Fazer ligações, receber mensagens, usar as redes sociais e outros apps, mesmo que você esteja em um local sem rede Wi-Fi — dá para aproveitar tudo o que o celular oferece com o chip da operadora. Mas, se por alguma razão, ele estiver bloqueado? Como desbloquear o chip?

Há diferentes motivos pelos quais o chip do celular pode ser bloqueado, impedindo você de utilizar seu plano de dados. E como ninguém gosta de ficar limitado ao usar o smartphone, seja para o trabalho ou para o entretenimento, é importante saber como fazer esse desbloqueio.

Para ajudar você, preparamos este artigo com o passo a passo de como desbloquear um chip de celular. Acompanhe as informações e descubra como voltar a usar seu aparelho com tranquilidade.

Chip de celular sendo segurado pela ponta de um dedo Chip de celular sendo segurado pela ponta de um dedo

O que é um chip bloqueado?

Quando a gente compra um celular, precisamos ter um número de telefone e, para isso, precisamos ativar o chip, certo? Afinal, é por meio dele que temos a conexão com a rede da operadora, ou seja, podemos utilizar o que foi contratado no plano. 

Então, quando o chip fica bloqueado, automaticamente, ficamos impossibilitados de fazer e receber chamadas e também de usar os dados móveis para utilizar as redes sociais e outros apps em ambientes sem Wi-Fi.

Qual a diferença entre chip bloqueado e desativado?

Um chip bloqueado pode ser um transtorno, especialmente porque o uso do seu smartphone fica bastante restrito. E ninguém quer ficar procurando uma rede Wi-Fi a todo momento para se conectar, concorda?

Saiba ainda que, quando se fala em chip bloqueado, não estamos falando de chip desativado (ou cancelado). São duas coisas diferentes. 

No caso do chip desativado, quer dizer que o número do celular fica desvinculado do seu CPF e, assim, não é mais seu. Logo, a operadora pode passar a linha para outro usuário.

Homem pensativo apoiado em um parapeito com uma mão segurando com celular e outra mão na testa Homem pensativo apoiado em um parapeito com uma mão segurando com celular e outra mão na testa

Quais os principais motivos para um celular ser bloqueado e desativado

Há diferentes razões, algumas delas a pedido do próprio dono, como nos casos de perda, extravio ou roubo do aparelho. No Brasil, é comum o roubo e furto de celulares, o que exige que você faça, além de um boletim de ocorrência, o pedido na operadora para bloquear o chip e o smartphone.

Sendo assim, o usuário deve comunicar diretamente à operadora, para evitar que outras pessoas utilizem sua linha, seus dados móveis e que se passem por você para dar golpes ou realizar outras irregularidades, por exemplo.

Falta de recarga ou pagamento da fatura

Contudo, o chip pode ser bloqueado também caso a pessoa não faça a recarga no plano pré-pago por muito tempo. 

Aqui na Vivo, é possível fazer recargas de diferentes valores, mas elas têm prazo de validade de 30 dias. Assim, se necessário, o usuário é notificado por mensagem de que está na hora de colocar novos créditos. 

Caso ele não coloque uma quantia em 15 dias, o chip é bloqueado parcialmente, ou seja, pode ser utilizado para ligações de emergência, receber chamadas (menos a cobrar) e para serviços Vivo. 

Na situação de o usuário não colocar créditos por mais 45 dias (a partir da notificação inicial), o chip é bloqueado em definitivo, ficando assim por mais 30 dias até que ocorra o cancelamento do número de telefone — ou seja, a operadora pode passar a linha para outro cliente.

Para quem tem planos pós-pagos, o chip é bloqueado quando a fatura não é paga e, caso não haja pagamento da conta em até 75 dias da primeira notificação, a pessoa perde seu número de telefone.

Desse modo, se você está com dificuldades em usar o seu chip e não sabe o motivo, verifique suas mensagens SMS para saber se está na hora de fazer uma nova recarga ou se houve esquecimento no pagamento da fatura.

E, se quer uma alternativa para ter internet em dobro e ficar tranquilo com o chip, conheça a novidade do Giga Chip da Vivo, que ainda vem com WhatsApp ilimitado!

Homem com um sorriso sentado no sofá segurando celular com as mãos Homem com um sorriso sentado no sofá segurando celular com as mãos

Tem como colocar crédito em chip bloqueado?

Se ele foi bloqueado por falta de recarga no prazo estipulado pela operadora, você consegue colocar créditos normalmente para desbloquear chip e continuar usando os serviços no seu smartphone.

O ideal é fazer a recarga para evitar o bloqueio ou desativação do chip e, consequentemente, a perda do seu número de telefone. Apesar de ser fácil conseguir um novo número, imagine o trabalhão que é avisar todos os seus contatos que o seu número mudou? 

Agora, se o seu celular foi bloqueado devido à perda ou roubo, antes de fazer uma nova recarga, é importante fazer o passo a passo de como desbloquear o chip (informações que vamos apresentar mais adiante).

Por que é importante desbloquear o chip do celular?

Não é exagero dizer que, atualmente, a gente usa o smartphone para tudo: conversar, ver as redes sociais, ouvir música, fazer compras, cursos, jogar, usar serviços bancários, assistir a filmes e muito mais.

No entanto, para utilizar tudo o que o aparelho oferece em qualquer lugar, é importante ter os serviços do seu plano de celular disponíveis, com o chip (físico ou virtual) desbloqueado.

Imagina fazer fotos incríveis em um passeio e não conseguir mandar para ninguém porque o seu chip está bloqueado? Ou pior: perder o seu número de telefone porque o chip ficou bloqueado por muito tempo e foi desativado? Não dá, né?

Mulher sorridente com celular na mão para desbloquear chip Mulher sorridente com celular na mão para desbloquear chip

Como desbloquear o chip do celular?

Se você não quer ficar limitado na hora de usar seu celular, precisa saber como fazer esse desbloqueio. 

Aqui na Vivo, é muito simples ter o seu chip funcionando normalmente, basta seguir o passo a passo. Veja a seguir:

Desbloqueio pelo Meu Vivo

  1. Acesse o app Vivo;
  2. Entre com seu login (e-mail ou CPF cadastrado) e senha;
  3. Faça a solicitação em “Atendimento”, via chat ou e-mail.

Desbloqueio por ligação

Ligue para *8486 com o seu número da Vivo e siga as instruções fornecidas ou ligue para 1058 de qualquer outro número de telefone para desbloquear o chip.

Desbloqueio nas lojas físicas da Vivo

Você pode ir direto na Loja da Vivo com um documento com foto e o número de telefone que deseja fazer o desbloqueio do chip. Para não ficar em filas, já deixe agendado seu atendimento pelo app Vivo.

Desbloqueio após pagamento da fatura

Se o problema é falta de pagamento de fatura do seu plano pós-pago, faça o seguinte:

  1. Acesse o app Vivo;
  2. Entre em “Meu Plano” e depois em “Ver Minhas Contas”;
  3. Selecione a 2ª via da conta que está em atraso;
  4. Faça o download e pague o boleto;
  5. A partir da confirmação do recebimento, sua conta é religada em 48h. Mas, para religar seu número mais rapidamente, você pode, ainda, informar o pagamento pelo app Vivo ou ligar para o número *8464.

Agora você já sabe como desbloquear o chip da Vivo com facilidade, especialmente se acessar diretamente o app Vivo. Você faz tudo em poucos cliques, sem precisar sair de casa e volta a ter todos os serviços do seu pacote de dados para utilizar a internet no seu celular onde e como quiser.

Quer usar o app Vivo para monitorar de perto sua conta, fazer recargas e muito mais? Baixe o aplicativo na para Android e iOS.

LEIA MAIS: