Passar o tempo no celular tem suas distrações e prazeres. Tem as redes sociais, vídeos, fotos, jogos incríveis e outros aplicativos. Mas tem um ponto que incomoda e acho que você vai concordar — as ligações indesejadas.

Essas chamadas, que oferecem serviços que você não solicitou ou que são golpes, causam aborrecimento e atrapalham nosso dia a dia. Tem hora que você está no meio de uma reunião importante ou ainda estudando e precisa parar tudo para atender esse tipo de ligação.

Se você não aguenta mais essas chamadas, vai gostar de conferir nosso artigo. A seguir, descubra como impedir as ligações indesejadas no celular e no fixo. Mostramos ainda como denunciar essa prática e damos a dica de um aplicativo para lidar melhor com esse problema. Não perca!

Como evitar ligações indesejadas?

Seu celular está tocando e, antes mesmo de checar, você acaba desconfiando que é mais uma daquelas ligações de telemarketing? Sim, muita gente passa por isso.

Quando ocorre uma vez ou outra, nem chega a incomodar, porém, quando essas chamadas se tornam constantes, é preciso tomar uma atitude. Confira nossas dicas!

De que forma bloquear chamadas indesejadas no celular?

Não Me Perturbe

A maneira mais eficaz de se livrar desse tipo de ligação é utilizando o serviço Não Me Perturbe, uma iniciativa de empresas de telecomunicações e formalizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

É uma base de dados centralizada, que cadastra usuários que não desejam receber as chamadas.

É importante destacar que o Não Me Perturbe é direcionado para o bloqueio de telemarketing da área de telecomunicação (telefone móvel, telefone fixo, TV e internet) e de bancos que atuam com consignado (empréstimo e cartão de crédito).

Assim, para bloquear as ligações, é simples:

  • acesse o site do Não me Perturbe;
  • realize o cadastro, inserindo os dados solicitados (nome completo, CPF e e-mail) e crie uma senha;
  • valide o e-mail de confirmação enviado para concluir o cadastro;
  • volte ao site e efetue o login;
  • entre em “novo bloqueio” e insira o número de telefone em que você pretende não receber mais chamadas, indicando as empresas que quer bloquear;
  • o bloqueio é realizado em até 30 dias.

Depois que você se cadastra, pode acessar o site sempre que quiser e inserir um novo bloqueio (mas, lembrando, somente dos setores de telecomunicações e bancário consignado). Caso seja sua intenção, pode ainda desbloquear alguma empresa bloqueada anteriormente.

Um fator de atenção com o serviço do Não me Perturbe é que ele não possui um aplicativo para celular e não solicita dados pessoais ou bancários por e-mail, SMS ou qualquer outro contato.

Serviço estadual

Além do serviço de abrangência nacional, é possível se livrar das ligações indesejadas de telemarketing com a oferta de produtos, serviços ou cobranças, utilizando os serviços do Procon do seu estado.

Essa forma de bloqueio é mais abrangente, pois inclui outros setores econômicos, como bancos de forma geral, imobiliárias e outros.

Então, qualquer telefonema que você receba no seu smartphone — que seja com objetivos comerciais e de empresas de setores variados — pode ser bloqueado. O serviço dos Procons apenas não abrange as ligações de telemarketing de entidades filantrópicas.

Aqui é preciso encontrar o site do Procon, órgão de defesa do consumidor, do seu estado (que você descobre rapidinho pelo Google) e fazer o cadastro com seu nome completo, CPF e e-mail. Depois, é só indicar o número de telefone que tem te incomodado.

Da mesma forma que o serviço do Não Me Perturbe, o bloqueio pelo site do Procon do seu estado é realizado em até 30 dias. É possível fazer a exclusão do seu número de telefone a qualquer tempo, basta entrar com login e senha.

Bloqueio de recebimento de mensagens

O serviço do Procon de São Paulo, o Não Me Ligue, passou a permitir o bloqueio de recebimento de mensagens via WhatsApp ou SMS de empresas de telemarketing.

Como bloquear um número no aparelho fixo?

Até agora falamos sobre os meios para bloquear as ligações indesejadas no seu celular. Mas esse problema também acontece com o telefone fixo. Então, o que fazer para não ser incomodado na sua casa com as empresas de telemarketing?

Olha que legal: é só usar a plataforma Não Me Perturbe ou o site do Procon do seu estado, indicando seu número de telefone fixo. O funcionamento é igual ao do telefone celular.

O que fazer quando continuam te ligando?

Ao bloquear as empresas, vem aquela sensação de tranquilidade e mais autonomia, pois você é quem decide se quer fazer ou receber ligações locais, estaduais ou internacionais.

Mas e quando isso não acontece e a chamada indesejada volta a aparecer no display do seu aparelho?

Na situação de você ter solicitado o bloqueio de um serviço de telemarketing de determinada empresa e continuar recebendo as ligações é possível denunciar. Acompanhe abaixo!

Como denunciar ligações indesejadas?

Você pode registrar a reclamação junto ao Procon do seu estado, relatando que continua a receber as chamadas de determinada empresa.

No caso do Não Me Perturbe é só preencher o formulário de cadastro notificando a prestadora que descumpriu o compromisso. A empresa tem 5 dias para responder ao consumidor.

Além disso, a plataforma monitora as notificações de cada prestadora e, caso necessário, penaliza a empresa.

Por que contar com o app Truecaller?

Além de utilizar os serviços para bloquear as chamadas das empresas de telemarketing, um jeito prático de acabar com as ligações e mensagens de SMS indesejadas é o aplicativo Truecaller.

É um app que você encontra na Vivo App Store e que está disponível para Android e iOS. Descubra mais sobre os recursos que ele oferece!

Funcionalidades do Truecaller

O Truecaller conta com uma lista de números mais denunciados por mandarem spam e indica para o usuário que ele está recebendo uma chamada dessa seleção. Além disso, permite que você bloqueie não só esses spams, mas também os telefones que quiser, como:

  • ocultos — aqueles que aparecem sem identificação no seu smartphone;
  • internacionais — você só receberá chamadas nacionais;
  • fora dos seus contatos — somente quem faz parte do cadastro do seu celular pode te ligar;
  • números muito parecidos com o seu — evita que você seja incomodado por erro na hora de a outra pessoa colocar o telefone.

O interessante é que você gerencia os bloqueios que preferir. Pode bloquear apenas número ocultos, por exemplo.

Benefícios do app Truecaller

O Truecaller é fácil de baixar e de usar, pois conta com uma interface bastante interativa. Com ele, você é quem decide quem pode ou não te ligar, dando um fim aos aborrecimentos com as ligações indesejadas.

Saiba ainda que a lista de spam do app é atualizada constantemente pelos usuários, evitando que você receba chamadas maliciosas ou seja vítima de golpes.

Você ainda pode conversar, por mensagem ou chamada de voz, com seus amigos que também tenham o Truecaller.

Para usar o serviço, você pode contratar o plano semanal ou mensal. Se preferir entender como ele funciona antes de assiná-lo, é só fazer o teste gratuito por 7 dias.

Toda ligação indesejada tem o seu fim

Viu só como é possível acabar com as ligações indesejadas? Utilize os serviços dos Procons estaduais, do Não Me Perturbe ou do Truecaller e acabe com esse aborrecimento. Assim, você fica sossegado para utilizar todas as vantagens que seu celular oferece, ainda mais se contar com uma internet de qualidade — como a que você tem com os planos Vivo Pré, Vivo Easy, Vivo Pós ou Vivo Controle.

Gostou de conhecer o aplicativo Truecaller? Então escolha o plano semanal ou mensal na Vivo App Store e pare de ser incomodado com as chamadas.

 Até a próxima!

 

Leia também