O fato é que a gente precisa de música! Seja para relaxar, viajar, curtir com os amigos ou até mesmo na hora de ir para o trabalho, ouvir nossos artistas favoritos traz uma sensação de bem-estar. Então, não dá para ficar sem a nossa playlist de música, concorda?

Ainda bem que existe o Spotify. Com essa plataforma de streaming, você escuta suas playlists personalizadas na hora que quiser e ainda pode compartilhar com a galera. E tem opção para todos os gostos, do sertanejo, passando pelo rock, até o jazz ou forró — qualquer outro estilo que for a sua praia.

E aí? Quer saber o passo a passo de como montar a playlist de música que é a sua cara? Confira este artigo que preparamos para você, descubra diferentes maneiras de fazer essa seleção e as vantagens de escolher um plano para quem curte os melhores sons. Vamos lá? 

Homem ouvindo playlist de música em um headphone e sorrindo enquanto dança Homem ouvindo playlist de música em um headphone e sorrindo enquanto dança

Siga a playlist Spotify do seu amigo

Se você e seus amigos compartilham o mesmo gosto musical, uma ótima forma de encontrar músicas novas é seguindo os perfis deles. É só digitar o nome de um amigo na busca da plataforma e ir em “Perfis”.

Outra maneira é vincular a sua conta do Spotify ao Facebook. Para isso, você deve:

  1. Deixar o Facebook logado no seu celular;
  2. No Spotify, clique em “Início”;
  3. Depois, em “Configurar”;
  4. Em seguida, toque em “Redes Sociais” e em “Conectar ao Facebook”;
  5. Clique novamente em “Início”;
  6. Na sequência, em “Configurar” e depois em “Ver perfil”;
  7. Toque em “Encontrar amigos” e siga todos ou clique apenas naqueles que você quiser seguir.

Falando em redes sociais, você sabia que as músicas do Spotify podem ser enviadas para o Instagram e Snapchat? Isso mesmo! Elas se tornam arquivos que você pode utilizar em seus stories

Assim, as canções aparecem como adesivos (com o nome da música, artista e disco). Com isso, você pode criar stories ainda mais personalizados, mostrando a música que você está ouvindo.

Saiba que é simples compartilhar a música para a rede social: 

  1. É só acessar a tela da reprodução;
  2. Clicar nos três pontinhos;
  3. E apertar “Compartilhar”. Aí você escolhe para qual rede quer enviar a música.

E tem mais: ficou com vontade de enviar uma música, playlist ou podcast para o WhatsApp, Facebook ou Twitter? É fácil, é só copiar o link da tela de reprodução da faixa ou episódio.

Jovem mulher ouvindo sua playlist de música com um headphone e sorrindo de olhos fechados Jovem mulher ouvindo sua playlist de música com um headphone e sorrindo de olhos fechados

Acompanhe as playlists de artistas

Se é legal acompanhar a playlist de música dos seus amigos, mais interessante ainda é acompanhar a do seu artista favorito. Para receber notificações sobre todos os lançamentos dos seus astros, encontre o artista que você gosta no Spotify, acesse o perfil dele e selecione “Seguir”.

Você também pode buscar pelo nome dos ídolos maiores e encontrar a playlist “This Is”, que reúne os grandes sucessos da discografia deles.

E se você quer saber se a sua banda ou cantor vai se apresentar perto da sua cidade, o Spotify também pode ajudar. Basta ir na busca e apertar o botão “Shows”. 

Porém, para receber uma notificação de que seu artista irá se apresentar perto de você é necessário seguir o passo a passo:

  1. Vá em "Início";
  2. Clique em “Configurações”;
  3. Aperte "Notificações"; 
  4. Ative o campo "Notificações de shows".

Ouça as playlists temáticas do Spotify

O serviço de streaming faz uma curadoria de coleções baseadas no que você costuma ouvir, curtir, salvar e até mesmo nas músicas que você pula. É só ir no botão “Início” e elas vão estar separadas por temas.

Clicando em “Buscar”, vai aparecer outra lista de playlists, categorizadas por gêneros e seções. Nessa aba, você pode encontrar, por exemplo, músicas para relaxar, malhar, dançar, entre outras.

Outro modo de encontrar coleções é com a plataforma The Playlist Miner, ferramenta que ajuda a achar playlists a partir de termos digitados, como para dançar ou para relaxar. O serviço é gratuito e precisa que você faça login no app de streaming para começar a busca.

Mãe e filha dançando na cozinha enquanto cozinham e escutam uma playlist de música Mãe e filha dançando na cozinha enquanto cozinham e escutam uma playlist de música

Descubra as playlists personalizadas especialmente para você

Sabia que dá para ter uma lista de músicas do seu jeitinho no Spotify? Na aba “Buscar”, você encontra a seção “Feito para você”, com playlists personalizadas de acordo com o que você curte. Tem diversas opções, como:

  • “Descobertas da Semana”;
  • “Radar de Novidades”;
  • “Daily Mixes”.

Crie suas próprias playlists no Spotify

Para ter playlists com a sua cara, crie suas próprias coleções. Mas como montar? Você pode começar fazendo uma geral, com as músicas que mais ouve. 

Basta clicar no símbolo de coração que aparece em qualquer faixa que estiver ouvindo e ela vai, automaticamente, para a seção “Músicas Curtidas”. Pronto! Você tem uma playlist que reúne suas músicas preferidas de forma simples e rápida.

Mas dá para criar sua coleção por outros caminhos. Veja a seguir:

  1. Acesse “Biblioteca”;
  2. Clique em “Música”;
  3. Aperte “Criar playlist”;
  4. Dê um nome para a playlist e clique em “Criar”;
  5. Adicione músicas ou episódios de podcasts em “Adicionar músicas”. Você pode deslizar o dedo para a direita e usar a função “Buscar” para procurar outras opções;
  6. Para adicionar músicas depois, toque nos três pontinhos ao lado da faixa escolhida, selecione “Adicionar à playlist” e escolha para qual lista ela vai.

Você pode, também, mover as músicas de uma playlist para outra. Confira como fazer:

  1. Clique em “Sua biblioteca”;
  2. Abra a playlist que será editada;
  3. Aperte os três pontinhos ao lado da música que você quer mandar para outra playlist;
  4. Clique em “Adicionar a outra playlist” e selecione para onde ela será enviada.

E se você não quiser ficar com a mesma música em duas playlists diferentes, é só acessar “Sua biblioteca” e abrir a lista que será editada. 

Depois, aperte os três pontinhos da música que será removida e selecione “Remover desta playlist”.

Dois jovens fazendo air guitar em cima do sofá enquanto escutam uma playlist de música Dois jovens fazendo air guitar em cima do sofá enquanto escutam uma playlist de música

Convide colaboradores para sua playlist

Já imaginou criar uma playlist em várias mãos? No Spotify é fácil. É só clicar em “Biblioteca”, ir em “Playlists” e selecionar aquela que terá colaboração de outras pessoas. Depois, toque nos três pontinhos e em “Tornar colaborativa”. 

Assim, qualquer pessoa pode mexer na lista que você criou. Para convidar seus amigos, basta compartilhar a playlist com eles.

Crie sua playlist com o melhor plano de internet

E aí? Já encontrou as melhores playlists do Spotify? Agora, garanta um plano de internet móvel de qualidade para você ouvir suas músicas e episódios de podcast sempre que quiser (inclusive no modo offline), sem anúncios e podendo pular quantas faixas desejar.

Se você é louco por música, não pode ficar fora dessa! E você ainda ganha WhatsApp e ligações ilimitadas. O plano conta, ainda, com internet em dobro para aproveitar o melhor das suas playlists, sem se preocupar com os dados da sua franquia. 

Para incluir as suas faixas favoritas, nada melhor do que criar a sua própria playlist de música, certo? Com o Spotify, é muito simples montar e editar a sua coleção. Se quiser, pode, além disso, compartilhar com seus amigos.

Busca um plano com internet veloz e que já tenha a assinatura do Spotify inclusa? Conheça o Vivo Selfie e aproveite todas as vantagens!

Boas músicas e até a próxima! 

Como usar APPs de música? Descomplicando a Tecnologia Online

Leia também :