Mudança de endereço é a possibilidade de começar de novo e a oportunidade de criar histórias! Porém, se não tiver planejamento, pode ser um período conturbado. 


Por exemplo, se você estiver se mudando para um lugar menor, é importante ver o que levar e o que vai desapegar, quais móveis estão bons e servem para o novo local e quais se desfazer.


Inclusive, a mudança é um ótimo período para levantar um dinheiro vendendo aquilo que você não precisa mais.


Tem diferença até se você estiver saindo de uma casa para um apartamento ou de um apartamento para uma casa. Até porque quando se mora em prédio é preciso considerar as regras do condomínio. Existem, por exemplo, horários específicos para a mudança e, muitas vezes, é necessário agendamento prévio.

 
Já, se você vai se mudar para uma casa, é preciso estar disponível para receber os eletrodomésticos novos e ver onde o caminhão da mudança pode parar. É por isso que é preciso separar tudo bonitinho, catalogar, conferir valores de transporte para tornar a mudança de endereço uma experiência menos caótica.


Pensando nisso, reunimos algumas dicas para compartilhar com você. Olha só!

Checklist da mudança de endereço

Imagem de casal se mudando

Não se esqueça de mudar o endereço das correspondências

Assim que você tiver as chaves da casa nova em mãos, já pode começar a informar o novo endereço para quem precisa, por exemplo: 

  • Detran;
  • Banco;
  • Plano de saúde;
  • Assinatura de jornais e revistas. 

Também agende o desligamento de serviços, como água e luz da casa antiga, e o ligamento no novo local.

Hora de encaixotar as coisas

Existem empresas especializadas que fazem todo o serviço de arrumação para mudança de endereço. Mas, se preferir pôr a mão na massa, siga estas dicas: 

  1. Você vai precisar de: caixas de papelão de vários tamanhos (alguns supermercados dão), plástico bolha para objetos frágeis, fita adesiva para fechar as caixas e prender o plástico, além de canetinha para anotar o nome nas caixas;
  2. Um mês antes da mudança, já comece a guardar as coisas que não usa muito, mas ainda não feche as caixas com fita, para poder acessá-las se for preciso;
  3. Anote nas caixas o cômodo para onde elas vão, como sala, quarto e cozinha. Isso vai facilitar muito na hora de organizar os ambientes;
  4. Aproveite este momento para se livrar de objetos e roupas que não são mais usados. O que estiver em bom estado, doe!
  5.  Se a distância for curta, as roupas podem ser guardadas em malas de viagem e levadas por você mesmo de carro; 
  6. Coisas de valor, como dinheiro, joias, passaporte e documentos, devem ser levadas com você na mudança;
  7. Faça um kit básico de primeira necessidade, para acessar facilmente enquanto a casa estiver uma bagunça. Coloque nele escovas de dente e pasta de dente, papel higiênico, sabonete, shampoo e condicionador, protetor solar, duas panelas, alguns talheres, pratos e produtos de limpeza.
Imagem de pessoa encaixotando objetos

Transporte de mudança

O ideal é que pessoas especializadas em mudança levem os móveis e os eletrodomésticos, pois, assim, as chances de estragarem no caminho são menores. 

Antes de tirar os eletrônicos da tomada, tire uma foto de como os fios estão conectados, para não se confundir na hora de instalá-los de novo. 

Cliente Vivo conta com a assistência técnica Home Assist para a instalação de eletrônicos. 

Desligue a geladeira dois dias antes e deixe a porta aberta para sair o gelo e não ficar com mau cheiro. Quando chegar na casa nova, apenas a ligue novamente depois de três horas.

Horário de mudança

Prédios costumam ter horários limitados para mudanças. Portanto, se você estiver saindo ou chegando de um condomínio nessa mudança de endereço, verifique os dias e horários disponíveis e agende um com o seu síndico.

Imagem de roteador Wi-fi

Descubra se tem Vivo Fibra no seu novo endereço

O primeiro passo para conectar a casa nova com ultravelocidade é checar qual tecnologia está disponível no seu endereço. 

Consulte a disponibilidade e escolha o melhor plano para você. 

A tecnologia com conexão mais estável e rápida é a fibra ótica. Por não sofrer interferências eletromagnéticas no caminho até o seu modem, ela é mais eficiente e segura do que as outras tecnologias. 

São muitas as vantagens para navegar na web, ouvir música, jogar on-line e ver streaming na casa nova!

Portabilidade Vivo

Nesse momento de mudança de endereço, não se esqueça de cancelar aquilo que você não quer mais.

Se você não estiver satisfeito com o seu provedor, dá para pedir a portabilidade do seu número fixo para a Vivo. Já aproveite para contratar o combo com a ultravelocidade Vivo Fibra e a Vivo TV e economize na conta. 

Como contratar banda larga

Assinar Vivo Fibra é muito fácil. Depois de consultar a disponibilidade do serviço no novo endereço e escolher o plano que melhor te atende, é só seguir os passos de cadastro e escolher a data e o horário para a instalação de internet. 

O melhor é que no processo já é possível acrescentar outros serviços para resolver pendências da mudança de endereço, como contratação de telefone fixo e TV por assinatura

Se você for mudar de cidade, também já pode ativar uma linha móvel e aproveitar as vantagens e os bônus de ter todos os serviços em uma só operadora.

Aproveite os 

Transporte da mudança

O ideal é que pessoas especializadas em mudança levem seus móveis e eletrodomésticos, pois assim as chances de estragarem no caminho são menores. Antes de tirar os eletrônicos da tomada, tire uma foto de como os fios estão conectados, para não se confundir na hora de instalá-los de novo. Cliente Vivo conta com a assistência técnica Home Assist para a instalação de eletrônicos. Saiba mais.

Desligue a geladeira dois dias antes e deixe a porta aberta para sair o gelo e não ficar com mau cheiro. Quando ela chegar na casa nova, apenas ligue novamente depois de três horas.

LEIA MAIS

Ilustração de Wi-fi

Internet Wi-Fi para a casa toda

Com o plano certinho e após instalar a internet, é hora de garantir que a conexão funcione bem na casa toda. 

Cliente Vivo tem a vantagem de contar com o aplicativo Smart Wi-Fi, que detecta e corrige problemas de conexão, além de configurar redes para visitantes e fazer bloqueios quando necessário. 

Além disso, siga estas dicas para que o sinal fique mais potente em todos os cômodos:

  1. Posição do roteador: deixe o aparelho no lugar mais central da sua casa, em um local alto e livre de obstáculos na frente;
  2. Repetidor: se a sua casa for grande ou não for possível deixar o roteador em uma posição central, use um repetidor. Ele vai distribuir o sinal, aumentando o alcance do Wi-Fi. Vale lembrar que ele pode deixar a internet menos veloz do que a conexão direta com o roteador;
  3. Direção das antenas: geralmente, as antenas do roteador devem ficar na vertical, porque elas propagam o sinal de modo mais forte na direção perpendicular. Entretanto, se você mora em uma casa de dois andares, deixe uma antena na horizontal e a outra na vertical;
  4. Interferência: não deixe perto do roteador outros aparelhos eletrônicos que emitem ondas eletromagnéticas, como telefone sem fio e forno micro-ondas;
  5. Invasores de rede: mesmo protegido por senha, seu sinal de Wi-Fi pode estar sendo “roubado”, ação totalmente ilegal. Procure mudar a senha frequentemente e considere o uso de um aplicativo que detecta e bloqueia dispositivos desconhecidos.

Agora é só organizar e curtir sua nova casa

Depois de fazer toda a mudança de endereço, agora é a hora de arrumar cada cômodo do seu jeito.

Para te ajudar, temos um conteúdo bem bacana que te dá várias dicas para organizar o seu novo cantinho.

Viu como a mudança de endereço pode ser muito mais tranquila se você se planejar? Aproveite estas dicas e ainda curta uma internet ultraveloz na sua nova casa com a Vivo.

Até a próxima!

Leia também: