A gente adora passar um tempo no celular, não é? Tem as redes sociais, vídeos, fotos, jogos incríveis e outros aplicativos. Mas tem um ponto que incomoda e acho que você vai concordar — as ligações indesejadas.

Essas chamadas, que oferecem serviços que você não solicitou ou que são golpes, causam aborrecimento e atrapalham nosso dia a dia.

Se você não aguenta mais essas chamadas, vai gostar de conferir nosso artigo. A seguir, descubra como impedir as ligações indesejadas. Mostramos ainda como denunciar essa prática e damos a dica de um aplicativo para lidar melhor com esse problema. Não perca!

Como bloquear ligações indesejadas?

Hoje, muitos celulares e sistemas operacionais já vêm com as configurações para automaticamente bloquear ligações de telemarketing ou spam. Afinal, esse é um problema que muita gente reclama, não é mesmo?

Aliás, outro que surgiu nos últimos tempos são as ligações feitas por robôs, aquelas que duram poucos segundos e logo em seguida são encerradas, as chamadas spoofing, mas mesmo assim acabam incomodando muito.

E como, muitas vezes, não conhecemos o número acabamos atendendo. Mas nós vamos explicar como reconhecer uma ligação de telemarketing e evitar ligações indesejadas.

Mulher com a mão na cintura irritada e atendendo uma ligação indesejada no celular

Como identificar ligações de telemarketing?

Desde 2022 que o Governo e a Anatel delimitaram que toda e qualquer ligação de telemarketing deve usar o prefixo 0303. Isso foi determinado devido ao grande número de reclamações de usuários de celulares e telefones fixo.

Afinal, como dissemos acima, muitas vezes nós atendemos as ligações porque não reconhecemos o número. Dessa forma, é bem mais fácil bloquear ou simplesmente ignorar ligações de telemarketing.

Porém começaram a usar esse prefixo com números não cadastrados pela Anatel para evitar as punições, especialmente aquelas ligações feitas por robôs que duram poucos segundos. Então, é sempre bom prestar atenção, ok?

Mas e quando não temos esse prefixo na frente, como fazer?

De que forma bloquear chamadas indesejadas no celular?

Existem algumas formas de bloquear as ligações indesejadas:

  • Configuração no celular;
  • Cadastro no Não me Perturbe;
  • Através de aplicativos;
  • Procon e serviços de cada estado.

Confira como fazer isso em cada um deles:

Bloquear chamadas no Android

O próprio sistema operacional Android possui em suas configurações um jeito de também bloquear chamadas suspeitas e de spam. A função não é 100% precisa, e algumas ligações podem acabar passando. Ela é bem simples de ser configurada:

  1. Abra o aplicativo “Telefone”, ele é o mesmo que você usa para fazer suas ligações;
  2. Depois, clique nos três pontinhos ali no canto superior direito;
  3. Acesse as configurações;
  4. Ative a opção “Proteção ID de chamadas e spam”;
  5. Acesse o menu de "Bloquear números";
  6. Lá, você pode acessar o seção de “Bloquear chamadas de spam e scam"e escolher entre "Bloquear todas as chamadas de spam e scam" ou "Bloquear somente chamadas de scam de alto risco";
  7. Aqui, o Android consegue identificar e bloquear automaticamente as chamadas de spam e scam.

Se quiser, você também pode bloquear números manualmente. Isso é bom para os casos onde o número da ligação não foi bloqueado automaticamente pelo Android:

  1. Acesse o “Telefone”;
  2. Entre em “Recentes”
  3. Clique sobre o número que você quer bloquear;
  4. Selecione a última opção com o símbolo de um "i";
  5. Toque na opção “Bloquear”, no menu inferior;
  6. Você também pode denunciar o número, informando qual o tipo de chamada.

Bloquear chamadas no iOS

No seu aparelho Apple também é possível bloquear alguns números. Confira como bloquear chamadas no iOS:

  1. Abra o aplicativo "Telefone";
  2. Selecione a opção “Recentes”;
  3. Toque no número que você quer bloqueará;
  4. Depois, selecione “Bloquear este chamador” e conclua com “Bloquear contato”.

Agora, se você precisa bloquear números desconhecidos:

  1. Vá em “Ajustes”;
  2. Acesse “Telefone”;
  3. Depois, ative a opção “Silenciar desconhecidos”.
Imagem de um homem mexendo em seu iPhone

Não Me Perturbe

A maneira mais eficaz de se livrar das ligações indesejadas é através do Não Me Perturbe, uma iniciativa de empresas de telecomunicações e formalizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

É uma base de dados centralizada onde as pessoas podem se cadastrar para não receber as chamadas. Porém, vale dizer que ele é válido para o bloqueio de telemarketing da área de telecomunicação (telefone móvel, telefone fixo, TV e internet) e de bancos que atuam com consignado (empréstimo e cartão de crédito).

Assim, para bloquear as ligações, é simples:

  1. Acesse o site do Não me Perturbe e faça seu cadastro;
  2. Depois de concluir o cadastro, efetue o login;
  3. Entre em “novo bloqueio” e insira o número que não quer receber mais chamadas e indique as empresas que quer bloquear;
  4. O bloqueio é realizado em até 30 dias.

Depois que você se cadastra, pode acessar o site sempre que quiser e inserir um novo bloqueio entre as empresas cadastradas. Ah! O Não me Perturbe não possui um aplicativo para celular e não solicita dados pessoais ou bancários por e-mail, SMS ou qualquer outro contato.

Procon e serviços estaduais

Além do Não me Perturbe, que tem abrangência nacional, é possível se livrar das ligações indesejadas de telemarketing utilizando os serviços do Procon do seu estado.

Essa forma de bloqueio é mais abrangente, pois inclui outros setores econômicos, como bancos de forma geral, imobiliárias e outros.

Então, qualquer ligação de telemarketing pode ser bloqueada. O serviço dos Procons apenas não abrange as ligações de telemarketing de entidades filantrópicas.

Para bloquear, você deve acessar o site do Procon, órgão de defesa do consumidor, do seu estado e fazer o cadastro com seu nome completo, CPF e e-mail. Depois, é só indicar o número de telefone que tem te incomodado.

Da mesma forma que o serviço do Não Me Perturbe, o bloqueio pelo site do Procon do seu estado é realizado em até 30 dias. É possível fazer a exclusão do seu número de telefone a qualquer tempo, basta entrar com login e senha.

Mulher seguindo o passo a passo de como fazer currículo pelo celular em PDF.

Como bloquear recebimento de mensagens indesejadas?

Neste caso, você deve verificar se o Procon do seu estado oferece também esse serviço.

O Procon de São Paulo, por exemplo, tem o Não Me Ligue que passou a permitir o bloqueio de recebimento de mensagens via WhatsApp ou SMS de empresas de telemarketing.

Como bloquear um número no aparelho fixo?

Até agora falamos sobre os meios para bloquear as ligações indesejadas no seu celular. Mas esse problema também acontece com o telefone fixo. Então, o que fazer para receber ligações indesejadas no telefone fixo das empresas de telemarketing?

Olha que legal: é só usar a plataforma Não Me Perturbe ou o site do Procon do seu estado, indicando seu número de telefone fixo. O funcionamento é igual ao do telefone celular.

O que fazer quando continuam te ligando?

Ao bloquear as empresas, vem aquela sensação de tranquilidade e mais autonomia, pois você é quem decide se quer fazer ou receber ligações locais, estaduais ou internacionais

Mas e quando isso não acontece e a chamada indesejada volta a aparecer no display do seu aparelho?

Na situação de você ter solicitado o bloqueio de um serviço de telemarketing de determinada empresa e continuar recebendo as ligações é possível denunciar. Acompanhe abaixo como fazer isso!

Homem com a mão na testa atendendo uma ligação indesejada no telefone

Como denunciar ligações de telemarketing indesejadas?

Você pode registrar a reclamação junto ao Procon do seu estado, relatando que continua a receber as chamadas de determinada empresa.

No caso do Não Me Perturbe é só preencher o formulário de cadastro notificando a prestadora que descumpriu o compromisso. A empresa tem 5 dias para responder ao consumidor.

Além disso, a plataforma monitora as notificações de cada prestadora e, caso necessário, penaliza a empresa.

Caso você ache que as ligações de telemarketing são abusivas, também pode denunciar o número e/ou empresa no site de proteção aos direitos do consumidor do próprio Governo Federal.

Para fazer isso é só acessar a página, depois clique em "Denúncia - Telemarketing abusivo" na área de "Serviços Essenciais". Vai abrir um formulário onde você preenche para enviar a denúncia.

Use um aplicativo de identificação e bloqueio de chamadas como o Truecaller

Além de utilizar os serviços para bloquear as chamadas das empresas de telemarketing, um jeito prático de acabar com as ligações e mensagens de SMS indesejadas é o aplicativo Truecaller.

Ele conta com uma interface bastante interativa. Nele, você é quem decide quem pode ou não te ligar, dando um fim aos aborrecimentos com as ligações indesejadas. Outra vantagem do Treucaller é que a lista de spam e números bloqueadas é atualizada constantemente pelos próprios usuários

Você ainda pode conversar, por mensagem ou chamada de voz, com seus amigos que também tenham o Truecaller.

Para usar o serviço do Truecaller, você pode contratar o plano semanal ou mensal. Se preferir entender como ele funciona antes de assiná-lo, é só fazer o teste gratuito por 7 dias.

Home deitado na grama de olhos fechados com fone de ouvido conectado ao celular

Funcionalidades do Truecaller

O Truecaller conta ainda com uma lista de números mais denunciados por mandarem spam e indica para o usuário que ele está recebendo uma chamada dessa seleção. Além disso, permite que você bloqueie não só esses spams, mas também os telefones que quiser, como:

  • Ocultos: aqueles que aparecem sem identificação no seu smartphone;
  • Internacionais: você só receberá chamadas nacionais;
  • Fora dos seus contatos: somente quem faz parte do cadastro do seu celular pode te ligar;
  • Números muito parecidos com o seu: evita que você seja incomodado por erro na hora de a outra pessoa colocar o telefone.

O interessante é que você gerencia os bloqueios que preferir. Pode bloquear apenas número ocultos, por exemplo.

Toda ligação indesejada tem o seu fim

Viu só como é possível acabar com as ligações indesejadas? Utilize os serviços dos Procons estaduais, do Não Me Perturbe ou do Truecaller e evite receber essas ligações tão chatas. Assim, você fica sossegado para utilizar todas as vantagens que seu celular oferece, ainda mais se contar com uma internet de qualidade — como a que você tem com os planos Vivo Pré, Vivo Easy, Vivo Pós ou Vivo Controle.

Gostou de conhecer o aplicativo Truecaller? Então escolha o plano semanal ou mensal na Vivo App Store e pare de ser incomodado com as chamadas indesejadas

 Até a próxima!

Leia também: