Durante décadas, jogos de videogame estavam estritamente ligados à mídia física e, por consequência, em obter um console capaz de rodá-la. Com a popularização de serviços como Steam e Epic Game Store, o PC gamer entrou em campo trazendo, não apenas a oportunidade de adquirir mídias digitais, como uma discussão que não parece ter fim: qual a melhor opção? Teclado e mouse gamer ou controle para jogar no PC?

De antemão, saiba que a intenção do texto não é responder essa questão, até porque enquanto alguns afirmam que jogar com teclado e mouse oferece precisão em determinados gêneros, outros garantem que um bom controle é sinônimo de agilidade. Ou seja, uma discussão interminável, subjetiva e que fala muito sobre a preferência de cada um.

O objetivo deste artigo, no entanto, é explorar os tipos de controle que existem, o que você deve levar em consideração na hora de adquirir um modelo e o que fazer para conservá-lo. Are you ready? Basta apertar o play ou, melhor, rolar a página.

Imagem de um homem comemorando uma vitória no videoagame. Imagem de um homem comemorando uma vitória no videoagame.

Como escolher o melhor controle para jogar no PC?

O melhor controle é aquele que, além de performar bem e ser compatível com o seu computador, está de acordo com o quanto você quer investir. Portanto, eis a primeira dica: estabeleça um teto financeiro na hora de realizar a compra. Isso te auxiliará frente aos inúmeros modelos que existem no mercado. 

Feito isso, você terá que passar por alguns pontos cruciais, como:

  • Ergonomia;

  • Estética;

  • Conexão;

  • Marca;

  • Compatibilidade com o PC e com seus jogos preferidos.

Ergonomia

Imagem de um controle de XBox Imagem de um controle de XBox

Como o controle encaixa em suas mãos não é bobagem. Inclusive, é um tópico extremamente importante, principalmente se você possui um histórico de jogabilidade utilizando teclado e mouse. 

Em síntese, evite modelos que, por conta do peso, geram cansaço demasiado ou deixam os seus pulsos em uma posição desfavorável — para baixo, por exemplo. O controle pode ser robusto, mas não deve ser exageradamente pesado.

Além disso, considere a textura do controle, bem como a consistência dos botões analógicos, direcionais digital, R2 e L2. Quando emborrachado, por exemplo, dá segurança a quem joga, principalmente em partidas mais tensas.

Nesse sentido, o modelo C40 da Astro Gaming chama a atenção, juntamente com o Wolverine Tournament Edition da Razer que, inclusive, possui o selo Windows Central Awards. 

Além desses, são referências os modelos Wolverine V2 e Raiju Tournament Edition, também da Razer.

Como uma última dica, experimente o produto antes de comprá-lo. Ou seja, escolha o modelo na internet e vá até uma loja física para testá-lo. Depois, adquira-o online.

Estética

Imagem de um controle de videogame Multilaser. Imagem de um controle de videogame Multilaser.

A estética dos controles independentes, por assim dizer, é um grande diferencial. O produto pode ter uma aparência futurista, como é o caso do F710 da Logitech, uma combinação de cores chamativa, como o JS091 da Multilaser e até fazer referência a jogos como Death Stranding, Twin Mirror e Halo: Reach.

Inclusive, o controle para jogar no PC pode ter um visual totalmente revolucionário, como é o caso do produto produzido pela Steam, chamado Steam Controller. Sim, a plataforma digital que reúne jogos produziu um controle que foge dos padrões ao apresentar apenas um botão analógico, bem como um direcional que não é digital. Conclusão? Vai da sua preferência.

Conexão

Imagem de um controle de videogame Logitech. Imagem de um controle de videogame Logitech.

Depois de passar pela ergonomia e estética, não necessariamente nessa ordem, é necessário decidir se você deseja um controle com ou sem fio. Portanto, é importante ponderar que, com um produto com fio, você não precisará se preocupar com pilhas ou baterias, mas terá um espaço limitado para jogar. Além disso, você terá a segurança de uma estabilidade de conexão.

Em oposição, um controle wireless, isto é, sem fio, com pilhas ou bateria, oferecerá a você a possibilidade de ter reações a partir do jogo, sem se preocupar com desconexões. Ou seja, o espaço para você jogar torna-se maior. No entanto, você deverá sempre estar atento(a) à bateria, principalmente durante partidas mais extensas.

Marcas

Procure por marcas conhecidas, que fabricam produtos para indústria de videogames, como:

Dessa forma, você garante um produto de qualidade e, dependendo da política da marca, um tempo de garantia para eventuais problemas.

Modos D-Input e X-Input

Imagem de mãos masculinas segurando um controle de videogame. Imagem de mãos masculinas segurando um controle de videogame.

Não se assuste com a nomenclatura, estamos apenas falando de drivers, também chamados de protocolos do Windows, que realizam o mapeamento do controle no computador. 

O X-Input é utilizado, por exemplo, pelos controles de Xbox 360 e Xbox One e possui compatibilidade com a maioria dos jogos de Windows. Assim sendo, se você deseja um controle para jogar no PC, sem perder tempo com configurações, informe-se se ele possui X-Input ou não. 

Agora, se o controle tiver apenas D-Input, a configuração vai acontecer através da Steam, mais especificamente em “Controller Settings”, para que ele seja compatível com jogos. No entanto, se o Windows calhar de não reconhecer o controle, é possível utilizar softwares como Antimicro ou Joy2key.

Como funciona no iOS?

Excelente pergunta, afinal, até agora falamos apenas de protocolos Windows. O problema é que a resposta não é fácil, pois o iOS é complexo: uma verdadeira bolha. Prova disso é que a marca, há oito anos, decidiu que controles de terceiros precisam ter o certificado “Made For iPhone (MFi)” para adentrarem o sistema operacional da Apple.

A título de informação, o MFi é um sistema de padronização e certificação que possui uma boa intenção, no entanto, acaba limitando que os usuários de dispositivos da Apple adquiram certos periféricos. Portanto, se você joga em um Mac e encontrar um controle com o certificado MFi, não pense duas vezes.

Compatibilidade

Imagem de um jogador de costas, comemorando enquanto joga no computador. Imagem de um jogador de costas, comemorando enquanto joga no computador.

Pode parecer óbvio, mas se o jogo não tiver compatibilidade para controle, você pode investir no melhor modelo do mercado que ele não funcionará. Portanto, antes de escolher um produto e investir uma grana, verifique se os seus jogos favoritos possuem jogabilidade em controle ou apenas mouse e teclado.  

“Alguns jogos disponíveis na Steam não são compatíveis com controles e foi com esse intuito que a Steam lançou seu controle específico, o Steam Controller”, informa o site Geek360.

Por que adquirir um controle para jogar no PC?

Como falamos no início, o objetivo do texto não é responder qual a melhor opção para jogar no PC — através de teclado e mouse gamer ou controle. Até porque há jogos que não são compatíveis com controles. No entanto, há benefícios em adquirir um controle para jogar no PC, tais como:

  • A jogabilidade se torna mais intensa à medida que o controle vibra e faz com que você se sinta “dentro” da partida;

  • Um acessório clássico, daqueles que qualquer gamer de respeito deve ter;

  • Dependendo do jogo, mais confortável do que teclado e mouse;

  • Ergonomicamente mais cômodo.

Dica para conservar o controle

Ops! Era apenas para você substituir o teclado e mouse gamer por um controle para jogar no PC, mas você acabou com uma pequena coleção, tanto de diferentes marcas, como customizáveis? Tudo bem, não estamos aqui para julgar e, sim, ajudar você a preservá-los. Isso porque, com o passar do tempo, os controles perderão a garantia e é importante que você os mantenha em bom estado. 

E a dica é bastante simples. Você precisa prestar atenção nos botões analógicos esquerdo e direito — left e right stick, respectivamente. 

Na hora de deixar de utilizar o controle e guardá-lo, ao invés de simplesmente largar o analógico para a zona central, você deve acompanhar o movimento do botão com o seu dedão. Fazendo isso, o stick não vai ser estilingado para o centro, conservando, assim, o seu mecanismo.

E aí, preparado(a) para escolher o seu controle para jogar no PC? Então, lembre-se, na Loja Vivo você encontra as melhores opções e marcas com condições especiais. 

Bons jogos e até a próxima!

Leia também: