A tecnologia traz diversas vantagens no nosso dia a dia e, entre elas, a possibilidade de termos nossas músicas preferidas a um clique, na palma da mão. Acho que deu para perceber que estamos falando dos aplicativos de música, um serviço que se tornou parte da rotina das pessoas.

Com esses serviços de streaming, temos um catálogo completo e variado de canções, incluindo lançamentos do seu artista ou banda preferidos e podcasts sobre diferentes temáticas. 

Mas, como escolher o melhor app de música? Continue a leitura, descubra quais são as plataformas mais completas e como ter a assinatura da sua plataforma de streaming musical de um jeito econômico. Vamos lá?

Qual o melhor aplicativo de música?

Um som para cada momento do seu dia — essa é a proposta dos aplicativos de música, que permitem fazer uma playlist com a sua cara para ouvir na hora de ir para o trabalho, na caminhada ou academia, para curtir bons momentos com seus amigos, em uma viagem e, por que não, simplesmente para relaxar.

No entanto, como escolher as melhores plataformas? Para ajudar você, selecionamos alguns apps de música que se destacam por oferecer um catálogo completo para todos os gostos, do rock ao sertanejo, passando pela MPB e outros estilos. Confira:

Amazon Music

Quando a gente fala de Amazon Prime, logo vem à mente filmes e séries para assistir no serviço de streaming, não é? Mas o interessante é que você leva junto a plataforma Amazon Prime Music

O app de música é bem completo, pois você tem acesso ilimitado a milhões de músicas, estações organizadas por gênero e aos melhores podcasts. Dá para montar suas playlists e ainda acompanhar os maiores hits tocados na plataforma, a seleção da semana de músicas e artistas, além das playlists mais populares. 

E, se preferir, você pode controlar suas músicas pela Alexa, já que o app tem um botão direto para o serviço. Como você pôde ver, o Amazon Prime Music oferece tudo de um jeito dinâmico para quem não consegue ficar sem música no dia a dia. 

Ah, e se você é cliente Prime tem direito a usar o Prime Music, porque ele já está incluso na sua assinatura.

Para melhorar a Vivo ainda tem planos com a assinatura Prime inclusa, como o plano Vivo Fibra + Amazon Prime e o pós-pago Vivo Selfie com Amazon Prime

Homem deitado no sofá assistindo vídeo no celular com fone de ouvido. Parece feliz.

Spotify

Com o Spotify, você pode ouvir suas faixas preferidas e podcasts quando e onde quiser. O serviço de streaming tem uma interface intuitiva e conta com músicas de diferentes estilos, gêneros, lugares e épocas. 

Ele permite criar playlists personalizadas e ainda dá sugestões para você montar suas listas de acordo com seus gostos musicais. Se não estiver a fim de compor sua própria playlist, pode aproveitar o mix diário que o Spotify personaliza para você. 

Com a plataforma, você pode seguir as melhores listas de reprodução, inclusive as dos seus amigos, e compartilhar nas redes sociais o que está ouvindo. 

Dá para utilizar o Spotify gratuitamente, entretanto você precisa escutar os anúncios e não pode pular quantas músicas quiser. Por isso, para explorar o melhor do aplicativo, a dica é assinar a versão premium, que não tem essas limitações. 

Para você aproveitar a Vivo tem o plano pós-pago Vivo Selfie com Spotify Premium

Pessoa feliz, segurando uma bebida, na frente do PC participando de uma streaming party

TIDAL

O TIDAL tem como proposta elevar sua experiência musical. A assinatura do serviço disponibiliza mais de 80 milhões de músicas, que você pode ouvir sem anúncios, pulando quantas faixas quiser e com áudio na melhor qualidade disponível.

Falando em ter um som diferenciado, o TIDAL vem com suporte para Dolby Atmos, 360 Reality Audio e qualidade de áudio disponível em Hi-Fi e Master (MQA).

Você ainda acessa 350 mil vídeos e tem o privilégio de assistir shows e apresentações ao vivo com exclusividade. 

Você monta também suas playlists personalizadas, podendo compartilhá-las, e ainda conta com vários mixes criados de acordo com o que você ouve.

Por fim, com o TIDAL você pode aproveitar uma curadoria selecionada por artistas e especialistas em música. Para melhorar ainda mais, você pode assinar o Vivo Controle Música, que vem com uma assinatura TIDAL inclusa.

Mulher lendo livro em biblioteca enquanto escuta música para concentração em headphone.

Deezer

O Deezer é outra plataforma de streaming de música. Também com uma coletânea que inclui milhões de músicas, podcasts e canais de rádio, você pode usar vários dispositivos para acessar sua conta e curtir o som.

Com planos Individual e Família, o Deezer ainda tem o plano grátis, onde você não tem acesso a alguns recursos e existem anúncios entre as músicas.

Entre os diferenciais do Deezer estão o Flow, a playlist criada por inteligência artificial com base nas suas músicas ouvidas e curtidas. E sabe quando você escuta uma música em algum lugar, mas não sabe o nome? O SongCatcher é um recurso para identificar canções.

Assim como as outras assinaturas pagas, o Deezer Premium e Família contam com opção de download das músicas e podcasts, para você ouvir quando e onde quiser.

Imagem de uma mulher dançando e ouvindo música em fones de ouvido.

YouTube Music

Depois de ser a maior plataforma de vídeos, o YouTube agora também investe na música. Combinando canções, podcasts, apresentações ao vivo, shows e videoclipes, o YouTube Music combina o som ao vídeo e é uma plataforma também completa.

Tal como os outros, o plano gratuito possui anúncios entre as músicas ou podcasts, além de ter alguns recursos limitados. Porém, a assinatura do YouTube permite ouvir em segundo plano para quando você quiser abrir outro aplicativo, mas sem parar de curtir seu vídeo ou música, sugestão de playlist com base nos seus gostos.

E um recurso bem interessante é que o YouTube também pode encontrar músicas a partir de trechos, assim você finalmente pode saber qual é aquela música que não sai da sua cabeça e você não sabe o nome. 

Mulher loira deitada no sofá de olhos fechados com headphone. Seu semblante mostra tranquilidade.

Qual aplicativo de música para iPhone?

Gostou de conhecer os melhores aplicativos de música para montar suas playlists e ter acesso a um som de qualidade sempre que quiser? Acho que deu para perceber que não falamos sobre os sistemas operacionais com os quais essas plataformas são compatíveis.

Se você busca essa informação, a boa notícia é que o Amazon Prime Music, o Spotify, Deezer e o TIDAL podem ser baixados em iPhones e celulares Android. 

Então, fique tranquilo, pois, independentemente da marca do seu aparelho, você pode ouvir música de qualidade com esses apps.

Apple Music

Apesar do nome e ser uma plataforma nativa dos dispositivos Apple, o Apple Music também pode ser usado em aparelhos com sistema Android ou outros compatíveis, como Smart TVs LG, PS5 e Xbox, Amazon Echo, Google Nest, Sonos, Roku e alguns PCs.

Disponível pelo iTunes, o Apple Music tem três planos de assinaturas disponíveis, onde o que muda são a quantidade de usuários e recursos associados aos perfis diversos.

Mas você pode curtir mais de 100 milhões de músicas e 30 mil playlists, além de poder baixá-las para ouvir sem precisar de conexão com a internet. Você ainda tem acesso a shows exclusivos e ao vivo de vários artistas feitos somente para a plataforma.

E se você quer descobrir os clássicos, o Apple Music tem uma biblioteca repleta de composições de músicas clássicas, com biografias e um sistema de busca que facilita encontrar obras, compositores, artistas ou gravações específicas. 

Imagem de uma mulher ouvindo música com fones de ouvido em frente a uma parede amarela.

Qual aplicativo de música tem mais música?

Afinal, qual plataforma tem um catálogo mais numeroso? Na verdade, as sugestões de aplicativos que apresentamos se destacam por oferecer milhões de músicas, de estilos e gêneros variados.

Para escolher a melhor plataforma, você pode analisar a interface de cada uma e quais facilidades procura na hora de escolher seu som ou montar sua playlist

Qual aplicativo de música que não precisa de internet?

Escutar música é muito bom, mas ninguém quer consumir a franquia de dados móveis enquanto curte sua banda favorita, concorda? O bom é que dá para baixar suas músicas e ouvi-las offline, ou seja, sem se preocupar com seu plano de celular

Você pode ouvir com internet à vontade, mas se quiser escutar suas músicas, podcasts etc., sem precisar de internet será preciso mesmo baixá-las e disponibilizar a opção de ouvir offline. Além disso, é importante lembrar que em todas as plataformas de streaming é preciso ter uma assinatura para conseguir baixar suas músicas para ouvir sem se conectar à internet. 

Imagem de uma moça sorrindo e ouvindo música com fones de ouvido.

Não sabe usar ainda aplicativo de música? Vivo Guru te ajuda!

Como usar APPs de música - Descomplicando a Tecnologia Online

Qual o aplicativo de música mais usado?

Não é surpresa nenhuma que o queridinho na hora de ouvir música, podcasts e criar playlists seja o Spotify. Um dos pioneiros em streaming de música é o aplicativo mais usado para isso. 

Segundo a pesquisa anual da MIDiA Research, até o final de 2022 o Spotify era o líder entre as plataformas. Apesar de ter seu reinado diminuindo levemente, ainda é o mais popular. A título de curiosidade fique com os cinco primeiros colocados em uso no mundo todo:

  1. Spotify
  2. Apple Music
  3. Tencent Music
  4. Amazon Music Prime
  5. YouTube Music

Se você não conhecia, o Tencent Music é o streaming principal na China. E entre a pesquisa de 2021 e 2022 ele subiu uma posição, ultrapassando a Amazon Music Prime em níveis globais, mas graças a sua atuação regional na China.

Onde encontrar os melhores aplicativos de música?

Depois de descobrir todos os diferenciais de cada plataforma, você deve ter curiosidade para saber como ter acesso a esses apps, certo? Então, a gente mostra abaixo:

Lembrando que a assinatura Amazon Prime disponibiliza o Amazon Prime Music, e também o Prime Video, a plataforma de streaming de vídeos

Logo Amazon Music.

Com o plano de celular Vivo Selfie com Amazon Prime, você tem assinatura inclusa e internet exclusiva para aproveitar o streaming, ou assine só o app na Vivo App Store.

Assine o Vivo Selfie com Amazon Prime
Imagem de Amazon Prime

Agora, para garantir a internet da sua casa você pode assinar o plano Vivo Fibra + Amazon Prime, que combina a velocidade da Fibra com os benefícios de ser Prime.

Assine Vivo Fibra + Amazon Prime
Ícone do aplicativo Spotify

Agora, se você quer assinar o Spotify Premium, pode aproveitar as vantagens do Vivo Selfie com Spotify ou assinar direto na Vivo App Store.

Assine o Vivo Selfie com Spotify Premium
Ícone do aplicativo TIDAL.

Já para ter acesso ao TIDAL, você pode contratar pelo Vivo Controle Música com TIDAL. Ou ainda assinar direto na Vivo App Store.

Assine o Vivo Controle Música com TIDAL

Com os aplicativos de música, você não fica sem o seu som favorito, podendo aproveitar esses serviços mesmo sem internet. Você tem acesso a um catálogo numeroso e não perde nenhum lançamento musical.

Para assinar essas plataformas e outros apps de um jeito descomplicado, é só acessar a Vivo App Store e conferir nossas ofertas especiais.

Bom som e até breve!

Leia mais: