Internet lenta na rede wi-fi

Um dos principais problemas com wi-fi é a lentidão da conexão. A melhor maneira para testar o wi-fi é fazendo um teste de velocidade, como o teste de velocidade da Vivo. Fique perto do roteador com o computador, tablet ou smartphone para medir a internet, pois quanto mais distante dele, mais fraco e instável será o sinal.

É importante deixar só o dispositivo que você estiver usando para fazer o teste de internet conectado à rede e ele não deve estar fazendo nenhum download ou upload no momento. 

O teste de velocidade vai trazer o resultado com a velocidade de download e velocidade de upload. Na rede wi-fi, a velocidade pode ficar abaixo da contratada, mas se estiver muito baixa, você deve entrar em contato com a sua operadora.

 

Como ter internet rápida com o wi-fi?

Para melhorar a internet da sua rede wi-fi, tome algumas medidas simples:

  1. Posição do roteador: deixe o aparelho no lugar mais central da sua casa, em um local alto e livre de obstáculos na frente. 
  2. Repetidor: se a sua casa for grande ou não for possível deixar o roteador em uma posição central, use um repetidor (link para a matéria que ainda não está no ar). Ele vai distribuir o sinal, aumentando o alcance do wi-fi. O problema é que ele pode deixar a internet menos veloz do que a conexão direta com o roteador.
  3. Direção das antenas: na maioria dos casos, as antenas do roteador devem ficar na vertical, porque o sinal é propagado de forma mais forte na direção perpendicular, Mas, se você mora em uma casa de dois andares, deixe uma antena na horizontal e a outra na vertical.
  4. Interferência: não deixe perto do roteador outros aparelhos eletrônicos que emitem ondas eletromagnéticas, como telefone sem fio e forno micro-ondas. 
  5. Invasores de rede: mesmo protegido por senha, seu sinal de wi-fi pode estar sendo “roubado”, ação totalmente ilegal. Procure mudar a senha frequentemente e considere o uso de um aplicativo que detecta e bloqueia dispositivos desconhecidos.

Wi-fi não conecta?

Se o seu wi-fi não funciona, você mesmo pode resolver o problema. Siga esse passo a passo até a rede wi-fi voltar a funcionar:

  1. Garanta que o dispositivo (computador, tablet ou smartphone) esteja com o wi-fi ativado. Às vezes desligamos sem querer.
  2. Desligue o roteador, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.
  3. Mude o canal do seu roteador. Outros roteadores ou aparelhos que operem na mesma frequência do seu roteador podem interferir na rede. Consulte o manual do roteador para saber como fazer isso. Se a sua internet for Vivo, basta usar o aplicativo Smart Wi-fi.
  4. Mude o roteador de lugar. Deixe o aparelho no lugar mais central da sua casa, em um local alto e livre de obstáculos.
  5.  Restaure o roteador às configurações de fábrica, pressionando o botão "reset", que costuma ficar na parte de trás do dispositivo. Depois disso, você vai precisar fazer a configuração do wi-fi (link para a matéria que ainda não está no ar) de novo.

Se nem assim a sua rede wi-fi voltar a funcionar, talvez o roteador realmente esteja com problema. Procure a assistência do fabricante ou a operadora que forneceu o dispositivo.

Já sabe como fazer o teste wi-fi? Agora escolha uma internet de ultravelocidade para a sua casa ou escritório.

Conheça os planos da Vivo:

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