Você percebe que a sua conexão está muito devagar e começa a desconfiar que tem alguém invadindo a sua rede. Mas como saber quem está usando minha internet e o que fazer para bloquear esses usuários?

Essa é uma preocupação de muita gente, afinal, além de a conexão ficar lenta, atrapalhando o uso de aplicativos, é um risco e tanto, visto que o invasor pode ter acesso aos seus dados.

A boa notícia é que dá para descobrir se tem algum estranho usando a internet da sua casa e você não precisa ser um especialista em tecnologia para isso. 

Quer aprender a como identificar quem pode estar usando seu Wi-Fi? Continue com a gente e veja o que fazer para dar um basta nessa situação!

Várias amigos sentados na sala de estar usando celular e notebooks Várias amigos sentados na sala de estar usando celular e notebooks

Como saber quem está usando minha internet?

É importante ressaltar que, muitas vezes, a sua rede pode ficar mais devagar, caso tenha muitas pessoas da sua casa utilizando Wi-Fi. 

Entretanto, se não é isso que ocorre, ou seja, não há outros dispositivos conhecidos compartilhando seu sinal, é importante ficar em alerta, pois desconhecidos podem estar se aproveitando da sua conexão.

Essa é uma situação perigosa, pois seus dados e informações ficam vulneráveis. Sem contar que um usuário estranho pode infectar sua conexão com vírus ou fazer downloads de arquivos ilegais utilizando seu endereço IP. Portanto, é preciso se precaver, concorda?

Descubra a seguir como saber quem está usando sua internet pela sua rede Wi-Fi ou diretamente do seu smartphone:

Wi-Fi

Pelo computador, você precisa saber o número do seu IP. Para descobrir, dê uma conferida no roteador, que, muitas vezes, traz essas informações na parte inferior. Se não encontrar, siga o passo a passo pelo Windows:

  • Digite a tecla que tem o símbolo do Windows + R;
  • Vai aparecer uma barra, onde você digita “cmd” e depois clica Enter;
  • Na tela preta, é só digitar “ipconfig”;
  • Surgirão várias informações, mas o número do seu IP é o que aparece depois de “Gateway Padrão”.

Na sequência, abra seu navegador e digite o número de IP. Aparecerá uma tela com login e senha, que deve ser preenchida de acordo com a informação de cada fabricante do roteador. 

Em geral, são utilizadas informações padrão, como “admin” tanto no login como para a senha. Esses dados podem aparecer no próprio modem, na parte de baixo do aparelho. 

Caso não encontre, é possível fazer uma busca no Google com o nome do fabricante do equipamento e descobrir o login e senha.

Quando a página carregar, você terá acesso a diferentes informações. Uma dica é desconectar todos os seus dispositivos, assim, caso detecte algum aparelho desconhecido, saberá que tem um estranho utilizando seu Wi-Fi.

Se você achou esse caminho um tanto quanto complicado, saiba que dá para verificar se tem intrusos na sua internet com o uso de alguns softwares, como:

  • SoftPerfect WiFi Guard: mostra os dispositivos conectados, identificando possíveis invasores. Para usar, é preciso uma licença, mas você pode fazer o teste gratuito no Windows ou Mac. A vantagem é que o software está em português;
  • Angry IP Scanner: é um programa que você baixa grátis para Windows, Linux ou Mac. Ele faz uma varredura da sua conexão Wi-Fi e mostra os dispositivos que estão usando sua rede.
Mulher preocupada e sentada na mesa com notebook e usando celular para saber quem usa sua internet Mulher preocupada e sentada na mesa com notebook e usando celular para saber quem usa sua internet

Celular

Dá para saber se tem algum usuário intrometido na sua internet residencial pelo celular. Isso mesmo! Você encontra diversos aplicativos com essa funcionalidade, como:

  • IP Tools: Wi-Fi Analyzer: o app faz um diagnóstico completo da sua rede e você pode baixar gratuitamente em aparelhos Android e iOS. Assim, dá para saber se tem invasores no seu Wi-Fi. Uma ferramenta interessante do aplicativo é o ping, que testa a velocidade de internet nos seus dispositivos, ajudando a saber se há intrusos na sua rede;
  • Quem Usa Meu WiFi: disponível para Android, o app é gratuito e capaz de detectar todos os dispositivos conectados na sua rede. Permite, portanto, monitorar os usuários que estão usando seu Wi-Fi;
  • Fing: descobre e identifica os dispositivos que estão usando a sua conexão, além de notificar o acesso de intrusos. Mostra ainda se você foi hackeado e até se há câmeras escondidas em um determinado local. Tem funções básicas gratuitas para Android e iOS;
  • Quem está no meu WiFi: é um scanner de rede gratuito que permite identificar algum usuário intruso na sua rede. Com o app, você também pode bloquear esses acessos indesejados e verificar o histórico de dispositivos conectados. Disponível para Android.

Como saber quais dispositivos estão conectados na minha internet?

Não adianta ter essa conexão de qualidade se tiver usuários invadindo seu Wi-Fi, comprometendo o desempenho da sua rede, não é? Então, o ideal é conhecer quais os dispositivos que estão usando sua conexão. 

Para isso, basta seguir as dicas que destacamos no tópico anterior, como o uso de softwares para o seu computador ou aplicativos para fazer essa varredura utilizando seu celular. Com uma boa internet no seu smartphone, você detecta os invasores com facilidade.

Mesa com um roteador ligado, ao fundo uma pessoa sentada na mesa usando um notebook Mesa com um roteador ligado, ao fundo uma pessoa sentada na mesa usando um notebook

Como bloquear as pessoas que estão usando meu Wi-Fi?

Agora você já sabe os meios de identificar intrusos na sua rede. Mas, e se realmente há pessoas desconhecidas roubando seu Wi-Fi. Como fazer para bloqueá-las? 

Uma das maneiras é utilizar alguns apps que identificam esses intrusos e permitem bloquear seu acesso.

Outra maneira, para alguns modelos de roteador, é modificar as configurações do seu Wi-Fi:

  • Descubra o número do seu IP (como explicamos no primeiro tópico);
  • Coloque esse número no seu navegador;
  • Entre com o login e senha (podem aparecer no próprio roteador) ou você pode descobrir esses dados pelo Google a partir da marca do equipamento;
  • Procure a seção “Wireless”;
  • Procure por “Controle de Acesso” ou um nome semelhante e bloqueie os endereços indesejados.

Como mudar a senha?

Você pode bloquear o acesso de intrusos na sua rede modificando a senha do seu Wi-Fi. É só colocar o número do seu IP no navegador, inserir o login e senha e ir para a seção “Wireless”. 

Nesse campo, é possível definir uma nova senha, eliminando a possibilidade de usuários estranhos usarem sua conexão novamente.

Ilustração de um roteador conectado a um tablet, celular, notebook e a um globo terrestre Ilustração de um roteador conectado a um tablet, celular, notebook e a um globo terrestre

Como a Vivo pode te ajudar?

A Vivo sabe como ter pessoas indesejadas utilizando a nossa internet é um incômodo, por isso os clientes Vivo Fibra podem baixar o app Vivo Smart Wi-Fi. Com ele, você tem diferentes funcionalidades, como:

  • Identificar quem está usando sua internet, descobrindo quais dispositivos estão conectados;
  • Medir a velocidade da sua conexão;
  • Gerenciar o acesso à sua rede, bloqueando, desbloqueando e pausando a conexão de dispositivos intrusos;
  • Ativar uma rede Wi-Fi só para convidados, ou seja, você cria uma senha só para eles;
  • Controlar a sua rede Wi-Fi de qualquer lugar.

Com o Vivo Smart Wi-Fi, você faz o monitoramento completo da sua rede e fica tranquilo com a proteção dos seus dados. Não dá para ficar sem esse aplicativo, concorda? Você pode fazer o download do app para Android e iOS.

Como saber quem está usando a minha internet? Agora você já viu que há diferentes caminhos para você detectar se há estranhos aproveitando a sua rede e como você pode bloquear os invasores.

Conheça mais detalhes do Vivo Smart Wi-Fi e mantenha sua conexão mais segura!

Até a próxima!

Como usar o Vivo Smart Wi-Fi no Android

Leia também: