Com a conectividade evoluindo cada vez mais, estamos na era dos dispositivos "smart''. Dentro de casa, as TVs inteligentes já reinam com milhares de aplicativos que trazem o melhor das notícias, do cinema, entre outros conteúdos.

Mas, afinal, o que é essa Smart TV? Nada mais é do que uma televisão que permite o acesso à internet e, assim, amplia os serviços aos quais você pode ter acesso direto. 

E grande parte dessa interação é feita através dos apps que são baixados na TV. Esses vão desde os conhecidos streamings até mesmo a recursos voltados para gostos específicos, como conteúdo infantil ou de esportes. 

Assim, acompanhe esse artigo e descubra como baixar aplicativos na Smart TV e curtir o melhor do entretenimento sem sair de casa.

Imagem desfocada de uma lista de aplicativos.

Quais aplicativos posso baixar na Smart TV?

Há uma grande gama de aplicativos na Smart TV para todos os gostos e idades. E a boa notícias é que é simples aproveitá-los: basta selecionar os que mais combinam com os seus interesses. 

Dessa forma, a sua TV fica preparada com os apps que você mais gosta, prontos para serem utilizados quando quiser. Só para ilustrar melhor, vamos dar alguns exemplos de aplicativos na Smart TV que são bastante requisitados. 

Para os fãs de séries e filmes, temos os serviços de streaming, como:

Para quem curte esportes, temos:

Já quem procura programação infantil vai adorar:

Apesar da facilidade de baixar, lembre-se que a maioria desses apps de conteúdo precisam de assinatura para serem usufruídos.

LEIA MAIS:

Imagem de uma mulher no sofá, apontando o controle remoto para a TV.

Tem Play Store na Smart TV?

A Play Store possui uma grande variedade de aplicativos na Smart TV que podem ser explorados e baixados para garantir uma melhor experiência a quem está assistindo. 

Por sua vez, a loja não se restringe apenas aos apps mencionados antes e que são mais conhecidos pelo público. Existem ainda opções de softwares de música ou mesmo de gerenciadores de arquivos, utilizados ao conectar uma unidade de armazenamento removível, como o USB.

Se você possui uma TV inteligente com sistema Android, igual aos smartphones, geralmente a Play Store já vem instalada e pronta para uso. 

Caso não esteja entre os apps padrão, ainda é possível aproveitar suas facilidades, dependendo da marca e do modelo de sua televisão. As Smart TVs da TCL/Semp, por exemplo, costumam ser Android TV, bem como algumas linhas da Philco, Philips e Sony.

Além disso, caso você use um dispositivo para transformar seu televisor em uma Smart TV, o Google Chromecast tem compatibilidade com os apps da Play Store. 

Já o Amazon Fire TV Stick possui seus próprios aplicativos e a Apple TV utiliza a App Store.

Para começar a usar a Play Store, basta fazer o download dela na loja de apps disponível no aparelho. Veja o passo a passo a seguir.

Como baixar a Play Store na Smart TV?

Para fazer o download da Play Store e aproveitar os melhores aplicativos na Smart TV, o processo é bastante simples. Confira:

  1. Aperte o botão “Home” no seu controle remoto, marcado pelo ícone de casa;

  2. Encontre a loja de aplicativos da sua TV que estará nomeada como “Content Store” ou “App Store”;

  3. Siga para a seção de aplicativos, escolha a Play Store e clique em instalar. Esse caminho funciona para qualquer outro app também;

  4. Caso não encontre o aplicativo desejado, siga para a parte de busca e digite o nome;

  5. Quando o download terminar, basta abrir e aproveitar.

Imagem de uma pessoa apontando um controle remoto para a TV.

Como baixar app na Smart TV?

Cada marca de Smart TV tem uma configuração diferente, mas todas seguem caminhos parecidos na instalação de aplicativos. Confira o passo a passo:

  1. Para começar, selecione no controle remoto da TV o botão da função Smart;

  2. Em seguida, acesse a loja virtual ou a central de aplicativos;

  3. Procure o ícone de lupa para buscar o aplicativo que você quer baixar;

  4. Ao encontrar, clique em “Ok” para começar o download;

  5. Se o aplicativo não for gratuito, vai aparecer na tela o pedido para você inserir os dados de um cartão de crédito.

Pronto! Os aplicativos na Smart TV já estão disponíveis para uso. Para aproveitar ao máximo os conteúdos dos apps, contrate uma internet com a velocidade ideal para a sua casa.

O que fazer se eu não achar algum app na minha Smart TV?

Se você ainda está dando falta de alguns aplicativos na Smart TV, vale sempre checar a loja de apps da marca. Por exemplo, nos televisores da LG existe a LG Content Store, e na Samsung há a Samsung Apps.

Para acessá-las, basta seguir o mesmo caminho da instalação de aplicativos, acessando a home e depois a loja. Lá, você consegue procurar manualmente na categoria desejada ou, ainda, ir até o campo de busca e digitar o nome do app. 

Contudo, se mesmo assim não for possível encontrar esse aplicativo, pode ser que o sistema da sua TV precise ser atualizado. Isso normalmente será informado para você pela Smart TV assim que for iniciada. 

Além disso, existem algumas restrições como as da Play Store que só podem ser instaladas em sistemas operacionais específicos. Outro ponto importante é que, assim como em celulares e computadores, a TV também tem uma determinada capacidade de armazenamento.

Imagem de uma tela do Vivo Play.

O que é Vivo Play?

Melhor do que aproveitar o poder da conectividade para baixar todos esses aplicativos na Smart TV, só mesmo trazendo tudo isso (e mais) para um único app. 

O Vivo Play é um aplicativo de acesso gratuito para os clientes Vivo TV. Esse recurso permite acessar os principais portais de conteúdo como HBO, Telecine e Netflix, além de mais de 70 canais ao vivo a qualquer hora.

Em suma, é uma forma de não ficar preso a grade de programação, dando liberdade para você escolher exatamente como quer se divertir. 

Também é uma maneira de levar a TV com você para onde for. Pois o app pode ser utilizado em outros aparelhos como smartphones, tablets ou computadores.

Somado aos conteúdos do pacote de assinatura, o Vivo Play possui um catálogo de lançamentos recém saídos do cinema para alugar e ver no conforto de casa.

Como baixar Vivo Play na Smart TV?

O Vivo Play pode ser baixado como outros aplicativos na Smart TV, ou seja, acessando as lojas de aplicativos. Para isso, é necessário acessar o menu da televisão inteligente, ir até a store correspondente e buscar pelo nosso app.

O recurso está disponível tanto na Play Store quanto na App Store. Então, não só é possível realizar o download pela própria Smart TV, como também com a ajuda de um dispositivo como o Google Chromecast. 

Uma outra possibilidade é, também, utilizá-lo em um aparelho, como um smartphone, e compartilhar a tela diretamente na TV. Isso facilita para assistir ao que você deseja, inclusive, em hotéis e pousadas.

Qual a melhor internet para sua Smart TV?

É claro que quando falamos sobre o melhor uso de aplicativos na Smart TV, um dos elementos centrais para a experiência é uma boa conexão. Nada mais desanimador do que estar no ápice de um episódio da sua série favorita e aparecer o símbolo de “carregando”.

Hoje no Brasil, a conexão mais popular é a banda larga por fibra óptica e a Vivo é uma das grandes responsáveis por isso. Os planos da Vivo Fibra suportam todos os tipos de demanda de internet, seja para famílias ou para quem trabalha e estuda de casa. 

O serviço garante uma internet rápida e estável e inclui Wi-Fi grátis. Além disso, há opções de combo que já incluem streamings como Disney+ ou Netflix

Com a flexibilidade do Vivo Play e a potência do Vivo Fibra, o entretenimento não tem limites e você pode aproveitar quando e como quiser.

Confira ainda algumas boas práticas para aproveitar ao máximo sua conexão e até a próxima!

#VivoGuru

Como transformar a TV em Smart TV

Quer atualizar os recursos da sua TV e deixá-la Smart? Nosso #VivoGuru Dionatan te dá o passo a passo para você ter acesso aos apps mais legais de vídeo, música ou até jogos. E nem precisa comprar outra televisão — existem acessórios que facilitam sua vida e são bem mais baratos que uma TV nova. Assista e aprenda a usar a #tecnologia para deixar a sua rotina mais prática!

Leia também: