Digamos que você possui um roteador em casa e necessita acessar as configurações de internet para alterar o nome e senha da sua Wi-Fi, seja com o objetivo de torná-la mais segura ou simplesmente porque esqueceu. Em ambos os casos, você precisará do código 192.168.1.1 ou de uma sequência similar.

Mas o que é 192.168.1.1? Esse “minicódigo” nada mais é do que o endereço IP do roteador que você contratou. Ou seja, é o endereço virtual do aparelho, formado por valores entre 0 e 255.

Dito isso, você já pode considerar que existem vários endereços IP, além do 192.168.1.1, uma vez que existem vários fabricantes e modelos de aparelhos, como 192.168.0.1 ou 192.168.1.254.

Abaixo, você confere como realizar as configurações de internet na sua casa e identificar o endereço IP do seu aparelho, além de um passo a passo para descobrir o que é possível fazer com esse tipo de informação.

Imagem de uma pessoa digitando no teclado de um notebook

Por que é importante ter acesso às

configurações de internet da minha casa?

Acessar as configurações da internet da sua própria casa é fundamental para você ter segurança e liberdade em relação ao serviço contratado. Isto é, realizar funções como mudar ou lembrar a senha do Wi-Fi, bloquear a transmissão de sinal e verificar quem está conectado, caso sua experiência online estiver muito lenta. 

No entanto, para alcançar essa liberdade, você necessita do endereço do IP do modem ou roteador. No caso da Vivo, o número vem no manual do dispositivo ou em um adesivo colado ao roteador. Agora, se por qualquer motivo você não está conseguindo encontrar essa sequência que dá acesso às configurações de internet, faça o seguinte:

Como faço para descobrir o meu endereço IP?

Para descobrir o seu endereço de IP, você não precisa ser um grande conhecedor de internet. Basta seguir três passos simples que elaboramos para você configurar a sua internet:

  1. Digite http://192.168.1.1 ou http://192.168.0.1 na barra de endereços do seu navegador - na URL
  2. Deu certo? Digite “admin” nos campos login e senha ou confira outras combinações conforme o fabricante. Se o seu roteador for da marca Technicolor, o usuário deve ficar em branco, enquanto a senha será “admin”
  3. Agora, se você recebeu uma mensagem de erro ao tentar o primeiro passo, o seu endereço IP é outro. Portanto, clique aqui e descubra através da marca do aparelho.

Ainda não consegui descobrir o meu endereço de IP e agora?

Calma, há uma outra forma um pouco mais técnica, mas que funciona muito bem. Criamos um checklist para você seguir. Vamos lá!'

 

1. Na área de busca do Windows, escreva “Executar”
Imagem da janela do comando Executar do Windows

2. No campo de busca, digite “CMD” e clique em “Ok

Imagem da janela Executar do Windows, com o texto CMD na busca

3. Após uma tela preta abrir, digite "IPCONFIG" ao lado de “C:\Users\usuário>” e aperte a tecla “Enter” do teclado

Imagem da janela do executável "Comando" do Windows

4. Role até encontrar a frase “Gateway Padrão” e copie o endereço de IP do seu roteador para colar no navegador.

Imagem da janela do executável "Comando" do Windows

Como mudar a senha do Wi-Fi?

Uma das informações que você pode alterar ao acessar o seu roteador é a senha do Wi-Fi. Inclusive, esse é um tópico de extrema importância, afinal, uma boa senha pode não ser tão boa assim para a sua memória, mas evita invasões na sua rede.

Como saber que minha senha é segura?

Uma excelente pergunta! Para saber se sua senha é segura, você precisa entender quais são os critérios utilizados para identificar uma senha fraca de uma forte. Dito isso, “crie senhas exclusivas, que não incluem nenhuma informação pessoal, como o seu nome ou data de nascimento”, aconselha a Diretora de Marketing do antivírus Avast, Charlotte Empey.

Em outras palavras, opte por senhas longas, com letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e numerações. Se ficar difícil de lembrá-las, anote-as em uma agenda ou utilize gerenciadores, como o LastPass - uma extensão de navegador que, inclusive, cria senhas completamente aleatórias.

Por fim, de forma alguma utilize caminhos de teclado (por exemplo, zxcv). “Eles estão entre os primeiros a serem descobertos”, afirma Empey.

Tudo pronto? Basta seguir o passo a passo que a Vivo preparou para você sobre como mudar ou lembrar a sua senha do Wi-Fi. E aproveite que estamos falando sobre configurações de internet e faça o teste de velocidade da sua para ver se está de acordo com o esperado.

Como ocultar a rede Wi-Fi?

Além de trocar a senha frequentemente como medida de precaução, vale ocultar o sinal da sua internet. Ou seja, torná-la invisível para evitar que uma persona non grata consiga conectar-se e que hackers invadam suas informações - ir a fundo nas configurações de internet.

Todavia, ocultar uma rede não é tão simples quanto identificar um endereço de IP. Isso porque cada fabricante de roteador possui um painel de controle próprio e encontrar a área para mascarar o sinal exige calma, foco e, dependendo do caso, conhecimento da língua inglesa.

Em outras palavras, não existe um passo a passo exato; ele depende do fabricante. Mas você deve procurar por algo como “Configurações” ou “Setup” e, em seguida, acessar “Wireless”, “WLAN” ou “Rede sem fio”. Feito isso, tente encontrar a palavra Service Set Identifier (SSID) - vale até Ctrl + F. Ela pode aparecer como “SSID Broadcast”, “SSID Advertise” ou “Difusão de SSID”. Encontrou? Desmarque a opção “Enable” e/ou marque "Disable". Não se esqueça de salvar a alteração.

Atenção! A partir dessa alteração, o nome da sua conexão sumirá das opções de internet de computadores, notebooks e smartphones. Pensando nisso, uma dica é favoritar o link para acessar as configurações do roteador do navegador. Assim, você terá como tornar o sinal visível ou invisível com facilidade.

Não ficou claro como ocultar a sua rede Wi-Fi? Vamos ao exemplo

Tornar a invisibilidade da rede é um componente essencial para a segurança de dados na sua casa. Para que essas configurações de internet fiquem mais objetivas, acompanhe o passo a passo que pode ser realizado no roteador Askey, utilizado no Vivo Fibra.

Askey

  1. Acesse seu navegador de internet;Na URL, insira o endereço IP
  2. Vá em “Configurações” e clique na sua rede Wi-Fi, que pode ser “Rede Wi-Fi 2,4 GHz” ou outra banda
  3. Faça login e senha escrevendo admin em ambos os campos;Desabilite “Anúncio de SSID”
  4. Clique em “Salvar”

Boas práticas: qualidade do sinal do roteador

Por fim, não dá para falar de configurações de internet sem mencionar algumas boas práticas, principalmente para melhorar a qualidade do sinal do roteador, que você pode fazer em casa, sem acessar qualquer código IP.

  • Não deixe o roteador perto de outros aparelhos eletrônicos, como telefone sem fio ou micro-ondas
  • Deixe o roteador em um lugar central da casa, de preferência alto e livre de obstáculos na frente
  • Como mencionado anteriormente, altere a sua senha com frequência

Vivo Fibra

Falando em como manter uma boa qualidade de sinal, impossível não mencionar VivoFibra, a conexão de internet mais competente do momento. Ou seja, além de veloz, é altamente resistente, estável e de fácil instalação. 

Basta verificar se ela está disponível para o seu endereço, seguir o passo a passo de cadastro e escolher data e horário para instalação. Mais informações? Veja como instalar Vivo Fibra na sua residência.

Vivo Smart Wi-Fi

Fácil, não é mesmo? E com a Vivo Fibra, você possui acesso ao Vivo Smart Wi-Fi, um aplicativo (para Android e iOS) que deixa as configurações de internet bem menos complicadas e atrativas. Ou seja, através do app, você consegue:

  • Otimizar a conexão com o seu Wi-Fi
  • Medir a potência do sinal que chega até você
  • Descobrir quem está conectado na rede
  • Alterar nome e senha da Wi-Fi
  • Compartilhar uma rede exclusiva com seus amigos.

Leia também