Você está usando seus aplicativos e chega um aviso para atualizar o celular. Afinal, é necessário fazer isso? Na correria, muitas pessoas não dão importância para essa notificação, mas saiba que há riscos quando você mantém seu aparelho com as versões anteriores do sistema operacional.

E aí? Quer saber por que é importante atualizar o smartphone e como fazer isso no sistema Android e iOS? Fica com a gente e acompanhe as informações que reunimos para você descobrir as vantagens de ter o smartphone atualizado!

Pessoa mexendo no celular atualizando o sistema operacional. Pessoa mexendo no celular atualizando o sistema operacional.

O que é atualização do celular?

Quando você compra um smartphone, ele vem com a versão mais atualizada do sistema operacional, Android ou iOS. Entretanto, de tempos em tempos, esse programa passa por correções, podendo ganhar novas funcionalidades para você ter uma melhor experiência de uso e até mesmo aproveitar os gadgets para celular.

Isso acontece porque essas tecnologias estão sempre evoluindo, ou seja, ganhando novos recursos e todo esse processo acontece com intervalos cada vez mais curtos. 

As mudanças incorporadas têm como objetivo tornar o sistema mais compatível com alguns aplicativos, melhorando, assim, o desempenho do seu equipamento. 

Além disso, saiba que a segurança também ganha reforços, o que significa que seus dados e informações ficam mais protegidos contra os ataques de vírus ou cibercriminosos.

E se você fica na dúvida sobre quais serão as mudanças implementadas, é só dar uma lida sobre as características da nova versão que será instalada, que é descrita no aparelho.

Mão mexendo no celular configurando a atualização de software e um notebook ao lado,. Mão mexendo no celular configurando a atualização de software e um notebook ao lado,.

O que é atualização de software?

A atualização do celular pode ou não ser uma atualização do software, ou seja, nem todas as notificações de atualização que você recebe são para ter um upgrade do Android, por exemplo. Muitas vezes, é um aprimoramento de segurança do software.

Quando se trata de um upgrade do sistema operacional, há mudanças maiores na usabilidade do aparelho e você passa a ter recursos mais avançados. Muitas vezes, existe até uma mudança no visual dos ícones e aplicativos na tela, o que, no começo, pode causar um certo estranhamento. No entanto, basta começar a usar para se acostumar com a nova versão e aproveitar os aprimoramentos.

Nesse aspecto, existe até uma curiosidade do Android que, nas primeiras versões, tinha nomes de doces, como a versão “Android 1.5 Cupcake” e “Android 1.6 Donut”, de 2009. Essa brincadeira com os nomes das versões durou até 2018 com o Android 9.0 Pie. A partir de 2019, a denominação ficou mais simples com “Android 10” e “Android 11”.

Mas, parece que a versão adocicada está de volta, pois, no final de 2021, o Google anunciou a versão mais recente do sistema: o “Android 12 Snow Cone”.

Por fim, vale ressaltar que aparelhos mais antigos podem, muitas vezes, não realizar as atualizações de versões mais recentes do sistema operacional.

Mão tentando destravar o celular por não ter realizado a atualização. Mão tentando destravar o celular por não ter realizado a atualização.

O que acontece se eu não atualizar o celular?

Você recebe o aviso de que tem uma atualização disponível, mas não quer perder tempo esperando essa nova versão carregar? Saiba que você corre riscos ao tomar essa atitude.

A gente sabe que ninguém quer parar o que está fazendo para atualizar o aparelho, mas é só programar a atualização para ocorrer durante a madrugada ou em outro horário que você não utiliza o smartphone. Em outras palavras: não chega a ser um aborrecimento fazer isso. 

Tenha em mente que a atualização funciona como uma vacina, protegendo seu aparelho de ações maliciosas, que poderiam roubar seus dados. Isso acontece porque os códigos de defesa do sistema contra vírus e outras ameaças ficam defasados, dando chance para que suas informações fiquem vulneráveis. 

E não estamos falando de um dado sem importância e sim de suas informações pessoais, os chamados dados sensíveis, como número de documentos, senhas de bancos e até de cartão de crédito. 

Logo, deixar de atualizar abre margem, inclusive, para que seu número de WhatsApp seja clonado. Imagine ter o telefone invadido por um criminoso que se passa por você pedindo dinheiro a amigos e familiares pelo app de mensagem?

Quais as vantagens de atualizar o celular?

Além das questões relacionadas à segurança das suas informações, manter a atualização do smartphone em dia tem ainda outras vantagens, como:

Melhora do desempenho do celular

Um dos objetivos da atualização é melhorar a performance do software, corrigindo falhas ou otimizando o uso da bateria, por exemplo. Assim, você poderá notar uma melhora do desempenho do dispositivo.

Dessa maneira, o aparelho fica mais rápido para abrir e utilizar seus aplicativos. Aliás, quando você perceber que o smartphone ficou mais lento de repente, vale a pena checar se não existe uma atualização disponível.

Ícone de um celular rodeado de aplicativos e outras configurações do celular. Ícone de um celular rodeado de aplicativos e outras configurações do celular.

Compatibilidade com novos aplicativos

Quando um sistema ganha uma nova versão, diversos aplicativos também podem passar por atualizações. Assim, se você fica com o software defasado, pode ter dificuldades para instalar e utilizar alguns aplicativos, limitando o uso do seu equipamento.

Como atualizar o celular?

Agora que você já sabe dos perigos, bem como das melhorias que a atualização pode proporcionar para o seu aparelho, pode estar se perguntando: como mantenho as atualizações do sistema em dia?

É muito simples! O primeiro passo, seja qual for seu sistema operacional, é verificar se você tem bateria suficiente para essa ação. Veja também se o Wi-Fi está ligado para que a atualização não consuma seus dados.

É importante acrescentar que a atualização pode não ser executada quando não existe espaço de armazenamento no seu aparelho. Nesse caso, pode ser necessário limpar alguns arquivos ou utilizar um cartão SD.

Pronto para garantir mais segurança e melhor desempenho do seu celular? Descubra, a seguir, como atualizar seu smartphone Android ou iPhone:

Sistema operacional: por que atualizar?

Android

O Android envia a notificação automática de que tem uma nova versão do sistema. Para isso:

  • Entre no ícone “Configurações;

  • Clique em “Atualização do Software”;

  • Ative “Download automático via Wi-Fi”.

Caso você tenha recebido a notificação de atualização, mas ignorou o aviso e agora pretende atualizar seu celular, siga o passo a passo:

  • Abra o ícone de “Configurações” do aparelho;

  • Aperte o botão “Atualização de Software”;

  • Verifique se existe uma atualização disponível em “Baixar e Instalar”.

  • Agora é só seguir as instruções da tela para ter o Android atualizado.

iOS

Você pode programar seu dispositivo para fazer as atualizações de forma automática:

  • Vá em “Ajustes”;

  • Clique em “Geral”;

  • Escolha “Atualização de Software”;

  • Clique em “Atualizações Automáticas” e deixe ativado "Baixar Atualizações do iOS";

  • Ative "Instalar Atualizações do iOS". 

Caso você não tenha ativado as atualizações automáticas e receba uma notificação de atualização do sistema:

  • Clique em “Instalar Agora” para fazer a atualização naquele momento;

  • Ou aperte a opção “Mais tarde” e escolha "Instalar Esta Noite" ou “Lembre-me Depois”;

  • Caso decida por “Instalar Esta Noite” é só deixar o aparelho ligado na tomada durante a noite.

Como você viu, é muito arriscado não atualizar o celular. Então, sempre que receber uma notificação ou desconfiar que há uma atualização disponível, não deixe para depois. 

Seus dados ficam mais seguros e seu aparelho otimizado para você aproveitar ao máximo todos os seus apps sem preocupação.

Gostou de acompanhar as informações deste artigo? Quer mais dicas de tecnologia para explorar todos os recursos do seu aparelho? Não perca os conteúdos da Vivo Explica!

Até a próxima!

LEIA MAIS: