Tipos de senha para celular

Para manter a segurança das suas informações é importante que você crie uma senha para seu aparelho. Ela ajuda em casos de roubo, furto ou protege que pessoas não autorizadas tenham acesso. Dependendo do modelo do aparelho, são disponibilizados de 3 a 4 tipos de senha para bloquear a tela inicial. As mais comuns são: 

1. Senha numérica (pin) 

O PIN é uma senha exclusivamente formada por números, no mínimo 4. Ao escolher sua combinação de números, evite utilizar sequências (como 1234), datas de nascimento ou casamento e números de telefone. O ideal é que você tenha um PIN que não represente nada em sua vida.  

2. Senha padrão (ligar os pontos) 

Esse é um dos tipos de senha para celular menos indicado. Nada mais é do que ligar os pontos para formar um desenho e desbloquear o aparelho. Acontece que dependendo do tipo de película usada no celular, as pessoas conseguem observar de longe o desenho que é feito.  

3. Senha digital (impressão dos dedos) 

Esse tipo de senha é mais prático. Basta encostar o dedo no sensor para desbloquear a tela do seu celular em questões de segundos. 

4. Reconhecimento facial 

Outro tipo de desbloqueio é por leitura facial. Mas acredita-se que essa não é uma forma 100% segura, pois em alguns aparelhos é possível fazer o desbloqueio usando uma foto do usuário.  

Senhas em aplicativos 

Alguns aplicativos, que possam conter informações sensíveis e de conteúdo privado, oferecem a possibilidade de adicionar uma senha para proteger o acesso ao software.  

Autenticação de dois fatores 

Também conhecida como autenticação em duas etapas, a autenticação de dois fatores é um recurso oferecido por vários aplicativos, como WhatsApp, Facebook e Instagram. Nada mais é do que acrescentar uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação: a senha e um código que normalmente é enviado para um e-mail. A teoria geral por trás de dois fatores é que para efetuar login, você deve saber e possuir algo a mais. 

Evite instalar apps de fora das App Stores

Outra dica importante de segurança é que você não baixe apps em lugares não oficiais. Instalar aplicativos manualmente é um procedimento de risco, que expõe o software não inspecionado a hackers. 

Mantenha seu sistema operacional atualizado

Verifique as atualizações do software do seu smartphone, como iOS ou Android, para mantê-lo sempre atualizado e evitar que bugs e falhas sejam exploradas.

Não envie dados sensíveis por redes Wi-Fi públicas

Redes Wi-Fi públicas são consideradas inseguras. Sempre existe a possibilidade de vazar dados transmitidos. Se precisar usar, evite trocar informações sigilosas ou sensíveis. 

 

Vivo Protege Light

Se você for cliente Vivo Fibra, use o Vivo Protege Light para ter mais segurança e tranquilidade na sua vida digital. Trata-se de um programa de proteção em forma de app para smartphone e tablet ou software para computadores. 

Veja o que está incluso: 

Segurança Online: programa que funciona como antivírus para garantir a proteção do dispositivo em questão contra hackers, roubo de informações e vírus no geral. 

Vivo Cloud Sync: plataforma da Vivo para armazenamento em nuvem e sincronização de arquivos. É um espaço virtual para ver seus arquivos quando e de onde quiser, basta ter acesso à internet; 

Filhos Online: programa usado para controlar, rastrear e acompanhar o que seus filhos estão fazendo na internet e quais sites eles poderão ou não frequentar; 

Vivo Resolve: um espaço para tirar dúvidas sobre informática, games, celulares e assuntos relacionados à tecnologia no suporte 24h e 5 dias por semana. O atendimento pode ser feito por chat, por telefone ou por acesso remoto.  

Wi-Fi Seguro: usado para que você tenha mais segurança e garanta que nenhum de seus dados será interceptado e utilizado de forma indevida quando usar conexões abertas e públicas. 

Vivo Transfer: serviço que otimiza o desempenho para transferir fotos, vídeos, contatos, SMS, log de chamadas, lista dos aplicativos instalados e muito mais.  

Saiba como usar  

Perdi meu celular, e agora?

Supondo que você tenha seu smartphone roubado ou perdido, é importante ficar atento a uma série de detalhes. Neste guia você confere tudo o que será preciso fazer.  

Escolha o melhor plano para você

Oferta especial
20,5GB
  • 10GB de Internet
  • + 500MB na Conta Digital
  • + 10GB bônus por 12 meses**
+5GB bônus para
portabilidade*
R$ {{ total }} 109,99 /mês
com permanência de 12 meses
Ligações e SMS ilimitados
para qualquer operadora no Brasil
Vivo Travel Américas
Internet e ligações grátis nas Américas todos os dias do ano
Apps ilimitados
sem descontar da franquia: WhatsApp, Waze, Cabify e Moovit
Apps inclusos no plano
 Ícone do aplicativo NBA Básico.
Ícone do aplicativo Hube jornais.
Ícone do aplicativo GoRead.
Oferta especial
36,5GB
  • 16GB de Internet
  • + 500MB na Conta Digital
  • + 20GB bônus por 12 meses***
+5GB bônus para
portabilidade*
R$ {{ total }} 129,99 /mês
com permanência de 12 meses
Ligações e SMS ilimitados
para qualquer operadora no Brasil
Vivo Travel Américas
Internet e ligações grátis nas Américas todos os dias do ano
Apps ilimitados
sem descontar da franquia: WhatsApp, Waze, Cabify e Moovit
Apps inclusos no plano
 Ícone do aplicativo NBA Básico.
Ícone do aplicativo Hube jornais.
Ícone do aplicativo GoRead.

Leia também