Assim como alguns outros aplicativos de mensagem, é possível utilizar o WhatsApp em dois celulares, por meio da função “Múltiplos Aparelhos”. Assim, você pode acessar a sua conta tanto no seu smartphone pessoal quanto no de trabalho, por exemplo. 

Para conseguir fazer isso, será necessário acessar a versão web em um dos dois dispositivos, o que torna a experiência diferente para os aparelhos. 

Porém, mesmo com essa pequena diferença, o recurso funciona de maneira eficiente e resolve o problema de quem não conseguia acessar a mesma conta em dois lugares ao mesmo tempo.

A seguir, vamos explicar como funciona essa função e o passo a passo para que você consiga fazer de maneira simples e rápida, tanto em dispositivos Android quanto em iPhones. 

Se interessou em saber como utilizar o WhatsApp em dois celulares? Então, siga com a leitura e confira!

Mulher mexendo no WhatsApp em dois celulares. Mulher mexendo no WhatsApp em dois celulares.

É possível usar WhatsApp em dois aparelhos diferentes?

Sim, é possível. Para isso, é necessário acessar uma função do aplicativo chamada “Múltiplos Aparelhos”, dando permissão para sua conta ser usada em outro dispositivo. 

Esse recurso foi implementado no WhatsApp em 2021, colocando-o na lista de aplicativos de mensagem que permitem que uma conta seja acessada em dois locais diferentes simultaneamente.

Porém, para que funcione corretamente, será necessário acessar a ferramenta em um dos dispositivos e a versão web no outro, por meio de um navegador de internet, já que, devido aos protocolos de segurança do WhatsApp, não é possível contar com dois apps na mesma conta. 

Quais os cuidados ao usar WhatsApp em dois celulares?

Apesar do recurso ser bem prático, é preciso tomar alguns cuidados para que você mantenha a segurança no WhatsApp, evitando transtornos futuros. A seguir, confira algumas dicas para você evitar isso!

1) Saia da conta após o uso

O principal cuidado que o usuário deve ter ao usar o WhatsApp em dois celulares é fazer o logout da conta na versão web, principalmente se ela foi utilizada em um dispositivo do trabalho ou de outra pessoa. 

Caso contrário, você correrá o risco de outras pessoas acessarem suas conversas e dados, bem como utilizar suas informações de maneira indevida.

2) Confira a segurança do dispositivo

Sempre confira se o dispositivo que receberá o acesso é seguro, evitando o roubo de dados ou clonagem do seu número. Muitos cibercriminosos se aproveitam desse descuido para aplicar golpes em familiares e amigos das vítimas.

Portanto, verifique se o celular conta com antivírus ou antimalware instalado, além de outras ferramentas de segurança que evitem que o aparelho seja invadido por terceiros, utilizando as informações sem a sua autorização.

3) Evite as redes Wi-Fi públicas

Além da segurança dos aparelhos, na hora de usar o WhatsApp em dois celulares, é necessário conferir a segurança da rede em que eles estão conectados. 

O mais indicado é utilizar redes de Wi-Fi privadas e que contem com os recursos de segurança ativados, como firewall e senhas de acesso criptografadas. 

Procure evitar redes públicas, pois a segurança delas geralmente é muito baixa, trazendo o risco de alguém invadir e acessar seus dispositivos, roubando suas informações ou utilizando os recursos do aplicativo para se beneficiar, como o WhatsApp Pay.

Uma pessoa mexendo no WhatsApp em dois celulares. Uma pessoa mexendo no WhatsApp em dois celulares.

Como usar seu WhatsApp em dois iPhones?

O primeiro passo é abrir o navegador de internet que você costuma usar no celular secundário (não vale o Safari).  Depois, siga o passo a passo:

  1. No Google Chrome, por exemplo, toque, então, nas três bolinhas superiores, no canto direito.
  2. Em seguida, selecione a opção “Site para computador”. Assim, você garante que os sites abertos a partir de agora sejam iguais às versões para desktop. Isso será muito importante no processo.
  3. No navegador, digite o endereço da versão web para WhatsApp. Role mais para baixo para ver o QR Code completo.
  4. Agora, pegue o outro celular (aquele com o app do WhatsApp instalado). Abra o aplicativo e vá em “Ajustes”.
  5. Toque na opção “Aparelhos Conectados”;
  6. Clique em “Múltiplos Aparelhos”;
  7. Depois em “Conectar um Aparelho”;
  8. Pegue esse mesmo celular (com o app já instalado) e aponte para o QR Code que está aberto no celular secundário;
  9. Assim, o WhatsApp começará a funcionar.

Vale notar que vai ser preciso abrir o navegador todas as vezes que você desejar verificar as mensagens.

Além disso, as funcionalidades não serão as mesmas. Essa versão, por exemplo, não envia notificações. Mas você conseguirá ver as suas mensagens em outro aparelho. Inclusive, com ela dá para postar vídeos e fotos nos “Status”, os Stories do WhatsApp.

Uma pessoa mexendo no WhatsApp em dois celulares. Uma pessoa mexendo no WhatsApp em dois celulares.

Como usar o WhatsApp em dois celulares Android?

O procedimento é parecido com os utilizados para o iPhone. A única diferença é que, na hora da leitura do QR Code, em vez de clicar em “Ajustes”, você deverá buscar pelos três pontinhos que ficam no canto superior direito na tela do seu app.

Lá, estará a opção “Aparelhos Conectados”, no qual você terá acesso ao leitor de QR Code para autorizar o uso da versão web no outro aparelho.

Como usar duas contas de WhatsApp em um celular Samsung?

Até é possível usar dois WhatsApps no Android, mas isso requer o download de um aplicativo que não é o oficial. Também tem a opção de criar uma conta comercial com o WhatsApp Business, mas não é o foco. 

Mas, no seu smartphone Samsung, dá para você duplicar o WhatsApp. Para isso, siga o passo a passo: 

  1. Abra as “Configurações” e depois “Recursos avançados”;

  2. Role até o “Dual Messenger” e depois toque no botão à direita de onde está escrito “WhatsApp”;

  3. Toque em confirmar para concordar com os termos de uso e depois em “Instalar”;

  4. Um novo ícone do WhatsApp vai aparecer na tela inicial do seu celular, com um pequeno rótulo laranja. É assim que você sabe que é o aplicativo duplicado;

  5. Agora, é só configurar o segundo WhatsApp com o número diferente.

Homem sentado em um restaurante mexendo no WhatsApp em dois celulares. Homem sentado em um restaurante mexendo no WhatsApp em dois celulares.

Como proteger seu WhatsApp contra fraudes?

Muito tem se ouvido falar sobre as fraudes aplicadas por criminosos, diante dos descuidos de quem utiliza o WhatsApp ou o acesso a links falsos que podem fazer o usuário perder o acesso a sua conta. 

Para reduzir as chances de sofrer com esses ataques, você pode se prevenir. Confira algumas sugestões:

Como saber se meu WhatsApp está logado em outro celular?

Uma das medidas de segurança para evitar que utilizem seu WhatsApp de maneira indevida é se certificando que todos os outros dispositivos foram desconectados. 

Porém, se você não tem certeza que isso foi feito e suspeita que alguém esteja acessando sua conta, é possível conferir quais equipamentos estão conectados. Veja abaixo como fazer isso:

  1. Acesse as configurações do Whatsapp pelo aplicativo;

  2. Vá até “Aparelhos Conectados”;

  3. Na tela, aparecerão todos os dispositivos que estão conectados à sua conta no momento;

  4. Caso você não reconheça algum deles, desconecte-o.

Como adicionar e remover dispositivos do WhatsApp?

Com o recurso de “Múltiplos Aparelhos” você pode usar o WhatsApp em até quatro dispositivos. Depois de ativar o primeiro, basta que você entre nas configurações e execute os procedimentos a seguir:

  1. Vá até “Aparelhos Conectados”;

  2. Clique em “Conectar outros dispositivos”;

  3. Siga os mesmos procedimentos já mostrados para adicionar outros aparelhos.

Agora, se você deseja remover algum dispositivo da sua lista de aparelhos conectados, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse as configurações do WhatsApp;

  2. Vá até a opção de “Aparelhos Conectados”;

  3. Aperte sobre o dispositivo que deseja remover;

  4. Clique em “Desconectar”;

  5. Pronto, ele foi removido!

ícones demonstrando verificação duas etapas. ícones demonstrando verificação duas etapas.

O que é a verificação em duas etapas?

A verificação em duas etapas é uma função que serve para proteger seu WhatsApp, caso alguém tente acessá-lo de outro dispositivo sem a sua permissão. 

Com este recurso ativado, a pessoa, além de precisar do código de verificação de segurança, também irá necessitar de uma senha sua. Para ativar a função, é só seguir esses passos:

  1. Abra o WhatsApp e toque em “Configurações”;

  2. Toque em “Conta”, “Confirmação em duas etapas” e depois “Ativar”;

  3. Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o;

  4. Depois, insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em “Pular” se não quiser adicionar um endereço de e-mail;

  5. Toque em “Avançar” e depois confirme o endereço de e-mail clicando em “Salvar” ou “Ok”.

Como funciona o desbloqueio com sensor biométrico?

Além de todos esses recursos de segurança, tem mais uma dica bem bacana, que é a possibilidade de só desbloquear o aplicativo com um sensor biométrico, como o dedo ou o rosto. Para isso, acompanhe o tutorial a seguir:

  1. No WhatsApp, abra as “Configurações”;

  2. Toque em “Conta”, “Privacidade” e “Tela Bloqueada”;

  3. Ative a opção de usar sensor biométrico, como o Face ID ou o Touch ID;

  4. Selecione o tempo que o WhatsApp pode ser acessado antes de requerer o desbloqueio pelo dedo ou o rosto, e pronto!

A nossa dica é que o tempo para bloquear o WhatsApp quando você sair do aplicativo seja “imediatamente”, pois isso vai garantir mais segurança. Não se preocupe com as suas mensagens ou ligações, pois você vai continuar recebendo as notificações normalmente. 

A única diferença é que você vai ter que mostrar para o app que é realmente você que está tentando acessar. Muito mais seguro, né?

Uma pessoa utilizando o notebook e um celular ao mesmo tempo. Uma pessoa utilizando o notebook e um celular ao mesmo tempo.

O que é e como funciona o WhatsApp ilimitado da Vivo?

Agora, não importa se você vai usar o WhatsApp em dois celulares ou duas contas diferentes de WhatsApp em um único celular, o importante é saber como tirar o melhor proveito do aplicativo nos planos móveis da Vivo.

Todos os planos da Vivo oferecem WhatsApp gratuito (sem consumo do plano de dados). Olha só:

Vivo Pré

Os planos pré-pagos oferecem WhatsApp grátis para enviar mensagens, áudios, fotos e vídeos, além de fazer chamadas em voz. 

No Vivo Pré-Turbo, além desse benefício, você tem acesso a bônus de internet, além de outros recursos, tais como:

  • Internet com tecnologia 4.5G (seu aparelho precisa suportar essa velocidade);

  • Minutos ilimitados para qualquer operadora do país;

  • SMS ilimitado;

  • Compartilhamento de internet.

Vivo Controle

Além do WhatsApp ilimitado, ligações e SMS à vontade para qualquer operadora do Brasil, o plano Vivo Controle oferece acesso gratuito a aplicativos como o Waze e Moovit. 

Além disso, por mais uma pequena quantia por mês, você tem o dobro de internet para usar em suas redes sociais.

E não acaba por aí! Dependendo da configuração escolhida, o cliente Controle ainda tem acesso a serviços digitais de parceiros da Vivo.

Vivo Pós Família

No Pós Família, além de Whatsapp, minutos e SMS ilimitados, você conta com linhas adicionais para compartilhar os recursos com sua família. 

É possível adicionar até quatro dependentes, que podem aproveitar todos os recursos presentes no pacote. Com esse plano, vocês também têm acesso a serviços digitais bem interessantes.

Vivo Selfie

Se você deseja um plano pós individual, o Vivo Selfie é perfeito para suas necessidades. Com ele, você tem WhatsApp sem descontar da franquia, ligações e SMS ilimitados para todo o Brasil e acesso a alguns serviços digitais da Vivo.

Mas, além desses recursos, um diferencial desse plano é que você ganha a assinatura de uma das plataformas de streaming disponíveis e internet em dobro para utilizá-las. Os aplicativos oferecidos, são:

Agora que você já sabe como usar o WhatsApp em dois celulares e os cuidados que você deve ter para não correr nenhum risco ao utilizar o recurso, ficou mais fácil ter mais praticidade no dia a dia, não é mesmo? 

Para ficar melhor ainda, basta assinar um dos planos móveis da Vivo e aproveitar o WhatsApp sem descontar da sua franquia de internet.

Quer mais dicas de WhatsApp e ficar por dentro de todas as novidades? Então, acompanhe o nosso canal e não perca nada!

Até a próxima!

Leia também: