da morte pela família no Instagram dele tem mais de 19 milhões de curtidas
  • Nascimento da filha da Kylie Jenner: a bebê Stormi nasceu em 2018. Filha da influenciadora Kylie Jenner, a foto tem mais de 18 milhões de curtidas.
Imagem da silhueta de um homem fotografando o por do sol de uma cidade

Como usar o Instagram Stories

Você já deve ter percebido na parte superior do Instagram aquelas bolinhas com os rostos dos seus seguidores, né? É ali que ficam os Stories das pessoas. Para criar os seus é muito fácil.  Basta seguir este passo a passo:

  • Na tela principal do Instagram, deslize o dedo da esquerda para a direita para que apareça a tela onde se grava os Stories
  • Você também pode, na página principal do app, tocar na bolinha com o seu rosto e um “+”.
Os Stories basicamente são um espaço para você publicar fotos e vídeos que apagam depois de 24 horas. Também é possível enviar para os seus seguidores essas fotos e vídeos que podem se autodestruir na hora, serem vistas duas vezes ou mantidas na conversa.

Com a câmera e o microfone habilitados, você pode aproveitar o canto esquerdo para dar um charme às suas fotos e vídeos. Olha:

  • Criar: em vez de mandar uma foto, que tal apenas escrever?
  • Boomerang: faz aqueles vídeos estilo “vai e volta”
  • Layout: permite adicionar várias fotos ao mesmo Story
  • Photobooth: faz um “book” de fotos suas. Faça algumas poses e veja o efeito incrível que o Instagram cria
  • Level: cria uma grade para enquadrar direito a foto ou o vídeo
  • Superzoom: dá um zoom em algo ou alguém, tem um efeito de coraçãozinho muito bonito
  • Mãos Livres: para você gravar Stories sem precisar ficar segurando o celular. É uma boa ideia para se gravar tocando uma música.

E isso é só o básico, viu? Dá para fazer muito mais, como adicionar GIFs, músicas, localização, marcar pessoas, criar enquetes, entre outros. 

Para fazer isso, depois que fizer a foto ou gravar o vídeo do seu Story, você pode editá-lo antes de postar. Deslize o dedo de baixo para cima e aproveite todas essas possibilidades.

Também é possível adicionar alguns filtros bem bacanas nas fotos ou vídeos. É só deslizar o dedo da direita para esquerda e ver os diversos temas disponíveis!

Por fim, quando você estiver satisfeito com a sua criação, é só selecionar para quem mandar ou se deseja postar no seu Story para todos os seus amigos verem.

Imagem de uma pessoa fotografando um prato de restaurante com o celular

Como bombar o seu Instagram

Agora que você já sabe como usar o Instagram Stories, temos mais algumas dicas de como bombar a sua rede social. Vamos lá?

1. Tenha um perfil claro

Os perfis que mais têm sucesso no Instagram são aqueles com público definido. Você ama postar fotos do seu pet? Foca nisso. O seu negócio é cozinhar ou comer? Esses são os posts que você deve fazer mais! As pessoas se interessam por temas específicos, então, se elas encontram no seu Instagram algo que gostam, irão te seguir.

2. Use hashtags… com moderação

As hashtags são muito importantes para o seu conteúdo atingir um público maior, mas não adianta taguear tudo.

A primeira dica é: quantas vezes você clicou em uma hashtag que dizia #amor, #amizade, #amigodeverdade? Pois é. E naquelas hashtags específicas que só você poderia conhecer como #FantasticoMundoDaLulu2374?

A dica é usar tags que façam sentido com a sua foto e também sejam de interesse geral. Por exemplo, quem faz fotos com iPhone, usa a hashtag #ClicadoComiPhone ou #ShotOniPhone, enquanto os usuários da Samsung usam as hashtags #WithGalaxy ou #ComGalaxy. Procure tags que combinem com o tema da sua página. Ah! E não se esqueça de marcar a localização ou pessoas, já que isso ajuda a impulsionar a publicação.

3. Poste sempre — e no horário certo

Outra coisa importante é manter a regularidade das suas postagens. Não adianta postar uma vez a cada dois meses, mas também não adianta postar cinco vezes ao dia. O importante é ver a sua publicação gerar engajamento e quando os likes começarem a diminuir, talvez esteja na hora de pensar na próxima postagem.

Para manter a longevidade do seu post, além de usar tags, não se esqueça de engajar com o seu público, curtindo e respondendo comentários

Bons horários para postar no Instagram são: final da tarde nos dias da semana, domingo no fim da tarde, às quintas-feiras com a hashtag #tbt e na manhã de segunda-feira. Esses são dias e horários que as pessoas mais estão nas redes sociais, seja porque o expediente acabou, seja porque elas querem saber como foi o final de semana dos outros.

4. Publique vídeos e esteja de olho nas novidades

Vídeos também são uma ótima maneira de engajar o público. Além disso, outra dica que realmente funciona é: esteja ligado nas novidades do Instagram. A rede social está sempre testando novos recursos, tais como: IGTV, Lives etc.
Quando a rede social lança uma função nova, seja a habilidade de criar enquetes, adicionar GIFs, fazer Reels e outras, aprenda tudo sobre ela, pois o Instagram acaba priorizando postagens de usuários que usam as novidades dele

Com essas dicas, tenho certeza que você vai bombar o seu Instagram!

Vivo Guru

Como usar o Instagram

Seus melhores momentos podem ser compartilhados pelo Instagram. Aprenda com o Vivo Guru como usar, desde a instalação até dicas de publicação por foto, vídeo ou chamadas online.

Como aproveitar o Instagram nos planos da Vivo

A Vivo tem planos específicos para cada necessidade. Por exemplo, tanto no Vivo Pré quanto no Vivo Controle, você consegue contratar um pacote para redes sociais ou diárias específicas.

Assim, naqueles dias que você quer passar o dia todo no Instagram, fazer uma live ou gravar Reels, pode contratar uma diária à parte e não gastar o seu plano principal. Demais, né?

Tudo isso você faz pelo aplicativo Meu Vivo. De um jeito fácil, prático e rápido!

Já com o Vivo Pós-pago, além do WhatsApp ilimitado, no plano Vivo Pós Família você ganha um bônus de internet igual à quantidade de franquia contratada para usar o YouTube. Ou seja, você ganha o dobro de benefícios.

Entre na página da Vivo e saiba mais sobre os planos para curtir o Instagram.

Agora que você sabe tudo sobre o Instagram, é só aproveitar ao máximo a rede social navegando na internet da Vivo.

Até a próxima!

Leia também