29.11.2021

Saiba o que é Alexa e como ela pode transformar sua rotina diária

Veja como aproveitar o melhor da assistente que está presente em celulares e dispositivos Amazon Echo

Você sabe o que é Alexa? Está cada vez mais fácil ter uma casa conectada, e podemos citar as assistentes de voz, como a Alexa, como grandes aliadas nessa missão. Hoje, essas ajudantes são bastante utilizadas para colocar lembretes, tocar música ou até mesmo ler notícias e livros. 

Porém, os recursos disponíveis já vão muito além e crescem diariamente, inclusive aprendendo interesses e preferências do usuário conforme o uso. Aliás, com assistente virtual e dispositivos conectados, é possível criar toda uma rotina para trazer mais produtividade e diversão para seu cotidiano.

Enfim, para conhecer melhor a Alexa, sua capacidade e o que é necessário para ela ter o melhor desempenho, acompanhe a leitura.

Alexa com decoração Alexa com decoração

O que é Alexa?

A Alexa é a assistente virtual da Amazon, que, embora não tenha chegado ao país há tanto tempo, já é um grande sucesso nas casas brasileiras. Lançado no Brasil em outubro de 2019, esse famoso serviço de voz baseado na nuvem não é único e tem concorrentes à altura no mercado.

Só para ilustrar, podemos citar a Siri da Apple, a Bixby da Samsung, a Cortana da Microsoft ou, ainda, o Google Assistente. Enfim, todas têm o propósito de ajudar o usuário no dia a dia, mas algumas, aliadas a caixas de som inteligentes, se sobressaem nos recursos.

Agora que você sabe o que é Alexa, vale dizer que o acesso pode ser feito em qualquer smartphone, porém, nos dispositivos Echo, onde é nativa, ela tem mais potencial.

Como funciona a Alexa?

A princípio, a Alexa facilita o acesso a diversos serviços digitais, como pesquisas na internet ou até mesmo verificando status de compras na Amazon. No dia a dia, ela também auxilia com funções que você poderia usar no celular, como colocar um lembrete, alarme ou timer.

Além disso, através dos dispositivos conectados comandados pela Alexa, é possível mandar mensagens ou fazer chamadas entre usuários, até dentro da mesma residência. Essa funcionalidade se chama Drop In e, inclusive, é um diferencial para pessoas que estão com dificuldades de movimentação ou em casas maiores, por exemplo. 

Em outras palavras, a assistente pode ajudar em tarefas com diversos graus de dificuldade e tudo isso a partir de comandos de voz simples.

Pessoas cozinhando com Alexa Pessoas cozinhando com Alexa

Quais as principais funções da Alexa?

De modo geral, você pode contar com a Alexa para lhe ajudar durante todo o dia. Desde o momento de acordar, é possível ajustar a assistente para preparar um alarme, seja com som padrão ou música

Aliás, você pode pedir para a Alexa tocar uma canção, criar uma playlist ou, ainda, descobrir o nome da banda que está ouvindo em uma seleção. 

Em seguida, na hora de preparar o café da manhã, ela pode habilitar temporizadores e até fazer conversões de medidas para simplificar receitas. Caso esteja sem ideias, existem skills específicas que ajudam com a inspiração para se aventurar na cozinha.

Há ainda as rotinas que são uma maneira da assistente realizar ações sequencialmente. Ou seja, assim que disser “Bom dia para a Alexa”, ela pode dar as principais notícias ou a previsão do tempo, desde que você a programe. 

Por fim, outro atrativo são as ferramentas de produtividade, como as listas de compra ou tarefas e a própria gestão da sua agenda. A ajudante digital não deixa você esquecer nenhum compromisso importante.

Quais as principais skills da Alexa?

As skills são como aplicativos para Alexa. Baseado nos seus gostos, a assistente pode recomendar algumas para você testar. Atualmente, entre as mais populares estão:

  • Jogo Akinator;

  • Recurso de receitas CookPad;

  • App de bem-estar Sons para Dormir: Chuva.

Para utilizá-las, basta escolher a skill, pedir para a  assistente ativá-la e começar a usar. Na próxima vez que for utilizar o recurso, só será preciso conversar com ela, como “Alexa, abra o Show do Milhão”.

Na realidade, as skills são uma parte importante da personalização da sua Alexa e, por isso mesmo, há centenas sendo lançadas mensalmente. 

Além disso, é possível checar as skills do momento diretamente no site da Amazon, que incluem entretenimento, notícias e até gestão de dispositivos inteligentes.

Imagem de uma casa conectada com Alexas em cada um dos cômodos. Imagem de uma casa conectada com Alexas em cada um dos cômodos.

O que perguntar à Alexa?

Todo dia a Alexa tem algo novo para contar, desde datas históricas a aniversário de personalidades. Para conhecer essas curiosidades é só perguntar “O que aconteceu hoje?” Porém, ela também responde a outras perguntas, tanto sérias quanto brincadeiras. Afinal, ela é uma companhia digital, não é?

Caso você esteja usando a assistente pela primeira vez, pode aproveitar para tirar suas dúvidas sobre o funcionamento, como:

  • Que coisas posso experimentar?

  • O que você pode fazer?

  • Quais são suas habilidades mais populares?

  • Quais são suas habilidades com jogos?

  • Quais são suas habilidades domésticas inteligentes?
     

Você também pode conhecê-la melhor com perguntas pessoais:

  • Onde você nasceu?

  • Quando é seu aniversário?

  • Quanto você pesa?

  • O que quer ser quando crescer?

  • Qual sua cor favorita?
     

Entre as questões úteis que a Alexa pode responder para você estão:

  • Quanto tempo vou demorar para chegar no trabalho?

  • Qual a previsão do tempo hoje?

  • Quanto está o dólar?

  • Quando é o aniversário de (nome da cidade)?

  • Quais meus compromissos hoje?
     

Agora, se é para se divertir, vale a pena testar:

  • Tudo bem?

  • É verdade esse bilhete?

  • Onde está a Luiza?

  • No que você está pensando?

  • Qual seu Pokémon favorito?
     

Há ainda as relacionadas a sucessos do cinema, como “Estamos na Matrix?”, ou os famosos bordões do Star Wars: “Que a força esteja com você” e “Eu sou seu pai”.

Lembre-se que, antes de dar qualquer comando para a assistente, é preciso chamá-la primeiro. Portanto, todas as questões devem iniciar com “Alexa”.

O que a Alexa imita?

Para completar a diversão, a Alexa também é muito versada em imitações. A assistente consegue simular desde barulhos de animais, como miados e latidos, até personalidades nacionais, como:

  • Galvão Bueno;

  • Silvio Santos;

  • Xuxa;

  • Faustão;

  • Cid Moreira;

  • Ana Maria Braga.

Além disso, personagens famosos de desenhos, como Bob Esponja, Homer Simpson e Darth Vader também ganham versões da Alexa.

Com quais aparelhos a Alexa se conecta?

Agora, voltando às habilidades práticas da Alexa, saiba que ela funciona como uma central de gestão de todos os equipamentos conectados de uma casa.

Pelo aplicativo da assistente, lâmpadas, plugues, controles, Smart TVs e demais aparelhos inteligentes são configurados. Já o controle pode ser feito por voz, através de comandos, como “Desligar luz da sala” ou “Ligar a TV”. 

Além disso, o funcionamento desses dispositivos pode ser estabelecido dentro das “Rotinas da Alexa''. Por exemplo, é possível configurá-la de forma que, quando receber o comando “Boa Noite”, todos os aparelhos sejam desligados. 

Contudo, é importante ressaltar que a conexão entre aparelhos depende dos modelos e das versões, bem como de acesso à internet.

Qual a melhor Alexa?

Até aqui, você já compreendeu que a Alexa é uma poderosa assistente de voz. Para ampliar suas capacidades, ela pode ser usada pelos dispositivos Echo, que são basicamente caixas de som inteligentes.

Esses aparelhos vão dos modelos mais simples até os com tela, e, sendo assim, disponibilizam mais ou menos funções da assistente. Conheça alguns modelos disponíveis na Loja Vivo.

Amazon Echo Dot (3ª Geração)

Imagem da Echo Dot 3ª Geração Imagem da Echo Dot 3ª Geração

Um dos smart speakers mais populares, a Amazon Echo Dot (3ª Geração) tem um formato achatado e pode ser utilizada em qualquer ambiente. Possui quatro microfones de longo alcance.

Amazon Echo Dot (4ª Geração)

Imagem da Echo Dot 4ª Geração Imagem da Echo Dot 4ª Geração

É uma atualização do modelo, com novo design que permite uma maior qualidade de som. A Amazon Echo Dot (4ª Geração) possui modelo com e sem relógio digital. 

Amazon Echo Show 5 (2ª Geração)

Imagem da Echo Show 5 2ª Geração Imagem da Echo Show 5 2ª Geração

Diferente dos demais modelos, a Amazon Echo Show 5 (2ª Geração) tem também uma tela de 5,5”. Com isso, novas funções, como chamadas de vídeo, letras de música e até filmes e séries são adicionados.

Qual a melhor internet para ter uma Alexa?

Para que o smart speaker com assistente de voz funcione sem problemas na sua casa, há um elemento-chave: a conexão com a internet. 

Para atender às demandas de uma casa conectada, a Vivo Fibra garante ultraconexão independentemente da velocidade contratada. Com planos variados, a banda larga com fibra ótica traz um acesso à internet de qualidade e estável. 

Além disso, os pacotes acompanham serviços digitais e Wi-Fi grátis, com direito ao aplicativo de gestão de dispositivos Smart Wi-Fi.

Conclusão

Os assistentes de voz vieram para ficar! E, nesse sentido, sem dúvidas, a Alexa tem muito a contribuir para tornar sua rotina mais simples, prática e divertida.

Com uma boa conexão, é possível desfrutar do melhor que essa tecnologia pode entregar a você e até mesmo evoluir a automação da sua casa inteligente.

E aí, gostou de saber o que é Alexa e suas funcionalidades? Se você se interessou, não deixe de visitar a Loja da Vivo e escolher o melhor Amazon Echo para o que deseja.

Até a próxima!