Existem alguns motivos para você restaurar o celular para os padrões de fábrica. Por exemplo, se ele estiver lento, com muitas coisas ou com vírus. Outro motivo para fazer aquela “limpa” é porque você decidiu vendê-lo ou vai passar para algum amigo ou parente, certo?

Porém, antes de sair restaurando o celular, é preciso seguir algumas recomendações, como guardar todos os seus dados na nuvem ou no computador.

Por exemplo, se você tiver um iPhone, é possível fazer o backup dos seus dados no iCloud. Funciona assim:

  • Nos “Ajustes”, toque na foto do seu Apple ID;

  • Toque em “iCloud” e desça até “Backup do iCloud”;

  • Em seguida, toque em “Fazer Backup agora”.

No computador, você precisa conectar o iPhone e assim que o iTunes aparecer, clique para fazer o backup

Ah! Não se esqueça de salvar a conversa do WhatsApp. Isso é feito à parte, ou seja, é preciso abrir o app do WhatsApp, tocar em “Ajustes”, “Conversas” e “Backup de conversas”. Viu?

Já no seu smartphone Android, o backup funciona da seguinte maneira:

  • Abra o app “Configurações” do celular;

  • Toque em “Sistema e Atualização” ou Sistema e Backup” e escolha a opção “Backup e Restauração”;

  • Depois é só fazer o backup das suas informações no Google Drive.

Agora que você já fez isso, está na hora de restaurar o celular para os padrões de fábrica. Vamos lá?

Como restaurar o celular às configurações de fábrica

Imagem de um smartphone fazendo backup de dados em nuvem.

Passo a passo de como restaurar seu Android

Cada fabricante de Android tem o passo a passo certo de como restaurar o celular, mas, de maneira geral, todas elas seguem o mesmo padrão. 

O jeito mais simples é escrever na busca da aba de “Configurações” a palavra “Restaurar”, que provavelmente a opção “Restaurar Padrão de Fábrica” já deve aparecer.

De qualquer forma, este é o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo “Configurações” do seu Android;

  • Entre em “Gerenciamento Geral”;

  • Escolha a opção “Restaurar” e depois toque em “Restaurar padrão de fábrica”;

  • Em seguida, toque em “Redefinir” e “Apagar tudo”.

Não se esqueça também de finalizar a sua sessão no Android, ou seja, tirar a sua conta do Google de lá. Caso contrário, a próxima pessoa que for usar o celular, precisará colocar o seu e-mail e senha para verificar que o celular não foi furtado ou roubado, OK?

Imagem de uma mulher segurando um smartphone.

Passo a passo de como restaurar seu iPhone

No iPhone também não tem muito segredo de como restaurar o celular. Antes de tudo, além de fazer o backup, é preciso encerrar a sessão no iCloud.

  • Vá no aplicativo “Ajustes” e toque no seu Apple ID;

  • Desça toda a página até a opção “Finalizar Sessão”;

  • Coloque a senha do Apple ID e decida se você quer ter uma cópia local das suas informações;

  • Em seguida, finalize a sessão.

Depois de ter feito isso, está na hora de restaurar o seu iPhone. Abaixo, veja como é o passo a passo:

  • No aplicativo “Ajustes”, toque em “Geral”;

  • Em seguida, toque em “Redefinir”;

  • Agora, selecione a opção “Apagar Conteúdos e Ajustes” para garantir a restauração completa;

  • Informe a senha de bloqueio do dispositivo;

  • Depois é só tocar em "Apagar iPhone”.

Viu como é fácil? Depois disso, o celular vai restaurar e, por fim, abrir na tela inicial como se você tivesse acabado de comprá-lo.

Imagem de um celular esquecido no banco de uma praça.

Perdi o celular ou fui roubado. Posso restaurar?

Caso o motivo de você querer restaurar o celular seja porque ele foi roubado ou você o perdeu, o primeiro passo é tentar localizá-lo. Tanto a Apple quanto o Google oferecem opções de buscar o celular.

No iPhone, você pode tentar buscar o aparelho no iCloud. Basta entrar na sua conta com o Apple ID e senha, e depois marcar o celular como “Perdido”. 

Com isso, a próxima vez que ele for conectado à internet, não só você vai saber onde ele está, mas uma mensagem aparecerá para a pessoa que o encontrou dizendo que o celular foi perdido.

Essa opção também desativa o Apple Pay e garante que ninguém possa acessar suas informações, viu?

No caso do celular Android, você pode entrar no Buscar do Google e fazer o login com a sua conta do smartphone.

Assim como no iPhone, caso o Android seja conectado à internet, não só você pode configurar o “Modo Perdido” como também criar uma mensagem personalizada para que a pessoa te devolva o dispositivo.

Você pode ou bloqueá-lo com sua senha ou exclui-lo permanentemente. Isso vai apagar todos os dados de dentro do celular e ninguém mais vai poder utilizá-lo.

Caso você tenha perdido o seu celular no Uber, queira saber como comunicar sua operadora ou até fazer um Boletim de Ocorrência, não deixe de ler: 

Como rastrear celular perdido ou roubado.

Imagem de um rapaz usando um smartphone.

Dicas na hora de comprar um celular novo

Bem, agora que já restaurou o celular e está tudo certo, acho que você está de olho em um smartphone novo, né?  Sabe onde vai encontrar o seu novo dispositivo? Na Loja Vivo. Lá tem os melhores celulares com as melhores opções. 

E se tem uma coisa que todo mundo ama na hora de escolher um novo aparelho é a câmera. Afinal, não tem nada melhor do que fazer fotos incríveis, gravar vídeos, tirar altas selfies e postar nas redes sociais. 

Se um dos motivos para escolher um celular novo é a câmera, você precisa ficar de olho em vários pontos como, por exemplo: 

  • A lente faz o modo retrato?

  • A câmera tem o modo noite?

  • O dispositivo grava em 4K?

Se você tem dúvida de quais são as principais lentes em um celular, quantos megapixels a câmera precisa ter e muito mais, dá uma olhada neste conteúdo:

Depois que você tiver o celular na mão, pode bater aquela dúvida: como fazer as melhores fotos? 

Sabia que ter uma boa luz é fundamental para fazer fotos incríveis? Ah, e que você pode descobrir dezenas de possibilidades nas configurações da câmera do celular? 

Inclusive, você sabe qual é a melhor câmera para fazer suas imagens? A frontal ou a traseira? Tire essas e outras dúvidas aqui:

Por fim, também temos um conteúdo muito bacana que ensina como gravar a tela do celular Android e também do iPhone sem precisar ficar usando aplicativos de terceiros. 

Com um smartphone novinho, tenho certeza que você vai querer gravar seus gameplays, mostrar para as pessoas todas as coisas incríveis que ele pode fazer e muito mais, não é?

Agora que você sabe como restaurar os celulares Android e iPhone e ainda ganhou diversas dicas de como escolher um novo celular, não deixe de passar na Loja da Vivo!

Lá você encontra ofertas incríveis dos modelos mais bacanas do momento e com condições especiais para clientes Vivo ou para quem está pensando em fazer a portabilidade.

Na Loja da Vivo você encontra os novos iPhones, Samsung Galaxy, Motorola, LG e muito mais. Aproveite essas dicas e até a próxima!

Leia também