As Smart TVs vieram para revolucionar a experiência audiovisual, permitindo que a gente possa usufruir de diversas funcionalidades — caso ela conte com um acesso à internet — ao alcance de um controle. 


Para que você possa desfrutar melhor de tudo isso, preparamos um guia que, além de explicar o que é e como funciona uma Smart TV, vai dar dicas de qual a melhor internet para utilizá-la e os motivos delas aprimorarem o desempenho do seu equipamento. Quer saber mais? Então, confira!

O que é Smart TV?

A evolução dos aparelhos de TV, com a integração de diversas novas tecnologias, permite que o equipamento tenha como função não apenas o acesso a canais analógicos ou digitais, mas, sim, a uma grande variedade de outros recursos.

 

Na tradução literal do termo, Smart TV significa “TV Inteligente”, justamente por possibilitar que você utilize esses outros recursos que dependem de uma conexão de internet para funcionar — tais como: redes sociais, canais pela internet, aplicativos diversos etc.


Para que isso funcione, as fabricantes instalam em seus aparelhos sistemas operacionais que permitem o gerenciamento de aplicativos, sendo praticamente o mesmo processo que é feito com computadores, smartphones e tablets. Ou seja, de forma resumida: a TV Smart é uma TV que pode acessar a internet, mas ela só o faz quando há uma conexão disponível.

Como saber se a TV é Smart?

Imagem de uma mão apontando um controle para a televisão. Imagem de uma mão apontando um controle para a televisão.

Primeiramente, deve-se olhar na lista de recursos se ela conta com acesso à internet via cabo de rede ou conexão Wi-Fi. Isso pode ser visto tanto no manual de instruções da Smart TV quanto no menu do equipamento, já dentro da interface.

 

Outra maneira de saber se você tem uma Smart TV, é analisando a traseira do aparelho e observando se ela tem uma entrada para cabo de rede RJ45. Caso conte com essa opção, provavelmente ela será Smart.


Pelo controle você também pode descobrir se ela é uma Smart TV, pois, na maioria dos equipamentos, ele é personalizado com botões de atalho que acessam diretamente alguma rede social ou plataforma de streaming — como Netflix, Prime Video etc.

Como conectar a TV à internet?

O acesso à internet via Wi-Fi pode ser realizado de três maneiras, sendo elas:

Cabo de rede LAN

Esse foi um dos primeiros modelos que apareceu no mercado. Para que os recursos funcionassem via internet, era necessário passar um cabo de rede LAN até a televisão e fazer as configurações de rede necessárias para o funcionamento — seja na TV ou no modem.

Wi-Fi integrado

As TVs que fazem parte desta categoria já contam com acesso à internet sem fio, sendo o mais prático de todos os modelos, pois para funcionar basta que você encontre a rede Wi-Fi e insira a senha de sua rede, liberando a conexão.

Wi-Fi Ready

Esse tipo de conexão é para quem não conta com o recurso do Wi-Fi integrado, mas não quer que a TV utilize cabo de rede LAN. Ele funciona como um conversor, onde um pequeno equipamento deve ser adquirido e plugado em uma das entradas USB ou HDMI da televisão. Assim que ele for reconhecido na rede, será possível acessar a internet pelo Wi-Fi.

Como transformar a TV em Smart?

Imagem de uma mão apontando um controle para a televisão. Imagem de uma mão apontando um controle para a televisão.

Para quem não tem ainda uma TV Smart, mas quer aproveitar os recursos que essa tecnologia tem a oferecer, existem algumas opções no mercado que possibilitam que ela usufrua de algumas funções, por meio da conexão HDMI de sua televisão.

 

Alguns aparelhos como: Google Chromecast, Amazon Fire TV Stick, Microsoft Wireless Display Adapter, Xiaomi MI Box e Apple TV e até mesmo consoles de videogames são só algumas das opções disponíveis no mercado, que permitem que sua TV acesse plataformas de streaming e vários outros recursos.


Para quem for assinante Vivo TV, além de acessar todos os canais do pacote contratado, pode se conectar à Netflix pelo próprio decodificador, no canal 710 — lembrando que: para assistir ao conteúdo, você deve ter uma assinatura na plataforma de streaming.

Como baixar aplicativos na Smart TV?

Para aproveitar os aplicativos que a plataforma instalada em sua televisão oferece, siga o passo a passo:

 

  1. No controle, aperte o botão correspondente à função Smart de sua TV;

  2. Navegue pelos menus até encontrar a loja virtual ou central de aplicativos e acesse o ícone de lupa para buscar pelo app desejado — como o Vivo Play;

  3. Assim que ele aparecer na tela, clique em “OK” para o download iniciar;

  4. Se o aplicativo não for gratuito, vai aparecer na tela as opções de pagamento para adquiri-lo;

Espere o download terminar e a instalação ser concluída e pronto! Já pode começar a usar.

Como escolher a melhor Smart TV?

Muitos fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher a melhor Smart TV para sua casa. E, para isso, é necessário que você estude quais são as suas necessidades ao adquirir o aparelho.

Entradas

Imagem de um dispositivo USB sendo conectado. Imagem de um dispositivo USB sendo conectado.

Alguns equipamentos, vêm com uma quantidade mais limitada de entradas HDMI e USB — uma ou duas, no máximo — fazendo com que, caso você precise instalar diversos dispositivos, não será possível devido a essa limitação.

Polegadas

O tamanho da tela é outro fator que deve ser levado em consideração. Uma Smart TV muito grande para um ambiente pequeno, pode prejudicar a sua experiência e a dos demais ocupantes do cômodo. 


Da mesma forma, um aparelho com a tela muito pequena em um ambiente muito grande, dificultará a visualização das imagens com mais detalhes. O ideal é buscar um equilíbrio e estudar quantas polegadas são indicadas para o espaço que ela será instalada.

Resolução

Imagem ilustrativa representando a qualidade de imagem de uma televisão. Imagem ilustrativa representando a qualidade de imagem de uma televisão.

Outro fator importante na hora de escolher a Smart TV. Quanto maior a resolução da tela, maior a quantidade de pixels que ela tem, fazendo com que, quanto maiores os pixels, mais nítida e rica em detalhe a imagem será.

 

Também é necessário buscar um equilíbrio nesse fator. Uma tela com muitas polegadas e resolução baixa, pode acarretar em uma imagem muito granulada, pois os pixels estão muito distantes um do outro.

 

Modelo da tela

Aqui é onde você escolhe o tipo de tecnologia presente na tela da Smart TV. E, atualmente, elas podem ser encontradas nas seguintes categorias:

 

  • LCD — que é uma tela de cristal líquido, que não consegue ser tão fiel em relação às cores;

  • LED — que tem iluminação traseira e utiliza diodos emissores de luz para melhorar as cores, definição e contraste;

  • OLED — que proporcionam cores, contraste e brilho ainda mais vivos;

  • QLED — que é a mais aprimorada até o momento. Ela utiliza um recurso de pontos quânticos, que são pequenas partículas que reproduzem uma maior variação de cores em ambientes com mais ou menos iluminação.

Sistema operacional

O sistema operacional é a plataforma integrada à Smart TV, que vai permitir que você acesse os recursos instalados nela. Cada fabricante escolhe que tipo de sistema será utilizado, bastando a você escolher o que melhor se ajusta à sua necessidade.

 

E existem diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado, sendo alguns deles:

 

  • Android TV — que oferece acesso à Chromecast integrado e espelhamento do celular na TV, além de outras funcionalidades da Google. Ela contempla as Smart TVs da Philips, Sony e TCL/Semp;

  • WebOS — que tem uma interface intuitiva e de fácil acesso, e está integrada às TVs da LG;

  • Tizen — que tem como principal recurso distribuir seu sinal para outros aparelhos, via Wi-Fi ou Bluetooth. Este sistema operacional é utilizado nas TVs da Samsung;

  • Roku — integrado às TVs da AOC e que também tem interface intuitiva e aprimorada para buscas de conteúdo com poucos cliques.

Sua Smart TV está travando? Saiba o que fazer

Imagem de um homem no sofá comendo pipoca. Imagem de um homem no sofá comendo pipoca.

Vez ou outra podemos nos deparar com algumas situações indesejadas com a Smart TV e uma delas são os travamentos. Nesse momento, é importante conhecer alguns métodos simples de reparo, para que você não tenha que levar diretamente na assistência.

TV trava em uma tela

Nesse caso, pode ser algo relacionado ao software de sua Smart TV. Uma boa dica, que pode resolver, é buscar por atualizações do seu sistema no menu da TV. É importante, também, ficar atento às páginas de suporte da fabricante, para estar sempre por dentro das atualizações disponibilizadas por eles.

Aplicativo que trava

Esse também pode ser um problema de atualização, porém, do próprio aplicativo que está utilizando. A melhor solução é ir até a loja de apps da sua TV e buscar pelo programa em questão para saber se há alguma atualização disponível.

Vídeo que trava

O problema, aqui, pode estar relacionado à sua conexão com a internet, que não está sendo suficiente para o recurso que está usando. Nesse caso, faça um teste de velocidade e verifique se o seu modem está funcionando corretamente. Se necessário, contrate um plano que forneça mais velocidade de conexão.

Smart TV com internet Vivo Fibra. A união perfeita!

Imagem de um casal torcendo juntos assistindo um jogo na televisão. Imagem de um casal torcendo juntos assistindo um jogo na televisão.

Para utilizar todos os recursos de sua Smart TV sem sofrer com travamentos, é fundamental que a sua internet seja compatível com os recursos utilizados nela. 


E a Vivo Fibra proporciona a melhor experiência para que você possa aproveitar tudo sem se preocupar com esses imprevistos. Conheça cinco provas de que a Smart TV e a internet Vivo Fibra foram feitas uma para a outra!

1. Maratone suas séries preferidas

Com a banda larga Vivo Fibra, você pode maratonar seus filmes e séries online, além de toda programação ao vivo, com alta definição e muito desempenho. Chega de prender a respiração pelo medo da série não carregar na hora daquela cena emocionante!

2. Internet para toda a família

Com a banda larga Vivo Fibra, você pode maratonar seus filmes e séries online, além de toda programação ao vivo, com alta definição e muito desempenho. Chega de prender a respiração pelo medo da série não carregar na hora daquela cena emocionante!

Chega de sofrer com lentidão na conexão quando mais pessoas estão utilizando a internet ao mesmo tempo em sua casa. Com a Vivo Fibra é possível assistir seu programa favorito em HD e ainda jogar online, escutar músicas, tudo ao mesmo tempo!

3. Aplicativos para Smart TV

Assim como nos smartphones, você deve baixar os aplicativos disponíveis na loja online de sua Smart TV, para poder usufruir de todos os recursos que ela oferece. E, para que esse download seja feito da maneira mais rápida possível, a ultravelocidade da Vivo é a melhor opção. Vale lembrar que você vai precisar assinar esses serviços para usá-los.

4. Wi-Fi turbinado

Chega de sofrer com sinal caindo o tempo todo. Com a internet Vivo Fibra, o cliente conta com o serviço Smart Wi-Fi, um aplicativo que encontra o melhor sinal Wi-Fi e ainda oferece diversos outros recursos.

5. Amazon Prime Video grátis

Além da banda larga de ultravelocidade, cliente Vivo Fibra pode receber acesso ao aplicativo de streaming Amazon Prime Video durante um mês, totalmente por nossa conta! Para participar da promoção e desfrutar de produções originais e séries exclusivas, basta que você assine o Amazon Prime Video e siga o passo a passo. Saiba mais clicando aqui.

Veja os planos que deixam sua Smart TV mais rápida

A internet banda larga Vivo Fibra conta com planos que se encaixam em todas as suas necessidades, que podem ser desde ouvir suas músicas preferidas online ou até mesmo assistir a séries, jogar e baixar seus programas favoritos, todos ao mesmo tempo. Conheça nossos pacotes!

Vivo Fibra 200 MB

Essa velocidade conta com qualidade suficiente para que você assista suas séries tranquilamente, em formato HD, sem precisar se preocupar com travamentos ou quedas na conexão.


O serviço ainda conta com Wi-Fi grátis de alta qualidade, taxa de download de até 200 MB e upload que pode chegar a 100 MB e acesso a alguns serviços digitais e o app Home Assist, disponibilizados pela Vivo.

Vivo Fibra 300 MB

Com mais velocidade em sua conexão, o plano de 300 MB proporciona uma experiência muito mais agradável, seja para assistir seus conteúdos em alta definição ou jogar online, fazendo com que você não tenha dores de cabeça com os travamentos e quedas.


Essa categoria também oferece Wi-Fi grátis, taxa de download de até 300 MB e de upload que pode chegar a 150 MB, além de acesso a serviços digitais e ao aplicativo Vivo Home Assist.

Vivo Fibra 600 MB

Essa é a conexão para a família toda. Ideal para executar vários processos que dependem de ultravelocidade de uma vez. É possível assistir a filmes e séries, jogar, baixar músicas e arquivos, e ainda navegar nas redes sociais, tudo simultaneamente, sem sofrer com lentidão.


Com conexão Wi-Fi grátis, taxa de download de até 600 MB e de upload de até 300 MB, além de acesso aos serviços digitais da Vivo.

Concluindo

A Smart TV entrega inúmeros recursos para que você possa aproveitar suas programações favoritas ao alcance do seu controle, com som e imagem de alta qualidade. Conciliando tudo isso aos planos de internet banda larga Vivo Fibra, sua experiência será ainda melhor. 

Até a próxima!