O primeiro aparelho de televisão data de 1925, mas, de lá para cá, podemos dizer que muita coisa mudou. O formato grandalhão do equipamento ganhou um design mais fino. E, se antes transmitia alguns poucos canais, hoje ela conta com internet. Entretanto, se você ainda não tem um aparelho com essa tecnologia, saiba que dá para transformar a TV em smart.

Existem alguns recursos que possibilitam deixar sua televisão conectada para que você possa acompanhar suas séries, filmes, músicas e outros aplicativos na tela grande.

Está curioso para saber como levar a internet para sua televisão? Então, não deixe de conferir este post e descubra ainda o melhor plano para aproveitar tudo o que a smart TV pode oferecer!

O que é uma smart TV? Como ela funciona?

Antes de darmos dicas incríveis para você transformar sua TV em smart, é legal entender o que é a smart TV e como ela funciona. Em termos de design, não há muitas mudanças quanto a outros modelos do mercado.

Afinal, o que diferencia esse tipo de TV? Justamente a sua tecnologia, pois ela pode se conectar à internet. Assim, você pode aproveitar para assistir seus apps de filmes e séries por streaming diretamente pela televisão. Concorda que é um conforto e tanto?

Imagem de mulher assistindo televisão

O equipamento pode se conectar à rede Wi-Fi da sua casa sem a necessidade de fios. O legal é que você encontra a TV smart em muitas marcas, e cada uma trabalha com um sistema operacional diferente. Entre estes sistemas operacionais, dá para achar:

  • Android TV: em modelos da Sony e da Philips; 
  • Tizen: em modelos da Samsung;
  • WebOS: em modelos da LG.

E, falando em comodidade, é muito fácil usar os serviços conectados, pois você acessa diretamente de um botão do controle remoto. Além disso, muitas TVs com essa tecnologia já vêm com os aplicativos mais populares instalados, como YouTube, Netflix, Globoplay e outros, mas vale frisar que você precisa assinar esses serviços para ter acesso ao conteúdo.

Além dos que já vêm instalados, com a smart TV você tem acesso a uma loja de apps diretamente na tela da TV, podendo escolher os que mais te agradam. Então, você curte diversas atrações e ainda dá para jogar — somente utilizando a conexão da internet na sua televisão.

 

Como saber se minha TV é smart?

Imagem de mulher assistindo televisão

Como a gente falou, o design de TVs smart e daquelas sem a tecnologia são muito parecidos. Então, como descobrir se o meu equipamento tem acesso à internet?

Se você está em dúvida se a sua TV já é smart ou não, é fácil obter a resposta. Isso porque a maioria das smart TVs vêm com um botão no controle remoto que leva diretamente às funções que precisam de internet para funcionar.

Para confirmar, você pode acessar o menu da televisão e procurar pela opção “Rede”. Se existir essa função é porque sua TV pode se conectar à internet.

Qual o melhor aparelho para transformar uma TV em smart?

Gostou de conhecer as funcionalidades de uma smart TV, mas ainda não tem um modelo tão tecnológico em casa? Então, confira quais são os aparelhos que podem transformar uma TV em smart sem complicação.

Existem alguns dispositivos que são acoplados à TV normal por meio da porta HDMI ou da entrada USB que permitem a conexão à internet. Basta utilizar a rede Wi-Fi da sua casa para acessar conteúdos de aplicativos diretamente da televisão.

Os mais populares são:

 

Google Chromecast

Imagem de Google Chromecast

Lançado em 2013, o dispositivo da Google, que tem o formato um pouco maior que um pen drive, é conectado à entrada HDMI da sua televisão. Assim, com a sua rede Wi-Fi, você espelha seu celular, tablet ou notebook e pode usar apps — como Netflix, Spotify e até de jogos mais simples — pela tela da TV.

Amazon Fire TV Stick

Imagem de Amazon Fire Tv Stick

Há ainda o dispositivo da Amazon, que transforma sua TV em smart por meio da entrada HDMI — se não for o caso da sua TV, a Amazon também tem um adaptador em USB. É uma TV box que leva os principais serviços de streaming para a tela grande com seu sistema operacional Fire OS. A tecnologia vem com um controle remoto que funciona com comando de voz, utilizando a Alexa.

Leia também: Toda casa pode ser inteligente

Microsoft Wireless Display Adapter

Imagem de Microsoft Wireless

O gadget da Microsoft é um aliado para transmitir vídeos e áudios de um computador com Windows ou celular com Android. Para utilizá-lo, é preciso conectar à porta HDMI e à entrada USB da sua televisão, projetor ou monitor.

Xiaomi Mi Box

Imagem de Xiaomi Mi Box

Trata-se de uma TV box, que é conectada à sua TV pela entrada mini USB ou porta HDMI. O dispositivo precisa da sua rede Wi-Fi e utiliza o sistema operacional Android. Com ele, você pode fazer a instalação de seus apps preferidos. Também tem um controle remoto e funciona com controle de voz.

Apple TV

Imagem de Apple Tv

O dispositivo da Apple é uma TV box que se conecta à sua TV pela porta HDMI. Tem resolução 4K e HDR e pode ser conectado pela rede Wi-Fi ou Bluetooth. Conta com controle remoto que funciona com controle de voz.

Roku express

Central de mídia que se conecta à sua TV comum transformando-a em uma smart. Utiliza a entrada HDMI ou micro USB. Tem uma lista de apps e resolução Full HD.

Vivo TV

Imagem de mulher assistindo televisão

Quem tem Vivo TV, além de assistir aos canais do pacote contratado, também acessa a Netflix diretamente do decodificador pelo canal 710. Porém, a assinatura da Netflix não está inclusa.

Consoles de games conectados

Além de servirem para jogar online, o PS4 e o Xbox One também funcionam como aparelhos para transformar a TV em smart. Eles rodam vários aplicativos e têm versões do Spotify, Netflix e YouTube. É muito fácil de usar, porque as opções aparecem na tela inicial do console.

Notebook ou tablet

O jeito mais fácil de transformar a TV em smart é conectando por um cabo HDMI o computador ou o tablet. É só plugar e a sua TV vai transmitir tudo o que o dispositivo transmite.

Também é possível fazer o mesmo através de um cabo USB ou um HD externo, mas a qualidade da imagem não será a mesma.

 

Celular

Se você não tiver uma smart TV pode usar seu celular para deixá-la conectada à internet utilizando um cabo. Existem dois tipos de cabo que fazem essa conexão:

  • SlimPort, que tem entrada USB Mini e saída HDMI;
  • MHL, com entrada micro USB ou mini HDMI e saída HDMI.

Basta conectar um dos dois à TV e você passa a espelhar seu celular na TV.

 

Chromecast é o mesmo que box TV?

Como deu para perceber, dá para transformar sua TV em uma smart com recursos como o Chromecast da Google ou com aparelhos de box TV. Apesar dos dois dispositivos conectarem a sua TV à internet, saiba que são tecnologias diferentes.

Enquanto o primeiro é um dispositivo que vai depender do seu celular, tablet ou notebook para que você possa assistir a filmes, séries e músicas por streaming na TV, o segundo funciona como uma central de mídia.

Assim, uma box TV se vale de um sistema operacional para que você possa navegar pela tela da sua TV e escolher os aplicativos compatíveis. É uma tecnologia que dispensa o uso de outros dispositivos para funcionar, como o seu smartphone.

 

Qual o melhor plano para aproveitar sua smart TV?

Imagem de mulheres comendo pizza

Se você está analisando qual aparelho utilizar para transformar sua TV comum em smart, precisa considerar ainda ter uma internet de qualidade, certo? É que para maratonar aquela série que está todo mundo falando, o que não dá é ter o streaming travando o tempo todo.

Então, para assistir ao que você quiser com mais desempenho, a melhor parceira para sua TV conectada à internet é, sem dúvida, a ultravelocidade de Vivo Fibra.

Com o nosso plano de internet banda larga por fibra óptica, você tem um maior desempenho para baixar arquivos, assistir a vídeos em HD e jogar online. Sem contar que tem maior estabilidade para acessar à internet de vários dispositivos ao mesmo tempo.

Além do alto desempenho para a internet da sua casa, com o Vivo Fibra você encontra ofertas especiais de pacotes, que incluem o Disney+ ou Netflix. Assim, você não perde nenhum lançamento!

E, por último, ao contratar o Vivo Fibra, você conta com um suporte especial: a assistência residencial com o nosso Home Assist. É um serviço que vai dar aquela força em questões técnicas com os eletrônicos, com a instalação da sua smart TV.

E aí? Animado para transformar sua TV em smart? Pesquise pelos dispositivos que podem conectar sua televisão à internet e não fique de fora dos melhores serviços por streaming.

Para encontrar em um só lugar diferentes dispositivos com essa finalidade — como Chromecast, Apple TV, Amazon Fire Stick e tecnologias de outras marcas — é só acessar a loja da Vivo.

 Até a próxima!

 

Leia também