Como escolher a melhor câmera de celular
Escolher o smartphone ideal depende de muitos fatores: preço, bateria, tamanho da tela e também a qualidade da câmera. Escolher a melhor câmera de celular, no entanto, nem sempre significa pegar aquela que tem o maior número de megapixels (MP) ou que tem a maior quantidade de lentes.
Se um dos principais motivos para você trocar de smartphone é a câmera, existem vários pontos para ficar de olho. Além da lente, se faz o modo retrato, se tem o modo noite, faz panorâmicas, grava em 4K e muito mais.
Como a variedade de aparelhos no mercado é grande e novos lançamentos chegam quase que todo o mês, você vai ver abaixo todos os detalhes necessários para encontrar a melhor câmera de celular para o seu uso.
Quantos megapixels a câmera do celular deve ter?

Foto: Getty Images
Os megapixels definem a resolução de uma foto, portanto, a lógica mais simples é: quanto mais megapixels, melhor a resolução. Isso era verdade logo quando os smartphones elaboram a ser lançados, já que era normal eles terem 1,2MP, 2MP de resolução, o que geralmente trazia imagens bem granuladas.
Hoje em dia, uma câmera frontal conta com 5MP, 7MP, 12MP ou mais. Já as lentes traseiras costumam ter de 12MP até mais de 100MP. Mas aí entra uma outra questão: se a foto usar todos esses 100MP, a imagem vai ficar muito pesada, o celular vai precisar de mais armazenamento e vai deixar-lo mais caro.
Uma maçã, por exemplo, faz um dos dispositivos com as melhores câmeras do mercado. O iPhone 12 Pro , em todas as suas lentes, conta com resolução de 12MP e as fotos ficam sempre lindas.
Agora, sabe o que são fabricantes que têm celulares com 64MP, 128MP de resolução nas lentes fazem? Elas usam uma tecnologia chamada de quadpixel, que combina quatro pixels (pontinhos) em um único. Ou seja, uma foto tirada em um smartphone essas fica, por exemplo, com uma resolução final de 16MP.
Assim, você aumenta a resolução e permanência do peso da foto. Isso tem ficado mais popular nos celulares intermediários e ajuda a garantir as imagens mais nítidas.
Portanto, os megapixels são importantes? São, sim. O seu próximo smartphone vai ter que ter todos os MPs possíveis, não.
Tipos de lente das câmeras de celular
Outro ponto superimportante na hora de escolher um smartphone são as lentes. Três delas são as mais comuns:
- Grande-angular: essa costuma ser a lente principal. É a que você faz as fotos gerais. De paisagens, comida, dos amigos. Ela também costuma ser a que tem a melhor resolução em ambientes com baixa luminosidade;
- Teleobjetiva: essa lente, por outro lado, é a do zoom. Ela pode dar um zoom de duas, cinco, dez vezes sem que você perca a qualidade da imagem. Ela serve para aproximar um objeto e também para fazer aquele desfoque no fundo das fotos que usam Modo Retrato, chamado na fotografia como efeito bokeh;
- Ultra-angular: essa é a escolha ideal para quem quer fotografar tudo na mesma foto. Ela amplia mais o campo de visão e é ótima para fazer fotos de casas, prédios, uma turma grande e por aí vai.
Existem outras lentes mais específicas, que também são importantes para ficar de olho na hora de escolher a melhor câmera de celular.
- Lente periscópio: ela fica posicionada de forma perpendicular ao sensor principal. Com duas delas trabalhando em conjunto dá para fazer um zoom digital de 50 vezes e, em alguns modelos, até 100 vezes;
- Lente macro: capturar cada detalhe de uma flor, inseto, textura, fruta. Essa lente é para quem gosta de ressaltar as menores coisas;
- Lente de profundidade: alguns aparelhos, para economizar, fazem o Modo Retrato com uma lente de apoio. Em vez de ter uma ultra-wide ou teleobjetiva, ele usa uma de profundidade apenas para criar esse efeito bokeh.
Por que tantas câmeras em um único celular?
Agora que você já sabe para servir cada câmera, fica mais fácil de entender o motivo dos celulares terem às vezes três ou até mais lentes. Mas, de novo, ter mais câmeras não significa que o smartphone é o melhor.
O iPhone XR, da Apple, tem apenas uma câmera principal e ele faz Modo Retrato, filma em 4K e faz uso do HDR, que é uma tecnologia que combina os pontos claros e escuros de uma foto e traz à tona o que tem de mais bacana.
Saber os tipos de lente te ajuda na hora de entender conforme suas necessidades: você gosta de dar zoom? Ou de pegar todo o ambiente? Pronto, já sabe qual é uma lente que vai te ajudar.
É importante lembrar que existem outras coisas que afetam a qualidade das lentes além dos megapixels e do tipo delas, a abertura é muito importante.
Funciona assim: quanto menor o número da abertura - o iPhone 12 tem uma abertura na câmera principal de f / 1.6 - maior é a quantidade da luz que o celular absorve .
Ou seja, em ambientes com baixa luminosidade, uma abertura maior permite capturar mais luz e faz com que a imagem saia mais nítida.
Outros conceitos para escolher o celular com a melhor câmera
Para escolher a melhor câmera de celular, também é fundamental ficar de olho em mais alguns conceitos que te ajudam a entender o smartphone ideal para o seu dia a dia.
Estabilizador
O Estabilizador vale tanto para foto quanto para vídeo. Aparelhos que tenham essa função facilitam na hora de fazer um clique, principalmente em ambientes com baixa luminosidade.
O estabilizador pode ser óptico ou eletrônico. O óptico é mais preciso e evita tremedeiras. O digital, por sua vez, facilita para não deixar uma foto borrada, por exemplo.
HDR
Já falado aqui no texto, o HDR ou High Dynamic Range é responsável por dar um ar mais profissional às fotos. Existem diversas variações do HDR, como HDR, HDR10, HDR10+, Smart HDR, mas a intenção é a mesma.
A tecnologia traz fotos mais nítidas por meio de um equilíbrio entre as zonas mais claras e mais escuras da imagem. No iPhone, por exemplo, é como se, a cada clique, o celular fizesse outros cinco, mudando a exposição. Então, seria como se a foto fosse um conjunto desde uma foto bem escura até estourando em uma bem clara. Essa junção faz o HDR.
Câmera flip
Outra novidade dos últimos anos nos smartphones – e que pode te ajudar na hora de escolher a melhor câmera de celular – é o conceito de smartphone com câmera flip.
Como a câmera frontal dos celulares não costuma ser tão boa quanto as lentes traseiras, algumas fabricantes adotaram o flip. Assim você pode usar todo o poder das câmeras principais para fazer ótimas selfies – sem dizer que você pode ter uma tela 100% livre de interferências.
Então, fica aí a dica de outro modelo de celular bem interessante.
Celulares com as melhores câmeras: seleção tops de linha
Agora que você já dominou todos os principais conceitos de câmera, vamos para a parte prática: escolher a melhor câmera de celular para a sua necessidade.
Começando pelos celulares top de linha, a Apple e a Samsung contam com a maior seleção de dispositivos com as melhores câmeras, com os iPhones e linha Galaxy S. A Motorola também tem um mega celular que vale a pena conferir. Vamos lá?
Celulares com as melhores câmeras: seleção aparelhos intermediários
Além dos celulares mais caros, existe toda uma linha de smartphones intermediários que surpreendem pelo custo-benefício. Veja três exemplos:
Conclusão
Se você está procurando a melhor câmera de celular, já deu para perceber que é questão de gosto e quais são as lentes mais importantes, certo?
Na Loja da Vivo , você confere uma ótima seleção de smartphones que atendem a sua necessidade. Não perca mais tempo, entre no site e confira os aparelhos disponíveis com condições imperdíveis.