A gente vive conectado e o bom é que a internet do nosso celular pode ser compartilhada com outros dispositivos. Apesar dessa facilidade, é comum a dúvida: afinal, como rotear internet?

Para cada sistema operacional de smartphone, o passo a passo para realizar essa ancoragem é diferente. Entretanto, o processo é bastante simples para você compartilhar seus dados com outro dispositivo.

E aí? Tudo pronto para saber como rotear a internet e não correr o risco de ficar sem sinal no seu notebook ou outro equipamento? Confira as informações a seguir e descubra como compartilhar sua conexão.

Imagem de um grupo de pessoas sentadas e usando celulas.

O que é rotear internet?

Sabe quando você chega na casa do seu amigo e pede a senha do Wi-Fi? Você acaba utilizando a internet da casa dele, certo? O mesmo processo ocorre ao rotear internet do seu celular: nesse caso, você compartilha os dados do seu plano de internet com outro dispositivo.

E por que saber como rotear a internet do smartphone? Entender como fazer o compartilhamento de sinal do seu aparelho pode ser útil em algumas situações. 

Vamos imaginar que você precisa trabalhar utilizando seu notebook, mas está em um local que não tem Wi-Fi. Basta compartilhar os dados da franquia do seu celular para que você possa ficar com o computador conectado.

Viu só? Você não fica na mão e pode trabalhar normalmente. Esse compartilhamento de conexão também pode ser feito para outros dispositivos, como PC, tablet, Smart TV ou para o celular do seu amigo, que está sem dados para navegar.

Outra situação em que esse procedimento ajuda, é quando você fica sem energia na sua casa e, consequentemente, sem a rede Wi-Fi. Pode, assim, rotear seu celular para o seu filho continuar assistindo o desenho pelo tablet, por exemplo.

Imagem de duas crianças brincando com um tablet.

Como rotear internet?

Quer saber como transformar seu celular em um roteador? O passo a passo varia para os sistemas operacionais. Confira abaixo.

Para os smartphones iOS, a ancoragem é realizada da seguinte forma:

  • Entre no ícone “Ajustes” do seu iPhone e depois clique em “Acesso Pessoal”;

  • Procure pela senha Wi-Fi, área que já aparece com uma senha pronta. Caso você queira, pode criar uma senha nova, clicando na seta ao lado;

  • Volte para o “Acesso Pessoal” e clique em “Permitir Acesso a Outros”;

  • Pronto, agora o seu iPhone é uma das opções de conexões que aparecerá em outros aparelhos. Basta clicar no nome da rede dele e inserir a senha;

  • Quando você não precisar mais rotear a internet, é só acessar o “Acesso Pessoal'' e desativar o “Permitir Acesso a Outros”.

Agora, se você tem um celular Android, precisa saber que o caminho de como rotear a internet pode variar de acordo com a marca do aparelho. Para modelos Galaxy Samsung, o passo a passo para fazer a ancoragem é:

  • Entre no ícone “Configurações”;

  • Acesse “Conexões” e, na sequência, “Roteador Wi-Fi e Ancoragem”;

  • Você verá o nome da rede e a senha sugerida (caso queira, pode modificar o nome da rede e a senha, acessando o “Configurar”);

  • Ative o botão ao lado do “Roteador Wi-Fi e Ancoragem'', e quando terminar de compartilhar a conexão, é só desativar o mesmo botão.

Em outras marcas, pode haver mudança no nome dos botões, como “Rede e Internet” e “Roteador Wi-Fi e Conexão'', mas o procedimento de ancoragem é semelhante.

Imagem de uma família reunida no sofá. Cada pessoa usa um dispositivo eletrônico.

Como rotear internet do celular com outra pessoa?

Caso seu amigo ou familiar esteja sem sinal no celular, você pode rotear sua internet com ele. Para isso, basta seguir o caminho que apresentamos (para iOS ou Android). 

Dessa forma, você ativará a ancoragem, então é só passar o nome da rede (do seu celular) e a senha para a pessoa. 

Ela terá a internet no dispositivo como se fosse a rede Wi-Fi de um roteador convencional. Então, é só ir em conexão Wi-Fi do aparelho, procurar pelo nome da rede do seu celular e inserir a senha.

Como rotear internet do celular para o notebook?

Se você quer rotear a internet do seu smartphone para utilizar no notebook, o processo é simples:

  • Você vai em “Configurações de Rede e Internet'';

  • Procura pelo nome da rede do seu celular;

  • E digita a senha. 

Como rotear internet do celular para PC?

Agora, se você tem um PC que está sem sinal, também pode aproveitar a franquia de dados do seu celular para ter conexão no equipamento. 

Aqui o passo a passo é o mesmo do notebook: 

  • Acesse “Configurações de Rede e Internet”;

  • Procure pelo nome da rede do seu celular;

  • E digite a senha.

Imagem de uma mulher espelhando a tela do celular na televisão.

Como rotear internet do celular para a Smart TV?

Caso você não tenha Wi-Fi em casa ou, por alguma razão, esteja sem sinal, pode utilizar o plano de dados do seu smartphone para ter conexão na sua Smart TV. Assim, pode assistir filmes e séries da sua plataforma de streaming, curtir o YouTube ou usar outro aplicativo na tela grande.

Mas como fazer essa ancoragem? Depois de habilitar seu iPhone ou Android para compartilhar o sinal, é preciso ir nas configurações da sua TV:

  • Vá em “Menu;

  • Depois em “Rede”;

  • Na sequência, em “Configurações de Rede”;

  • Aí, acesse “Rede sem Fio” e é só procurar pelo nome da rede do seu celular e inserir a senha.

Como rotear internet do celular pelo Bluetooth?

Outra maneira de compartilhar a internet utilizando o smartphone é pelo Bluetooth. Porém, diferentemente da forma de ancoragem como apresentamos, não são todos os dispositivos que permitem rotear a conexão dessa forma.

No Android, você acessa o Bluetooth do celular que vai compartilhar e receber o sinal. Depois, mantém os aparelhos pareados e, naquele que irá rotear a internet, vá em configurações do Bluetooth e ative o usar acesso à internet.

Nos iPhones, o compartilhamento da conexão via Bluetooth só é possível entre smartphone e computador (PC ou notebook). Para isso, emparelhe os dois equipamentos: 

  • Entre em “Ajustes” do celular;

  • Depois, “Bluetooth”;

  • Na sequência, selecione a internet e o dispositivo.

Imagem de uma pessoa usando um celular. Flutuam ícones de wi-fi.

Como rotear o Wi-Fi?

O jeito mais comum de rotear o WI-FI da sua casa ou escritório é passar a senha para as outras pessoas. Porém, é possível rotear de outra forma: passando uma senha só para visitantes.

É, portanto, a senha de uma rede separada daquela que os residentes do seu imóvel utilizam, ou seja, você protege sua rede principal de vírus ou outros riscos.

Para isso, acesse seu roteador, colocando o endereço (IP), login e senha do aparelho (os dados estão na parte inferior do aparelho ou no manual do equipamento). 

Depois, entre em “Guest Network” ou “Guest Zone”, crie um nome de rede e uma senha.  Na sequência, reinicie o roteador para salvar essas configurações. Assim, é só passar esses dados para rotear seu Wi-Fi para visitantes.

O que preciso para rotear a internet?

Ao rotear a internet, caso várias pessoas estejam acessando ao mesmo tempo, a qualidade do sinal pode ficar comprometida. Então, para que você possa compartilhar a internet do seu celular com outros dispositivos ou da sua casa sem ter problemas, a dica é ter uma conexão de alta velocidade.

Para não ter erro, a dica é contratar o Vivo Fibra, internet banda larga de fibra óptica para sua casa, ou os planos móveis da Vivo para o seu celular. Dessa forma, você navega sem travar e pode aproveitar o melhor dos serviços de streaming e de outros aplicativos, mesmo se precisar rotear a sua internet com outros dispositivos.

Agora você viu como rotear a internet do seu smartphone e sabe que não precisa passar sufoco caso tenha que conectar outro dispositivo. Mas, apesar dessa facilidade, tenha em mente que os dados do plano do seu celular estão sendo consumidos nesse compartilhamento.

E aí? Gostou das nossas dicas? Para não passar aperto na hora de rotear seu sinal, conte com uma internet de qualidade, como a dos planos da Vivo para casa ou para a rede móvel. 

Até a próxima!

LEIA MAIS: