Você vai usar o laptop e ele demora muito para ligar ou para abrir arquivos leves? Imagine não conseguir trabalhar ou estudar porque não dá para usar o equipamento. Muita gente se depara com essa situação e busca meios de como deixar o notebook mais rápido.

São diferentes razões que podem deixar seu computador mais devagar. A boa notícia é que, em muitas situações, você mesmo pode resolver o problema, fazendo com que o dispositivo volte a funcionar normalmente.

Se o seu notebook está te deixando na mão, veja as nove dicas que reunimos aqui para fazer seu o equipamento ficar mais rápido. Vamos lá?

Mulher nervosa ao seu notebook travar e ficar lento. Mulher nervosa ao seu notebook travar e ficar lento.

Por que o notebook fica lento?

Você precisa do notebook para entregar um trabalho ou quer usar o seu navegador de internet, mas ele demora um tempão para rodar programas ou abrir um simples arquivo? É uma situação desesperante, já que a gente usa o equipamento para várias tarefas do dia a dia.

São diversas causas que podem deixar seu computador mais preguiçoso, como:

  • Uso de programas que exigem muito da CPU;

  • Memória cheia;

  • Vírus no dispositivo;

  • Tela com várias abas abertas.

Então, antes de levar seu equipamento para a manutenção ou substituí-lo, a dica é fazer alguns testes e procedimentos como os que vamos apresentar a seguir. Continue com a gente!

O que fazer para deixar o notebook mais rápido?

Veja o que fazer quando o seu dispositivo está trabalhando mais devagar:

1) Limpe a área de trabalho

Muitas vezes, basta uma ação simples para deixar o notebook mais rápido. Uma delas consiste em fazer uma limpeza na área de trabalho. 

Para acessar de forma mais fácil os arquivos, é comum deixarmos a tela cheia de atalhos. Só que, com isso, na hora de iniciar o dispositivo, é preciso carregar todos esses arquivos. 

Portanto, faça uma checagem e elimine da área de trabalho o que não está sendo utilizado ou arquive os documentos em pastas.

ícone da área de trabalho de um notebook com os ícones de limpeza. ícone da área de trabalho de um notebook com os ícones de limpeza.

2) Esvazie a lixeira

Para melhorar a velocidade do notebook é preciso liberar espaço, por isso é importante esvaziar a lixeira. Para isso, basta:

  1. Selecionar o ícone da lata de lixo na área de trabalho;
  2. Clicar com o botão direito do mouse;
  3. Escolher “Esvaziar a Lixeira”;
  4. Pronto! Assim, o equipamento consegue processar os dados de forma mais ágil. 

Seguindo essa mesma ideia, que tal dar uma olhada na pasta de “Downloads do Windows”? É comum que ela esteja cheia de arquivos e de imagens que foram baixados, sendo que os mais importantes já estão salvos. Logo, faça a limpeza da pasta para o notebook ficar mais rápido.

3) Desinstale programas que você não usa

Não raro, fazemos o download de algum software para usar poucas vezes e, passado um tempo, nem lembramos que ele está instalado. No entanto, muitos arquivos são pesados e podem ser a causa para o notebook estar lento.

Verifique se há softwares que você não utiliza mais e desinstale do dispositivo. Fazer isso é bem simples no Windows:

  1. Vá até “Painel de Controle”;

  2. Escolha “Programas”;

  3. Depois “Desinstalar um Programa”. 

  4. Você terá uma lista e precisa escolher os softwares que vai eliminar.

Falando em programas, saiba também que alguns deles ficam rodando em segundo plano, consumindo espaço do seu notebook. 

Para ver se tem programas funcionando assim, aperte as teclas Ctrl, Shift e ESC. Assim, abrirá o “Gerenciador de Tarefas”. 

Basta ir em "Aplicativos" para descobrir se tem programas abertos sem uso. Se encontrar algum, é só selecionar o programa e clicar em “Finalizar Tarefa”.

Notebook com tela verde do antivírus. Notebook com tela verde do antivírus.

4) Elimine vírus e malware

Além de manter seus arquivos e informações mais protegidos, ter um antivírus vai evitar que o seu notebook fique devagar

Isso porque vírus e malware instalam arquivos e softwares mal-intencionados na sua máquina, comprometendo o desempenho do dispositivo.

5) Limpe arquivos temporários

Cada vez que utilizamos o notebook, uma quantidade grande de arquivos temporários se acumula. Com o tempo, isso ocupa espaço no disco e pode atrapalhar a performance do equipamento.

Para limpar os arquivos temporários no Windows, siga o passo a passo:

  1. Entre em “Configurações”;

  2. Selecione “Sistema”;

  3. Vá em “Armazenamento”;

  4. Clique em “Arquivos Temporários”;

  5. Pronto! É só selecionar o que deseja limpar.

6) Atualize seu sistema

Muitas vezes, estamos na correria e deixamos para lá as notificações de que é preciso atualizar o sistema operacional do notebook. 

Entretanto, é importante manter a versão mais atual do sistema, visto que ela traz melhorias para rodar seus programas e aplicativos, além de corrigir falhas, deixando o equipamento mais rápido.

Homem com expressão desanimado ao ver seu notebook lento. Homem com expressão desanimado ao ver seu notebook lento.

7) Faça uma desfragmentação no disco rígido

Como deixar o notebook mais rápido? Um dos caminhos é fazer a desfragmentação do disco rígido, procedimento que coleta e organiza dados armazenados, otimizando sua navegação e uso do equipamento.

No Windows, esse processo é realizado automaticamente de tempos em tempos, mas você pode fazer isso procurando por “Otimizar Unidades” na barra de tarefas. Depois, é só clicar em “Otimizar”.

Em computadores Mac, não é possível realizar essa ação, visto que o sistema otimiza os arquivos de forma automática.

8) Atualize os drivers de hardware

Além do sistema, é importante que os drivers da placa de vídeo, áudio e outros sejam atualizados com frequência. 

Verifique no “Windows Update” se há novas versões para os drivers para melhorar o desempenho do seu notebook.

9) Diminua a quantidade de abas

Se você daqueles que deixam um monte de abas abertas no navegador, seja na sua tela ou ao espelhar o notebook na TV, chegou a hora de fazer uma limpeza, deixando apenas as páginas essenciais abertas. 

Com isso, você não gasta recursos que podem reduzir a eficiência do seu laptop, já que os sites abertos consomem a memória e processamento da máquina.

Não teve jeito? Que tal um novo notebook?

Se depois de realizar todas as checagens, o seu notebook estiver com lentidão e travando demais, talvez seja o momento de acabar com essa dor de cabeça e se presentear com um novo equipamento. Veja as nossas sugestões de melhores notebooks:

Notebook Lenovo IdeaPad 3i

Notebook Lenovo IdeaPad 3i Notebook Lenovo IdeaPad 3i

O equipamento da Lenovo tem tela antirreflexo de 15,6”, som de qualidade e bateria que dura muito. 

Vem ainda com armazenamento híbrido (SSD + HDD), o que garante uma ótima performance do laptop. Conta com 256 GB de memória interna e 4G de RAM.

Notebook Acer Aspire 5 Core i7

Notebook Acer Aspire 5 Core i7 Notebook Acer Aspire 5 Core i7

Quer um notebook rápido? O modelo da Acer, além de ter um design elegante, apresenta alto desempenho para todas as tarefas, pois conta com o processador Intel Core i7 de 10ª geração e placa de vídeo NVIDIA com 2 GB de memória.

Notebook Samsung Intel Dual-Core

Notebook Samsung Intel Dual-Core Notebook Samsung Intel Dual-Core

A bateria pode durar até 10h para você usar o laptop sem se preocupar. A tela é de 15,6” LED Full HD e o sistema operacional é o Windows 11.

O modelo da Samsung tem ainda 4G de RAM e 500 GB de armazenamento.

Notebook Gamer Asus Intel Core i5

Notebook Gamer Asus Intel Core i5 Notebook Gamer Asus Intel Core i5

Um equipamento da Asus que oferece um desempenho sem igual, seja para trabalhar ou para jogar. 

Conta com a placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4GB de memória GDDR5, com o processador Intel CoreT i5 de 35W, armazenamento rápido SSD de 256 GB e memória RAM de 16 GB DDR4.

Agora você já sabe como deixar o notebook mais rápido com as dicas que apresentamos. 

Em muitos casos, é possível resolver o problema rapidinho. No entanto, há situações em que o dispositivo está defasado e o melhor é trocá-lo para que você possa realizar suas atividades com tranquilidade.

Busca as melhores marcas de notebook? Confira a variedade de modelos no Vivo Shopping e Loja da Vivo. Em ambos os sites, você encontra condições especiais para pagamento, promoções e preços que cabem em qualquer bolso.

Até breve! 

Leia também: