Netflix, Amazon Prime, Disney+, HBO Max e Globoplay são alguns dos diversos serviços de streaming que existem. E como hoje em dia todo mundo ama assistir a conteúdos sob demanda, é comum se questionar qual a velocidade ideal de internet para aproveitá-la sem quedas, interrupções ou travamentos. 

Pensando nisso, fizemos esse artigo para ajudar você a escolher a velocidade de internet ideal ideal para curtir os seus serviços de streaming favoritos.

Índice

Qual a velocidade de internet ideal para assistir a streamings?

A velocidade de internet ideal para assistir a streamings fica em torno de 5 MBps, que permite que você assista a séries e filmes em alta definição sem problema algum. 

Caso queira diminuir o consumo da franquia, você pode assistir em SD, que é a qualidade básica, para qual é necessário apenas 1,5 MBps. Bacana, né?

Agora, a velocidade de 25 MBps é ideal se você quer ver conteúdos em 4K e ultra HD.

Agora, qual a velocidade necessária para cada streaming? E isso vale para todos?

Mãe e filhas reunidas em um sofá e com o controle na mão para assistir os lançamentos Disney

Quantos megas de internet para assistir Netflix?

Netflix diz que a velocidade mínima necessária na plataforma de streaming é de 5 MB, mas caso você queira assistir conteúdos em 4K (ou Ultra HD), o ideal é que você tenha uma internet que mantenha uma conexão estável de pelo menos 25 MB por segundo.

No caso dos conteúdos em Ultra Definição, não tem motivo para gastar tudo isso de banda no celular, já que eles não reproduzem nessa qualidade, mas em casa é importante que a internet fixa seja mais potente nesse caso, viu?

Quantos megas de internet para assistir Amazon Prime?

Assim como na Netflix, a Amazon Prime segue a mesma linha: em torno de 5 MBps para um conteúdo com boa definição, enquanto filmes e séries com qualidade 4K vão precisar de mais internet.

Isso porque, independentemente do streaming, a quantidade de informação que você baixa ou transmite dele é parecida. Portanto, se você conseguir rodar séries, filmes e programas em um serviço, vai conseguir nos outros também.

E essa velocidade de internet é para todos os streamings?

Geralmente sim, o que vai impactar mesmo é a qualidade que você for preferir assistir aos seus conteúdos. Por exemplo: um filme em HD não precisa de uma internet tão rápida quanto um conteúdo em 4K, que é mais pesado.

Por isso, não importa muito qual o streaming você vai usar, mas sim a qualidade que os seus conteúdos serão transmitidas. Afinal, quanto maior a qualidade, maior terá que ser a velocidade.

Então, para assistir com qualidade você vai precisar:

 

Ilustração de uma TV com HD escrito na tela.

Qual a melhor internet para assistir filmes online HD?

Para ter uma boa experiência nas plataformas de streaming é de 5 MBps. Isso levando em conta que a sua rede de internet esteja sendo usada exclusivamente para isso. 

Agora, se estiver vendo pelo celular na sua rede móvel, os filmes e séries com qualidade padrão (SD) precisam de, no mínimo, uma banda larga de 1,5 MBps de velocidade.

Ilustração de uma tv com escrito 4k na tela

Qual a internet ideal para rodar 4K ou Ultra HD?

Para assistir a filmes e séries em 4K (ou Ultra HD) sem travar a imagem ou ter delay, o recomendado é usar uma velocidade de no mínimo 25 MBps.

Os planos e internet certa para você aproveitar seus streamings

Agora, você não sabe qual o plano ou internet ideal para aproveitar seus streamings onde quer que esteja? A gente selecionou alguns serviços Vivo que vão ajudar você a assistir seus filmes, séries e mais sem delays, travamentos ou qualidade baixa.

Pós-pago da Vivo com streamings inclusos

Além de contar com ligações e SMS ilimitados, ao contratar o Vivo Selfie, você escolhe qual plataforma de streaming quer incluir: 

Depois de escolher, você tem gigas para curtir a sua rede à vontade e gigas exclusivos só para o seu serviço de streaming favorito. É muita vantagem, não é mesmo?

Você ainda tem o Vivo Travel américas, onde você viaja para as Américas e usa a internet como se tivesse no Brasil – tudo incluso no pacote.

Casal assistindo streaming no celular

Vivo Fibra para curtir em casa

Vivo Fibra é imbatível e conta com ultravelocidade para você assistir o streaming com esses 25 MB como se fosse brincadeira.

Com a Vivo Fibra, você pode optar tanto por trafegar no Wi-Fi quanto por cabo. Com planos variados, você garante uma velocidade de primeira para curtir o melhor do serviço de streaming e ainda fazer mais um milhão de coisas.

Ah! E temos mais uma dica: Vivo Fibra também tem planos nos quais é possível ter a melhor internet de banda larga e o melhor do streaming

É ou não é para assinar agora mesmo?

Quatro pessoas sentadas no sofá, duas mulheres e dois homens, assistindo TV

Vivo Total para ter internet no celular e em casa

No plano Vivo Total você já tem incluso celular e internet Vivo Fibra em uma única fatura. Além disso, existem planos com diferentes velocidades de fibra, assim como dá para colocar a família toda nas linhas adicionais disponíveis nos Planos Família.

Se quiser deixar o seu plano ainda mais completo, você pode acrescentar o Vivo Play, que é a TV por assinatura da Vivo e que possui um aplicativo que é o seu streaming para ver no seu celular, tablet, notebook etc.

E sabe o melhor? Você tem a rede móvel da Vivo e a Fibra com um desconto maior do que assinando separado.

Pessoa concentrada assistindo um documentário no notebook e outra mexendo no celular ao fundo.

Serviço de streaming travando? Teste a velocidade

Se o seu streaming de filmes e séries está travando e você leu até aqui, deve estar se perguntando: “mas, afinal, qual é a velocidade da minha internet?”. Para descobrir a qualidade da internet, é só fazer o teste de velocidade

Após clicar no link acima, clique no botão “Iniciar” e descubra como está a sua internet. Caso ela não esteja rodando como você espera, uma dica é reiniciar o modem. 

Veja, também, se você está usando a rede 5Ghz que garante a maior velocidade. Não esqueça de conferir o ping, download e upload.

E se você quiser praticidade, saiba que cliente Vivo com internet banda larga conta com o aplicativo Smart Wi-Fi, que detecta e corrige problemas de conexão, além de configurar redes para visitantes e fazer bloqueios quando necessário.

Como aumentar a qualidade do streaming?

Caso você esteja com dificuldades para garantir a melhor internet, uma opção é trocar a rede Wi-Fi por um cabo. Por isso, prefira conectar o dispositivo que você usa para consumir os serviços de streaming ao cabo de rede (Ethernet).

Abaixo, confira essas outras dicas para melhorar a sua rede Wi-Fi:

  • Posição do roteador: deixe o aparelho no lugar mais central da sua casa, em um local alto e livre de obstáculos na frente;

  • Repetidor: se a sua casa for grande ou não for possível deixar o roteador em uma posição central, use um repetidor. Ele vai distribuir o sinal, aumentando o alcance do Wi-Fi. Vale lembrar que se o dispositivo não for inteligente, pode deixar a internet menos veloz do que a conexão direta com o roteador;

  • Interferência: não deixe perto do roteador outros aparelhos eletrônicos que emitam ondas eletromagnéticas, como telefone sem fio e micro-ondas;

  • Invasores de rede: mesmo protegido por senha, seu sinal de Wi-Fi pode estar sendo “roubado”, então mude sua senha frequentemente.

Seja no celular ou em casa, você já sabe que pode contar com a internet da Vivo, não é mesmo? Agora, é só escolher a opção que melhor funciona para você e desbravar os serviços de streaming existentes.

Leia também: