Fraudes no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, por isso é muito importante saber como usá-la sem correr riscos e se proteger de fraudes. Confira nossas dicas de como deixar sua conta mais segura.

Ative a autenticação de dois fatores

  1. Abra o aplicativo do Instagram.
  2. Clique na sua foto de perfil – ela fica localizada no canto inferior direito;
  3. Clique no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito;
  4. Clique em “Configurações” e depois em “Segurança”;
  5. Clique em “Autenticação de dois fatores”;
  6. Selecione a opção “Outros métodos” e depois “Código de reserva”.
Ilustração de um homem sentado no chão usando um celular. Atrás um smartphone o logo do Instagram.

Veja outras dicas para usar Instagram com segurança

  • Acesse a Central de Contas e remova as contas vinculadas que você não reconhece 
  • Confirme se seu telefone e e-mail estão corretos nas configurações da conta
  • Cancele o acesso a aplicativos de terceiros suspeitos
Ilustração da tela de login em um smartphone.

Sua conta do Instagram foi invadida? Saiba como agir:

Ilustração de um celular com o logo do Instagram na tela.

Acesse o site Instagram.com/hacked

Nesse site, você consegue relatar vários problemas, desde o esquecimento da sua senha até uma invasão

Ilustração de uma mão tocando a tela de um smartphone.

Selecione “Minha conta foi invadida”

Em seguida, escolha se quer receber o código de recuperação por e-mail ou telefone

Ilustração de um smartphone com um balão de conversa e três asteriscos.

Digite o código na página

Se der tudo certo, defina uma nova senha para sua conta e todas as outras sessões que o Instagram estiver ativo serão desconectadas

Ilustração de um smartphone junto de um símbolo de "cancelado".

Não funcionou?

Caso não funcione, entre em contato com o suporte por meio da Central de Ajuda do Facebook

Conte com o Vivo Guru: veja outras dicas para recuperar sua conta perdida

Fique atento

Nos últimos meses, muitas contas falsas entraram em contato com o cliente perguntando sobre informações confidenciais, como senhas de contas. Os fraudadores, nesse caso, explicam que a conta corre risco de ser banida ou que você está violando alguma das políticas.

Por isso, tenha em mente que o Instagram não manda uma mensagem direta para você. Caso isso seja necessário, eles entram em contato por meio da aba “E-mails do Instagram”, nas suas configurações. Esse é o único caminho direto feito pelo aplicativo.

Veja outros tipos de fraudes: