O que são navegadores de internet?

Conhecidos como browsers ou web browsers, os navegadores são uma espécie de ponte que conecta o usuário e o conteúdo virtual da internet. Seja o Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Microsoft Edge ou Safari, eles são necessários para transformar a linguagem de códigos HyperText Markup Language (HTML) em uma visualização compreensível. Os navegadores de internet podem aparecer em dois formatos diferentes: programas de computador (para desktop ou notebook) ou aplicativos de celular (para smartphones).

Os navegadores para desktop são, geralmente, mais pesados, diferente daqueles pensados para smartphones, que possuem recursos mais limitados com o objetivo de possibilitar uma melhor visualização do conteúdo na tela de um celular.

Sendo assim, é muito comum que um mesmo site possua um modo de visualização para desktop e outro para celular, tudo isso pensando em facilitar a experiência do usuário ao consumir o conteúdo apresentado.

Há várias opções disponíveis no mercado, mas, para saber qual é o melhor navegador a instalar no computador ou no celular, o usuário deve levar em consideração algumas questões como: segurança, rapidez no carregamento, conexão com outros dispositivos, facilidade na navegação, design intuitivo e mais!

Imagem de homem usando notebook

Qual a importância de escolher um bom navegador de internet?

Para o usuário comum, escolher um bom navegador de internet é ideal para garantir o carregamento de conteúdos com mais rapidez e segurança, em uma interface dinâmica e de fácil entendimento.

A maioria dos usuários pensa que escolher um bom pacote de internet, com velocidade e entrega satisfatória, é o suficiente para navegar bem, mas a escolha do browser também é essencial para otimização dos dados. Desde conteúdos do dia a dia, como streamings de músicas ou filmes, até conteúdos para estudar ou trabalhar, um bom navegador pode fazer toda a diferença e evitar um consumo desnecessário do pacote contratado.

Para empresas, a escolha de um bom navegador se torna ainda mais essencial. Para assegurar a presença digital exigida no mercado atual ou até montar uma boa plataforma de e-commerce é essencial descobrir qual o navegador mais utilizado pelo seu público-alvo. Assim, além de oferecer uma experiência mais intuitiva para o consumidor, qualquer problema enfrentado por ele na plataforma digital poderá ser dialogado de uma maneira mais fácil, sem estresse ou burocracia.

Quais são os mais seguros tipos de navegadores?

Imagem de mulher usando notebook

Os navegadores mais seguros do mercado são aqueles que oferecem recursos mais robustos para proteção dos dados do usuário sem abrir mão da facilidade de seu uso. São programas desenvolvidos para não rastrear atividades e buscam evitar ao máximo o roubo de dados.

Para computador, o Avast Secure Browser e o AVG Secure Browser são os mais indicados. Apesar de não serem muito conhecidos pelo usuário comum, o Avast Secure Browser possui vastas opções de ferramentas de segurança como a detecção anti-phising, que detecta sites maliciosos e o Anti Rastreamento, que impede a identificação dos usuários com o uso de cookies. O mesmo acontece com o AVG Secure Browser, que também não é muito popular, mas apresenta ferramentas de segurança customizáveis como bloqueio automático de anúncios, protetor de webcam e criptografia de tráfego na internet.

O Aloha Browser é um navegador de celular focado na privacidade da navegação, contando com uma VPN embutida que permite navegação anônima do usuário. No iPhone, o Aloha não mantém o registro de nenhuma atividade, sendo o mais indicado para quem mantém a segurança como elemento número um na hora de baixar aplicativos.

Outra opção interessante para navegação móvel segura é o DuckDuckGo, que inicialmente começou como um buscador com foco na proteção de dados e transferiu esse tipo de tecnologia para o celular. Além do elemento segurança, o mecanismo de pesquisa permite a filtragem de resultados por país, período de busca e até mesmo a inserção ou não de conteúdo adulto.

O app também conta com um layout simples e charmoso, além de ser extremamente leve, não ocupando muito espaço na memória do celular. Por esses motivos ele está na lista de apps mais úteis das lojas de aplicativos.

Quais os melhores navegadores de internet para desktop (PC)?

O melhor navegador de internet para desktop (PC) é aquele que possui maior interatividade com o sistema operacional do computador. Para os computadores com Windows, o Microsoft Edge é a melhor opção por trazer uma interface intuitiva e recursos adicionais que se comunicam com o sistema, garantindo um consumo mais otimizado dos elementos que o computador oferece. O mesmo acontece com o Safari nos casos de computadores de sistemas macOS. Ambos já vêm instalados nas máquinas, não sendo necessário o download.

Para gamers, o navegador de internet mais indicado é o Opera GX, versão mais avançada do Opera, com recursos extremamente atrativos como limitadores de RAM e CPU, reprodução de vídeos em pop-up e compatibilidade com extensões do Google Chrome. Também é possível fazer integração do navegador com a Twitch, plataforma de transmissões de jogos online, de modo que é permitido ao usuário receber notificações e interagir com outros jogadores sem precisar abrir uma nova aba.

Quais os melhores navegadores de internet para notebook?

Imagem de menina usando notebook

Para notebooks é aconselhável optar por navegadores mais leves, que não comprometam o funcionamento de outros programas enquanto estão sendo utilizados simultaneamente. Pensando nisso, os melhores navegadores de internet para notebook são o Microsoft Edge, Opera e Mozilla Firefox.

Um dos navegadores mais conhecidos e tradicionais do mercado, o Mozilla Firefox traz funções bastante úteis como bloqueio de rastreadores e captura de tela. Além disso, o consumo de dados não é alto, sendo altamente indicado para notebooks com sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS.

Já o Opera traz atalhos para os principais aplicativos de mensagens e redes sociais, como WhatsApp, Telegram e Instagram. Além disso, traz também um recurso de VPN gratuita sem nenhuma limitação de dados e disponível de forma nativa, ou seja, sem a necessidade de nenhum download adicional.

Quais os melhores navegadores para celulares Android e iOS?

Com o passar dos anos, o uso de navegadores se tornou ainda mais comum em celulares. Ainda que o usuário esteja focado no uso de aplicativos de mensagens ou redes sociais, é de extrema importância que busque um bom navegador, uma vez que pode ser redirecionado para páginas da web durante a utilização de alguns recursos dos aplicativos autônomos.

Para celulares com sistema Android os navegadores de internet mais comuns são:

  • Mozilla Firefox Beta;
  • DuckDuckGo;
  • Samsung Internet;
  • Vivaldi;
  • Microsoft Edge;
  • Google Chrome.

Apesar de o Chrome ser o mais utilizado atualmente, o Mozilla Firefox Beta ganha no quesito design e funcionalidade, trazendo uma interface intuitiva para o celular com barra de endereço no canto inferior da tela e um conjunto limitado de extensões.

Se o usuário possui notebook ou desktop (PC) com sistema operacional Windows, a melhor opção é sem dúvidas o Microsoft Edge, que faz a conexão entre o navegador para computador e para celular.

Quanto aos usuários de iPhone é mais comum que se utilize diretamente o Safari, navegador nativo do sistema iOS. Contudo, é importante avaliar outras opções disponíveis na loja de aplicativos App Store como Dolphin, Google Chrome, Opera Mini, Aloha Browser e UC Browser.

O Opera Mini é uma opção de navegador de internet leve que otimiza o consumo de dados e entrega um rápido carregamento de conteúdo. Já o Dolphin é uma ótima opção ao Safari, pois possui um recurso de navegação que permite alternar as guias com mais facilidade.

Tenha os melhores planos de internet residencial

Com os planos de internet da Vivo para o seu celular, qualquer navegador pode ficar melhor. Com planos que podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades, opte por aquele que vai suprir a quantidade de internet mensal - e que não vai fazer com que as páginas demorem para carregar. Importante, não é? 

Se o que você precisa é de internet para a sua casa, consulte aqui qual é o plano Vivo ideal para a sua residência - para nenhum navegador de internet te deixar na mão.

Até a próxima!

Leia também