A rotina das crianças inclui a escola e, quando chegam as férias, os pais e outros familiares precisam criar estratégias para entretê-las. Então, como garantir momentos de muita diversão agora que os filhos ficam mais tempo em casa e têm tanta energia para gastar? 

O aplicativo PlayKids é uma opção. Porém, além dele, a ideia é transformar cada atividade cotidiana em algo completamente novo para divertir e ainda ajudar as crianças a se desenvolverem. 

Sabemos que isso requer muito jogo de cintura. Quer saber o que propor para a criançada? Não perca as dicas que reunimos a seguir para ajudar os pequenos a aproveitarem as férias e a se divertirem no período. Vamos lá?

Imagem de uma mulher e uma criança brincando com tintas e pincéis. Imagem de uma mulher e uma criança brincando com tintas e pincéis.

O que fazer nas férias com as crianças em casa?

As férias são aquele período super aguardado pelas crianças, que estão cansadas das atividades escolares, como aulas, lições e, dependendo da idade, até das provas. Só que, ao mesmo tempo, como fazer com que elas aproveitem bem esses dias estando em casa?

Nessa hora, é preciso uma dose de criatividade e também considerar a faixa etária dos filhos. Afinal, o legal é pensar em brincadeiras que atraiam a atenção deles.

O que inventar? Vem com a gente e olha essas dicas que separamos. Tem opção para diferentes idades: dos bebezinhos até os mais velhos. Prepare-se para se movimentar!

Para crianças de até 17 meses

  • Sumiu: essa brincadeira é bem bacana para estimular a criança a mexer com as mãos. O adulto desenha rostinhos em cada um dos dedos e brinca com o bebê de escondê-los e aparecer;
  • Descobrindo tesouros: pegue vários potes e coloque os brinquedos e outros itens do bebê. Faça ele abrir cada potinho e descobrir o que há dentro;
  • Divertindo-se com prendedores: tudo o que você precisa são de prendedores de roupa e uma bacia. Ensine a criança a fazer o movimento de pinça colocando cada prendedor na borda da bacia. Vale também fazer o contrário, ensinando a tirar o prendedor da bacia. 

Para crianças de 18 meses até 3 anos e 11 meses

  • Qual é a cor: separe algumas cartolinas coloridas e peça para a criança procurar objetos pela casa que tenham a mesma cor. Aí ela vai colocando em cima de cada cartolina. Depois, vocês podem contar juntos;
  • Use tampas: formando uma fila com garrafas de plástico e tampas diferentes, misture tudo e faça a criança encaixar cada tampa no frasco certo. Para deixar a brincadeira mais interessante e ajudar na coordenação, diga que ela só pode passar para a próxima etapa ao rosquear bem a tampa;
  • Falar de emoções: desenhe dois quadrados em uma folha (um para você e outro para o filho) com cinco círculos diferentes. Diga uma emoção e peça para a criança dizer como ela imagina o que é o sentimento e desenhe rostinhos no círculo. Fofo, não é?
  • Momento da arte: pegue cartolinas ou um pedaço grande de papelão e disponibilize tintas, cola colorida, giz de cera e outros itens para que as crianças possam desenhar e pintar.
Imagem de uma criança deitada no chão colorindo um livro. Ela usa uma capa de super herói." Imagem de uma criança deitada no chão colorindo um livro. Ela usa uma capa de super herói."

Para crianças de 4 a 6 anos

  • Adivinhe que bicho eu sou: estimule a imaginação dos pequenos com um jogo de mímica, em que cada participante precisa imitar um animal;
  • Pescaria: essa brincadeira precisa de uma bacia com água, cubos de gelo e colheres pequenas. Aqui, para melhorar a coordenação motora, diga para a criança que o objetivo é pescar com a colher a maior quantidade de cubos de gelo, no menor tempo possível;
  • Quente ou frio: esconda um objeto pela casa e faça a criança procurar, dando dicas de “quente”, quando ela estiver perto e “frio” se ainda estiver longe do objeto;
  • Muita criatividade: que tal imprimir algumas fotos da família e usar a criatividade para colocar chapéus, óculos e mais coisas divertidas na imagem? É só usar recortes de revistas e jornais. Depois, clique tudo com a câmera do celular.
Imagem de duas crianças brincando de pescaria na sala de casa. Imagem de duas crianças brincando de pescaria na sala de casa.

Para todas as idades

  • Sessão cinema: escolha o desenho favorito das crianças no streaming, estoure a pipoca e se jogue no sofá com elas para se divertir com a animação;
  • O palco é a sala: aproveite as férias para caracterizar as crianças inventando personagens e, por que não, brincando de teatro em casa?
  • Diversão e aprendizado em um mesmo aplicativo: estamos falando do PlayKids. Veja os diferenciais do app no próximo tópico.

O que é app PlayKids?

O PlayKids, app compatível para os sistemas operacionais Android e iOS, é focado no público infantil e junta aprendizado, diversão, segurança e conteúdo 100% escolhido a dedo. 
 

A plataforma conta com os personagens mais queridos da criançada, como:

  • Turma da Mônica;
  • Show da Luna;
  • Masha e o Urso;
  • Galinha Pintadinha;
  • Pocoyo;
  • Polly e muitos outros. 

Eles ensinam lições para a vida toda, como ter empatia, respeitar a diversidade e crescer em sociedade.

Ah! Sabe uma coisa muito bacana do PlayKids? Com jogos e desenhos exclusivos, o app pode ser um super-reforço escolar para focar no estudo e aprendizado de números, idiomas, lógica, ciências, alfabeto e muito mais. E o melhor é que os pequenos aprendem brincando.

Aliás, é uma plataforma tão interessante que você pode até mesmo dar a assinatura do app de presente para as crianças.

Para que serve o aplicativo PlayKids?

É uma plataforma recheada de atrações: são mais de 5 mil desenhos, jogos, livros e atividades com novidades semanais. O legal é que o conteúdo é selecionado por especialistas, que levam em conta a faixa etária da criança e ainda aspectos educacionais de cada atração.

Com isso, os pais sabem que os filhos, apesar de estarem diante das telas, com esse aplicativo, estão em um ambiente seguro, confiável e que se volta para estimular o desenvolvimento infantil.

Imagem de uma mulher e uma criança olhando para uma tela. Lê-se: "PlayKids, diversão que ensina". Imagem de uma mulher e uma criança olhando para uma tela. Lê-se: "PlayKids, diversão que ensina".

Como funciona o aplicativo PlayKids?

O app tem um design bem atrativo e é dividido em diversas seções em forma de vagões de trem, com desenhos, músicas, jogos, livros, podcasts e outras atividades para fazer em casa, como recortar, desenhar e pintar, tudo para o lazer e desenvolvimento dos pequenos. 

Entre os jogos, destaque para o Voxel, um ambiente interativo que permite a criançada criar, com blocos, seu próprio mundo.

Um grande diferencial da plataforma é o controle parental, já que os pais acompanham com facilidade o que os filhos fazem no aplicativo, isso porque ele conta com:

  • Gestão de tempo (para criança não ficar só no aplicativo);
  • Bloqueio de conteúdo (caso os pais ou os filhos não gostem de algum conteúdo);
  • Análises mensais com tudo o que a criança assistiu e aprendeu. 

E o melhor: dá para usar o PlayKids no celular, tablet, computador ou Smart TV. Completíssimo, não é mesmo?

Por último, você pode ainda fazer o download do desenho favorito do seu filho para assistir offline, ou seja, em qualquer lugar mesmo sem acesso à Internet.

Como instalar o PlayKids?

Pode baixá-lo na loja de aplicativo do seu sistema operacional (Play Store ou Apple Store), diretamente do site da PlayKids ou aproveitando as vantagens da Vivo App Store.

Depois, é só fazer o cadastro com seu e-mail e senha, colocar o perfil das crianças que vão utilizar, como nome e idade, e deixar as configurações do jeito que você preferir, fazendo a gestão de tempo ou bloqueando algum conteúdo, por exemplo.

O melhor é que, com a sua assinatura, o aplicativo pode ser usado em até seis equipamentos diferentes.

Pai sorrindo e filho com cara de surpreso sentados no sofá assistindo PlayKids no tablet Pai sorrindo e filho com cara de surpreso sentados no sofá assistindo PlayKids no tablet

Como ativar o PlayKids na Vivo?

Assinando com o seu plano Vivo, você tem automaticamente direito a:

  • Preço diferenciado: usuários da Vivo estão elegíveis a promoções, com oferta diferenciada para contratação do serviço;
  • Vagão Vivo (em breve): cliente Vivo tem acesso a um vagão exclusivo com conteúdos diferenciados e pré-lançamentos;
  • Receber novos conteúdos antes que todo mundo (em breve): entrando no Vagão Vivo, você pode acessar novos conteúdos uma semana antes do lançamento oficial. 

E para assinar o PlayKids é muito fácil. Primeiro, entre na Vivo App Store. Depois, basta seguir o seguinte passo a passo:

  • Escolha e clique no melhor plano para você: assinatura mensal ou semanal;
  • Na página seguinte, digite o número do seu Vivo e confirme. Não se esqueça de verificar os termos e condições, e marcar se concorda ou não com eles;
  • Em seguida, você receberá a seguinte mensagem em seu Vivo — "Vivo PlayKids: Responda SIM para confirmar a assinatura do serviço";
  • Responda a mensagem com um “SIM”. Na sequência, você receberá uma mensagem de confirmação da assinatura.

E, para aproveitar o Vivo PlayKids, vale a pena conhecer as vantagens de um plano residencial. Com a internet Vivo Fibra, por exemplo, você vai se surpreender com a velocidade que os conteúdos baixam, carregam e abrem nos seus dispositivos.

As férias chegaram, então é hora de pensar no entretenimento das crianças! Além de muitas brincadeiras, aproveite a variedade de conteúdos divertidos e educativos do PlayKids!

Quer acessar as diferentes atividades do aplicativo para curtir as férias com seus filhos? Faça a assinatura do PlayKids na Vivo App Store.

Boa diversão e até a próxima!

LEIA MAIS: