Uma das coisas que todo mundo ama fazer online é consumir vídeos. Sejam aqueles do YouTube ou até mesmo as séries e os filmes dos mais variados serviços de streaming. Porém, tem um nome ali, no meio das especificações técnicas, que é muito importante ficar de olho: resolução de imagem.

As resoluções de imagem impactam diretamente na qualidade da sua internet e da imagem que você está vendo. Quer saber tudo sobre esse tema? Então, continue lendo este artigo que preparamos para você.

Imagem de um homem mexendo em um computador. Imagem de um homem mexendo em um computador.

O que é resolução de imagem?

A resolução de imagem é um termo muito comum para se falar de telas. Seja a da sua televisão, do seu tablet ou celular, é importante entender essa tecnologia para saber quão nítida vai ser a imagem.

Geralmente, fala-se da resolução de imagem por pixel. Ele nada mais é do que um pontinho de cor, e quanto maior a quantidade, mais cores e mais detalhes existem na imagem. 

Portanto, quando se diz que uma imagem tá “pixelada”, quer dizer que esses pontos estão muito grandes e deixando a imagem borrada ou distorcida.

Quanto menor o pontinho e quanto mais desses pontinhos tiverem, melhor é a resolução de imagem. Incrível, não é?

Qual a diferença entre resolução e tamanho da imagem?

Apesar de serem conceitos diferentes, as duas coisas estão relacionadas. Por exemplo, ao fazer uma foto no iPhone, ele tem uma câmera de 12 MP (megapixel). 

Então, vamos supor que um clique tenha 3 MB. Aqui, neste exemplo, MP é a resolução da imagem. E MB (megabyte) é o peso da imagem. Ou seja, ela pesa 3 mil bytes.

Como você já deve ter visto, uma foto de 12 MP fica incrível para pôr em um quadro ou postar nas redes sociais

Agora, se você quiser construir um quadro grande ou ver cada detalhezinho de uma paisagem gigante, é preciso fazer a foto com uma lente com mais megapixels, como a de uma câmera profissional.

Quais os tipos de resolução de imagem?

Imagem de uma pessoa olhando uma foto no celular Imagem de uma pessoa olhando uma foto no celular

O que é Pixel?

Os pixels são o padrão da resolução de imagem, mas para o público geral, é mais fácil falar de alguns nomes, como Standard (Padrão), HD, Full HD e 4K. Bem mais fácil de entender, não é?

A seguir, confira o que significa cada um deles:

  • Standard: é a resolução 480p. É aquela que a gente tinha com as TVs de tubo;

  • HD: a alta definição traz 720p. O formato utiliza 1.280 pixels de largura por 720 pixels de altura. Muitos celulares têm essa qualidade;

  • Full HD: a maioria dos celulares tem uma resolução Full HD, que é 1.920 pixels de largura por 1.080 pixels de altura. Muitas TVs atuais começam nessa resolução;

  • 4K: chega ao dobro da resolução Full HD e quatro vezes mais que o HD. Geralmente, as Smart TVs costumam ter essa qualidade.


Deu para entender, não é? Quanto mais pixels uma tela tiver, maior vai ser a sua resolução.

Como definir a resolução de imagem?

Aqui, se a gente for falar de um vídeo no YouTube, por exemplo, é possível definir manualmente a resolução de imagem dele. Para isso, basta ir nas configurações do vídeo, que é aquele símbolo de uma engrenagem. 

E como você já sabe os diferentes nomes das resoluções de imagem, já entendeu que não tem motivo para rodar um vídeo 4K em uma tela HD, não é mesmo?

Isso porque ela não suporta toda essa resolução, ou seja, você só estaria gastando mais internet para baixar o conteúdo sem aproveitá-lo.

Ilustração de várias pessoas consumindo conteúdos onlines com a melhor resolução de imagem Ilustração de várias pessoas consumindo conteúdos onlines com a melhor resolução de imagem

Qual a relação entre resolução e qualidade da imagem?

Quanto maior a resolução, superior é a qualidade da imagem. Mas quanto mais alta for a qualidade da imagem, melhor precisa ser a resolução da tela. Uma coisa precisa andar junto com a outra.

Hoje em dia, a moda são as telas 4K, justamente porque elas trazem uma resolução quatro vezes superior que o HD, permitindo que você veja detalhes mais vivos e ricos. Ao mesmo tempo, essa tela tem uma resolução tão boa, que é preciso ter uma tela grande para realmente aproveitar.

Não adianta ter uma tela de celular com uma resolução 4K, por exemplo, porque os pixels ficariam tão condensados que não daria para aproveitar. É por isso que é muito difícil você encontrar um celular com uma tela melhor do que 2K, enquanto as televisões 4K estão cada vez mais populares. 

Imagem de três televisões. Uma com resolução Full HD, a outra 4K e a terceira 8K Imagem de três televisões. Uma com resolução Full HD, a outra 4K e a terceira 8K

Qual é a melhor resolução de imagem?

A melhor resolução de imagem é aquela que a sua TV, seu tablet ou celular rodam. Sem brincadeira, afinal, é por essa tela que você vai aproveitar os seus conteúdos favoritos.

Agora, se você tiver curiosidade de saber qual é a resolução mais potente do mundo, a resposta não é tão simples.

Por exemplo, já existem empresas comercializando as Smart TVs de 8K, que são uma explosão de cores e detalhes. Porém, como a tecnologia é muito cara, é difícil para a indústria cinematográfica gravar nessa qualidade, para os estúdios editarem essas imagens (que são pesadíssimas) e para as pessoas receberem a transmissão delas.

Agora, na fotografia, as imagens precisam de milhares de MPs para que você tenha, por exemplo, fotos detalhadas de galáxias, planetas e tudo o mais. Então, tudo depende do que você busca ou o que você quer fazer com essa informação.

O importante é lembrar: quanto melhor a resolução, mais pesada é a imagem e mais velocidade de internet requer.

Qual a melhor internet para ter uma boa resolução de imagem?

Depois de todas essas explicações, é aqui que você precisa focar. Isso porque, como foi dito, para ter a melhor resolução possível, é preciso ficar de olho em duas coisas: na qualidade da tela que você tem e o quanto de internet ela consome.

Se você tem uma televisão 4K em casa e quer assistir Netflix nessa resolução, a empresa recomenda uma internet estável de pelo menos 25 MB por segundo. 

Agora, se você estiver na rua ou com baixo sinal, vai perceber que um vídeo em Full HD do YouTube que carrega quase que instantaneamente vai demorar mais e, às vezes, até carregar em uma qualidade inferior. Isso porque ele precisa fazer a transmissão de todos esses dados para o seu celular pela rede móvel.

É aí que entra a Vivo Fibra, a internet com ultravelocidade da Vivo. Ela garante velocidades altíssimas para todo mundo ficar conectado e aproveitar o melhor das resoluções das imagens. 

E não importa se você mora sozinho, trabalha de casa com outra pessoa ou tem uma residência cheia de gente, a Vivo Fibra traz várias opções de pacotes para o seu momento de vida. 

O mais bacana é que você pode se conectar em bandas diferentes. Enquanto a de 2,4GHz é ideal para quem está longe do modem e vai mexer nas redes sociais, a qualidade 5GHz é perfeita para jogar jogos online, assistir a streamings em 4K ou qualquer outra tarefa mais pesada.

Agora que você já sabe tudo sobre resolução de imagem, como ela impacta o seu dia a dia e como aproveitar ao máximo os seus conteúdos favoritos com a Vivo Fibra, é só escolher o melhor plano para você e curtir! 

Até breve! 

LEIA MAIS: