Às vezes, podemos nos deparar com alguns problemas de conexão que podem atrapalhar o acesso à internet, afetar nosso momento de lazer e até mesmo prejudicar a produtividade no home office. Nessa horas, o Vivo Smart Wi-Fi pode ser a solução.

A seguir, vamos apresentar as principais características deste aplicativo e explicar como ele pode ser útil para resolver alguns problemas na sua rede de maneira rápida e simples. Então, se quiser saber mais sobre seu funcionamento, continue com a gente e boa leitura!

Logo do Vivo Smart Wi-Fi. Logo do Vivo Smart Wi-Fi.

O que é Smart Wi-fi?

O Vivo Smart Wi-Fi é um aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS na Vivo App Store, que tem como objetivo resolver problemas simples da sua conexão sem fio. Ele está disponível para clientes Vivo Fibra que possuem o roteador das marcas Mitrastar e Askey instalados em sua residência.

Com esse app, você pode executar algumas opções de diagnóstico de rede e resolver situações que atrapalham a sua conexão. Assim, você evita uma visita técnica e a espera pelo reparo. 

Entre as funções disponíveis, temos: 

  • Diagnóstico de rede;

  • Alteração de senha;

  • Bloqueio de dispositivos;

  • Criação de rede para convidados, entre outros.

Benefícios de usar o Vivo Smart Wi-Fi?

Com o Vivo Smart Wi-Fi, você consegue resolver alguns problemas simples de rede rapidamente, sem que seja necessário solicitar uma visita técnica. Assim, você economiza tempo e não precisa esperar pelo prazo de atendimento enquanto fica sem internet. 

Além disso, o aplicativo permite que você controle a segurança de sua rede, trocando a senha do seu roteador a hora que desejar ou bloqueando dispositivos suspeitos. Você também pode criar uma rede apenas para convidados para ajudar a proteger suas informações.

Caso você sinta alguma instabilidade de rede, é possível realizar um diagnóstico por meio do app. Na maioria dos casos, ele é capaz de ajustar alguns padrões e torná-la estável novamente.

Imagem com telas do aplicativo Vivo Smart Wi-Fi. Imagem com telas do aplicativo Vivo Smart Wi-Fi.

Como usar o Vivo Smart Wi-Fi?

Antes de abrir o aplicativo Vivo Smart Wi-Fi, certifique-se que seu smartphone está conectado à rede sem fio que deseja gerenciar. Também é importante manter o seu sinal do GPS ativado. Depois de tudo conferido, siga esse passo a passo:

  1. Abra o aplicativo e permita que ele acesse sua localização;

  2. Caso seja o primeiro acesso, confirme o pedido de sincronização com seu roteador, utilizando a senha que fica na parte de baixo do seu dispositivo;

  3. Acompanhe o tutorial para aprender as funções básicas do aplicativo;

  4. Na tela inicial serão mostradas informações de dispositivos da sua rede. 

Essas informações são apresentadas e atualizadas automaticamente, todas as vezes que você abrir o app novamente. Para atualizar manualmente, basta deslizar o dedo de cima para baixo na tela.

Como mudar a senha da rede Wi-Fi pelo aplicativo Vivo Smart Wi-Fi?

Para alterar a senha da sua rede sem fio usando o aplicativo, você deve acompanhar as seguintes instruções:

  1. Abra seu aplicativo Vivo Smart Wi-Fi;

  2. Na tela inicial, clique sobre o Vivinho;

  3. Selecione a rede que deseja alterar;

  4. Clique em cima do nome e acesse a edição de senha.

Como resetar Vivo Smart Wi-Fi?

Caso seja necessário, você pode reiniciar o seu roteador por meio do aplicativo. Para fazer isso, siga as instruções abaixo:

  1. Abra o App Vivo Smart Wi-Fi;

  2. Clique no Vivinho;

  3. Acesse a opção “Roteador Vivo”;

  4. Clique em “Reiniciar”;

  5. Aguarde o processo ser concluído.

Imagem de uma mulher usando um notebook. Imagem de uma mulher usando um notebook.

Como diagnosticar e melhorar a conexão?

Se você perceber que o sinal do seu Wi-Fi está passando por instabilidades, pode utilizar o aplicativo para tentar solucionar o problema. Siga o passo a passo no app:

  1. Acesse o App Vivo Smart Wi-Fi;

  2. Clique no sinal de +;

  3. Acesse a opção “Diagnóstico Wi-Fi”;

  4. Aguarde o aplicativo encontrar um canal no roteador com menos interferência e fazer a troca automaticamente;

  5. Confira se sua rede ficou estável.

Caso o problema persista, você pode tentar realizar uma análise mais completa, também por meio do Vivo Smart Wi-Fi. Para isso adote os seguintes procedimentos:

  1. Abra o app;

  2. Clique no Vivinho;

  3. Vá até “Roteador Vivo”;

  4. Clique no ícone de ferramentas e aguarde que os testes sejam realizados.

Se, ainda assim, o problema não for solucionado, tente aplicar um reset no roteador, como explicado no tópico acima.

Outras maneiras de melhorar o sinal do Wi-Fi

Além dos testes realizados pelo Vivo Smart Wi-Fi, existem algumas outras medidas que podem ser adotadas para melhorar o sinal da sua rede wireless, sendo elas:

  • Se o seu sinal estiver fraco demais em alguns cômodos, ele pode estar sendo prejudicado por causa da distância. Uma boa solução é trocar seu roteador de lugar ou instalar um repetidor Vivo Smart Wi-Fi no cômodo para resolver o problema;

  • Confira se seu equipamento está muito perto de produtos eletrônicos que possam interferir no sinal, como telefones sem fio ou forno micro-ondas;

  • Veja se o roteador está bem posicionado, fora de locais muito fechados, atrapalhando a livre passagem do sinal;

  • Observe se não tem alguém usando a sua rede sem sua permissão. A melhor maneira de combater isso é atualizando sua senha com frequência. Isso pode ser feito facilmente pelo aplicativo Vivo Smart Wi-Fi;

  • Procure manter os dispositivos e programas que consomem muita banda larga desligados quando não estiver utilizando, para não sobrecarregar a sua rede, causando lentidão ou queda de sinal;

  • Faça um teste de velocidade para saber se a internet contratada está chegando de maneira correta em sua casa.

Imagem de um grupo de amigos sentados no sofá, dois deles seguram um notebook e um tablet. Imagem de um grupo de amigos sentados no sofá, dois deles seguram um notebook e um tablet.

Bloqueando dispositivos

Também é possível bloquear os dispositivos que estão utilizando sua rede. Siga as instruções para fazer isso:

  1. Acesse o App Vivo Smart Wi-Fi;

  2. Espere aparecer na tela todos os dispositivos conectados em sua rede — computadores, tablets, smartphones, entre outros;

  3. Selecione o que deseja bloquear;

  4. Clique em “Bloquear”, depois em “OK” para confirmar a operação;

  5. Caso queira desbloquear, repita o mesmo processo e clique em “Desbloquear” quando a opção aparecer.

Esse recurso é muito útil caso você queira manter um controle maior do consumo de internet dos seus filhos, por exemplo. Assim, você pode determinar em qual período do dia eles poderão ter acesso aos conteúdos online.

E ele também serve para aprimorar a segurança de sua rede. Caso você detecte algum dispositivo desconhecido ou suspeito, pode ativar o bloqueio para que você não corra nenhum risco de ter suas informações acessadas por pessoas não autorizadas.

Criando uma rede para convidados

Uma das facilidades do Vivo Smart Wi-Fi, é a possibilidade de criar uma rede para convidados, para que você não precise informar a senha para cada pessoa que visitar a sua casa. 

Com essa configuração, você pode compartilhar a chave de acesso e distribuir para quem quiser. Para saber como fazer isso, siga o passo a passo:

  1. Com o aplicativo aberto, clique no sinal de +;

  2. Acesse a opção “Wi-Fi Convidados” e habilite-a;

  3. Se preferir, você pode alterar o nome da rede e escolher uma senha;

  4. Clique em “Sim, compartilhar”;

  5. Use uma das opções disponíveis de compartilhamento para enviar a quem quiser.

Essa configuração também é muito útil, se você é o tipo de pessoa que preza pela segurança da sua rede e troca de senha com frequência. Com o recurso, você não precisa informar aos seus convidados, um por um, a cada troca.

Viu como o aplicativo Vivo Smart Wi-Fi pode ser fundamental para ajudar a melhorar sua rede? Essa ferramenta está disponível para clientes Vivo Fibra, a internet de ultravelocidade da Vivo. Então, não perca mais tempo, contrate um dos planos disponíveis no site e tenha acesso a todos esses recursos. 

Até mais!

LEIA MAIS: