Uma mudança de endereço é a possibilidade de começar de novo e, também, é a oportunidade de criar novas histórias! Porém, se não tiver planejamento, pode ser um período conturbado. Afinal, tudo precisa ser encaixotado e o novo espaço tem que ser preparado.

Além de transportar nossas coisas e móveis de um lugar para o outro, é fundamental se programar para instalar  ou transferir a internet no endereço, assim como seu pacote de TV e telefone.

Vai se mudar e precisa de uma ajuda para se organizar e não deixar nada para trás? Continue com a gente, pois reunimos algumas dicas para compartilhar com você.

Imagem de casal se mudando Imagem de casal se mudando

Como começar a fazer a mudança de endereço?

Mudar para uma nova casa ou apartamento permite organizar nossas coisas e preparar o espaço para ficar com a nossa cara. Apesar dessas vantagens, é essencial fazer um planejamento para que tudo corra bem e sem estresse.

Por exemplo, se você estiver se mudando para um lugar menor, é importante ver o que levar e o que vai desapegar, quais móveis estão bons e servem para o novo local e quais se desfazer.

Aliás, sabia que é possível levar seus serviços Vivo com você? Assim, você já pode agendar uma data para chegar na sua casa nova e ter sua internet, TV ou telefone prontinhos para usar.

Como fazer a mudança de endereço dos serviços Vivo?

Se você quer levar também os seus serviços de internet, TV e telefonia Vivo no novo endereço, o ideal é verificar se eles atendem o local para onde você vai se mudar.

Para saber isso é só ligar no 103 15, e os antendentes vão informar se há cobertura Vivo no novo local. Se tiver, você já pode agendar a visita do técnico para fazer a instalação no seu novo endereço. E esse serviço não custa nada para você.

Se não tiver, os atendentes cadastram seu novo endereço e deixam registrado para avisar você quando os serviços Vivo estiverem disponível no seu novo endereço.

Aliás, quando fizer a mudança não se esqueça de levar os seus equipamentos Vivo, como roteador e decodificador da TV, junto. Porque o técnico irá usá-los para fazer a instalação dos seus serviços Vivo na sua nova casa.

O que não posso esquecer ao me mudar?

É preciso ter um planejamento também se você estiver saindo de uma casa para um apartamento ou vice-versa. Até porque, quando se mora em prédio, é preciso considerar as regras do condomínio. Existem, por exemplo, horários e dias específicos para a mudança e, muitas vezes, é necessário agendamento prévio.

Mas, se você vai se mudar para uma casa, é preciso estar disponível para receber os móveis, eletrodomésticos, caixas e ainda checar onde o caminhão da mudança pode estacionar.

Por esses motivos, o recomendado é separar tudo bonitinho, catalogar e conferir valores de transporte para tornar a mudança de endereço uma experiência menos caótica.

Outro ponto importante para quando você tiver as chaves da casa nova em mãos é começar a informar o novo endereço para quem precisa, por exemplo:

  • Detran;

  • Banco;

  • Plano de saúde;

  • Assinatura de jornais e revistas.

Também agende o desligamento de serviços, como água, luz e gás (caso seja encanado) da casa antiga, e peça o ligamento no novo local.

Aproveite, ainda, para deixar sua nova casa mais tecnológica, apostando em equipamentos de automação residencial, como assistente virtual, lâmpadas inteligentes e muito mais.

Você merece toda a facilidade que essas inovações oferecem, concorda?

Imagem de pessoa encaixotando objetos Imagem de pessoa encaixotando objetos

Checklist da mudança de endereço

Para ajudar você a fazer a mudança de forma tranquila, preparamos uma checklist. Acompanhe aqui as nossas dicas!

Tenha atenção na hora de encaixotar as coisas

Mudança pode ser sinônimo de bagunça, porque muita gente fica confusa na hora de colocar as coisas em caixas.

Bom, em primeiro lugar, vale destacar que existem empresas especializadas que fazem todo o serviço de arrumação para mudança de endereço. Mas, se preferir pôr a mão na massa, siga estas dicas:

  1. Você vai precisar de caixas de papelão de vários tamanhos (alguns supermercados fornecem de graça), plástico bolha para objetos frágeis, fita adesiva para fechar as caixas e prender o plástico, além de canetinha para anotar o nome nas caixas;
  2. Um mês antes da mudança, já comece a guardar as coisas que não usa muito, mas ainda não feche as caixas para poder acessá-las se for preciso;
  3. Guarde itens semelhantes e que ficam no mesmo cômodo ou armário na mesma caixa;
  4.  Anote, nas caixas, o cômodo para onde elas vão, como sala, quarto e cozinha. Isso vai facilitar na hora de organizar os ambientes. Se não tiver uma caneta, coloque adesivos da mesma cor. Auxilia muito na identificação;
  5. Aproveite o momento para se livrar de objetos e roupas que não são mais usados. O que estiver em bom estado, doe! Se tiver algo de valor maior, a dica é tentar vender em sites de desapego;
  6. Se a distância for curta, as roupas podem ser guardadas em malas de viagem e levadas por você mesmo de carro;
  7. As coisas de valor, como dinheiro, joias, passaporte e documentos, devem ser levadas com você na mudança, assim você não corre o risco de perder esses itens;
  8. Faça um kit básico de primeira necessidade para acessar facilmente enquanto a casa estiver uma bagunça. Coloque escovas de dente e creme dental, papel higiênico, sabonete, shampoo e condicionador, toalhas, protetor solar, duas panelas, alguns talheres, pratos, produtos de limpeza e panos de chão.

Seja cuidadoso com o transporte da mudança

Confira algumas precauções que você deve ter na mudança:

  • O ideal é que pessoas especializadas em serviços de mudança levem os móveis e os eletrodomésticos, pois, assim, as chances de estragarem no caminho e na hora de carregar são menores;

  • Antes de tirar os eletrônicos da tomada, tire uma foto de como os fios estão conectados, para não se confundir na hora de instalá-los de novo;

  • Quanto à geladeira, desligue o eletrodoméstico dois dias antes e deixe a porta aberta para sair o gelo e não ficar com mau cheiro. Quando chegar na casa nova, apenas a ligue novamente depois de três horas;

  • Falando em equipamentos, olha que legal: cliente Vivo conta com a assistência técnica Home Assist para a instalação de eletrônicos, além disso, também tem acesso ao Vivo Guru para fazer a implementação de sistemas inteligentes.

Casal entrando na nova casa carregando caixas de mudanças na mão. Casal entrando na nova casa carregando caixas de mudanças na mão.

Verifique qual horário de mudança é permitido

Prédios costumam ter horários limitados para mudanças. Portanto, se você estiver saindo ou chegando desse local, verifique os dias e horários disponíveis e agende a melhor data com o síndico.

Imagem de roteador Wi-fi Imagem de roteador Wi-fi

Internet Wi-Fi para a casa toda

Às vezes, ao se mudar a gente aproveita para escolher novos planos de internet, TV, telefone ou celular, então é hora de escolher um serviço para garantir que a conexão funcione bem na casa toda.

Siga as dicas a seguir para escolher o plano certo e garantir que o sinal fique mais potente em todos os cômodos.

Como contratar banda larga

Caso você não tenha Vivo e queira aproveitar a mudança de endereço para pedir sua Vivo Fibra, é muito fácil. Depois de consultar a disponibilidade do serviço no novo endereço e escolher o plano que melhor te atende, é só seguir os passos de cadastro e escolher a data e o horário para a instalação de internet. Em caso de dúvida, é só entrar em contato no 0800 770 9800.

O melhor é que, nesse processo, já é possível acrescentar outros serviços para resolver pendências da mudança de endereço, como contratação de telefone fixo e TV por assinatura.

Além disso, dá para contratar Vivo Fibra com a assinatura inclusa do seu streaming favorito. Verifique as condições necessárias aqui.

Se você for mudar de cidade também já pode ativar uma linha móvel e aproveitar as vantagens e os bônus de ter todos os serviços, residencial e celular, em uma só operadora.

Verifique a posição do roteador

Para ter uma boa conexão em todos os cantinhos da sua casa, deixe o roteador em uma área mais central, de preferência em um local alto e livre de obstáculos na frente.

Veja se há necessidade de usar um repetidor

Se a sua casa for grande ou não for possível deixar o roteador em uma posição central, use um repetidor. Ele vai distribuir o sinal, aumentando o alcance do Wi-Fi. Vale lembrar que o aparelho pode deixar a internet menos veloz do que a conexão direta com o roteador.

Observe a posição das antenas

Geralmente, as antenas do roteador devem ficar na vertical, porque elas propagam o sinal de modo mais forte na direção perpendicular. Entretanto, se você mora em uma casa de dois andares, deixe uma antena na horizontal e a outra na vertical.

Cuidado com interferências

Não deixe perto do roteador outros aparelhos eletrônicos que emitem ondas eletromagnéticas, como telefone sem fio e forno micro-ondas.

Certifique-se de que o seu sinal não está sendo “roubado"

Mesmo protegido por senha, seu sinal de Wi-Fi pode estar sendo “roubado”, uma ação totalmente ilegal. Então, procure mudar a senha frequentemente e considere o uso de um aplicativo que detecta e bloqueia dispositivos desconhecidos.

Aproveitando a nova casa!

Mulher com expressão de feliz e braços abertos com caixas de mudanças atrás. Mulher com expressão de feliz e braços abertos com caixas de mudanças atrás.

Depois de fazer toda a mudança, agora é a hora de arrumar cada cômodo do seu jeito. O importante é arrumar a casa para que você se sinta bem e possa relaxar depois de um dia cansativo de trabalho.

Viu como a mudança de endereço pode ser muito mais tranquila se você se planejar? Então, além de ter organização para encaixotar suas coisas, se programe para não ficar sem conexão na casa nova!

Aproveite nossas dicas e não deixe de contratar o combo Vivo com internet ultraveloz, TV e celular para sua residência!

Até a próxima!

Leia também: