Netflix, Amazon Prime, Disney+, Telecine e Globoplay são alguns dos diversos serviços de streaming que existem. E como hoje em dia todo mundo ama assistir a conteúdos sob demanda, é comum se questionar qual é a plataforma que te atende melhor, ou ainda qual a velocidade ideal de internet para aproveitá-la sem quedas, interrupções ou travamentos do vídeo. 

Pensando nisso, fizemos esse artigo no qual você vai descobrir tudo sobre a velocidade de internet ideal para curtir os seus serviços de streaming favoritos e ainda ficar tranquilo para que outras pessoas possam navegar na internet, jogar online e muito mais.

Qual a velocidade de internet ideal para assistir a streamings?

A velocidade de internet ideal para assistir a streamings fica em torno de 5 MB, que permite que você assista a séries e filmes em alta definição sem problema algum. 

Caso queira diminuir o consumo da franquia, você pode assistir em SD, que é a qualidade básica, para qual é necessário apenas 1,5 MB. Bacana, né?

Imagem de pai, mãe e filho assistindo televisão no sofá e comendo pipoca.

Quantos megas de internet para assistir Netflix?

A Netflix diz que a velocidade mínima necessária na plataforma de streaming é de 5 MB, mas caso você queira assistir conteúdos em 4K (ou Ultra HD), o ideal é que você tenha uma internet que mantenha uma conexão estável de pelo menos 25 MB por segundo.

No caso dos conteúdos em Ultra Definição, não tem motivo para gastar tudo isso de banda no celular, já que eles não reproduzem nessa qualidade, mas em casa é importante que a internet fixa seja mais potente nesse caso, viu?

Quantos megas de internet para assistir Amazon Prime?

Assim como na Netflix, a Amazon Prime segue a mesma linha: em torno de 5 MB para um conteúdo com boa definição, enquanto filmes e séries com qualidade 4K vão precisar de mais internet.

Isso porque, independentemente do streaming, a quantidade de informação que você baixa ou transmite dele é parecida. Portanto, se você conseguir rodar séries, filmes e programas em um serviço, vai conseguir nos outros também.

Imagem de uma família no sofá assistindo televisão.

Quantos mega de internet para rodar em 4K?

Para aproveitar o melhor do 4K sem travar a imagem ou ter delay, é recomendado pelo menos 25 MB de conexão estável. Por isso, se você gosta da melhor qualidade possível, é importante que você tenha uma internet que aguente tudo isso.

Uma dica é conectar a TV pelo cabo Ethernet, assim você garante uma conexão mais estável e direta. 

No entanto, se sua família é grande e você quer ver conteúdos em altíssima qualidade, é preciso saber escolher a melhor internet residencial que possa atender todas as suas necessidades. 

Nesse sentido, uma dica que podemos te dar é: assine Vivo Fibra. Você vai encontrar planos que são a sua cara com ultravelocidade e Wi-Fi gratuito.

Qual a melhor internet para assistir filmes online HD?

A velocidade ideal para assistir a vídeos dos serviços de streaming sem travar não é uma ciência exata, mas, segundo as operadoras, a velocidade mínima necessária para ter uma boa experiência nas plataformas de streaming é de 5 MB. Isso levando em conta que a sua rede de internet esteja sendo usada exclusivamente para isso. 

Se você está em casa, com a internet Vivo Fibra, seus problemas serão resolvidos. Mas e quando estiver no transporte público ou no Uber e quiser ver o capítulo final da sua série favorita? 

Bem, os filmes e séries com qualidade padrão (SD) precisam de, no mínimo, uma banda larga de 1,5 MB de velocidade.

Por isso, se você gosta de assistir séries, programas ao vivo e até filmes no celular, uma excelente opção é o Vivo Selfie.

Imagem do Vivo Selfie.

Além de contar com ligações e SMS ilimitados, nesse plano pós-pago você pode escolher o serviço de streaming que mais combina com você. 

Ou seja, ao contratar o Vivo Selfie, você escolhe qual plataforma de streaming quer incluir: 

Depois de escolher, você tem gigas para curtir a sua rede à vontade e gigas exclusivos só para o seu serviço de streaming favorito. É muita vantagem, não é mesmo?

E se tudo isso não fosse motivo o suficiente para você assinar o Vivo Selfie, com esse plano, você viaja para as Américas e usa a internet como se tivesse no Brasil – tudo incluso no pacote. E aí, está esperando o que para escolher o seu?

Qual a internet ideal para rodar streaming em Ultra HD?

Para assistir a filmes e séries em 4K (ou Ultra HD), o recomendado é usar uma velocidade de no mínimo 25 MB. Não esqueça que você vai precisar deixar apenas um dispositivo conectado à rede para ter a melhor experiência nessa qualidade de transmissão, ou ter uma internet mais rápida.

É por isso que, se você quer ter a melhor experiência 4K, nada melhor do que aproveitar a TVzona da sala e uma boa internet fixa. E aí já sabe, não é? A Vivo Fibra é imbatível e conta com ultravelocidade para você assistir o streaming com esses 25 MB como se fosse brincadeira.

Com a Vivo Fibra, você pode optar tanto por trafegar no Wi-Fi quanto por cabo. Com planos variados, você garante uma velocidade de primeira para curtir o melhor do serviço de streaming e ainda fazer mais um milhão de coisas, como:

  • Jogar online;

  • Fazer trabalhos da faculdade;

  • Participar daquela reunião por vídeo, sem nenhum problema.

Ah! E temos mais uma dica: Vivo Fibra também tem planos nos quais é possível ter a melhor internet de banda larga e o melhor do streaming

É ou não é para assinar agora mesmo?

Imagem de uma tela de carregamento de vídeo.

Serviço de streaming travando? Teste a velocidade

Se o seu streaming de filmes e séries está travando e você leu até aqui, deve estar se perguntando: “mas, afinal, qual é a velocidade da minha internet?”. Para descobrir a qualidade da internet, é só fazer o teste de velocidade

Após clicar no link acima, clique no botão “Iniciar” e descubra como está a sua internet. Caso ela não esteja rodando como você espera, uma dica é reiniciar o modem. 

Veja, também, se você está usando a rede 5Ghz que garante a maior velocidade. Não esqueça de conferir o ping, download e upload.

E se você quiser praticidade, saiba que cliente Vivo com internet banda larga conta com o aplicativo Smart Wi-Fi, que detecta e corrige problemas de conexão, além de configurar redes para visitantes e fazer bloqueios quando necessário.

LEIA MAIS:

Como aumentar a qualidade do streaming?

Caso você esteja com dificuldades para garantir a melhor internet, uma opção é trocar a rede Wi-Fi por um cabo. Por isso, prefira conectar o dispositivo que você usa para consumir os serviços de streaming ao cabo de rede (Ethernet).

Abaixo, confira essas outras dicas para melhorar a sua rede Wi-Fi:

  • Posição do roteador: deixe o aparelho no lugar mais central da sua casa, em um local alto e livre de obstáculos na frente;

  • Repetidor: se a sua casa for grande ou não for possível deixar o roteador em uma posição central, use um repetidor. Ele vai distribuir o sinal, aumentando o alcance do Wi-Fi. Vale lembrar que se o dispositivo não for inteligente, pode deixar a internet menos veloz do que a conexão direta com o roteador;

  • Interferência: não deixe perto do roteador outros aparelhos eletrônicos que emitem ondas eletromagnéticas, como telefone sem fio e forno micro-ondas;

  • Invasores de rede: mesmo protegido por senha, seu sinal de Wi-Fi pode estar sendo “roubado”, ação totalmente ilegal. Procure mudar a senha frequentemente e considere o uso de um aplicativo que detecta e bloqueia dispositivos desconhecidos.

Seja no celular ou em casa, você já sabe que pode contar com a internet da Vivo, não é mesmo? Agora, é só escolher a opção que melhor funciona para você e desbravar os serviços de streaming existentes.

LEIA MAIS: