Nada pior do que aguardar o dia todo por uma programação e, na hora de assistir, se deparar com a TV sem sinal, não é mesmo? E isso pode acontecer por vários motivos, que vão desde a qualidade do sinal entregue pela operadora de TV ou emissora à necessidade de reparo em seu aparelho. 

Porém, em alguns casos, é possível tomar algumas medidas para resolver o problema e conseguir retomar o sinal a tempo de você curtir a sua programação favorita. E é sobre isso que vamos falar no texto a seguir. 

Além de explorar os principais motivos que podem levar o seu equipamento a sair do ar, vamos apresentar alguns procedimentos que você pode realizar para tentar resolver a situação o mais rápido possível. Quer saber como fazer isso? Então, prossiga com a leitura e confira!

TV com várias tiras coloridas com o escrito Sem Sinal no centro TV com várias tiras coloridas com o escrito Sem Sinal no centro

O que é o sinal da TV?

O sinal da TV é uma expressão popular para se referir à frequência de transmissão das imagens que chegam a sua casa por meio das operadoras de televisão, seja de canais abertos ou por assinatura.

Essa frequência viaja das torres de transmissão das emissoras ou operadoras até o seu receptor — que seria a antena instalada na residência —, que converte o sinal recebido em imagem, para que possa ser transmitido no seu aparelho.

Por não se tratar de algo físico, em alguns momentos você pode ficar com a TV sem sinal, devido a diversos fatores, que vão desde as condições climáticas a problemas nos equipamentos de transmissão e recepção, ou até mesmo na própria televisão.

Existem dois principais tipos de sinal da TV:

  1. Analógica;
  2. Digital. 

Sinal analógico

Até pouco tempo, o sinal que era mais utilizado era a frequência analógica, que tinha uma capacidade de resolução mais baixa, mas que se adequava aos modelos de televisão da época, compatíveis com essa tecnologia.

Por trafegar em uma frequência muito grande, é normal que as transmissões sofressem com perda ou má qualidade do sinal, principalmente quando as condições climáticas não eram favoráveis.

Sinal digital

Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novos dispositivos, como as TVs mais modernas, que suportam resoluções maiores — HD de 720p, Full HD de 1080p e Ultra HD de 3840p —, o sinal da TV também precisou ser alterado para se adequar a essa nova realidade, tornando-se 100% digital.

Mas as mudanças não foram apenas em relação às imagens, tendo em vista que a qualidade do sinal da TV digital é superior à tecnologia anterior, com menos incidência de quedas e oscilações durante a transmissão.

Foto de uma TV sem sinal de modelo retrô Foto de uma TV sem sinal de modelo retrô

TV sem imagem e sem sinal é a mesma coisa?

Não necessariamente. Ao perder o sinal, a TV pode ficar com imagem, dependendo do tipo de tecnologia utilizada.

Algumas operadoras de canais fechados exibem um alerta na tela quando o sinal da TV é perdido, avisando que está passando por problemas técnicos. 

Porém, no caso dos canais abertos, principalmente com a tecnologia digital, existe a possibilidade da programação sair do ar e a tela ficar escura, sem qualquer tipo de aviso.

Outra possibilidade é algum defeito que pode ocorrer tanto no equipamento receptor de imagem — que pode ter simplesmente desligado, estar sem energia ou com alguma outra avaria que impeça a imagem de aparecer.

Ou seja, é necessário estar atento aos detalhes, pois a questão pode ser resolvida facilmente ou necessitar de ajuda de um técnico, caso seja algum defeito do aparelho. 

Quando apenas o som da televisão funciona é falta de sinal?

Quando a TV exibe o som, mas não mostra nenhuma imagem, a falta de sinal pode ser apenas um dos problemas. Realmente, essa possibilidade existe, porém, alguns outros fatores também podem influenciar nessa situação.

Outra opção que pode estar relacionada à perda de imagem com som é referente ao cabeamento da TV, principalmente em dispositivos que utilizam cabo HDMI, que liga o receptor de sinal e a televisão. Eles podem estar com um simples mal contato ou até com defeito.

Outra possibilidade é algum defeito nos conectores de entrada do aparelho, que podem estar passando por algum problema, como solda fria nas placas de conexão.

A questão mais grave que pode ocorrer quando a TV apresenta o som, mas não a imagem, é o aparelho estar com algum defeito mais sério, relacionado à tela ou tubo de imagens do equipamento.

Quais as principais causas da televisão não ter sinal?

Menino sentado em frente à TV sem sinal com chiado Menino sentado em frente à TV sem sinal com chiado

Instabilidade na transmissão

Uma das causas de perda de sinal da TV é a instabilidade à qual a tecnologia está sujeita, devido a fatores externos. O principal deles são as alterações climáticas, que podem influenciar na qualidade quando o tempo estiver muito ruim. 

Isso acontece pelo fato das ondas de transmissão viajarem pelo ar, saindo da torre de transmissão que fica instalada nas operadoras e emissoras, passando pelos repetidores de sinal espalhados pela região e chegando até a sua antena, que serve de receptor.

Por ser uma solução livre de cabeamentos nesse caminho, a instabilidade é maior e a frequência pode sofrer alterações, fazendo com que você fique com a TV sem sinal em determinados momentos.

Problemas operacionais

Além dessa instabilidade, outro fator que pode influenciar para que você fique com a TV sem sinal é a fornecedora da transmissão estar passando por problemas técnicos, precisando retirar o canal do ar para que tudo seja solucionado.

Para evitar esse tipo de situação, as emissoras estão investindo cada vez mais em tecnologias de ponta, que minimizem esses incidentes nas estruturas de transmissão, conseguindo manter o canal no ar pelo máximo de tempo possível.

Equipamentos com defeito

Os receptores são equipamentos eletrônicos e estão sujeitos a problemas inesperados, devido a diversos fatores externos, como:

  • Superaquecimento;
  • Mal contato nos conectores;
  • Descargas elétricas;
  • Entre outros.

Da mesma maneira que os receptores, os aparelhos de TV também podem sofrer com a necessidade de manutenção. 

Por se tratar de equipamentos desenvolvidos com componentes mais frágeis — principalmente nos modelos mais novos, com telas de LED, por exemplo —, pode ocorrer alguma situação em que o aparelho seja danificado, como uma pancada na tela ou descarga elétrica.

Como resolver o problema da TV sem sinal?

Homem semi-deitado na cama e mulher sentada no chão tentando resolver a TV sem sinal Homem semi-deitado na cama e mulher sentada no chão tentando resolver a TV sem sinal

Entre em contato com a operadora

Caso você conte com um serviço de canais por assinatura, ao ficar com a TV sem sinal,  você pode entrar em contato com a operadora para averiguar o que está acontecendo. 

Por lá, eles vão te responder se o problema é algo relacionado à estrutura de transmissão ou se é referente à emissora que emite a frequência.

Além disso, vão realizar testes operacionais para detectar possíveis defeitos e, dependendo da situação, encaminhar um técnico até a sua casa.

Verifique o posicionamento da antena

Se você conta apenas com os canais abertos, é importante verificar o posicionamento da antena que está utilizando e se o modelo dela é adequado tanto ao ambiente quanto à tecnologia de sinal que está sendo distribuída.

No caso do posicionamento das antenas externas, o ideal é que ela esteja o mais alto possível e apontada para as torres de transmissão das emissoras, para que o sinal siga em linha reta até lá. 

Se você utiliza uma antena interna, é importante instalá-la em um local com o mínimo de barreira. Apesar delas permitirem que sejam utilizadas dentro de casa, se o sinal até o lado de fora do imóvel for muito obstruído, você correrá o risco de ficar sem as imagens.

Cheque as conexões, cabeamento e energia

Cabos, conectores e entradas dos dispositivos costumam ser itens frágeis e suscetíveis a dar defeito facilmente quando manipulados ou posicionados de maneira errada. 

Portanto, verifique esses acessórios, procurando por mau contato ou rompimentos e evite dobrar os cabos em um ângulo inferior a 90º, para manter sua integridade intacta. Se houver necessidade, troque os itens por outros que você tem certeza que estão funcionando e faça um teste.

Outro ponto que deve ser observado, por mais óbvio que pareça, é se a energia está chegando corretamente ao aparelho, mantendo-o ligado durante o uso. Para isso, instale algum outro equipamento na tomada para ter certeza e, caso haja algum problema, contrate um profissional para verificar.

Ah! Não se esqueça que o problema também pode estar na falta de carga das pilhas do controle remoto tanto do receptor quanto da TV, impossibilitando o acionamento do aparelho. Então lembre-se de fazer a troca regularmente desse componente para não ficar na mão.

Acione a assistência

Se, com todas essas verificações, você ainda sofrer com a TV sem sinal, o mais provável é que alguns dos seus equipamentos estejam passando por problemas técnicos, necessitando de reparo. 

Sendo assim, contrate uma assistência para seu televisor ou entre em contato com a operadora, se o problema for no receptor deles.

Sala de estar com uma poltrona, mesa de centro e uma TV sem sinal e imagem instalada na TV Sala de estar com uma poltrona, mesa de centro e uma TV sem sinal e imagem instalada na TV

Como saber se a TV queimou ou não?

Para saber se a TV está queimada, é necessário verificar se ela está recebendo energia corretamente da tomada elétrica. Para isso, coloque outro equipamento que você tem certeza que está funcionando e teste. 

Caso esteja tudo certo com a parte elétrica, leve sua televisão até uma assistência especializada, para que o técnico possa determinar qual o defeito e te passar um orçamento para reparo. 

Se a televisão ainda estiver na garantia, vá até uma assistência autorizada, levanto a nota fiscal do produto e seus documentos pessoais.

Ficar com a TV sem sinal pode ser frustrante e isso pode ocorrer por diversos fatores, como os apresentados anteriormente. 

Agora que você já sabe como fazer os testes e as medidas possíveis para reparar os problemas, ficará mais fácil descobrir se o defeito está relacionado às empresas que distribuem as imagens ou aos equipamentos instalados na sua casa.

Boa sorte e até mais! 

Leia também: