A Memória de Acesso Aleatório, mais conhecida pela sua sigla em inglês RAM, de Random Access Memory, é o mecanismo responsável pela memória de curto prazo dos equipamentos computacionais, sejam desktops, smartphones, tablets, notebooks ou qualquer dispositivo que tenha uma finalidade específica, como uma Smart TV. 

Ainda que você esteja um pouco confuso, só com essa definição já é possível perceber que a memória RAM é um dos componentes mais fundamentais da computação, concorda? Isso porque ela é um espaço temporário de armazenamento de dados que permite o acesso rápido e imediato às informações que estão nos computadores.

Em outras palavras, é a memória RAM que dá desempenho às máquinas —, e para quem quer montar um pc gamer, por exemplo, é essencial saber como ela funciona e como escolher a melhor para o seu caso. 

Por isso estamos aqui! Continue com a gente e faça uma boa leitura!

Duas memória RAM azul. Duas memória RAM azul.

O que é uma memória RAM?

A sigla RAM se refere à Random Access Memory que, em português, significa Memória de Acesso Aleatório. Isso quer dizer que, nesse tipo de armazenamento de dados, as informações podem ser acessadas em qualquer ordem, de maneira aleatória, e não somente em sequência.

Os dispositivos computacionais são constituídos por diversas partes, certo? A memória RAM é o componente responsável por armazenar e processar as informações dos programas enquanto são executados. Isso é, um tipo de armazenamento temporário, que acaba quando o computador é desligado da fonte de energia.

Dessa forma, esse componente é a memória de curto prazo dos computadores. Por outro lado, o HD ou o SSD representam a memória de longo prazo, ou seja, onde as informações ficam armazenadas permanentemente ou até que sejam excluídas. 

Então, mesmo que praticamente todos os equipamentos contem com maneiras de armazenar dados em longo prazo, é a memória RAM que os processa.

Vários modelos de memória RAM verde Vários modelos de memória RAM verde

Como funciona a memória RAM?

Por ser cerca de 20 a 100 vezes mais rápida que um HD, a memória RAM é utilizada para processar informações imediatas, o que possibilita que a gente acesse diversos programas simultaneamente, com eficiência e velocidade. 

Vamos pensar em um exemplo. Digamos que você queira trabalhar com um arquivo de texto no Word. Ao abrir o programa, o seu computador carrega e executa o aplicativo na memória RAM.

Caso você abra um arquivo já existente (que está guardado no seu HD), o sistema operacional faz uma cópia desses dados também na memória RAM, e você segue brincando com as palavras em seu texto com tranquilidade, pois a RAM é muito veloz.

Ao finalizar o trabalho, você dá o comando de salvar, e isso significa que as informações serão copiadas no HD, no SSD ou em outro tipo de armazenamento de longo prazo (seja local ou na nuvem). 

É por isso que, caso você se esqueça de salvar o arquivo modificado ou a energia elétrica acabe antes disso, perde todo o trabalho feito, já que a memória RAM armazena os dados apenas temporariamente.

Outra função é disponibilizar com mais rapidez as informações que foram previamente acessadas. Você pode notar isso quando inicia o seu computador e abre um aplicativo, como o Spotify

Primeiro, pode ser que o software demore um pouco para carregar, mas, se você o fechar e reiniciá-lo em seguida, o programa abre quase que instantaneamente. Isso acontece graças à memória RAM, que processa as informações com mais velocidade que o HD.

Uma analogia bem comum de se fazer é comparar a memória RAM a uma escrivaninha — à área de trabalho da escrivaninha, mais especificamente. 

Imagine que você abre uma gaveta e pegue um papel. Em outra gaveta, pegue uma caneta e um lápis colorido. Você separa o material reunido e o coloca em cima da mesa, onde trabalha.

As gavetas são o HD, os materiais são as informações (os dados) e a mesa (a superfície de trabalho) é a memória RAM. Capiche?

Assim, quanto maior for a mesa, maior será a sua capacidade de trabalho, concorda? Uma vez que, quanto mais espaço, mais materiais podem ser alojados e acessados rapidamente.

A memória RAM funciona da mesma forma, só que a sua capacidade é medida pelo fluxo de bits suportados nas operações e não com medidas de área, como são as escrivaninhas.

Leia Mais:

Pessoa segurando um modelo de memória RAM azul. Pessoa segurando um modelo de memória RAM azul.

Quais são os tipos de memória RAM?

Assim como os demais componentes dos computadores, esse mecanismo também passa por constantes evoluções. 

Até porque os especialistas estão sempre em busca de aumentar a velocidade e a eficiência das máquinas ao mesmo tempo que reduzem o consumo de energia delas. 

Ou seja, há muitos tipos de memória RAM. A seguir, confira modelos básicos:

DRAM (memória dinâmica de acesso aleatório)

Um capacitor e um transistor se unem e formam uma célula de memória, que é responsável por um bit de dados. 

Dessa forma, o capacitor conserva o bit de informação, e o transistor atua como um controle, que possibilita ao chip ler o capacitor ou mudar o seu estado. Costuma ser mais lenta, já que passa por um processo de refrescamento de dados.

SRAM (memória estática de acesso aleatório)

Apresenta um circuito conhecido como flip-flop, que contém quatro ou seis transistores. Como a SRAM não precisa ser refrescada, é mais rápida que a DRAM. 

Por outro lado, ocupa mais espaço do que uma célula de DRAM, e isso faz com que uma menor capacidade de memória caiba em um chip. Como resultado, a SRAM é um componente mais caro.

DDR (Double Data Rate)

É o tipo mais comum e significa “taxa de transferência dobrada”. Essa funcionalidade permite a transferência de dois arquivos ao mesmo tempo, podendo chegar a 25 gigabytes por segundo.

VRAM

Se o seu objetivo é montar um kit gamer, é importante conhecer a VRAM, ou Memória de Acesso Aleatório de Vídeo. 

Ela fica no cartão gráfico do computador e é utilizada para carregar e processar as informações e os dados gráficos, típicos dos jogos de videogames

A VRAM consegue ser ainda mais rápida, além de contar com larguras de banda mais altas.

Menino sentado jogando gamer no computador. Menino sentado jogando gamer no computador.

Como saber qual é o tipo de memória RAM do meu PC?

Uma vez que o mecanismo é o responsável por carregar e executar todos os softwares que usamos, é comum ficar lento à medida que adicionamos mais programas e os rodamos simultaneamente no computador. 

Porém, antes de dar um upgrade na sua máquina, é preciso saber qual o tipo de memória RAM a placa mãe do seu computador aceita. Veja o passo a passo para descobrir algumas informações importantes:

  1. Abra o Gerenciador de Tarefas do Windows;

  2. Clique na aba “Desempenho”;

  3. Selecione “Memória” no menu. O tipo de memória e velocidade aparecem na tela.

Caso o Gerenciador de Tarefas não apresente o tipo de memória RAM do computador, é preciso usar apps de terceiros, como o HWiNFO e o CPU-Z. Com eles, você tem todas as informações de que precisa.

Imagem cheia de modelos de memória RAM de várias cores: verde, laranja, preta, amarelo, preta... Imagem cheia de modelos de memória RAM de várias cores: verde, laranja, preta, amarelo, preta...

Como escolher uma memória RAM?

A maioria dos computadores saem de fábrica com uma quantidade mínima de memória. Por isso, adicionar memória RAM é uma das maneiras mais fáceis e econômicas de melhorar a performance da sua máquina. 

Antes disso, é preciso verificar algumas coisas:

  1. Capacidade: medida em gigabytes (GB), indica quantos arquivos a memória pode armazenar ao mesmo tempo;

  2. Clock de memória ou frequência: medido em megahertz (MHz), se refere à velocidade de processamento dos dados;

  3. DDR: indica a geração da placa de memória RAM (DDR2, DDR3, DDR4 etc.).

Porém, note que é essencial levar em consideração o seu perfil de usuário. De quanta memória RAM você precisa?

Tenha em mente as seguintes recomendações, que se aplicam à maioria dos casos:

  • 4GB de RAM: essa quantidade é suficiente se você apenas navega na internet, usa os aplicativos básicos do Office ou, ainda, edita algumas fotos pessoais;

  • 8GB de RAM: se você realiza multitarefas e é um gamer ocasional, tenha uma memória RAM de pelo menos 8 gigabites para dar fluidez ao sistema;

  • 16GB de RAM ou mais: caso faça uso intenso dos recursos de computação, como edição de vídeos, programação ou jogos mais pesados, precisará de, no mínimo, 16 gigabites para não se aborrecer com a lentidão no sistema.

Quais são os melhores modelos de memória RAM?

Bom, agora que você já sabe para que serve a memória RAM, viu que ela é mais do que um acessório gamer, não é mesmo? Existem vários modelos no mercado e, certamente, um vai se adequar às suas necessidades. 

Selecionamos algumas das melhores opções do Vivo Shopping para você. Compare as especificações das fichas técnicas e escolha o seu!

Memória RAM DDR3 8G Hoopson

Modelo de Memória RAM DDR3 8G Hoopson Modelo de Memória RAM DDR3 8G Hoopson

A Memória RAM DDR3 8G 1600 MHz Hoopson  é do tipo DDR3, tem capacidade de 8 GB, frequência de 1600 MHz, largura de banda de 12.8 GB/s, latência Cl11, voltagem de 1.35 V e Pin 204.

Memória RAM DDR4 PC 8G Hoopson

Modelo de memória RAM DDR4 PC 8G Hoopson Modelo de memória RAM DDR4 PC 8G Hoopson

A Memória Ram DDR4 PC 8G 2666 MHz Hoopson é do tipo DDR4, tem capacidade de 8 GB, frequência de 2666 Mhz, largura de banda de 21.3 GB/s, latência Cl19, voltagem de 1.2 V e Pin 288.

Memória RAM Corsair Vengeance RGB PRO 16GB

Modelo de memória RAM Corsair Vengeance Modelo de memória RAM Corsair Vengeance

A Memória RAM Corsair Vengeance RGB PRO 16GB tem maior capacidade, com 16 GB. O tipo é DDR4, a frequência de 3200 MHz, latência 16-18-18-36 e voltagem de 1.35 V.

Memória para Notebook Goldentec 8GB

Modelo de memória para Notebook Goldentec 8GB Modelo de memória para Notebook Goldentec 8GB

A Memória para Notebook Goldentec 8GB é do tipo DDR3, tem 8 GB de capacidade, velocidade de 1600 MHz, latência 11-11-11, voltagem de 1,5 V e Pin 204.

 

Memória Soyo 8GB

Memória Soyo 8GB. modelo DDR4, tem capacidade de 8 GB Memória Soyo 8GB. modelo DDR4, tem capacidade de 8 GB

A Memória Soyo 8GB é do tipo DDR4, tem capacidade de 8 GB, velocidade de 2666 MHz e interface de 260 pin.

Memória de Notebook DDR4 16GB Kingston

Modelo de memória para Notebook Goldentec 8GB Modelo de memória para Notebook Goldentec 8GB

A Memória de Notebook DDR4 Kingston tem 16 GB de capacidade, é do tipo DDR4, tem velocidade de 2666 MHz, latência 19, Pin 260 e voltagem de 1.2 V.

Muito bem, agora você já entendeu o que é e como funciona a memória RAM. Mas, mais do que isso, agora já sabe o que fazer para melhorar o desempenho do seu computador sem investir muito nisso. 

Então, aproveite as promoções da Loja Vivo e tenha uma nova experiência com seus jogos!

Até a próxima!

Leia Também: