Roteador wi-fi ou repetidor wi-fi?
Muita gente confunde o repetidor com o roteador, então a gente explica: o roteador é o aparelho que emite o sinal wi-fi através de antenas para que ele chegue até os dispositivos que vão se conectar à internet. Ele costuma ser instalado pela própria operadora.
Já o repetidor de sinal (também chamado de amplificador de sinal wi-fi ou duplicador de sinal) recebe o sinal wi-fi vindo do roteador e o amplifica, criando uma rede com alcance maior do que aquela que só tem o roteador.
Quem precisa de repetidor de sinal?
Se você tem um ou mais cômodos na sua casa onde o sinal do wi-fi não chega ou fica muito fraco, o repetidor de sinal wi-fi é a solução. Esse “ponto cego” pode existir pela distância entre o local e o roteador ou mesmo por haver obstáculos, como paredes grossas e interferência de outros eletrônicos.
Pra resolver o problema, basta você ligar o repetidor na tomada na metade da distância entre o roteador e o cômodo que está sem sinal. É importante que o sinal do roteador chegue completo ao repetidor para que ele também se propague bem até o lugar que precisa da conexão com a internet.
Mas existe um porém: o sinal que vem do repetidor, mesmo que seja forte, não será tão rápido quanto o sinal que chega diretamente do roteador. Por isso, você precisa pesar se vale a pena montar essa nova rede ou se é melhor aproximar o dispositivo do roteador.
Como configurar repetidor wi-fi
Instalar um amplificador de sinal wi-fi é simples. Veja o passo a passo, que é parecido para a maioria das marcas:
- Conecte o repetidor wi-fi na tomada e, se tiver a opção, selecione o botão “Repeater”. Pra configurar, o repetidor não precisa estar no lugar em que ele vai ficar depois. É mais importante que ele esteja com um sinal estável.
- Entre na rede do repetidor com um computador, tablet ou smartphone. O nome e a senha da rede estão no manual ou em um adesivo colado no dispositivo.
- No browser, digite o endereço da página de configuração do repeater, informação que também está no manual.
- Siga o passo a passo que vai aparecer na tela de configuração. Se o roteador tiver suporte a WPS, escolha essa forma. Se não, vá para a configuração manual.
- Pressione e segure por alguns segundos o botão WPS do roteador para que a conexão com o repetidor seja feita.
- Escolha o nome e a senha para a rede do repetidor.
Pronto! Agora, você já pode levar o repetidor wi-fi para o local mais apropriado.
Aprenda a configurar um roteador wi-fi.
Qual é o melhor repetidor de sinal wi-fi?
A primeira coisa que você precisa analisar na hora de comprar um repetidor de sinal é a sua velocidade de transmissão. Não adianta nada ter uma banda larga veloz e um roteador veloz se o repetidor for de baixa velocidade. Prefira aqueles que suportam conexões de 300 Mbps ou mais e tenham a tecnologia WPS, que facilita o pareamento com o roteador.
Outro ponto a se considerar é a frequência da rede compatível com o repetidor. Se o roteador tiver sinal de 5GHz, prefira um repetidor que opere nessa frequência, pois aqueles mais antigos só reconhecem a frequência de 2,4 GHz.
Aprendeu tudo o que precisava sobre o repetidor wi-fi? Agora garanta uma internet de ultravelocidade para a sua casa.
Conheça os planos da Vivo disponíveis para você:
- WI-FI Grátis
R$99,99 por 12 meses. Após, 139,99/mês
- WI-FI Grátis
R$129,99 por 12 meses. Após, 169,99/mês
Escolha o seu combo